Condes de Benavente

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Condes de Benavente

#417663 | zahavberlin | 04 set 2019 13:57

Eu vi um tópico de 2007 chamado Re:Conde Benavente.
Exmo. Senhor
António Francisco Arruda Cota

Seguindo a mesma fonte: Boletim do Instituto Histórico da ilha Terceira, vol. 44, de 1986, Miguel de Figueiredo Côrte-Real, in. (Estudo histórico – genealógico), «DESCENDENTES DOS CONDES DE BENAVENTE RADICADOS NOS AÇORES DESDE O SÉCULO XV».

O Cap. João Afonso Pimentel, o Velho, do Faial da Terra, foi dotado por seu pai para casar com Catarina Manoel, filha de Manuel Domingues, a qual, pertencia ao tronco de Manuel Afonso Pavão, casado com Isabel Manoel, descendentes dos Costas Homem e dos Rezendes, apelidos que se perpetuaram nalguns ramos da sua prol.

Todos os REZENDES, do Faial da Terra, até ao século XVII, descendiam de João Afonso Pimentel, o Velho. Nesta época, porém, vieram da ilha de Santa Maria os irmãos Pedro e José Curvello, filhos de Pedro Curvello e de Feliciana de Rezendes, que deram origem a outro ramo de REZENDES daquele lugar.

Rodrigo Rodrigues, nas suas «Genealogias de S. Miguel e Santa Maria», no que virá a ser o Cap.º 39 – Volume II, diz, resumidamente, o seguinte:

1 - Afonso Rodrigues Pavão, alemão, um dos primeiros povoadores da ilha de S. Miguel. Veio casado com D… natural de Aragão (Frutuoso – S.T., Lv.º IV, cap.º XXIX). Tiveram:

2 – Manuel Afonso Pavão, que segue.
2 – Marta Pavoa que c.c. Afonso Anes da Rocha Machado. C.g.

2 – Manuel Afonso Pavão, o Velho, que c.c. Isabel Manoel, (também citada pelo genealogista micaelense Padre Belchior Manoel). Tiveram:

3 – Pedro Manoel Pavão, o Velho, que c.c. Guiomar Viana. C.g.
3 – João Manuel Pavão, que também se chamou João Manoel de Vasconcelos, e c.c. Inês de Oliveira. C.g.
3 – Inês Manoel, que c.c. Estêvão de Oliveira e Vasconcelos. C.g.
3 – Guiomar Manoel, que c.c. Guterres Lopes. C.g.
3 – Isabel Manoel, que c.c. João de Teve. C.g.
3 – Ana Manoel, que casou duas vezes; a 1ª com Rodrigo Álvares; a 2.ª com Vicente de Almeida. C.g. do 1.º casamento.
3 – D…, que foi mulher de Rui de Oliveira. C.g.

3 – João Manuel Pavão, c.c. Inês de Oliveira. Tiveram entre outros:

4 – Isabel Manoel, que foi casada com F… (provavelmente Manuel Domingues, pai de Catarina Manoel, mulher do Cap. João Afonso Pimentel. Apenas uma suposição).

Renovados cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Eu entendi que a família Pavão descende do Capitão João Afonso Pimentel,o velho e por conseguinte de João Afonso das Grotas Fundas,descendente do 3° conde de Benavente.É que eu faço parte da linhagem da família Pavão,citada.
Os meus ancestrais mais antigos:
João Pavão Camelo, , Capitão &1725 Antónia da Cunha
filho de Gonçalo da Costa
Married 5 June 1687 (Thursday), Igreja de Nª Srª das Neves da Relva, to
Ana Carvalho
este Gonçalo da Costa era filho de |
Gonçalo da Costa
&1653 Águeda de Almeida
Este último de
Luzia Cordeiro
& João Alonso,filho de Jorge Afonso, RR , born - Nª Sr.ª das Neves da Relva, Capítulo 415
Married to
Maria Dias
Eu conclui que a familia Pavão descende de Afonso Pimentel,através dos Rezendes.foi o que eu entendi.Entretanto,gostaria de saber mais informações.
O meu raciocínio está correto?

Claudimy Carneiro de Lima

Resposta

Link directo:

Condes de Benavente

#446962 | renansouza | 04 abr 2023 17:24 | Em resposta a: #417663

Exmo. Senhor
António Francisco Arruda Cota

Sugiro que seja feita a correção no site: https://geneall.net/pt/nome/544603/joao-afonso-das-grotas-fundas/

João Afonso, o das Grotas Fundas, não é Juan Pimentel y Quiñonez e também não é outro filho do 3º Conde de Benavante chamado Juan como pretendem alguns.

Os nobiliários espanhóis não citam um filho "Juan Alfonso Pimentel" do terceiro conde de Benavante, Alonso Pimentel, que "se foi de Espanha e não se sabe onde passou".

A primeira fonte que afirma isto é um trabalho do Boletim do Instituto Histórico da ilha Terceira, vol. 44, de 1986, de Miguel de Figueiredo Côrte-Real, mas não mostra a fonte.

A segunda fonte que afirma isto é o trabalho de Rodrigo Rodrigues, "Genealogias das Ilhas de São Miguel e Santa Maria", mas provavelmente foi inspirado no trabalho de 1986.

Todos os nobiliários mostram "Juan Pimentel y Quiñones" que se casou com Juana de Castro e que tiveram descendência. Assim sendo, há uma confusão de achar que João Afonso, o das Grotas Fundas seja o mesmo Juan Pimentel y Quiñones.

Até que se encontre a prova e a ligação definitiva, tudo o que se diz são só especulações ou conjunturas.
Portanto, acredito não haver dúvidas que a ligação não tem prova cabal alguma.

Fontes:
• Testamento de João Afonso, das Grotas Fundas. Vila Franca, 1511. Arquivo dos Açores pág. 100-104.
• BOBADILLA. Cardenal Francisco de Mendoza y. El Tizón de la Nobleza de España. 1560. N.º 77.
• LOPEZ, Alonso. Nobiliario Genealogico de los reyes y titulos de España. Madrid, 1622. Livro III, pág. 133.
• ESPINOZA, D. Ignacio Berdum de. Derechos de los condes de Benavente a la Grandreza de primera classe. Madrid, 1753. Pág. 14-15v.
• TOZO, Don José Ledo del. Hitoria de la Nobilísima Villa de Benavente, con la antiguedad de su ducado, principio de su condado, sucesion y hazañas heróicas de sus condes. Zamora, 1853. Pág. 270-271.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1858. Tomo II, pág. 78.
• PIFERRER, D. Francisco. Nobiliario de los Reinos y Señoríos de España. Madrid, 1860. TomoVI, pág. 73.
• SALCEDO, Juan Miguel Soler. Nobleza Española. Grandezas Inmemoriales. Madrid, 2020. Pág. 137-150.


Com meus cumprimentos,

Prof. Renan Souza

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 20:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen