Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415001 | GARCIA CORDEIRO | 25 mai 2019 10:31

Meu pai nasceu no Brasil, foi para Portugal com 5 anos, depois voltou para o Brasil com 18 anos. Estou tentando achar o seu passaporte brasileiro ou português, não tenho certeza se teve um dia nacionalidade portuguesa, mas pelo que já tive recebendo de pessoas nos fóruns, existe possibilidade de ter ele ter tirado a cidadania, ou seu pai pode ter tirado também. Estou em Portugal, se alguém pode ajudar, onde ir, etc...agradeço.
Veja os dados que tenho:
Nome do meu pai: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 14/02/1914 - Rio de Janeiro - Brasil
Filiação:
Nome do meu Avô: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 24/06/1886
Naturalidade: Português
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Arcozello
Nome do Pai: DOMINGOS GOMES DA SILVA
Nome da Mãe: MARIA DOMINGUES DOS SANTOS

Nome do Cônjuge (Minha avó): ALBERTINA DA SILVA REIS
Data de Nascimento: 12.03.1890
Naturalidade: Portuguesa
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Grijó
Nome do Pai: Joaquim da Silva Ferreira
Nome da Mãe: Maria da Silva

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415014 | malimo | 25 mai 2019 19:17 | Em resposta a: #415001

Caro Cordeiro,

Este é o sétimo tópico aberto sobre o mesmo assunto e acaba prejudicado na pesquisa.

Procurou onde lhe orientaram?
Procurou na terra de origem dos pais dele alguma coisa ?
Procurou bilhete de identidade ?
Onde estudou ou se participou da vida portuguesa ?

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415038 | GARCIA CORDEIRO | 27 mai 2019 07:18 | Em resposta a: #415014

Sim, até agora nada.
Podem ficar tranquilos, não vou colocar mais tópicos sobre o assunto, estou encerrando as buscas, agradeço a todos a colaboração.
Atenciosamente
Cordeiro

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415313 | GARCIA CORDEIRO | 02 jun 2019 16:54 | Em resposta a: #415038

Fui a Portugal e vi diretamente nas Conservatórias e Arquivos distritais, espero que todos consigam encontrar suas buscas. Como já informei, a pedido, estou fora do fórum, estava incomodando algumas pessoas com minhas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415316 | malimo | 02 jun 2019 22:24 | Em resposta a: #415313

Caro Cordeiro,

Pesquisas não incomodam ninguém mas o fato de abrir sete tópicos prejudicam a si e por isto é necessário continuar no mesmo. Ninguém procura as suas informações em tópicos anteriores pois partem do que está em andamento.

Creio que li em tópicos anteriores que seu pai teria feito curso por lá, não me lembro bem.

Nasceu em 1914, voltou aos cinco para Portugal, em 1919 e retornou ao Brasil em 1932 aos dezoito ( o que fez aqui pode trazer pistas ).
Por esta razão talvez possa ter tirado a cidadania portuguesa como pensa. Por que o teria feito ?

Os pais dele eram portugueses e continuaram portugueses em 1919, ao que parece ( tem a certidão deles ?).Trabalharam por lá? São pistas.

( os pais voltaram em 1932 ? Faleceram em Gaia ?Foram naturalizados brasileiros ? Seu pai faleceu português? Como entrou no Brasil em 1932 ? Português? O que diz a família ?)Tinha irmãos ?

Suponha que ele tenha tirado a cidadania em Portugal; teria voltado em 1932 como português. Se entrou como brasileiro em 1932 é porque não era português. Há processo de naturalização dele no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro? Passaportes de saída em 1919 e retorno em 1932 ?

É quase um trabalho de detetive. Mas talvez seja necessário reconstituir os passos do seu pai entre 1919 e 1932. A família deve saber o que fez por lá, onde residiu, se foi com os irmãos, um puzzle.

Note que tem que haver um encadeamento de informações para que chegue ao fim. A sua investigação é do século XX, recente. A algum lugar chegará. Já encontrei muitas pessoas mas há um que procuro há mais de sete anos e não encontro. Procuro diariamente e uma dia acharei.

E quando se sai do tópico as informações se perdem.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415319 | mila1000 | 03 jun 2019 10:30 | Em resposta a: #415001

Peço desculpas por invadir o tópico, mas, tenho uma tia vó que veio grávida visitar os irmãos. Acontece que o filho nasceu no Brasil, e, a mãe regressou à Portugal após três meses. Isso foi em 1914, sendo que em 1922 veio em definitivo ao Brasil. A criança, meu padrinho, continuou brasileiro.

Se o José estudou , penso que deveria buscar arquivos onde ele tenha estudado. Imagino que saiba onde a familia teve morada,e, pode então, começar por aí.
Concordo com Maria Alice, se ele entrou como brasileiro,e, faleceu como tal, não deve existir cidadania.

Mila

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415521 | GARCIA CORDEIRO | 11 jun 2019 00:23 | Em resposta a: #415319

Mila
Boa noite
Você foi uma pessoa muito legal, me ajudou muito no início, agradeço bastante a força e entendo perfeitamente que não devo postar vários assuntos duplicados, mas agora criei um novo cadastro, esse era da minha esposa, e postei hoje, a novidade é que fiquei sabendo por familiares que meus avós registraram meu pai como português na volta a Portugal, agora a coisa mudou muito, mas mesmo assim agradeço, estou fechando essa conta, não vou mais postar nada com esse Utilizador.
Mesmo assim, obrigado
Luiz

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415532 | mila1000 | 11 jun 2019 11:03 | Em resposta a: #415001

Luiz,

A Quinta dos Peixinhos era um conjunto de casas abarracadas localizadas na freguesia da Penha de França, da qual já não restam vestígios.
Achei isso num depoimento de d. Maria Helena Cleto no youtube

Não sou a pessoa mais indicada para dar uma indicação segura. Não seria o caso de escrever à CRC Lisboa,e, solicitar busca de cidadania entre os anos que o sr José Gomes teve morada em Portugal?

Penso que confrades mais capacitados do que eu ,ainda irão ajudá-lo.

Mila

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#415534 | GARCIA CORDEIRO | 11 jun 2019 12:17 | Em resposta a: #415532

Mila
Bom dia
Agradeço muito o retorno, ajudou, já consegui o e-mail do CRC de Lisboa, enviei um pedido de verificação de existência do registro de nascimento do meu pai.
Um abraço
Luiz

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416027 | Portugal 2019 | 03 jul 2019 00:30 | Em resposta a: #415534

Mila
Achei um passaporte em nome do meu pai, + ou - no ano que ele veio para o Brasil, agora estou tentando confirmar se é ele mesmo. Já tentei no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e no CEPESE, mas nada ainda.

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416028 | Portugal 2019 | 03 jul 2019 00:32 | Em resposta a: #416027

Mila,
Já postei como Portugal 2019, o lance do encontro do passaporte do meu pai, pois esse Cordeiro Garcia é da minha esposa.

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416042 | mila1000 | 03 jul 2019 10:41 | Em resposta a: #415001

Verifique se o arquivo possui o processo para concessão do passaporte numero...emitido em ... em nome de ...

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416050 | Portugal 2019 | 03 jul 2019 16:42 | Em resposta a: #416042

Mila
Olá
Agradeço o retorno e ajuda, mas o Arquivo Nacional Torre do Tombo informou que não tem o processo do passaporte, mesmo eu tendo o número, data, nome, etc...Será que existe outro local para ver? veja onde achei e eles meso responderam que não tem como informar se é meu pai, pois enviei filiação, etc..

Onde achei o passaporte do José Gomes da Silva que pode ser meu pai:

PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00016_m0063.tif

Link que cheguei ao nome Jose Gomes da Silva: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5784319

Nome: JOSE GOMES DA SILVA

PASSAPORTE: 894

DATA: 29.08.1931

Livro de Registro dos passaportes na folha 62

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416053 | mila1000 | 03 jul 2019 18:13 | Em resposta a: #415001

Não sei onde mais possa procurar. Só pensei nos Bilhetes de identidade, caso, ele tenha obtido a cidadania portuguesa.

Com certeza, algum confrade mais capacitado irá ajudá-lo.

boa sorte

Resposta

Link directo:

Achar algo que comprove que meu pai foi registrado também em Portugal.

#416065 | GARCIA CORDEIRO | 04 jul 2019 12:24 | Em resposta a: #416053

Mila
Vamos aguardar.
Desde já, muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 00:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen