Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416859 | JEFCG | 07 ago 2019 08:40

Caros Colegas,

Vou expor uma dúvida que tenho em relação a meus antepassados, que tem me custado muita dor de cabeça...quem sabe alguém tenha alguma explicação para mim...

Meu Tetravô imigrou de Portugal para o Brasil por volta de 1843. Ele teria sido capitão da marinha mercante e decidiu abandonar o trabalho no mar e ficar no Brasil, onde trabalhou como professor primário pelo resto da vida.

Ele foi batizado como Antonio, filho de Manoel Fernandes e Custódia Ferreira em São Simão da Junqueira em 1821.

Ele casou-se no Brasil em 1844 com Anna Ferreira (brasileira) e no seu registro de casamento consta seu nome como Antonio Fernandes da Costa.

Pergunta Nr.1: Não encontrei o “da Costa” em nenhum registro de Batismo ou Casamento dos antepassados dele em Portugal. Perece-me que ele se auto-apelidou desta maneira. Alguém tem alguma ideia se isso era normal na época? Talvez para se diferenciar de outro homônimo ou como recordação de sua origem? Infelizmente nenhum documento Português dele sobrevive (Passaporte), para conferir como ele era oficialmente conhecido na época.

Agora vem o maior mistério: Nunca ele foi conhecido por este nome na família, ele foi o patriarca dos “Ferreira da Costa”. Em todos os documentos posteriores ele aparece como Antonio Ferreira da Costa (batizado dos filhos, noticias de jornal, óbito, etc...). Esta família tornou-se bastante tradicional e enraizada em minha região de origem (Curitiba).

Pergunta Nr.2: Tanto sua mãe como esposa eram “Ferreira”. Alguém tem conhecimento de outros casos em que o noivo adota o sobrenome da esposa ou da mãe após o casamento?

Não tenho certeza, mas não seria normalmente necessário um processo legal para tal mudança de nome?

Minha teoria é de que a família (ou ao menos ele) já era conhecida como “da Costa” em Portugal ou na vida dele como marinheiro. Uma vez casado, resolveu adotar o nome da mãe e esposa para fundar nova família ou se distanciar do passado...Faz sentido isso?

Agradeço, como sempre, qualquer comentário, teoria ou resposta!

Att,

José Eduardo Ferreira da Costa Gardolinski

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416862 | Massu | 07 ago 2019 11:05 | Em resposta a: #416859

Até ao ano de 1911 quando foi criado o registo civil as crianças so eram registadas com o nome próprio , e adoptavam o nome de família mais conhecido na região ou o nome da localidade de onde eram
podia até ser o nome da família aonde tinham crescido não havia um documento oficial que determinasse o apelido usado.

Por isso não se trata de alterar o nome ,mas sim de usar aquele que por motivo que só eles sabem lhes fosse mais útil.

Assunção

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416865 | mila1000 | 07 ago 2019 11:49 | Em resposta a: #416859

Meu bisavô adotou o apelido Lima. Dizia para os filhos que quando imigrou, encontrou muitos homônimos. Para evitar problemas com as cartas que recebia dos familiares, resolveu adotar Lima ao outro apelido.
Meu avô sempre me contava isso.

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416870 | ppb | 07 ago 2019 13:49 | Em resposta a: #416859

Boa tarde,

Tenho família de São Simão da Junqueira, S. Miguel de Arcos e Santagóes.
Os apelidos Fernandes, Ferreira e Costa são frequentes.

Tem mais informações sobre os ascendentes de Manuel Fernandes e de Custódia Ferreira?

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416873 | GoldenDays | 07 ago 2019 14:23 | Em resposta a: #416859

Boa tarde,

Como chegou à conclusão de que o António referido no assento de batismo de 1821 era o seu tetravô?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416874 | JEFCG | 07 ago 2019 15:48 | Em resposta a: #416873

Prezado Ribeiro,

O registro de casamento dele (Antonio) no Brasil indica a Freguesia de origem e o nome dos pais. Foi fácil localizar o assento de batismo com esses dados...

Prezado Pedro,

Sim, tracei todos os trisavós do dito Antonio (exceto na linhagem de seu avô materno, que era órfão deixado na Roda do Porto) . Em algumas linhagens fui até a sétima geração, no começo de muitos livros. Mas ainda tenho muito para pesquisar. A família se espalha para Outeiro, Arcos, Calendário de Neiva e outras localidades...caso tenha interesse podemos continuar a conversa em separado.

Obrigado a todos pelas contribuições até o momento!

SDS

JEFCG

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416875 | ppb | 07 ago 2019 15:57 | Em resposta a: #416859

Caro JEFCG

Se quiser colocar essa filiação que conseguiu obter, talvez se consiga ajudar mais.

É possível que haja na família os apelidos, mas que não aparecem nos registos que consultou.

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416877 | GoldenDays | 07 ago 2019 16:39 | Em resposta a: #416874

Caro José Eduardo,

Admiti que pudesse existir um “Costa” nos ancestrais do António já que como o confrade Pedro Bandola referiu aqui no tópico eles são bastante numerosos na freguesia de São Simão da Junqueira e nas limítrofes. Daí ter feito algumas pesquisas a partir da informação que disponibilizou.

Esse assento de nascimento de 1821-04-11 refere os pais como sendo Manuel Fernandes e Custódia Ferreira e os avós paternos João André e Maria Fernandes, dos Arcos, e os avós maternos como sendo José António e Antónia Ferreira, da Junqueira.

Pesquisei o João André nos Arcos e verifiquei que casou em 1785-05-21 com Maria Fernandes de quem enviuvou tendo, sucessivamente, casado com em 1804-05-19 com Joana Maria.

Na Junqueira encontrei o casamento no mesmo dia (1811-03-21) de dois filhos (João e António) de Manuel Fernandes do Espírito Santo e de Ana Francisca, sendo que o João (neto paterno de Manuel Fernandes e Custódia ou Antónia Maria, visto haver divergência nos dois assentos) casou com uma Custódia Ferreira.

Há semelhanças nestes nomes que lhe deveriam porventura merecer uma investigação caso desconheça os ancestrais de Manuel Fernandes e Custódia Ferreira. Quem sabe se não encontrará um Costa?

Cordialmente.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416882 | FilipeFlard | 07 ago 2019 22:43 | Em resposta a: #416859

Não é impossível que tenha usado um nome qualquer que lhe agradava para fugir às homonímias.

Um sexto-avô meu, português do Porto que emigrou para o Rio de Janeiro, fez publicar na edição do Jornal do Comércio de 12 de julho de 1838 o aviso seguinte: "ANTÓNIO José de Miranda faz publico que, por haverem outros do mesmo nome, se assignará d'ora em diante António José de Souza e Castro de Miranda."

Este António José de Sousa e Castro de Miranda é filho de José António de Miranda e de Clara Maria do Sacramento, neto paterno de José André de Miranda (este filho de Manuel André de Miranda e Mariana de Jesus) e de Maria Inácia (esta filha de Tomás Ferreira e Rosa Maria) e neto materno de António Francisco de Figueiredo (este filho de António de Figueiredo e Maria Ferreira) e de Maria Benta (esta filha de Francisco Basques e Isidora Maria).

Nem sinal de ancestrais Sousas ou Castros. A bem da verdade, foi testemunha do baptismo de António um procurador do santíssimo chamado José de Sousa, que pode ter sido também padrinho, o que explicaria a origem do Sousa. E o Castro? Nem rastro...

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416885 | JEFCG | 08 ago 2019 12:15 | Em resposta a: #416859

Prezados Colegas,

Muito obrigado novamente pelas respostas e pelo empenho! Nunca paro de me surpreender com a disposição em ajudar que sempre encontro aqui neste fórum!

Ascendência de Antonio Fernandes/Ferreira da Costa (Junqueira 11 Abril 1821, Curitiba 16 Jun 1879):

PAIS:
Manoel Fernandes (Casais, Arcos) & Custódia Ferreira (Sanguinhal, Junqueira, 23 Set 1788), Casados em Junqueira, 27 Fev 1808

AVÓS PATERNOS:
João André (Arcos) & Maria Fernandes. Casados em Arcos 21 Maio 1785

AVÓS MATERNOS:
José Antonio (Porto) & Antonia Ferreira (Barreiro, Junqueira, 2 Set 1760)

BISAVÓS PATERNOS:
André João (Junqueira) & Maria da Assumsao (Arcos). Casados em Arcos, 18 Jun 1746

Francisco Jozé dos Santos (Rio Tinto) & Marcelina Fernandes (Arcos). Casados em Arcos, 25 Nov 1761

BISAVÓS MATERNOS:
Desconhece-se a ascendência de José Antonio (Exposto de Roda da Cidade do Porto.
Criado por Maria, solteira da freguesia de Salvador de Joanne(?))

Manoel Gomes de Azevedo (Junqueira) & Quitéria Ferreira (Barreiro, Junqueira, 15 Mar 1732). Casados em Junqueira, 22 Nov 1755

TRISAVÓS PATERNOS:
Manoel João (Outeiro, Viana do Castelo) & Francisca Fernandes (Parada e Barbudo, Braga)

Antonio Manoel (Arcos) e Innocentia de Azevedo (Touguinhó)

Pedro Ferreira (Rio Tinto) & Joana Domingues (Rio Tinto)

Manoel de Souza (São Cristóvao do Muro) & Anna Manoel (Arcos). Casados em Arcos, 6 Out 1739

TRISAVÓS MATERNOS:
Manoel de Azevedo & Maria Gomes

Manoel Carneiro (Junqueira) & Agueda Ferreyra (Junqueira, 23 Jan 1698). Casados em Junqueira, 8 Out 1721

TETRAVÓS PATERNOS:
Domingos João & Mariana Marques

Jacomé Gonsalves & Domingas Soares. Casados em Parada e Barbudo, 10 Fev 1695

Antonio Manoel (Junqueira) & Maria da Assumsao (Junqueira)

Manoel de Azevedo (São Salvador da Senhora de Aparecida) & Maria de Miranda (São Salvador da Senhora de Aparecida)

Antonio Ferreyra & Domingas Antonia (Rio Tinto)

Manoel Domingues (Rio Tinto) & Maria Antonia (Rio Tinto)

José de Souza (Muro) & Maria Domingues (Muro)

Manoel Gonsalves & Anna Manoel (Bagunte)


TETRAVÓS MATERNOS:
Joam de Azevedo (Bagunte) & Izabel de Araújo (Bagunte)

Manoel Gomes & Maria da Costa

Baltazar Gomes (Touguinho) & Maria Carneira (Junqueira, 30 Out 1670). Casados em Junqueira, 13 Mai 1696

Manoel Francisco Ferreyra (Pena, Touguinha) & Maria Gonsalves (Vilar de Matos). Casados em Junqueira, 9 Jun 1695

PENTAVÓS PATERNOS:

Pais de Jacomé Gonsalves:
Domingos Affonso (Moure, Barcelos) & Ana Gonsalves (Moure, Barcelos)

Pais de Domingas Soares:
Sebastião Fernandes (Parada e Barbudo) & Maria Soares (Parada e Barbudo)

PENTAVÓS MATERNOS:

Pais de Baltazar Gomes:
Manoel Gomes a Domingas Francisca

Pais de Maria Carneira:
Gaspar Carneiro (Junqueira) & Maria Antonia Gonsalves (Touguinha). Casados em Junqueira, 30 Mai 1665

Pais de Manoel Francisco Ferreira:
Manoel Francisco Ferrreyra (Calendário de Neiva, 7 Set 1636) & Maria Pires (Pena, Touguinha, 21 Set 1642). Casados em Touguinha, 13 Mai 1663

Pais de Maria Gonsalves:
Simão Gonsalves & Isabel Gonsalves

HEXAVÓS MATERNOS:

Pais de Gaspar Carneiro:
Joseph Carneiro & Maria Gaspar

Pais de Maria Antonia Gonsalves:
Gonçalo Gonsalves & Justa Gomes

Pais de Manoel Francisco Ferreira:
Francisco Enes & Domingas Joam

Pais de Maria Pires:
Fructuoso Pires & Maria Pires

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416886 | JEFCG | 08 ago 2019 12:38 | Em resposta a: #416859

Ao Ribeiro de Araújo,
Como pode ver, o único COSTA que consegui identificar é de Maria da Costa, tetravó materna de Antonio. Acho até provável que ele nem soubesse da existência dela ou desse sobrenome. Como origem do seu Costa acho que fica meio longe.
Mais provável que tenha pegado o apelido por vir da região costeira (e ter trabalhado como marinheiro) ou não?
Acredito que os registros de casamento dos irmãos João e Antonio que mencionou não são de meus antepassados, apenas uma coincidência infeliz de nomes...Agradeço mesmo assim!


Ao Pedro Bandola:
Quão comum eram esses apelidos em Portugal? Sei de sua existência na Itália. Alguns de meus passados da região de Vicenza tinham apelidos de família para diferenciar de outros ramos. E.g. Angelo Rossato, detto Marian, filho de Vicenzo Rossato, detto Marian. Ali o Marian era um ramo dos Rossato, que tinham outros apelidos em outros ramos da família. Aonde se encontram registros desses apelidos em Portugal, assentos de Batismo ou Óbito, por exemplo?



Ao Filipe,
Interessante sua história! Por acaso também encontrei semelhante: Em 1853 um homônimo Antonio Ferreira da Costa, comerciante do Rio de Janeiro, postou no jornal anúncio onde se lê:”Antonio Ferreira da Costa faz saber ao público, que havendo iguaes nomes ao seu, por isso desde já se assignará Antonio Ferreira da Costa Porto, para que não hajam embaraços. Os Srs. que tem nome igual ao primeiro fiquem scientes”.
Pelo jeito essa idéia era comum...Interessante que esse homônimo também era da região do Porto, aparentemente...


Uma pergunta a todos, na ascendência que listei acima há referência a São Salvador da Senhora de Aparecida. Alguém pode me dizer aonde seria isso? Será que depois de tantas voltas em Portugal havia antepassados novamente do Brasil?

Se alguém tiver qualquer outra informação sobre algum desses antepassados eu agradeço!

Obrigado novamente a todos,

Saudações,

JEFCG

Resposta

Link directo:

Mudança de sobrenome após imigração, alguma idéia por quê?

#416931 | ppb | 09 ago 2019 11:04 | Em resposta a: #416859

Bom dia JEFCG,

Estive a comparar as minhas notas e não tenho registo das pessoas que indica.
No entanto, os apelidos e as localidades são muito semelhantes.

Em relação a um ascendente com o apelido Costa, já o encontrou, a Maria da Costa.
É comum ir buscar os apelidos usados por avós, bisavós, trisavós...
Às vezes é sabido que um determinado apelido é de família e, muitas vezes por tão evidente, não o usam, até que um membro resolve retomar.

Os apelidos Costa, Ferreira, Fernandes são muito comuns em Portugal e a atribuição de diferentes apelidos aos filhos também. Era um modo de os nomes não serem perdidos.

É certo que numa investigação todas as hipóteses são de considerar, mas se tem um ascendente com o apelido que procura e nas localidades em causa existem várias famílias com os apelidos que mencionam...


https://pt.wikipedia.org/wiki/Torno_(Lousada)

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen