Freguesia/Paroquia de São Salvador

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação | Património | Regiões

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417117 | tosousa | 17 ago 2019 17:52

Boas tardes.

Pretendo efetuar uma pesquisa sobre meus antepassados mais remotos da familia Andrade de Oliveira do conde. Num determinado assento de casamento ( 25 de outubro de 1758 na vila, jose pessoa(?) de Andrade casa com josefa maria gomes).

Ora os avós do dito jose são de São Salvador ( lugar tonda, se não me engano) . Mas a questão é: Existe uma freguesia em viseu, julgo seja essa, mas os registos so começam a partir de 1830. Podem me ajudar, se esta freguesia existia com outro nome/ pertencia a outra? É que assim é me impossivel pesquisar...

Resposta

Link directo:

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417148 | j.lilaia | 18 ago 2019 21:46 | Em resposta a: #417117

Caro tosousa,

A Freguesia de Tonda (Paróquia de São Salvador), no Concelho de Tondela e Distrito de Viseu, tem registos paroquiais desde 1588 e todos disponíveis para consulta online. Veja os Livros de Registos Mistos pois abrangem as datas que procura. Pode eventualmente existir alguma falha pelo meio mas os livros existentes parecem estar todos digitalizados.

Veja aqui: https://tombo.pt/f/tnd22

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417196 | tosousa | 20 ago 2019 16:52 | Em resposta a: #417148

Caro João

Desde ja agradeço a sua atenção.

Continuo com duvidas se será mesmo essa. Aqui esta o link do assento, https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1055445 o qual refere ano de 1758 mas julgo seja engano, pois os antes e depois são de 1760.

Refere " (...) maria ferroa de tonda freguesia de são salvador (...) "

Será que também se terá enganado na freguesia?

Resposta

Link directo:

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417197 | tosousa | 20 ago 2019 16:53 | Em resposta a: #417196

Pág/tif 123 o dito assento

Resposta

Link directo:

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417203 | j.lilaia | 20 ago 2019 17:26 | Em resposta a: #417197

Caro tosousa,

Estive a verificar o assento que indicou e aqui seguem as minhas conclusões:

A data do assento está correcta. O Padre é que se tinha esquecido de fazer o registo quando devia.
Veja na anterior imagem 120, do lado direito e sensivelmente a meio, o averbamento à margem junto ao casamento de Manuel de Almeida com Baronia (?) Josefa. Era aí que o registo de casamento deveria estar mas como ficou esquecido, o Padre indica que está mais à frente a folhas 119.

Quanto aos Avós do noivo, os paternos não me oferece dúvidas que serão da freguesia que indiquei, Tonda (São Salvador) do Concelho de Tondela. Existem outros registos neste livro onde esta freguesia é indicada e, pela proximidade geográfica, é natural que esteja correcto.

No caso da noiva, os Avós maternos são de outra freguesia de São Salvador, mas neste caso a de Canas de Senhorim. Para o caso de não se ter apercebido, chamo a sua atenção para o facto de neste caso, o dos Avós da noiva, estes vão indicados pela ordem inversa, primeiro os maternos e só depois os paternos.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Freguesia/Paroquia de São Salvador

#417307 | tosousa | 24 ago 2019 12:04 | Em resposta a: #417203

Caro João

Sim, confirma se que é mesmo a dita freguesia, ja efetuei pesquisas e bate certo. E as minhas suspeitas confirmaram se: na descendência do 1º casamento de rosaria (de onde é minha árvore) , os padres começaram a por o apelido Andrade que era do 2º marido da dita senhora. ( o anterior morreu antes do nascimento do único filho).

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 03:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen