Pereiras de Besteiros/Tondela e arredores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Pessoas | Regiões

Pereiras de Besteiros/Tondela e arredores

#417928 | severalmal | 12 set 2019 16:20

Boa tarde,

alguem tem alguma informacao relevante sobre as origens dos Pereiras da zona de Besteiros/Tondela e arredores. Sei que pelo menos um dos Pereiras da casa da Feira (condes da Feira) foi senhor de Besteiros no tempo de D. Manuel I, mas nao me parece que tenha grande relevancia visto que estes provavelmente nunca meteram os pes em Besteiros. Origem judaica talvez?

Estava a tentar encontrar a sua origem mas ja consegui chegar aos registos do sec. XVII e nao encontrei nenhuma informacao relevante e a informacao comeca a escasear. Tambem adquiri o livro “Concelho de Tondela – Heráldica, História e Património” a busca de mais pistas, mas ainda nao tive oportunidade de o ler.

Agradeco qualquer informacao (e peco desculpa pela falta de acentos, o meu teclado nao e portugues).

Cumprimentos,
Pedro Pereira

Resposta

Link directo:

Pereiras de Besteiros/Tondela e arredores

#417938 | joão reis | 12 set 2019 20:16 | Em resposta a: #417928

Boa tarde Pedro


Origem judaica, porquê?


Cumprimentos

João R. Caldeira

Resposta

Link directo:

Pereiras de Besteiros/Tondela e arredores

#417940 | severalmal | 12 set 2019 20:40 | Em resposta a: #417938

Boa noite caro João,

por nenhum motivo em particular, a verdade é que é uma hipótese sem qualquer fundamento. Sabe-se que alguns judeus convertidos após o aparecimento da Inquisição tomavam para si apelidos mais "cristãos". Além disso li a pesquisa do Sr. Arlindo Correia sobre os "Judeus de Tondela" (http://arlindo-correia.com/161207.html) em que aparece um António Pereira Dias, judeu, casado e morador em Tondela, isto nos finais do sec. XVII, inícios do sec. XVIII, mas também não se sabe há quantas gerações lá viveriam.

Cumprimentos,
Pedro Pereira

Resposta

Link directo:

Pereiras de Besteiros/Tondela e arredores

#417944 | joão reis | 12 set 2019 23:51 | Em resposta a: #417940

Boa noite Pedro

Desculpe a brusquidão da minha pergunta, mas algumas vezes surgem umas teorias de nomes de árvores significarem serem cristãos novos e não existe nada mais absurdo nisso. Os judeus na conversão forçada adoptaram nomes cristãos e claro que nunca iriam usar um nome que levantasse suspeitas de serem identificados só pelo nome como cristãos-novos. O facto de existir um Xn de nome Silva não quer dizer que Silva é nome de Xn, mas infelizmente para muita gente é.
Já vi no entanto que não é o caso.
No caso que apresenta existe uma família Xn na região de Tondela, mas que o introdutor do nome Pereira vem de Mirandela (aí sim região com muitos Xns), no entanto existem diversos outros Pereiras na região, em princípio Xvs.
No meu caso pessoal, tenho Pereiras que vieram de Mouraz (Tondela), e outros de Ribeiradio (Oliveira de Frades) ambas as famílias muito perto de Tondela, mas sem suspeita de Xnovice.



Cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen