Registrosegistros portuguese de parente

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Registrosegistros portuguese de parente

#417948 | merlinsrr | 13 set 2019 06:49

Tenho como meta encontrar registros de imigração e de nascimento de Manuel Joaquim de Souza, nascido pretensamente na Ilha da Madeira em 20 de Janeiro de 1887. filho de também Manuel Joaquim de Souza e de Sidalina Maria da conceição. Sua morte se deu no Brasil em 1959.

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#417955 | mila1000 | 13 set 2019 11:10 | Em resposta a: #417948

Nem sempre a meta é atingida.


Que tal um pouco mais à respeito da vida do manuel no Brasil?

Quando se casou? Qual municipio? Com quem?

Faleceu onde? Qual a data?

Sabe o nome dos filhos? Onde e quando nasceram?

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#417960 | merlinsrr | 13 set 2019 13:39 | Em resposta a: #417955

Claro, é meu avô, casou-se com Francisca Maria da Conceição(Minha avó), que depois passou a chamar-se, Francisca Maria de Souza. Filha de Brasiliano Noberto da Silva e Maria Delfina da Conceição. A esposa de Manuel é originária do município Jericó(1959), antes dessa data era distrito de Catolé do Rocha, paraíba. Nasceu em 05 me Março de 1914. Casada com ele em 12 de Abril de 1933, na antiga vila(hoje municipio) de Caiçara-pb, com o escrivão Luiz Gonzaga de Araujo, registro de casamento Numero de ordem 34. (f.v 93 e 94 do livro "B" de numero 5)

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#417961 | merlinsrr | 13 set 2019 13:42 | Em resposta a: #417955

Filhos são minha mãe, Maria Elizabeth de Souza, minha tia Maria Dalva de Souza, outro filho José de Souza, e outra filha que não sei o nome.

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#417962 | merlinsrr | 13 set 2019 13:45 | Em resposta a: #417961

Todos, acredito, não tenho certeza, nasceram num lugar chamado Lajes, era uma propriedade da família, no municipio de Caiçara-pb. Segundo minha mãe o Manuel quando veio para o Brasil pertencia a uma Familia da Madeira que trabalhava com transporte marítimo, inclusive possuía alguns navios na época.

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#417963 | saintclair | 13 set 2019 13:48 | Em resposta a: #417961

Areia;
...Nós gostamos de ajudar, no entanto pela sua
mensagem, dá a sensação que é nossa obrigação;
" Dobrar a língua é uma expressão muito antiga!"
Sc.

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#418343 | merlinsrr | 29 set 2019 13:34 | Em resposta a: #417955

Mila, consegui mais informações sobre meu avô, fui no cartório e pedi uma certidão de inteiro teor de seu nascimento, que deve ser providenciada em 15 dias. Mas pesquisando na internet consegui os termos do óbito e do casamento dele. Existe uma inconsistência,pois o declarante do óbito diz que ele tinha 65 anos quando morreu em 1950, contudo no termo de celebração diz que ele nasceu em 20 de janeiro de 1887, ou ele morreu com 63 anos ou ele nasceu em 1885. Como faço para anexar fotos aqui?

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#418348 | mila1000 | 29 set 2019 16:11 | Em resposta a: #417948

consegui os termos do óbito e do casamento dele. Existe uma inconsistência,pois o declarante do óbito diz que ele tinha 65 anos quando morreu em 1950, contudo no termo de celebração diz que ele nasceu em 20 de janeiro de 1887, ou ele morreu com 63 anos ou ele nasceu em 1885. Como faço para anexar fotos aqui?


Não adianta dizer que conseguiu, tem que informar os dados... Escreva

no forum não se anexa fotos

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#418350 | mila1000 | 29 set 2019 16:57 | Em resposta a: #417948

Parece que o casamento foi em 1935 e não 1933.
Se ler , vai ver que consta casado religiosamente. Deveria procurar o casamento na igreja de Caiçara.


Manuel, natural da Paraiba, obitom 25/10/ 1950 , termo 2269 Caiçara
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-65NS-L55?i=54&cc=2015754

casado no cartório em 12 abrl de 1935 com Francisca Maria de Souza
filhos
Maria Dalva 15 anos
Maria Bernadete 13
Jose Batista Souza 12
Maria Elizabete com 3 meses

casamento imagem 103
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-65NS-P95?i=102&wc=WP27-BND%3A338348401%2C338348402%2C338514101&cc=2015754

Manuel Joaquim nascido em 20/1/1887 Araruna (Sidalina falecida )
Francisca Maria da Conceiçao ,natural de Jerico

Devia procurar o Batismo de Manuel no ano de 1887 , pode constar origem dos pais...

Boa sorte !

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#418352 | merlinsrr | 29 set 2019 18:49 | Em resposta a: #418348

Assentamento de óbito de Manoel Joaquim de Souza: Aos vinte e cinco dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e cinquenta, nesta cidade de caiçara, estado da paraíba, neste cartório, compareceu o S. José Alves Sabino, residente no lugar Escorreguento, desta comarca, declarou: que hoje por volta das duas horas no lugar Lages da comarca de Araruna faleceu Manoel Joaquim de Souza, agricultor do sexo masculino de cor morena, com sessenta e cinco anos de idade, natural deste estado, residente no mesmo lugar, Lages, filho de Manoel Joaquim de Souza( o pai tinha o mesmo nome) e Sidalina Maria da Conceição, ( em outros documentos ela aparece como Cidalina). Falecidos em data ignorada, casado neste cartório, no ano de mil novecentos e trinta e cinco com Francisca Maria de Souza, domestica, residente em Lages, lugar já referido, de cujos casório deixa os seguintes filhos, Maria Dalva com quinze anos, Maria Bernadete com treze anos, José Batista Souza com doze anos e Maria Elisabete com três meses. O sepultamento foi feito no cemitério publico desta cidade.

Registro de casamento de Manoel Joaquim de Souza e Francisca Maria da Conceição: Aos dois dias do mês de Abril de mil novecentos e trinta e cinco nesta Vila de Caiçara, em meu cartório, presente o Doutor João Luiz Beltrão, juiz municipal deste termo, comigo escrivão abaixo assina....presente as testemunhas, Antonio Rodrigues Filho, José Anísio da Silva, agriculto, domiciliados e residentes nesta vila, recebiam-se de livre e espontânea vontade por marido e mulher Manoel Joaquim de Souza e Francisca Maria da Conceição, não impedidos de casar um com o outro, conforme apresentaram os documentos exigidos pelo código civil brasileiro, declaração de duas testemunhas maiores atestando....e que não estão impedidos de casar um com o outro. e Como já foram casados reciprocamente o juiz em observância ao caput 1187 do código civil e na forma da lei. O contraente Manoel Joaquim de Souza, nascido no dia vinte de Janeiro de mil oitocentos e oitenta e sete, no lugar Lages do município de Araruna, é casado religiosamente, agricultor, domiciliado e residente no mesmo lugar, é filho legítimo de Manuel Joaquim de Souza, proprietário, domiciliado e residente no município de Araruna e Sidalina Maria da Conceição, falecida. A contraente Francisca Maria da Conceição, nascida no dia cinco de março de mil novecentos e quatorze, no lugar Jericó, município de Catolé do Rocha, casada religiosamente de profissão doméstica,...é residente no lugar Lages e filha legitima de Brasiliano Norberto da Silvas e Maria Delfina da Conceição, agricultores domiciliados residentes no município de Catolé do Rocha. A nubente passa a chamar-se Francisca Maria de Souza. E para integralidade do ato celebrado manda assinar....testemunhas e escrivão.

Então existe uma inconsistência, ou ele nasceu em 1887 e morreu na verdade com 63 anos, ou nasceu em 1885 e morreu com 65 anos como diz o documento.

Ainda tenho documentos do registro de óbito de prováveis três irmãs de Manoel Joaquim de Souza. Espero que a certidão de inteiro teor do nascimento dele, que pedi no cartório traga informações sobre o local de nascimento dele e informações do pai dele, no caso meu bisavô.

Resposta

Link directo:

Registrosegistros portuguese de parente

#418353 | merlinsrr | 29 set 2019 18:56 | Em resposta a: #418350

Também estou pensando em ir em Araruna, pois os registros de propriedades eram feitos lá, do lado esquerdo da cidade de Caiçara passa um rio chamado Curimataú, contudo todas as propriedades que estão na margem esquerda do rio, são registradas na comarca de Araruna, e pode até ser que o filho Manoel Joaquim de Souza, tenha sido registrado por lá. Você sabe me dizer se nos registros de propriedades rurais existem menção sobre filiação também?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 13:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen