Busca por registro de passaporte

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Busca por registro de passaporte

#416328 | Rene Moreira | 17 jul 2019 12:27

Prezados,

Gostaria de solicitar uma ajuda de vocês para tentar localizar o registro de passaporte de uma pessoa, que imagino estar no Arquivo Distrital de Lisboa. Abaixo os dados que possuo:

Lina Rosa Alves
Nasc: 20.12.1945 em Paderne-Melgaço
Registro de nascimento: feito em 31.10.1968 em Almada por ela mesma!
Casamento: 11.12.1976 na Inglaterra
Óbito: 04.01.2018 em Londres

Em seu registro de nascimento, declarado por ela mesma, nao consta o nome dos pais e até o presente momento nao encontrei nenhuma certidao de baptismo da mesma em Paderne-Melgaço, que pudesse me indicar a filiacao. Minha outra alternativa para descobrir a filiacao seria uma busca pelo registro de passaporte da mesma. O primeiro registro que possuo da Sra. Lina na Inglaterra é de 13.01.1969, entao penso que ela declarou seu nascimento em Almada para poder solicitar um passaporte e imigrar para Inglaterra?

Conto com a ajuda de vocês.

Cordiais Cumprimentos,
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416351 | Portugal 2019 | 17 jul 2019 19:38 | Em resposta a: #416328

Rene
Eu consegui o ID e os dados no CEPESE (cepese@cepese.pt). Passando as informações que você tem ao CEPESE, eles te enviam o ID e os dados, custa 8 euros. Recebendo você envia para o Arquivo Distrital e eles darão informações do processo do passaporte e toda a documentação existente.
Um abraço e Boa sorte

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416367 | Rene Moreira | 18 jul 2019 11:37 | Em resposta a: #416351

Obrigado pela ajuda, entretanto eu creio que a base de Dados do CEPESE compreende apenas Emigracao de Portugal para o Brasil, nao?

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416509 | Rene Moreira | 23 jul 2019 14:43 | Em resposta a: #416328

Alguém pode ajudar?

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416512 | malimo | 23 jul 2019 15:45 | Em resposta a: #416509

Caro Rene,

Não sei de que forma uma pessoa possa fazer seu registro de nascimento sem dados de sua origem ou documentos de comprovação.
Poderia ser registrada como filha de desconhecidos, incógnitos, mas algo constaria.

Penso que para fazê-lo devia ter algum documento que autorizasse este procedimento, que lhe possibilitasse ser registrada. Em sigilo de dados?
Um salvo-conduto ou atestado e emitido por quem? Onde esteve antes ?
Durante as guerras a Cruz Vermelha auxilia as pessoas e maçons sempre o fazem.
Teve alguma profissão ou ocupação ?

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416513 | malimo | 23 jul 2019 15:51 | Em resposta a: #416328

Mas o registro dela de 1968 terá sido na Conservatória, não na Igreja.
Já procurou na Conservatória a que corresponde Paderne?
Pode ter perdido os documentos.

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416554 | GoldenDays | 24 jul 2019 18:53 | Em resposta a: #416328

Prezado Confrade Rene Moreira,

No registo de nascimento feito em Almada deve estar declarado motivo pelo qual foi o mesmo feito só nessa data. Se tiver o documento veja oque lá consta. Não é caso único e por tal motivo não se deve admirar. Se foi feito é porque estava de acordo com a lei então vigente.

Transcrevo, como exemplo, este caso:

--------------------------------------
Foi feito o Registo de Nascimento pela própria registanda apenas em XX de XXXXXX de 19XX, nos termos do Artigo 239 do Registo Civil.
---------------------------------------------------------
Transcrição do Artigo:

Cap. II - Dos actos do registo em especial
Secção I - Do registo de nascimentos
Sub-secção I - Da declaração

.....
Artigo 239 - A todos os indivíduos maiores de 14 anos que não tiverem o seu nascimento inscrito é permitido declararem eles próprios, em qualquer idade, o seu nascimento perante o funcionário do lugar do seu domicílio, desde que o dito funcionário se certifique da veracidade das declarações do registando, devendo para esta espécie de registos exigir-se quatro testemunhas que assinem o assento
--------------------------------------

Com muito bem diz pode ter acontecido que o registo tenha sido suscitado pela necessidade de obter o passaporte.

O imortante seria procurar este último documento, pesquisa que certamente será morosa.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#416750 | GARCIA CORDEIRO | 01 ago 2019 21:53 | Em resposta a: #416554

Esse artigo 239 me fez ter mais esperança e aumenta a minha persistência e otimismo em descobrir que meu pai pode ter tido uma dupla nacionalidade, já que chegou em Portugal com 3 anos, nascido no Brasil, mas veio com o passaporte da mãe, quando resolveu voltar para o Brasil com 16/18 anos, grande chance de ter feito um registro de nascimento português para conseguir o passaporte para viajar. Concordam?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#420894 | Rene Moreira | 21 jan 2020 17:35 | Em resposta a: #416750

Olá Garcia,

Conseguiu avançar algo em sua pesquisa? Você tem ainda algum documento de seu pai?

Abs
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Busca por registro de passaporte

#420895 | Rene Moreira | 21 jan 2020 17:40 | Em resposta a: #416554

Prezado Ribeiro,

Desculpe-me pelo meu feedback tao demorado. Bom, no assento de nascimento dela em Almada infelizmente nao consta o motivo pelo qual aceitaram este registro por lá. Entretanto esta história tem um final feliz, na qual consegui contato com familiares através de moradores de Paderne-Melgaço, agora nao me recordo quem exatamente pois foram tantos contatos e consegui em seguida encontrar outros irmaos da Sra. Lina Rosa Alves.

Muito obrigado a todos pela ajuda!
Rene Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen