Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

#416105 | HenriqueSousaAzevedo | 06 jul 2019 04:53

Caros participantes,

Tenho investigado os ancestrais da minha 7ª-avó Maria de Faria da Silva (ou Faria e Silva), nascida em S. Tiago de Gavião, VN. de Famalicão em Fevereiro de 1722. Consultados os registos paroquais daquela freguesia pude apurar:

- Filha legítima de Manuel da Silva e de Maria Moreira de Faria;
- Sobrinha materna do Rvdo. Padre André Moreira de Faria;
- Afilhada do Rvdo. Domingos Moreira, Reitor de S. Tiago de Amorim, provavelmente seu parente.

Consultado o Google, encontrei ainda no AD Braga: "REGISTO de provisao a favor do Padre Andre Moreira de Faria, da freguesia de Santiago de Gaviao, para na igreja da dita freguesia poder ter sepultura particular. Localidades: GAVIAO,Sao Tiago, VILA NOVA FAMALICAO "

Lanço um apelo a quem puder ter notícia sobre estes avoengos a gentileza de partilhar comigo quaisquer dados que possa ter.


Com os melhores cumprimentos,

Henrique Souza de Azevedo

Resposta

Link directo:

Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

#416488 | HenriqueSousaAzevedo | 22 jul 2019 23:44 | Em resposta a: #416105

Caros participantes,


Após algum trabalho de investigação, estabeleci que a Maria Moreira de Faria (n. 1722) supra referida é filha de Manuel da Silva e de Maria Moreira de Faria, esta última filha de Jorge Moreira e de Maria Correia de Faria, que consta no Felgueiras Gayo, tit. Farias (vol. V, pg. 209). É sobrinha materna do Pe. André Moreira de Faria e e sobrinha-neta do Pe. Jorge Moreira, Reitor de S. Tiago de Amorim.

Segundo Gayo (Nobiliário das Famílias de Portugal), Maria Correia de Faria é filha de Francisco de Faria e Domingas Barbosa, neta paterna de Francisco Correia de Faria e de Isabel Pinheiro, estes últimos casados em Gavião, VN de Famalicão em 04.04.1626. Francisco Correia de Faria (n. 1620) consta como filho de Gaspar das Póvoas, senhor da Quinta do Real (em Gavião) e de sua segunda mulher, Catarina de Faria. Isabel Pinheiro, nascida em Viana do Castelo, filha de Diogo Gonçalves e de Violante Pinheiro.

Lê-se ainda em Gayo, tit. Correias, que Madalena Ramires, neta de Gaspar das Póvoas (pelo seu primeiro casamento, com Maria Ramires) "fez uma doação com obrigação de missas, a seu primo Francisco de Faria, morador em Gavião, e a Carlos Teixeira de Azevedo, Fidalgo da Casa de Sua Majestade (...)" em 7.05.1663.

Ora estes Farias aparecem desentroncados, dizendo Gayo que se dizia ser Catarina de Faria da Casa de Pedregal e Diogo Gonçalves "dos de Pouve".

Apelo aos confrades mais experientes nas matérias genealógicas por qualquer elemento com que possa complementar estes dados.


Com os melhores cumprimentos,

Henrique Souza de Azevedo

Resposta

Link directo:

Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

#416728 | HenriqueSousaAzevedo | 01 ago 2019 10:52 | Em resposta a: #416105

Renovo pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

#416924 | Vasco Briteiros | 09 ago 2019 01:48 | Em resposta a: #416728

Já existem alguns aqui no Geneall , procure Costa Faria e Faria Brandão.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Os Faria, de VN de Famalicão (e Braga)

#417430 | HenriqueSousaAzevedo | 28 ago 2019 14:34 | Em resposta a: #416924

Caro Senhor Vasco Briteiros,


Muito agradeço a resposta e os elementos facultados. Confirma-se, portanto, serem os mesmo Farias do Barão de Faria (título brasileiro).

O Felgueiras Gayo não entronca estes meus Correia de Faria no tronco principal, dizendo apenas descenderem de Gaspar das Póvoas, senhor da Quinta do Real (Gavião, Famalicão) e de sua segunda mulher, Catarina de Faria.

Desculpando-me antecipadamente pela profusão de pedidos de ajuda, pergunto o meu avoengo Gaspar (https://geneall.net/pt/nome/293739/gaspar-das-povoas/) será o mesmo que consta na BD aqui: https://geneall.net/pt/nome/2460424/gaspar-das-povoas/ Este último é filho de António das Povoas, FCR, Comendador de Ervedal e de Filipa de Azevedo.


Com os melhores cumprimentos,

Henrique Souza de Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 06:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen