Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#417500 | pjcardoso | 30 ago 2019 10:19

Exmos. confrades.
Bom dia a todos, e cordiais saudações à grande família que une estes irmãos.

Como Novo participante nestas pesquisas que recentemente iniciei, devido a uma História curiosa da Minha família paterna, Gostaria de colocar ao Auditório a seguinte questão que venho tentando desvendar:
- Qual dos Viscondes de Montalegre (também senhores de Vilar de Ossos) e/ou seus descendentes, fez estudos em França por Volta de 1849 a 1855.

Esta questão pode ser vital para aferir uma História directamente ligada à minha família.

Os meus cumprimentos, e desde já Agradeço se alguém tiver algo para partilhar.
Abraço, Paulo B. V. J Cardoso

Resposta

Link directo:

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#417569 | Miranda 1 | 01 set 2019 18:05 | Em resposta a: #417500

Exmo. Confrade

Gostava de o ajudar!
Deixe pelo menos um nome para podermos começar por aí.
Abraço
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#418336 | pjcardoso | 28 set 2019 15:39 | Em resposta a: #417500

Exmo. confrade
Manuel Miranda,

Agradeço a sua generosa vontade.
Este meu tópico tinha por finalidade seguir uma das linhas das investigação que tracei para procurar a identidade de meu Bisavô paterno, o qual se conta tenha ido para França e que por lá se tenha cruzado com Nobres da Casa de Vilar de Ossos.
Segundo consta o nome desse meu antepassado será João Santos Grande, não sendo certo que assim seja.
Todavia, actualmente estou a seguir outra linha de pesquisa que me parece mais frutuosa, igualmente baseada em informações que alguns familiares me têm contado.
Contudo, os meus sinceros Agradecimentos.
Abraço.
Paulo B. V. J. Cardoso

Resposta

Link directo:

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#419807 | pjcardoso | 05 dez 2019 09:36 | Em resposta a: #417569

Exmo. confrade
Manuel Miranda,

Bom dia.
Mantendo acesa a sua disponibilidade em me ajudar, julgo que com os dados de que disponho actualmente, recolhidos da pesquisa que recentemente segui para conseguir mais informação, obtive o seguinte:
- nascimento de minha avó: filha de meu Bisavô, de nome João dos Santos, e não "João dos Santos Grande" como cheguei a considerar, pois me parece que este "acrescento" de "Grande" terá sido alcunhado por, segundo també me contaram, resultar da sua estatura, (homem alto e atleticamente bem constituído - fora do comum) e que as gentes, para o diferenciarem dos demais o terão assim designado.
- Dados do nascimento minha Avó: Alcinda dos Anjos, nascida em 10/9/1895, na freguesia de Bouça - concelho Mirandela, filha legítima de João dos Santos e de Maria Eugénia, neta paterna de avós incógnitos"..."foram padrinhos Manuel Sousa e Maria Victória"...
- O padrinho, Manuel Sousa, segundo esta linha de pesquisa, também ele foi alcunhado na freguesia da Bouça, como "Manuel Covelas" por ser originário de um sítio com este Nome, "Covelas".
- O senhor Manuel Sousa (Covelas), conta esta linha de informação, foi a pessoa que recolheu meu bisavô que foi deixado à porta de sua casa, presumo do lugar onde era natural, "Covelas", e que após investigação minha, verifiquei que à época, o sítio com este nome e mais próximo da Bouça - Mirandela era a "Quinta de Covelas, anexa de Sobreiró de Baixo".
Ora, será que com esta informação me poderia ajudar a descobrir onde terá sido baptizado, "Registo de baptismo" o meu Bisavô, e a respectiva data de ocorrência, para se poder confirmar esta versão dos factos, dado ser filho de pais incógnitos?
Contando, então com a sua gentil disponibilidade, envio os meus cumprimentos.
Abraço, Paulo B. V. J. Cardoso

Resposta

Link directo:

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#419889 | Miranda 1 | 09 dez 2019 09:23 | Em resposta a: #419807

Caro Confrade

Paulo Cardoso

Gostava de o poder ajudar, nas suas pesquisas, mas como ficam fora do meu alcance, pouco ou nada posso fazer.
Quando vi o título pensava, que se referia a Montalegre. Como a freguesia de Bouça, fica em Bragança, muito longe dos meus conhecimentos, mesmo assim fiz algumas pesquisas e encontrei algumas referências a João dos Santos, na Comarca de Bragança, na secção de passaportes existem muitos nomes iguais, pode ser que entre eles esteja o que procura.
Também pode haver engano em Visconde de Montalegre, por Visconde de Bouça. Em Bragança existe uma rua assim designada.
Será o Visconde de Bouça a pessoa que procura?
Sempre ao dispor
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

Viscondes de Montalegre, senhores de Vilar de Ossos - Estudos em França.

#419893 | pjcardoso | 09 dez 2019 12:57 | Em resposta a: #419889

Caro Confrade
Manuel Miranda,

Muito obrigado pela sua generosa vontade e disponibilidade.
Penso que actualmente o meu título já está desajustado ao que procuro.
No início, como referi, enveredei por uma linha que dava conta de ter havido alguma relação com O Viscondado de Vilar de Ossos, (descendência de Viscondes de Montalegre), por isso dei esse título.
Mas, o que procuro não tem nada de relação com Viscondes, tem sim com meu bisavô João dos Santos (Nome que aparece no Registo Baptismo de Minha Avó e que felizmente encontrei).
Só que não sei quando nem onde nasceu, pois nesse registo diz-se que a minha avó é; (neta paterna de avós incógnitos), logo, ninguém sabe quem foram os pais de meu bisavô nem onde e quando nasceu,
e isto é o que procuro.
De qualquer forma, bem haja, e caso de alguma forma se defronte com algum dado que ajude, fico-lhe grato.
Os melhores cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen