Ajuda para entender

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda para entender

#416646 | rdevargas | 28 jul 2019 08:17

Olá amigos,

Trata-se de um assento de casamento de Dionizio da Fonseca e Domingas Thomé. Está tudo bem legível, apenas não consegui compreender a frase que vem logo em seguida do local de nascimento de Dionizio:

“...Bispado do Porto o qual andou...?)

Ele andou na cidade de Évora e trouxe algo?

Grata
Rosana

https://i.ibb.co/JqnsZpP/B51266-C5-B83-C-4090-9-C6-F-278381-E68-DFE.jpg

Resposta

Link directo:

Ajuda para entender

#416649 | GoldenDays | 28 jul 2019 12:24 | Em resposta a: #416646

Prezada conferira,

Permito-me transcrever a minha leitura do assento:

“Ao primeiro de setembro de mil setecentos e vinte e dois anos se receberam em minha presença e na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituições deste Arcebispado, Dionísio da Fonseca, filho de Pedro Saraiva já defunto e de Benta da Fonseca da freguesia de Macieira, comarca da Maia, bispado do Porto, o qual andou na freguesia de Nossa Senhora da Assunção da vila de Proença-a-Nova, Priorado do Crato, e na cidade de Évora donde trouxe oito banhos em pública forma e também da cidade do Porto que todos foram apresentados ao Doutor Juiz de Casamentos da cidade de Braga donde emanou licença que me foi mostrada e se recebeu com Domingas Tomé, filha de Domingos Tomé já defunto e de sua mulher Custódia João desta freguesia de Santa Maria de Bagunte deste termo de Barcelos deste Arcebispado ...”

Os “banhos em pública forma” seriam certidões passadas pelo escrivão eclesiástico atestando que as proclamas nessas paróquias onde residira foram feitas e de que não teriam aí surgido impedimentos para o referido casamento.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda para entender

#416650 | GoldenDays | 28 jul 2019 14:13 | Em resposta a: #416649

Onde digo "Prezada conferira" queria "Prezada Confreira"

As minhas desculpas!

Resposta

Link directo:

Ajuda para entender

#416663 | rdevargas | 28 jul 2019 19:51 | Em resposta a: #416649

Muito obrigada pela pronta resposta! Estava intrigada com isso, uma pena que não conte o que ele andava a fazer em tais lugares.

Um abraço,
Rosana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 06:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen