Familia Villela / Villela Dias

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Familia Villela / Villela Dias

#415942 | fvictal | 29 jun 2019 15:47

Boa tarde!

Já li bastante no Geneall e fiz incontáveis pesquisas em diversos sites, cartórios e paróquias no Brasil. Acredito que esteja na hora de pedir a ajuda de vocês.

Meu trisavô (João Villela Dias) é português e faleceu na cidade de Cataguases (Minas Gerais), no Brasil, em 1925 com 76 anos de idade. Sua certidão de óbito não menciona sua cidade, apenas que é português. O mesmo ocorre na certidão de nascimento de seus filhos nascidos no Brasil, mencionam que ele é português apenas. Sei que casou com minha trisavó em 1875.

Minha trisavó fez algumas anotações num caderninho, chequei cada uma delas para ver se achava pistas de parentes do João, porém a única que achei ali foi "Anna Villela", mãe dele. Fora isso, não há mais nada.

No momento, estou em contato com a Arquidiocese de Juiz de Fora, que detém todos os documentos paroquiais antigos daquela região para ver se a certidão de casamento do João com a minha trisavó finalmente menciona sua cidade de origem. Porém Juiz de Fora tem um procedimento extremamente difícil para solicitar informações: atendem apenas os 24 primeiros pedidos que recebem por email no primeiro dia útil do mês. Se você não é selecionado entre esses 24, tem que esperar mais um mês. Eu atualmente moro em Dublin, na Irlanda, então fico a mercê desse procedimento.

Por isso estou buscando, de forma paralela, descobrir a cidade de origem dele.
Único registro que encontrei dele no FamilySearch foi a certidão de casamento de um de seus filhos, José Villela. Encontrei registros de um português chamado Antonio Villela Dias, cujos filhos também portugueses tem registro de falecimento e casamento no Brasil. Pelas datas (um dos filhos do Antonio nasceu em 1870 em Portugal), acredito que possam ser todos da mesma família, mas não tenho como ter certeza. Os documentos desses portugueses também não mencionam sua cidade de origem.

Não consigo verificar as listagens de vapores chegados ao Brasil... e o faria com um sorriso no rosto se pudesse! Porém, os registros do Rio de Janeiro só foram digitalizados a partir de 1875, ano esse em que meu trisavô já estava se casando no Brasil, ou seja, chegou antes disso. Como meu trisavó nasceu entre 1849/1850 em Portugal, ele pode ter ido para o Brasil em qualquer momento entre 1850-1875.
O Arquivo Nacional do Brasil só aceita pedido de buscar anteriores a 1875 se eu souber informar a data exata de chegada dele ao Brasil. O que, obviamente, não tenho como saber!

Me vejo sem ter pra onde correr no momento. Até já tentei ler registros de passaportes emitidos em Portugal naquela época, porém eu tenho que ler todas as folhas, de todos os distritos, de livros de vários anos.

Alguém, por sua experiência, conseguiria ajudar e me dar um direcionamento?

Muito obrigada desde já!

Abraços,

Fernanda

Resposta

Link directo:

Familia Villela / Villela Dias

#415944 | MCNN | 29 jun 2019 17:07 | Em resposta a: #415942

Cara Fernanda

Creio que são boas as hipóteses de que eu tenha encontrado o assento de batismo de seu trisavô.

No link seguinte pode ver o assento de batismo de um João, que foi batizado em 31/03/1849 na freguesia de São Tomé do Castelo, concelho de Vila Real, distrito de Vila Real, e que havia nascido em 04/03/1849.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL25-001-001&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PVRL25-001-001/PT-ADVRL-PRQ-PVRL25-001-001_m0143.jpg

Era filho de João Vilela e de Ana Maria. Neto paterno de João Vilela e de Ana Luísa e neto materno de Manuel João Dias e de Ana Maria.

Ele em adulto usou o nome de João Vilela Dias e pediu pelo menos dois passaportes em Vila Real para viajar para o Brasil.

O primeiro pedido, com 23 anos de idade e ainda solteiro, foi feito em 30/08/1872:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1001577

(tem de selecionar a imagem 195.tif e é o número 629)

O segundo pedido, com 44 anos de idade e já casado, foi feito em 04/04/1893:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1025761

(tem de selecionar a imagem 330 e é o numero 1096)

Atendendo às datas, ao nome dos pais e dos avós , ao facto de ter viajado para o Brasil, creio ser muito provável que se trate do seu trisavô.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Familia Villela / Villela Dias

#416061 | fvictal | 03 jul 2019 20:56 | Em resposta a: #415944

Caro Mario,


Volto a dizer: muitíssimo obrigada pela imensurável ajuda dada.
Li cada detalhe desses documentos e é como se me conectasse com os familiares que nunca conheci, te agradeço muito por isso.

Agora que sei de onde minha família veio em Portugal, li mais outros posts de Vilelas no fórum e imagino que devo ter algum tipo de parentesco com eles, ainda que os nomes não tenham aparecido em minhas pesquisas.

Você ou algum outro membro do fórum saberia alguma informação sobre o fato da família Vilela ter origens judias? Estou tentando buscar informações a respeito mas é uma pesquisa já bem mais complicada de se fazer.

Obrigada novamente!

Fernanda

Resposta

Link directo:

Familia Villela / Villela Dias

#442389 | Chris13127 | 29 jul 2022 19:16 | Em resposta a: #415942

Eu tenho Villela no meu arvores genealogico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen