Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416530 | Carolinamm1 | 24 jul 2019 01:29

Olá caros, vim aqui pedir a ajuda, estou em busca de registros do meu avô Osmar de Paula Melo, EM PORTUGAL, ele nasce no Brasil-Muaná no Pará, em 06/10/1918; e CERTIDÃO DE ÓBITO, ou alguma data do falecimento referente a meu bisavô Abílio Correa de Melo, Português veio para o Brasil e após retornar para PORTUGAL veio a falecer por lá. Eles moravam em OLIVEIRA DE AZEMÉIS, infelizmente é só o que sei.

Meu avô foi com meu bisavô para Portugal, e se manteve estudando por lá, por esta razão acredito que ele deva ter algum registro, uma vez que ele retornou para o Brasil próximo dos 16 anos.
Preciso destas informações para montar o quebra-cabeça e descobrir se meu avô se naturalizou Português, e então fazer a dupla cidadania.

DADOS COMPLEMENTARES:
AVÔ: OSMAR DE PAULA MELO (BRASILEIRO NASCEU EM 06/10/1918)

PAIS: ABÍLIO CORREA DE MELO (PORTUGUES) E MARIA DA SILVA PAULA MELO (NÃO TENHO CERTEZA SE É BRASILEIRA OU PORTUGUESA)

AVÓS PATERNOS: JOSÉ CORREA DE MELO E MARIA ROSA PEREIRA DE MÉLO (ACREDITO QUE AMBOS SEJAM PORTUGUESES)

AVÓS MATERNOS: RAIMUNDO PAULA FERREIRA E FIRMINA DA SILVA PAULA( NÃO SEI A NACIONALIDADE DELES).


Qualquer ajuda já valerá muito.
Desde já agradeço.


ANA CAROLINA G M MELO
e-mail: ana-carolinamm1@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416540 | mila1000 | 24 jul 2019 08:15 | Em resposta a: #416530

Carolina,

á foi ao Gremio Literário Portugues em Belém ? Lá vai encontrar registros dos imigrantes, visto que não tinha consulado na cidade.

Há um vereador Osmar de Paula Melo eleito em 1950, telehrama nr 24 em 2/2/1951 ao TRE

Sendo Presidente da camara do municipio de Muaná, assumiu a prefeitura como consta no jornal de 3/2/1951.

Creio que se for o seu familiar, poderá tentar documentos junto à prefeitura desse municipio. Se concorreu à eleiçao, continua brasileiro.


Sem saber a freguesia é dificil a pesquisa. Se o Abilio casou no Brasil, deve buscar o casamento dele junto ao cartório ou diocese de Belem.


Verifique junto ao cartório de Muaná o nascimento de seu avõ Osmar. Costuma constar " os pais casados neste cartório ou em outro municipio, ex Belem". Não sei qual municipio seria o principal da ilha de Marajó
Se Osmar era o primogênito será mais fácil encontrar o casamento.Peça busca de uns 2 anos antes no cartório.

Se descobrir o casamento civil, terá que solicitar a busca na Diocese,era comum casarem no mesmo dia.

Quanto ao Grêmio, todo português se identificava, tinham lá seu registro,visto que o municipio não tinha o Consulado.

Volte ao tópico com novidades.
Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416571 | Carolinamm1 | 25 jul 2019 12:07 | Em resposta a: #416540

Bom dia.. consegui mais informações,mas ainda estamos juntado peça por peça. Consegui o passaporte do meu avô mas não consta a freguesia dele, e o local que eu imaginava que ele residia mudou. DADOS:

PASSAPORTE N 000246;
O passaporte é BRASILEIRO;
O visto está registrado no dia 09/07/1931
Data do embarque 10/07/1931
Navio HILDEERAND;
DOMICÍLIO: PORTO
TEM UM CARIMBO DE ISPENSAÇÃO COM NOME XONA NORTE (NÃO SEI DO QUE SE TRATA);

Achei também a certidão do meu bisavô no cartório e o que consta lá é que ele é natural de Oliveira de Azemeis, e que ele casou com 27 anos em 1915,portanto nasceu em 1888, mas não consta nenhuma data...

Bom, se puder me orientar por onde ir, eu fico grata..


ANA CAROLINA G M MÉLO

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416574 | mila1000 | 25 jul 2019 12:23 | Em resposta a: #416530

Onde conseguiu esses dados do passaporte?
Tem que passar o link.



Se o passaporte é brasileiro,com certeza, vai ter a data e o local de emissão.

O Concelho de Oliveira Azemeis tem umas 20 freguesias, terá que consultar todas.Comece pela freguesia do mesmo nome.

https://tombo.pt/m/oaz

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416576 | Carolinamm1 | 25 jul 2019 12:32 | Em resposta a: #416574

EU TENHO O PASSAPORTE EM MÃOS...ELE É BRASILEIRO, MAS O ÚNICO REGISTRO QUE TEM É DE VISTO NO DIA 09/07/1931 DA POLICIA CIVIL DO PORTO

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416577 | mila1000 | 25 jul 2019 12:44 | Em resposta a: #416530

Se o passaporte é brasileiro, seu avô foi para o Porto em 1931 como brasileiro, é o que estou entendendo.


Já procurou saber da emissão desse passaporte junto à PF ? Verificar se possuem os documentos para emissão do mesmo?


Se ele foi ao Porto, tendo o visto de entrada de 1931,e, foi de navio, veja no Arquivo do Porto se possuem lista de chegada do navio.

Quanto ao Brasil, teria que saber se o Arquivo Nacional possui saida desse navio.

Não me ocorre mais nada.

** não escreva em Maiusculo, isso parece que está gritando à pessoa que a ajuda.

Resposta

Link directo:

Família Corrêa de Melo em Oliveira de Azemeis- Aveiro

#416578 | Carolinamm1 | 25 jul 2019 12:50 | Em resposta a: #416577

Poxa peço desculpas, não queria que pensasse isso,coloquei em maiúsculo para que ficasse reforçado o local ou data, de forma alguma com intensão de gritar.

De toda forma eu agradeço sua ajuda e estarei fazendo conforme me orientou.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen