[Pereira de Lucena] mais informações

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

[Pereira de Lucena] mais informações

#415030 | gus97 | 26 mai 2019 20:34

Olá, procuro fontes sobre os filhos do Capitão Henrique Pereira de Lucena (pai do Barão de Lucena), mais especificamente Anselmo Pereira de Lucena cc. D. Maria Joaquina de Mello, pais de Serafim Anselmo Pereira de Lucena (Cruanji, Pernambuco - 01/01/1842 até 20/02/1898).

Segundo o My Heritage e o Family Search, Anselmo era irmão de Henrique Pereira de Lucena (barão de Lucena), mas não encontro fontes. Obrigado.

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#438563 | LitaRocha | 14 jan 2022 16:09 | Em resposta a: #415030

Anselmo Pereira de Lucena era agricultor, casou em Limoeiro-PE, com Anna Pereira Freire e foi o pai do Barão de Lucena- Henrique Pereira de Lucena, nascido em Bom Jardim. No total teve 13 filhos.

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#440268 | EsterLucena0291 | 31 mar 2022 13:26 | Em resposta a: #438563

Olá, procuro informações sobre os filhos e netos de Anselmo Pereira de Lucena... Existiu algum dos descendentes, por nome de Agostinho Pereira de Lucena?

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#440353 | joaobriantigeneall | 08 abr 2022 13:03 | Em resposta a: #415030

Bom dia,

Tenho um ramo relacionado à Anselmo Pereira de Lucena, que nomeio abaixo:

Os meus tetravós José Antônio Correia e Júlia Angelina de Arruda Cabral, naturais e moradores de Limoeiro, tiveram duas filhas que casaram com irmãos de um ramo descedente dos "Pereira de Lucena". José Antônio Correia era filho do português António José Correia, comerciante e industrial (proprietário de uma fábrica de cerveja e limonada gasosa na rua Florentina), e de sua esposa, Benvinda Cavalcanti de Albuquerque. Júlia Angelina de Arruda Cabral era filha do português Francisco de Arruda Cabral, sócio do dito António José Correia, e de sua esposa, Ana Joaquina Cavalcanti de Albuquerque (prima em 1º grau de Benvinda Cavalcanti de Albuquerque).

Duas filhas de José Antônio Correia e de Júlia Angelina de Arruda Cabral foram: Julieta de Arruda Correia, casada com Antônio Barbosa de Paula; e Jocelina de Arruda Correia, casada com Pedro Barbosa de Paula. Eu descendo de um filho, José Antônio de Arruda Correia, primogênito, não relacionado aos Pereira de Lucena, por ter se casado com Silvina Tenorio Cavalcanti de Albuquerque, filha de Luís Tenorio Cavalcanti de Albuquerque e de Maria Francisca Tenorio de Carvalho Cavalcanti.

Pedro e Antônio Barbosa de Paula, ambos naturais de Bom Jardim, eram filhos do Capitão Francisco de Paula Gomes dos Santos e de sua esposa, Maria Minervina Barbosa da Silva Queiroz. Assim, eram netos paternos de José Ozias de Paula Homem e de sua esposa, Antônia Maria Barbosa de Lucena Rangel, moradores em Cabaceiras, na Paraíba. Eram netos maternos do Capitão Antônio Barbosa da Silva (aparece-me como filho de Antônio Barbosa da Silva, Capitão-Mor da Vila de Limoeiro) e de sua eposa, Ana Maria de Jesus.

Quanto à filiação de Antônia Maria Barbosa de Lucena Rangel, parece-me que seria filha de Antônio Mateus Barbosa de Lucena e Melo Rangel e de sua esposa e sobrinha, Auta Maria de Lucena Rangel, sendo ele filho do dito Anselmo Pereira de Lucena e de Ana de Jesus Maria Pereira Freire e, ela, de Henrique Luís Pereira Freire e de Maria Isabel Freire de Lucena, esta filha dos supracitados Anselmo Pereira de Lucena e Ana de Jesus Maria Pereira Freire. Note-se que, a partir dos avós dos irmãos "Barbosa de Paula", não obtive qualquer documento que comprove as filiações, embora as encontre em vários locais e creio que sejam verdadeiras. Não avanço muito além neste ramo por já se afastar do meu, pois refere-se ao dos respectivos maridos de duas tias-tetravós minhas.

Apenas uma curiosidade: um dos principais deste ramo dos Lucenas, o conhecido Henrique Pereira de Lucena, Barão de Lucena e Presidente da Província de Pernambuco, foi aliado político da família da minha bisavó, casada com o meu bisavô, que era filho de José Antônio de Arruda Correia e de Silvina Tenorio Cavalcanti de Albuquerque. O pai desta minha bisavó, o Capitão Francisco José Rodrigues da Silva Rios, era o mais jovem dos filhos do Alferes José Rodrigues da Silva Rios e de Umbelina Odília da Silva Rios. O meu trisavô ocupou os cargos, em Gravatá, de: sub-prefeito, capitão-cirurgião da Guarda Nacional, vereador, delegado, partidor e distribuidor do foro, dentre outros, além de ter sido destacado comerciante. O irmão primogênito dele foi o Major Manuel Honorato Florum Rios, nomeado intendente de Gravatá pelo Barão de Lucena, possivelmente por ser uma das principais lideranças republicanas da região (e a nomeação ocorreu no ano de 1890), mas falecido prematuramente no ano de 1901. De fato, era Umbelina Odília da Silva Rios (nome de casada) filha de Tertuliano Ribeiro Pessoa e de Florinda Anselma de Moura, esta última uma das maiores proprietárias rurais da região, e, aquele, proveniente da mais destacada família da Revolução Pernambucana de 1817, da qual participaram muitos padres e militares, que incluíam: o seu tio e padrinho, o Padre Tertuliano Antônio Ribeiro Pessoa; o Padre João Ribeiro Pessoa de Lacerda; o Padre Antônio Bezerra Jácome; o Padre Félix José Tavares de Lira; o Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro (entre as principais lideranças, talvez o mais lembrado desta revolução); o General Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa ("ditador" de Pernambuco); o Padre João David Madeira; dentre muitos outros, todos da sua parentela próxima, pertencentes ao mesmo ramo familiar.

Atenciosamente,

João Brianti

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#440723 | deonilson | 27 abr 2022 12:18 | Em resposta a: #440353

Bom dia,

Muito bom suas explicações, gostaria pois por favor, que me informasse qual fonte poderia encontrar essa filiação de Maria Isabel ao Henrique Luiz Pereira Freire.
Agradeço antecipadamente.

Deonilson Medeiros

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#440724 | deonilson | 27 abr 2022 12:22 | Em resposta a: #415030

Também procuro fontes de Anselmo Pereira de Lucena, pois sabe-se a ascendência e descendência, porém não encontro fontes. Você já encontrou?

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#441110 | paulo_lucena | 22 mai 2022 19:33 | Em resposta a: #440723

Tenho cópia do inventário de Dona Maria Isabel de Sant’anna (1861), constando lá Henrique Luiz Pereira Freire como seu marido.

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#441114 | deonilson | 23 mai 2022 13:19 | Em resposta a: #441110

Bom dia vc poderia me enviar uma copia desse inventario para deonilson@hotmailcom, agradeceria imensamente pela gentileza.

Deonilson Medeiros

Resposta

Link directo:

[Pereira de Lucena] mais informações

#441115 | carlemos | 23 mai 2022 15:14 | Em resposta a: #441110

Prezado Paulo, também descendo da família Pereira de Lucena. Por gentileza, se possível, poderia enviar cópia do inventário para mim também? clemos05@hotmailcom

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 19:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen