Segunda mulher do banqueiro José Maria do Espírito Santo Silva
Este tópico está classificado nas salas:
Esta é a primeira vez que pergunto algo neste fórum apesar de já saber sa sua existência e utilidade já há muitos anos, mas de facto precisava mesmo que um dos confrades me esclarece-se.
Por razões que se revelam irrelevantes, tive de fazer o estudo da família do famoso banqueiro e da sua família e, como de costume, primeiro verifico o que está na internet e só depois começo a pesquisar nos registos paroquiais. Ora, deparei-me com uma situação em que o que está na internet, quer em páginas myheritage de descendentes como aqui mesmo no Geneall, a segunda esposa aparece como Rita de Jesus Ribeiro passando até o apelido Ribeiro aos filhos, verificando o registo de baptismo, vê-se que ela apenas aparece como Rita e nem os pais nem os avós possuem quer nome quer sobrenome de Jesus.
De qualquer forma uma pessoa ter nomes a serem acrescentados no casamento não é de todo pouco frequente.
O problema é que os pais presentes no registo e os pais que são dados na internet e em particular no Geneall não correspondem de maneira alguma, se bem que o padrinho no registo aparece como pai no Geneall.
O que eu pretendo saber, é se foi de facto um pequeno lapso de quem acrescentou a senhora Rita de Jesus à base do Geneall ou se a família e por extensão amigos da família, saberiam algo sobre a filiação da senhora Rita de Jesus que não seria equivalente ao conteudo do registo de baptismo.
PS: Já vi muitos registos que faltavam à verdade, todos do primeiro quartel do século XX, sendo que em todos, o objetivo era esconder em muitos dos casos a identidade do pai das crianças quando toda a paróquia sabia quem era o pai. Vi até casos de casais fazerem netos de filhas solteiras serem seus filhos.
Muito Obrigado,
Link directo:
Renovo o pedido
RespostaLink directo:
Prezado,
em sua árvore genealógica está Francisco do Espírito Santo Limpo, pai de Manoel do Espírito Santo Limpo?
atenciosamente,
Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 12:59