Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

Este tópico está classificado nas salas: Direito

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419242 | Bruno Silva | 07 nov 2019 23:05

Olá, pessoal. Preciso muitíssimo da ajuda e paciência de vocês. Meu bisavô chamava-se Manoel Alves, nasceu em Portugal em 09/02/1905 e chegou ao Porto do Rio de Janeiro no dia 16/06/1909, com 04 anos de idade. Em 28/11/1925, casou-se com a Judith Alves (seu nome de solteira era Judith Bettencourt ou Judith Bittencourt), e teve 05 filhos: Daniel Alves, Dulce Alves, Joel Alves, Gracinda Alves e Ruth Alves (minha avó) e mãe do Luiz Antonio Candido Silva (meu pai),

Filiação: José Alves e Maria do Carmo.
Cartório de registro de casamento: Freguesia de Inhauma zona 03, livro 41.

Pode ser que tanto o Manoel Alves quanto seus pais tenham algum outro sobrenome, mas ninguém da família soube dizer sim ou não para essa questão

Não tenho certeza absoluta, mas meu tio afirmou que mais tarde o Manoel Alves retornou para Portugal e morreu lá, não se sabe a data.

Procurei por várias semanas em todos os sites que pude, inclusive no "familysearch", onde criei uma árvore genealógica, mas infelizmente não obtive sucesso. Cheguei a encontrar as certidões de óbito da Gracinda Alves e Dulce Alves, e encontrei também as certidões de nascimento e casamento da minha avó Ruth Alves, mas em todas as certidões apenas mencionam que o Manoel Alves era de "Portugal" ou "portugues".

Não tenho mais nenhuma informação, isso é tudo que sei. Preciso muito de ajuda, e já agradeço imensamente por tudo!

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419247 | mila1000 | 08 nov 2019 12:51 | Em resposta a: #419242

Realmente uma missão dificil...

Pesquise melhor o nome de Judith, pois, creio que seja Judith da Costa, filha de Jeronymo da Costa ( português) e Luiza da Costa (brasileira).
Pesquise também como Judite Alves, vai encontrar mais filhos. Por exemplo. Joel nascido em 1930 ,e, outro Joel nascido em 1937(setima pretoria)
Em 1937 , os avós paternos eram vivos, mas, Jeronimo não.

Conversar com familiares também ajuda, caso a familia tenha jazigo, uma visita ao local, poderá obter datas de nascimento e obitos dos familiares.

Depois, volte ao tópico com o que encontrar.

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419262 | Bruno Silva | 08 nov 2019 20:34 | Em resposta a: #419247

Olá, Mila. Muito obrigado por tentar ajudar!

Passei a tarde inteirinha pesquisando sobre essas dicas que você deu, encontrei algumas novidades, não sei se servirão, mas vou colocar aqui pra ver se surgem novas ideias, principalmente pra você, porque eu estou mais perdido do que cachorro em mudança! :)

Vale ressaltar que todas as minhas pesquisas são baseadas no site Familysearch, no momento não possuo e desconheço outros mecanismos, eu ficaria muito agradecido se você tiver outros mecanismos para consultas e puder me passar!

Vamos lá, de acordo com a certidão de nascimento da minha avó Ruth, Jeronymo Francisco da Costa e Luiza da Costa são os avôs maternos da minha avó Ruth, que por sua vez é filha da Judith. Luiza Maria Bittencourt (nome de solteira) – casou-se com Jeronymo Francisco da Costa e passou a se chamar Luiza da Costa (nome de casada)

Encontrei a certidão de nascimento da Judith, na certidão não escreveram seu nome completo, consta apenas como “Judith”, porém constam os nomes completos dos pais: Jeronymo Francisco da Costa e Luiza Maria Bittencourt. Ainda consta os nomes do avós maternos: Manoel Teixeira e Honoria Maria da Conceição (falecidos quando Judith nasceu).

Judith Bittencourt da Costa (nome de solteira) – casou-se com Manoel Alves e passou a se chamar Judith Alves, não tenho o documento de identidade dela, porém, digo que se chamava Judith Alves porque na certidão de nascimento da minha avó Ruth constam como seus pais “Manoel Alves e Judith Alves”.

Não encontrei nada sobre Judith da Costa, filha de Jeronymo da Costa (português) e Luiza da Costa (brasileira). E nem sobre Judite Alves... :(

Uma pergunta: Seguindo pelo caminho da Judith.... A Judith era brasileira, porém, o Jeronymo, pai da Judith, era portugues, isso quer dizer que a minha avó Ruth era neta de português e o meu pai é bisneto, me corrija se eu estiver errado, mas me parece que se buscarmos pelo lado da Judith o caminho para a cidadania portuguesa ficaria mais difícil. Ou não? Por esse motivo tentei a busca pelo Manoel Alves, porque ele é avô do meu pai e meu pai ainda é vivo, já a minha avó Ruth é falecida. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419265 | Massu | 08 nov 2019 22:29 | Em resposta a: #419262

no cepese que é um centro que estuda a imigração portuguesa para o brasil

https://www.cepese.pt/portal/portal/pt/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

encontra-se um pedido de passaporte de José Alves acompanhado pela mulher Maria do carmo Esperança
pode ser só coincidência
no site do cepese diz como pedir informaçoes o valor e 10 euros o id para informações é o 441710

58063 Maria do Carmo Esperança
441710 José Alves
Mulher 28 Feminino Casado

Assunção

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419272 | mila1000 | 09 nov 2019 17:13 | Em resposta a: #419242

No nascimento de Judith, Jeronimo compareceu ao cartório, mas, diz que Luiza é viúva. Não consta avós paternos.

8/12/1906 11 circunscrição

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6PFS-CBL?i=41&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A796X-SQ3Z

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419274 | Bruno Silva | 09 nov 2019 17:35 | Em resposta a: #419272

Oi, Mila. Sim, está escrito que quando Judith nasceu a sua mãe Luiza era "viúva há mais de ano", dessa maneira entende-se que o filho não era do falecido esposo, e sim do Jeronymo que compareceu para registrar a Judith. Me corrija se eu estiver errado, ok!?

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419275 | Bruno Silva | 09 nov 2019 18:07 | Em resposta a: #419265

Olá, Assunção. Entrei no site e pude ver as informações que você passou. Sei que pode ser coincidência mas mesmo assim vou pedir para fazer uma consulta. Enquanto isso vou continuar procurando outros meios para encontrar o histórico do meu bisavô. Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419286 | mila1000 | 10 nov 2019 09:47 | Em resposta a: #419242

Não sou a pessoa mais indicada para opinar á respeito do nascimento da Judith. Vi que não consta que era filha do declarante, mas, da dita senhora, tanto que consta apenas os avós maternos.

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419293 | Massu | 10 nov 2019 13:46 | Em resposta a: #419275

Bom dia

procurei os vapores de 16/06/1909 no Porto do Rio de Janeiro e não encontrei nenhum
tem a certeza da data ?.
era para tentar saber de que Porto eles saíram de Portugal os do norte saiam quase todos de leixões .as
listas de passageiros tem algumas informações que podem ser úteis

Assunção

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419312 | Bruno Silva | 11 nov 2019 18:20 | Em resposta a: #419293

Olá, Assunção. Essa informação eu consegui no Arquivo Nacional, inclusive tenho esse documento em mãos. Baseado nesse documento eu fiz buscas para tentar localizar essa embarcação mas também não encontrei nada.

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419313 | Bruno Silva | 11 nov 2019 18:22 | Em resposta a: #419286

Tudo bem, Mila. Te agradeço por se importar e tentar ajudar! (:

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419317 | Massu | 11 nov 2019 21:45 | Em resposta a: #419242

Sabe se o seu bisavô tinha uma irmã
Encontrei no family a certidão de óbito de Encarnação do Carmo Matos de casada
era muito comum na época as raparigas irem buscar o nome da mãe
.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6DQ3-W3B?i=266&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77C5-673Z
se for da familia na certidão diz que e de Aveiro

Assunção

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419319 | Bruno Silva | 12 nov 2019 00:31 | Em resposta a: #419317

Hoje descobri que o meu bisavô Manoel Alves tinha um irmão chamado Delphino Alves, inclusive hoje recebi um documento, que é uma espécie de atestado de pobreza, onde consta que o Manoel, junto com 04 filhos, moraram com o Delphino por algum tempo.

Com relação ao nome "Carmo Matos", isso é novidade para mim, mas vou tentar me informar sobre esse nome. Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419328 | mila1000 | 12 nov 2019 08:45 | Em resposta a: #419242

Se obteve a data de chegada do seu bisavô no Arquivo Nacional, devem ter-lhe dito o nome do navio. Saberia informar?

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419329 | mila1000 | 12 nov 2019 09:07 | Em resposta a: #419242

casamento Delphino Alves (nascido em 11/09/1908) com Georgina Cabral de Mello
1 circunscrição - 11/06/1931
os pais residiam com ele em Itaguaí

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6XQ7-K3Y?i=41&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJB-Q3CC

Ao lado do termo consta desquite do casal. Pode tentar encontrar o processo, deve conter dados do Delphino que possibilitem descobrir onde nasceu.

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419341 | Bruno Silva | 12 nov 2019 18:18 | Em resposta a: #419328

No papel está escrito que ele chegou no "Vapor Holandesa", no dia 16/06/1909, eu já pesquisei bastante sobre essa embarcação com esta data e não encontrei nada.

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419349 | Bruno Silva | 12 nov 2019 19:15 | Em resposta a: #419329

Parece que o nosso caminho está se estreitando. Se o Delphino nasceu em 11/09/1908, ele era irmão mais novo do Manoel Alves, que nasceu em 09/02/1905, e eles chegaram ao Brasil em 1909. Então ambos são portugueses e provavelmente nasceram na mesma região. Parece um caminho bem legal encontrar informações sobre o Delphino Alves

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419350 | Bruno Silva | 12 nov 2019 19:19 | Em resposta a: #419242

Nesse link encontrei a Maria DE Carmo, mãe do Delphino Alves, que é irmão do Manoel Alves. Detalhe importante é que em todas as certidões que vi até hoje o nome da mãe deles é Maria DO Carmo, só pude encontrar esse nome modificando na busca o "do Carmo" para "de Carmo"

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-Q3CV

Resposta

Link directo:

Tenho uma missão quase impossível: descobrir o local de nascimento do meu bisavô!

#419897 | Bruno Silva | 09 dez 2019 18:10 | Em resposta a: #419317

Olá Assunção! Pesquisei bastante e tenho quase 100% de certeza de que essa pessoa era irmã do meu bisavô, como a diferença de idade era pouca, penso que eles nasceram na mesma região. Saberia me dizer como eu poderia fazer buscas pela certidão do meu bisavô em Aveiros?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 07:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen