Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

#417449 | LianeSilveira | 28 ago 2019 21:51

Boa tarde a todos! Sou engenheira, me aposentei há pouco e tenho dedicado meu tempo livre à pesquisa de meus antepassados portugueses.
Meu avô, que imigrou para o Brasil com 13 anos, não adotou o sobrenome da família, Vasconcellos, e se registrou apenas como João Alegria, nascido no Souto do Penedono em 2 de julho de 1896. Era filho de Maria Ludovina Vasconcellos (n: 14 nov 1871) e Albino do Espírito Santo (N. 6 jan 1868). Maria Ludovina era filha de Antonio Joaquim de Vasconcellos (n: 4 jul 1848) e Anna Luiza Abrunhosa (n: 13 nov 1844).
Antonio Joaquim de Vasconcellos era filho de José Joaquim de Vasconcellos (n: 1 fev 1817) e Balbina Candida Martins;
José Joaquim de Vasconcellos era filho de Joaquim José de Vasconcellosque, por sua vez, era filho de Manuel Antonio de Proença Piqueno e Thereza Maria de Vasconcellos, que se casaram no Souto do Penedono em 19 de maio de 1755.
A questão é que Thereza Maria de Vasconcellos era viúva de Caetano Teixeira, que havia sido casado com Caetana Maria, falecida em 14 setembro de 1747. Assim, o casamento de Thereza com Caetano só pode ter ocorrido no intervalo 1747 - 1755. O problema é que não encontro em lugar algum o casamento de Thereza com Caetano, para verificar o nome dos pais da noiva e prosseguir com minha pesquisa, pois ela é a origem do sobrenome Vasconcellos!
Manoel Antonio Proença nasceu em 7 de maio de 1729, filho de Antonio de Proença (n: 19 mar 1695) e de Faustina da Fonseca (n: 6 jan 1695).
Estou progredindo aos poucos, porque levo muito tempo tentando ler os manuscritos!
Alguém experiente poderia me indicar um caminho a seguir? Tenho lido diversos tópicos deste Forum, e fico fascinada com a experiência e sabedoria de seus membros!
Agradeço muitíssimo qualquer ajuda!

Resposta

Link directo: