Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

#417449 | LianeSilveira | 28 ago 2019 21:51

Boa tarde a todos! Sou engenheira, me aposentei há pouco e tenho dedicado meu tempo livre à pesquisa de meus antepassados portugueses.
Meu avô, que imigrou para o Brasil com 13 anos, não adotou o sobrenome da família, Vasconcellos, e se registrou apenas como João Alegria, nascido no Souto do Penedono em 2 de julho de 1896. Era filho de Maria Ludovina Vasconcellos (n: 14 nov 1871) e Albino do Espírito Santo (N. 6 jan 1868). Maria Ludovina era filha de Antonio Joaquim de Vasconcellos (n: 4 jul 1848) e Anna Luiza Abrunhosa (n: 13 nov 1844).
Antonio Joaquim de Vasconcellos era filho de José Joaquim de Vasconcellos (n: 1 fev 1817) e Balbina Candida Martins;
José Joaquim de Vasconcellos era filho de Joaquim José de Vasconcellosque, por sua vez, era filho de Manuel Antonio de Proença Piqueno e Thereza Maria de Vasconcellos, que se casaram no Souto do Penedono em 19 de maio de 1755.
A questão é que Thereza Maria de Vasconcellos era viúva de Caetano Teixeira, que havia sido casado com Caetana Maria, falecida em 14 setembro de 1747. Assim, o casamento de Thereza com Caetano só pode ter ocorrido no intervalo 1747 - 1755. O problema é que não encontro em lugar algum o casamento de Thereza com Caetano, para verificar o nome dos pais da noiva e prosseguir com minha pesquisa, pois ela é a origem do sobrenome Vasconcellos!
Manoel Antonio Proença nasceu em 7 de maio de 1729, filho de Antonio de Proença (n: 19 mar 1695) e de Faustina da Fonseca (n: 6 jan 1695).
Estou progredindo aos poucos, porque levo muito tempo tentando ler os manuscritos!
Alguém experiente poderia me indicar um caminho a seguir? Tenho lido diversos tópicos deste Forum, e fico fascinada com a experiência e sabedoria de seus membros!
Agradeço muitíssimo qualquer ajuda!

Resposta

Link directo:

Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

#417463 | jaboo | 29 ago 2019 06:17 | Em resposta a: #417449

Cara Liane Silveira,

Somos parentes por via desses "Proença Pequeno", do Souto de Penedono, freguesia onde também tenho vários antepassados. Mande-me um email para :

joaobraz_2000@yahoo.com

que eu mando-lhe o que tenho sobre a ascendência dessa gente. A sua antepassada Teresa Maria de Vasconcelos era natural de Freixo de Numão, filha de Manuel Antonio Pereira de Bacelar, de Ranhados, e de sua mulher Bernarda da Fonseca de Vasconcelos, da vila da Meda. O marido dela, Manuel António de Proença Pequeno era neto materno dos meus antepassados Manuel Lourenço e sua mulher Anastasia da Fonseca, do Souto de Penedono.

Abraços,
João Braz

Resposta

Link directo:

Família Vasconcellos, de Souto do Penedono

#417483 | LianeSilveira | 29 ago 2019 16:34 | Em resposta a: #417463

Caro João!
Vou mandar os detalhes do que já descobri para o seu email!!!
Que prazer senti com sua resposta!!
\muito obrigada!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen