Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça

#419560 | vmo1234 | 23 nov 2019 04:57

Prezados confrades,

Eu nunca havia usado a base de dados do Nós, Portugueses, hoje por curiosidade, fui lá ver se constava algo de uns fins-de-linha de minha árvore. Por grande surpresa minha, acabei me deparando com o registro de matrimônio de meus 8º avós Manoel Veloso Pereira e Josefa Teresa de Mendonça, ele batizado em São João de Porto de Mós, e ela batizada na freguesia de Nossa Senhora da Purificação de Alcanede.

Eu já tinha algumas referências de que seriam naturais ou batizados nessas duas freguesias, mas a falta de registros nessas mesmas localidades, me impediam de prosseguir por esse ramo. A surpresa foi que eles se casaram em um local que jamais poderia imaginar, na freguesia das Mercês, em Lisboa, aos 24 de junho de 1714.

Manoel era filho de Francisco Dorta e de Isabel Gomes, viúvo de Antônia Maria Pita, e morador na freguesia de Castelo, em Sesimbra; e Josefa filha de João do Couto de Magalhães e de Ana de Aragão. Após o casamento foram para a freguesia de Castelo, onde nasceu o único filho que encontrei, meu 7º avô Francisco Antônio de Mendonça, batizado em 22 de maio de 1715.

Há alguém que conheça esses nomes, ou pesquisa essas regiões? Encontrei na Torre do Tombo, um João do Couto de Magalhães, casado com Inês Duarte, que recebeu a mercê de escrivão das sisas da Vila de Alcanede em 1650, pelo cargo estar vago em decorrência da morte de seu sogro Luís Fernandes. Encontrei também referência a um João do Couto de Magalhães, natural de Alcanede, filho de Manoel do Couto Moutinho, no Livro III de matrículas dos moradores da Casa Real, que em 1673 recebeu alvará dos foros de escudeiro e cavaleiro fidalgo, com 800 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, pelos serviços que prestou no Rio de Janeiro, e na restauração do Reino de Angola.

Curiosa também é a relação que Manoel e Josefa tinham com pessoas ligadas à alta nobreza, eles casaram no oratório particular de D. Felipe de Sousa, perante D. João de Sousa, prior de Guimarães, e foram padrinhos do filho, D. Francisco de Sousa, e a Condessa de Vimioso D. Francisca Rosa de Menezes.

Agradeço por qualquer informação!

Cumprimentos, Vinícius.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen