Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Famílias | Pessoas

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417342 | beatrizbarroso | 25 ago 2019 18:21

Boa tarde,
Estou à procura de informações sobre a família do Conselheiro Thomás Coelho, mais precisamente sobre sua irmã Maria Antônia de Almeida Coelho( ou Coelho de Almeida). São filhos de Custódio José Coelho de Almeida, português nascido no Porto e Maria Thereza do Rozario de Almeida( solteira: do Rozario Amancio) , tb portuguesa nascida em Lisboa. Maria Antônia casou-se com Bento Antunes Barroso, português nascido por volta de 1814 e viviam na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. Qualquer outra informação seria de grande valor.
Obrigada,
Beatriz Barroso

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417460 | beatrizbarroso | 29 ago 2019 02:24 | Em resposta a: #417344

Cara Mila,
Muito obrigada por fornecer esses registros. Infelizmente eu tenho buscado outras informações mas encontro apenas esses registros. Tive esperanças de caminhar mais um pouco com a pesquisa, mas qualquer registro de Campos dos Goytacazes é quase impossível. Apenas os registros civis a partir do finalzinho do século XIX são acessíveis. De qualquer forma esse último registro eu não tinha, muito bom!
Abraços,
Beatriz

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417485 | malimo | 29 ago 2019 17:08 | Em resposta a: #417342

Cara Beatriz,

Realmente há pouca coisa disponível sobre Campos online.
Talvez o Colégio Brasileiro de Genealogia e a Biblioteca Nacional ( mas de forma presencial pois nem tudo está digitalizado).
Contudo, há também uma parte de periódicos digitalizados que podem trazer algo sobre a família, óbitos, heranças, leilões.
E pode ser que a Maria Antónia tenha tido terras em Campos ( aparecerão nos cartórios, nos registros de imóveis).

https://www.geni.com/people/Cust%C3%B3dio-Jos%C3%A9-Coelho-de-Almeida/6000000034888205077

Acima a página do geni.com que informa sobre o Custódio, pai do Tomás e da Maria Antonia de Almeida Coelho. Era de Paredes, Baltar.
Vi que já tem no geni.com o seu trabalho sobre o Tomás.
Há rua no Rio de Janeiro e bairro Tomás Coelho.

Sobre o Conselheiro há tudo e Campos era terra de barões, Conselheiros e comendadores.Mas sendo a Maria Antónia uma mulher do século XIX, a menos que fosse professora, dona de engenho, viúva de ilustre, dificilmente teria vida pública e por isto não aparece. Seria conhecida através dos filhos ou marido. E o sobrenome seguiria em linha masculina. Perderia Coelho de Almeida.

Aconselho também uma procura nos sebos. Encontrei há anos um livro sobre o Caso Motta Coqueiro, feito por um escritor de Macaé, que descrevia em minúcia a recepção a D. Pedro II quando foi inaugurar o trem para Campos. Todos os ilustres da região levaram três meses preparando as festas e até a ementa do almoço em local ornado por guirlandas de flores amarelas e folhas de papel aparece no livro( uma festa junina com direito a bandeirolas e não havia flores naturais?).
Um estudo sobre a sociedade Campista do Sec.XIX pode ajudar.

O Caso Motta Coqueiro não foi o primeiro erro judicial do Brasil mas foi o erro que decretou o fim da execução por enforcamento. D. Pedro II decretou o fim da forca ao perceber que poderia tê-la evitado.
A condenação fora resultado de uma tramóia e também a primeira vez em que a delação de negros tinha sido levada em conta num país em que negros não contavam e numa região altamente escravagista. Foram obrigados a delatar e a família Coqueiro, execrada por obra da inveja de um irmão adotivo do Motta Coqueiro.

E há mais onde pesquisar.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417486 | malimo | 29 ago 2019 19:45 | Em resposta a: #417342

Cara Beatriz,

O pai da Maria Antonia, Custódio José, era falecido em 1851 e seus filhos, herdeiros das fazendas de açúcar e aguardente em São Fidélis. (Procurar por testamentos em São Fidélis)

Teve propriedade na área de Bom Sossego.
Teve três Sumacas registradas: Maria Tereza, São Miguel de Balthar e São João da Graça, que transportavam também madeira.

Maria Antonia casou com Bento Antunes Barroso, português, que aos 33 anos ( 7.7.1847) vivia em Curral Falso, São Salvador, Campos e que tinha a atividade do sogro:fazendas de açúcar e aguardente ( a vapor ).
Vivendo numa área de fazendas numa época em que mulher só abria a boca para comer ( nem votava), o mais provável é que tenha vivido intramuros, bordando e apurando as receitas de doces ( goiabada, chuvisco, lampreia d'ovos, doces famosos da região açucareira). O seu temperamento e fibra só será conhecido por quem viveu com ela e a descreveu em cartas ou diários.

Sabendo que eram de São Fidélis e São Salvador, a idade do Bento e o falecimento do Custódio, pode ser que consiga presencialmente, em Campos, algumas certidões e registros.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417557 | beatrizbarroso | 01 set 2019 03:17 | Em resposta a: #417486

Cara Maria Alice,
Muito obrigada pelas informações! Essa data junto ao nome Bento Antunes Barroso seria referente a qual evento? Tenho pesquisado e conseguido algumas informações na hemeroteca da Biblioteca Nacional, porém essa fonte tb se esgotou. Você Índia alguma outra fonte de pesquisa?
Abraços,
Beatriz

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417567 | malimo | 01 set 2019 17:04 | Em resposta a: #417557

Cara Beatriz,

No Almanak Laemmert, a partir de 1851, aparece a citação sobre os herdeiros do Custódio pai da Antonia. (deve haver testamento do pai por esta época).
Em 1847 o marido dela, acho que ainda solteiro, tinha 33 anos. E pouco depois aparece já casado com filho ( antes da morte do sogro ? ). O casamento da Antonia foi por aí a poderia ter pouca idade. E os maridos eram os cabeças do casamento com poder de permitir à mulher algumas coisas.

Os filhos homens foram estudar na cidade do Rio de Janeiro e estiveram também na política.
Penso que a sua pesquisa está mais ligada à Maria Antonia.
O pai tinha muitas posses e ela foi herdeira. Se era menor na época em que ficou orfã e já não tivesse a mãe viva, teve tutor.
Os cartórios de Campos devem ter sobre ela.
Cemitérios e fazendas da Região devem ser procurados.
Pode haver sobre ela na tradição oral da família. Pessoas que hoje tenham por volta de 85 anos e que guardem cartas, retratos e relatos.O pessoal mais novo não terá mais estes documentos.
A Antonia tinha duas irmãs e seus descendentes podem ter alguma coisa se conseguir contato.
Reparei que não há nada da mulher do Conselheiro ou da mãe. Eram sinhás. Conheci muitos relatos delas, resistentes, lutadoras, mas desconhecidas.

Abaixo uma foto do Tomás na cerimônia da Abolição da escravidão. É o primeiro à esquerda sentado em primeiro plano. Era portanto abolicionista. ( sei que é ele por outra foto, acho que do Itaú Cultural em que está numerado- nº 10 )
https://veja.abril.com.br/entretenimento/machado-de-assis-e-identificado-em-foto-de-missa-por-abolicao/

Abaixo, dos livros google o relato em que aparece citado o Bento Antunes com 33 anos
https://books.google.com.br/books?id=RiZHDwAAQBAJ&pg=PT126&dq=bento+antunes+barroso&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjv5ZP_8q_kAhV6DrkGHTkAC0UQuwUILDAA#v=onepage&q=bento%20antunes%20barroso&f=false

Abaixo, um trabalho de fôlego sobre genealogia do Norte Fluminense. Pode ser que o autor lhe passe mais informação.
http://www.marcopolo.pro.br/genealogia/rj/fontprim_rj.htm

A região açucareira do Norte Fluminense é sempre estudada. Desde os ferozes índios Goytacazes que expulsaram os jesuítas nos primeiros contatos, passando pela riqueza que contou com o apoio do trabalho escravo e também pela geração de muitas personalidades ilustres de fácil pesquisa.

Quanto às mulheres, por ser uma sociedade patriarcal e conservadora, a pesquisa é mais difícil mas as genealogias das famílias de lá e os genealogistas daquela região poderão ter mais conhecimento. É bom procurar algum centro de genealogia de lá ou até quem estude as mulheres daquela época.

Att.,

Maria Alice

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#417605 | beatrizbarroso | 02 set 2019 21:01 | Em resposta a: #417567

Cara Maria Alice,
Obrigada por tudo! Já descobri algumas coisas nos jornais da época, por exemplo, depois que Custódio faleceu, sua viúva Maria Thereza do Rozario, casou-se novamente com José Bento de Araújo ( mesmo nome de seu genro, imagino que sejam pai filho), adotando o sobrenome do Rozario Araújo.
Mesmo tendo o conselheiro Thomás Coelho participado ativamente da elaboração da Lei Áurea, na verdade ele não era um abolicionista. Existem relatos no Monitor Campista sobre maus tratos aos escravos em sua fazenda, em Campos. Bom, isso é o que aparece nos periódicos da época, e nem sempre se trata de verdade absoluta. Encontrei referência ao testamento de Bento Antunes Barroso no 3º ofício de Campos. Com sorte vou ter mais detalhes.
Mais uma vez obrigada e sempre às ordens.
Beatriz Barroso

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#428275 | LaisASA | 25 out 2020 02:04 | Em resposta a: #417342

Olá! Eu também estou a procura de informações sobre parentes do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida.

Eu sou descendente do Custódio Gregório Martins de Almeida, irmão de Paulino Coelho de Almeida. Eu sei, por relatos de familiares meus, que são parentes do Conselheiro, mas não consigo achar a relação entre eles.


Alguém saberia me ajudar?

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#429954 | josoluisvianna | 27 dez 2020 17:08 | Em resposta a: #417342

Minha mãe nascida no Brasil chamava-se Angelia Ernestina Maria Eugenia COELHO DE ALMEIDA d’Orey Facco Vianna.
Ela era bisneta do Thomas Coelho, fundador do Colégio Militar e ministro do Imperio.
Sei que o avô dela era Bento, e teve 5 filhas, uma delas minha Avó Angelia que casou com meu avo Frederico d’Orey, portugues.

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#429991 | LaisSapin | 28 dez 2020 20:52 | Em resposta a: #429954

Eu consegui achar já o meu parentesco com o Conselheiro, era irmão do meu parente. Fiz a árvore no Family Search. Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#429992 | LaisSapin | 28 dez 2020 20:59 | Em resposta a: #429954

Mais especificamente, meu tetraavô, Antônio Custódio Coelho de Almeida, era irmão do Conselheiro.

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#429994 | beatrizbarroso | 28 dez 2020 21:32 | Em resposta a: #417342

Olá a todos! Estive algum tempo sem ler as mensagens. Quantas notícias boas!!! Vou retomar as minhas pesquisas e assim que me organizar passo qualquer detalhe para vcs. Muito obrigada. É difícil saber muitas coisas dessa família, porque a cidade de Campos dos Goytacazes, onde eles tinham fazendas, não libera os registros da igreja. O que eu posso adiantar é que a Maria Thereza do Rosário Almeida, mãe do conselheiro e minha 4ª avó, era casada com Custódio José Coelho de Almeida. Quando está faleceu, parece que ela casou-se novamente e passou a usar o sobrenome Araújo, de José Bento de Araújo. Minha bisavó, filha do casal Maria Thereza e Custódio José, Maria Antônia Coelho de Almeida, casou-se com Bento Antunes Barroso, português, que não consigo saber sua origem.

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#430002 | LaisASA | 28 dez 2020 23:26 | Em resposta a: #417342

Pessoal, talvez alguém possa me ajudar.

Maria Thereza (do Rozario Amancio) e Custódio José Coelho de Almeida são meus penta-avôs. O filho deles que é meu tetra-avô, irmão do Conselheiro Tomás, chama-se Antonio Custódio Coelho de Almeida.

As informações que achei no Family Search são as seguintes:

Custódio José Coelho de Almeida -> pais: Custodio José Coelho e Maria Moreira.
Custodio José Coelho -> pais: Antonio Coelho e Custódia Luiza de Almeida
Maria Moreira -> pais: Manoel Moreira e Maria Moreira
Maria Thereza (do Rozario Amancio) -> pais: José da Silveira Amancio e Genoveva Rosa de São José

Alguém confirma estas informações? Não consegue achar as datas de nascimento e nem os avós de Maria Thereza. Também não tenho informações sobre o casal Maria Thereza (do Rozario Amancio) e Custódio José Coelho de Almeida (profissão, etc..).

Se alguém puder ajudar! Obrigada!

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#430008 | beatrizbarroso | 29 dez 2020 01:07 | Em resposta a: #428275

Olá Laís. Eu coloquei essas informações no family search. Muita coisa eu encontrei na Hemeroteca da biblioteca nacional, inclusive o testamento de Maria Thereza. Outra parte foi nos registros do Tombo.pt
Assim que possível te passo os dados que tenho
Abraços
Beatriz

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#430009 | LaisASA | 29 dez 2020 02:52 | Em resposta a: #430008

Muito obrigada, Beatriz!!!! Agradeço muito!

Resposta

Link directo:

Família do Conselheiro Thomás José Coelho de Almeida

#430028 | LaisASA | 30 dez 2020 02:03 | Em resposta a: #430008

Meu email é: laissapin@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen