Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419368 | fcatanas3 | 13 nov 2019 10:55

Bom dia,

venho por este meio solicitar ajuda na leitura da data do casamento de Francisco Joao de Medelim e Maria Ferreira, ele viuvo, ela solteria, em Joao Pires em 1686:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4827340
folha: PT-ADLSB-PRQ-PPNC02-004-M2_m0175.tif

3o registo a contar do topo, pagina da direita.

1) qual e' o dia e o mes?
2) e' este Francisco Joao o mesmo Francisco Joao Verdoso que casou pela promeira vez com Maria Domingues?
3) E' este casal o mesmo que teve com um dos filhos Domingos Joao Verdoso em Medelim que faleceu em 18 de Julho de 1840.
4) O registo so' refere o pai da noiva e e' omisso quanto ao nome da mae. Alguem pode ajudar
5) generiamente, qual e' a historia dos Verdosos de Medelim/Joao Pires?

muito obrigado
f

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419375 | FrederikoCG | 13 nov 2019 18:10 | Em resposta a: #419368

A era é 11 de Fevereiro de 1686. Se entretanto vier a desencantar mais coisas sobre os Verdoso de Medelim, assunto que também me interessa, colocarei aqui. tenho nota sobre Francisco João Ferreira Verdoso, filho de Manuel João Verdoso, nascido em Medelim, Bacharel formado em Cânones em 29.6.1746

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419377 | fcatanas3 | 13 nov 2019 18:57 | Em resposta a: #419375

Caro Frederiko

Muito obrigado pela informacao. Como conseguiu deduzir o dia e o mes? O nome da mae nao consta, pois nao?

Tenho um antepassado (Jose' Robalo Verdoso, ?-1847), filho de Manuel Robalo Verdoso (1772-1817) e Ana Maria e Almeida (?-1830) cujo assento de casamento regista uma dispensa de 2o, 3o e 4o graus, sem distinguir se do lado do noivo ou da noiva. Segundo consegui apurar o Avo comum e' Domingos Antunes Alentejano (1706-1760) e, quase de certeza Maria Joao Verdoso (?-1758). Suspeito tambem (com a ajuda de EVieira que gentilmente me chamou a atencao) que o avo Domingos Joao Verdoso (?-1740) seja irmao de Maria Joao Verdoso, o que desencadeara' um bisavo comum, suspeito que o Francisco Joao Verdoso da minha primeira mensagem. Mas mais para tras nao consigo chegar, pelo menos com auxilio dos registos paroquiais.

Se tiver interesse, disponibilizo-lhe aquilo que sei que registei deste link:
https://geneall.net/pt/forum/187472/beira-baixa-lista-de-ascendentes-da-minha-avo-de-medelim/#a419316

O devido credito a EVieira no link:
https://geneall.net/pt/forum/187455/medelim-dispensados-do-segundo-terceiro-e-quarto-grau-de-consaguinidade/#a419314

Mais uma vez lhe agradeco.
sem mais,
atentamente,
f

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419503 | FrederikoCG | 19 nov 2019 15:05 | Em resposta a: #419377

A data foi porque me pareceu ler que era, já não me lembro, se ut supra ou acima e o registo anterior, se li bem, tinha essa data. Quanto ao nome da mãe, não constava. Mas a questão dos Verdoso tem sido uma complicação, porque há muitos que não possuem o apelido Verdozo no registo, pelo que em muitos cass não se fica, sem mais, a saber se é mesmo Verdoso ou não. Todavia, por exemplo, em M1-98 surge uma testemunha de um baptismo que é Francisco João Verdoso, onde se encontra a sua assinatura. Em M1-99, existe também uma testemunha que, apesar de ser só identificado, como Francisco João, tem a mesma assinatura.

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419607 | fcatanas3 | 25 nov 2019 19:04 | Em resposta a: #419503

Em M1-119 esta' o assento de nacimento de Francisca (1692) e outra (1697) em M1-144; a primeira esta' mencionada em https://gw.geneanet.org/fcarvalhaogil?lang=en&pz=frederico+manuel&nz=carvalhao+gil&p=francisca&n=lourenco.

Embora sendo pouco usual, admito que o FJV e MF possam ter decidido chmar Franciscoa a duas filhas. Embora nao se possa, admitidamente, descartar que a Francisca de 1692 tenha falecido e a menina nascida em 1697 tenha sido baptizada como Francisca e, esta sim, ser a Francisca que deveria constar do registo no GENEANET.

sem mais,
f

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419613 | fcatanas3 | 25 nov 2019 20:59 | Em resposta a: #419607

Em M1-099, Francisco Joao e Maria Ferreira aparecem como pais de Domingos, que faleceu em Medelim a 18/jul/1740, casou com Maria Robala em Medelim a 30/Ago de 1720 e tiveram (entre outros provavelmente) o Manuel Robalo Verdoso nascido e falecido em Medelim a, respectivamnete, 28/jan/1740 e 03/Abr/1790, casado com Catarina Alentejana Antunes a 20/Nov/1771 e cujo filho, outro Manuel Robalo Verdoso, nascido em MEdelim a 14/Dez/1772, casou com Ana Maria de Almeida a 26/Set/1791, cujo casamento, este sim, foi dispensado de 2o, 3o e 4o graus.

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419632 | FrederikoCG | 26 nov 2019 15:45 | Em resposta a: #419607

Agradeço-lhe o apontamento sobre Francisca e os outros, também claro, que me ajudam na minha pesquisa. Apesar da possibilidade - com os nomes Maria e qualquer coisa já encontrei muitos casos em que o registo refere só Maria, como o caso de um tetravô meu de Medelim, que teve varias filhas Maria, no registo Paroquial, mas que depois, no inventário obrigatório por os filhos serem menores, à morte da mãe, cada uma das Marias era mais qualquer coisa. E tanto quanto me lembro só o meu trisavô e o seu irmão mais velho, que veio a ser padre em Medelim, é que eram do sexo masculino - a probabilidade é a segunda, já que não desencanto registos em idade adulta de duas Franciscas. Obrigado.

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419644 | fcatanas3 | 26 nov 2019 18:44 | Em resposta a: #419632

Obrigado pelas informacoes sonre as particularidades onomasticas daqueles Tempos.

A talhe de foice, sempre descobri mais alguma coisa que tambem talvez o possa ajudar. Todos os assentos se reportam a Medelim:

M2-025 (15/Ago/1717): Antonio Joao Verdoso (filho de Francisco Joao Verdoso e de Maria Ferreira) casa com Maria Pires

M2-017 (30/Mai/1714): Francisca Lourenca (filho de Francisco Joao Verdoso e de Maria Ferreira - a de '92 ou '97?) casa com Domingos Goncalves

M2-014 (02/Ago/1713): Domingos Fernandes Verdoso testemunha casamento entre Antonio Caldeira e Isabel Antunes.

M2-009 (25/Dez/1710): Pe. Domingos Fernandes Verdoso testemunha casamento entre Joao Afonso e Maria Correia.

atentamente,
f

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#419651 | fcatanas3 | 26 nov 2019 21:17 | Em resposta a: #419644

Perdoe-me isto ser aos pedacinhos mas aqui vao mais umas ligacoes perdidas, desta vez referentes ao Manuel Joao Verdoso:

1) 06/Mar/1692 nasceu Manuel, filho de Manuel Joao Verdoso e de Maria Goncalves (2o viri); padrinhos foram Francisco Joao Verdoso e Maria Ferreira

2) 24/Mar/1698 nasceu Maria, filho de Manuel Joao Verdoso e de Maria Goncalves; nao ha' Verdoso nem como padrinho nem como testemunha

3) 14/Mai/1701 nasceu Domingos filho de Manuel Joao Verdoso, o Moco e de Catarina Ferreira; madrinha Maria, filha de Manuel Joao Verdoso

4) 28/Ago/1733 falece Maria, de 6 meses, filha de Manuel Joao Verdoso e Margarida Domingues

5) 10/Dez/1733 falece Maria, de 20 dias, filha de Manuel Joao Verdoso e Catarina Pires Pinheiro

6) 05/Jul/1739 falece Manuel Joao Verdoso, viuvo e Maria Goncalves.

Julgo que podemos concluir (e especular):

a) O Manuel Joao Verdoso de 1), 2) e 6) sao o mesmo

b) O Manuel Joao Verdoso de 1), 2) e 6) nao e' plausivelmente nenhum dos referidos em 3), 4) e 5)

c) O Manuel Joao Verdoso, pai da madrinha Maria em 3) e' possivelmente, O Velho; neste caso
--- i) sera' o pai de Manuel Joao Verdoso O Moco
--- ii) Maria, a madrinha em 2) e' irma? de MJV O Moco
--- iii) Francisco JV de 1) e' tio (irmao de MJV Velho) ou irmao de Manuel JV O Novo?

atentamente,
f

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#451293 | Fernandes Diniz | 30 nov 2023 21:44 | Em resposta a: #419375

Caso ainda seja do interesse notícias sobre o Bacharel Francisco João Ferreira Verdoso, tenho algumas notícias que encontrei nesta semana do final de novembro de 2023, e terei todo o gosto de partilhá-las.

Resposta

Link directo:

Assento de casamento de Francisco Joao (Verdoso?) e Maria Ferreira - Joao Pires

#453684 | fcatanas3 | 24 abr 2024 19:18 | Em resposta a: #451293

Estimado Confrade,

Lamento o atraso no reconhecimento e resposta a' sua mensagem, a qual agradeço.
Estaria bastante interessado na informação que conseguiu arrematar.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen