Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

#414915 | giannevintage | 22 mai 2019 21:30

Olá boa tarde, meu nome é Regiane e estou a procura de mais informações da origem de meus Bisavós;
Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo, os dois são falecidos.

Fiz o FamilySearch e ao adicionar meus bisavós surgiu uma sugestão de um casal com o mesmo nome deles, e assim unifiquei as informações com as que eu havia adicionado.

As informações que obtive no FamilySearch são:

Domingo Alfonso Leonardo
Nascimento *1887 ( Falecimento - 30 de Julho de 1966 )
Local: Almeida, Guarda, Portugal
Fonte: https://www.familysearch.org/tree/person/details/GSMN-3ZQ

Benita Estevez Bajo
Nascimento *1892
Villar de Ciervo, Salamanca, Castilla y León, España
Fonte: https://www.familysearch.org/tree/person/details/GSMN-V8S

Se casaram em - 9 Outubro 1919
Villar de Ciervo (San Agustín), Villar de Ciervo, Salamanca, Castilla y León, España

Na certidão de Óbito de meu bisavó aqui no Brasil diz que ele morreu em 1966 com 74 anos, sendo assim ele teria nascido em 1892 que não bate com a informação do FamilySearch que diz 1887.
Acredito que ocorreu algum erro de leitura da idade aonde confundiram 79 anos com 74 anos, não da pra saber.
Minha bisavó não tinha um antebraço, não sei se era de nascença ou se foi algum acidente antes de eles virem para o Brasil, essa é uma peculiaridade que talvez poderia ajudar na pesquisa.

Estou pesquisando em vários lugares, no TOMBO.pt principalmente, são muitos arquivos.

Os pais do meu bizavó se chamam
José Afonso e Emilia Leonardo
Está é a unica informação que tenho.

Agradeceria muito se alguem me ajudasse a encontrar buscar mais informações, ou me indicar algum lugar que eu deva procurar melhor. Talvez eu esteja indo nos lugares errados.

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

#414933 | mila1000 | 23 mai 2019 14:02 | Em resposta a: #414915

Deve buscar suas respostas nos documentos de seus avós, nos filhos do casal. Tem que ter dados recentes para que possa voltar aos antepassados.

Poderá consultar os livros de almeida, Guarda, pois, estão on line. Caso não saiba a freguesia, terá que pesquisar uma a uma.



Sabe quando o casal veio para o Brasil ? Dependendo do ano, há passaportes disponiveis no distrito Guarda para consultar.


O casal Juan Antonio Estevez e Juliana Bajo tiveram 3 filhas: Juana, Benita e Maria

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DT1Q-6NZ?i=238&wc=9PPB-W3D%3A141479901%2C159963101%2C159963102%2C160001501&cc=1784529

No livro vai encontrar

batismo Benita
imagem 178 anotação:morreu 21/2/1897,mas, quem faleceu foi Maria
imagem 228 batismo de Maria





óbito nr 890 Maria em 21/2/1897
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6W2N-DB?i=194&wc=9PGZ-SPV%3A141479901%2C159963101%2C159963102%2C160030701&cc=1784529



Casamento de Domingo e Benita
imagem 193
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6W26-R5?i=192&wc=9PGZ-N38%3A141479901%2C159963101%2C159963102%2C160064401&cc=1784529


Pode solicitar documento no cartório de Iacri. O serviço é pago.
casamento em 16/04/1952
Domingos dos Santos Leonardo nascido em Promissão 1/11/1931 , residente em Iacri
Filho de Domingos Affonso Leonardo, natural de Beira Alta, e, de Emilia Leonardo nascida em Salamanca,espanha
Com Zelia Martins Foganholi, natural Iacri 21/05/1927, filha de Jose Martins Soia ,natural Almeria , e, Zelinda Maria fFoganholi , natural Agudos

Se Domingos nasceu em Promissão, peça o nascimento ao cartório, bem como busca do casamento dos pais, quem sabe descubra a naturalidade do pai dele.


Nem sempre datas que constam nos documentos brasileiros estão corretas, veja o caso de Benita. nasceu e


Creio que há elementos para que continue suas pesquisas
Boa sorte

Resposta

Link directo:

Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

#414959 | giannevintage | 24 mai 2019 05:05 | Em resposta a: #414933

Olá, Mila! Boa noite!

Quero te agradecer imensamente pela ajuda! Muito obrigada!
Vi que vc é de Campinas. Eu também sou aqui de Campinas.

O Domingos dos Santos Leonardo é irmão do meu avô e ambos filhos do meu bisavô Domingo Afonso Leonardo.

Fiquei muito emocionada com
os links que vc compartilhou comigo. Pude até ver a igrejinha onde meus bisavós se casaram na Espanha.

Minha busca agora é encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô Domingo Afonso Leonardo, que nasceu em Portugal.
Infelizmente a família não preservou os documentos dele.

Já entrei em contato com a Conservatória da Guarda em Almeida , e a conservadora me disse que lá existem 16 freguesias e preciso saber qual delas é exatamente a que eu preciso.

No Family Search estou tendo problema para acessar os arquivos referentes ao ano de nascimento dele. Eles só estão disponíveis para quem é membro da igreja .
- https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9RST-DW?wc=M8MD-Y38%3A221691201%2C221893601%2C221908601%2C221908602%2C221911301&cc=1928588

De acordo com um dos links que vc enviou já solicitei pesquisa da Certidão de nascimento no Arquivo Distrital da Guarda. Estou agora no aguardo da resposta deles.

Mais uma vez muitíssimo obrigada.

Resposta

Link directo:

Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

#414966 | mila1000 | 24 mai 2019 12:20 | Em resposta a: #414915

Poderá consultar as diversas freguesias de Almeida no link abaixo:

https://tombo.pt/m/ald


Para consultar no family search, terá que ir até a igreja dos mormons . A melhor é a que está na avenida que vai para Sousas, fica ao lado direito. Lá o pessoal entra com a senha,e, você pode consultar os livros que deseja.
Terá que pesquisar desde 1887, pois, nem sempre o que encontramos nos documentos está certo.


Domingos dos Santos Leonardo nascido em Promissão 1/11/1931 , residente em Iacri
Filho de Domingos Affonso Leonardo, natural de Beira Alta, e, de Emilia Leonardo nascida em Salamanca,Espanha
Com Zelia Martins Foganholi, natural Iacri 21/05/1927, filha de Jose Martins Soia ,natural Almeria , e, Zelinda Maria Foganholi , natural Agudos


Se o filho Domingos nasceu em Promissão /SP, há uma grande chance dos pais de constar no nascimento do filho, ou, no batismo na igreja, o local de nascimento dos pais. A igreja não efetuava o batismo sem que os pais fossem católicos.


Não veio mais ninguém da familia Leonardo para o Brasil?

Quando e onde faleceu seu bisavô?Toda informação deve ser completa, não basta citar o ano...

Resposta

Link directo:

Busco Mais Informações dos Meus Bisavós - Domingo Alfonso Leonardo e Benita Estevez Bajo

#414992 | giannevintage | 24 mai 2019 23:13 | Em resposta a: #414966

Olá Mila1000 boa noite.

Nossa, que maravilha, não sabia que eu poderia acessar esses arquivos diretamente na igreja. Obrigada pela dica.

Segui o seu conselho acessei uma a uma todas as freguesias de Almeida.
- Algumas freguesias só tinham registros de batismos anteriores a data de nascimento do meu bisavô.

- Estou sempre pesquisando um ano para trás e um para frente da data de nascimento pois como você mesma disse nem sempre o documento está certo.

- Encontrei freguesias que possuiam os livros nas datas que preciso mas não estavam digitalizados, não tinha link de acesso as imagens.

No caso do filho Domingos que era meu tio avô já conferi e não existe nada sobre os pais dele na certidão de nascimento, é mais fácil pra mim conseguir os documentos do meu avô. Mas nos documentos de nascimento do meu avô também só fala que o pai era natural de portugal e não fala de onde em Portugal.

Estou aguardando retorno do Arquivo Distrital da Guarda, pelo jeito é o que me resta. É isso e se não der certo farei a pesquisa na Igreja dos mormons.

Que eu tenho conhecimento somente o meu bisavô veio para o Brasil.

Meu bisavô
( Domingos Affonso Leonardo )
( Domingo Afonso Leonardo )
( Domingo Alfonso Leonardo )
Nascimento: 1887 - Local: Portugal/Guarda/Almeida
Casamento: 01/09/1919 - Local: Espanha/Salamanca
Faleceu dia 30/07/1966 - Local: Tupã/SP

Fiz uma analise do Trajeto que ele percorreu aqui no Estado de São Paulo
DATA - LOCAL - EVENTO
> 05/10/1922 - Presidente Alvez/SP - Nasce José Antonio Afonso
> 01/11/1931 - Promissão/SP - Nasce Domingos dos Santos Leonardo
> 30/07/1966 - Tupã/Sp(Iacri) -Falecimento - Domingos Afonso Leonardo

Estou procurando os irmãos do meu avô pois cada um foi para um lado, mas segundo minha mãe nenhum deles está vivo mais. Dessa forma vou tentar encontrar os filhos deles, mas acredito que não me ajudará muito...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 21:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen