Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419618 | AntonioLeandro | 26 nov 2019 04:01

Caros Amigos,

Hoje consegui avançar algumas gerações em minhas pesquisas com auxílio do banco de dados Nós, Os Portugueses. Encontrei o registro de casamento de meus quintos-avós, Francisco Machado Linhares, da freguesia de São Jorge das Doze Ribeiras e Elisa Ignácia, da freguesia de Santa Bárbara das Nove Ribeiras, em Angra do Heroísmo. Com as indicações do site e graças à bela caligrafia do pároco, ler o registro de casamento deles foi fácil e muito prazeroso.

Em seguida, pesquisando outro livro de registro de casamentos, encontrei o registro de casamento dos pais de Francisco Machado Linhares, José Machado Linhares e Maria Joaquina, entretanto, este registro é muito mais difícil. Alguém poderia confirmar se as informações que consegui colher estão corretas:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1807-1829/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1807-1829_item1/P31.html

O registro está na folha 28 (imagem da direita)

- Data do casamento: 11 de novembro de 1816
- Local do casamento: Paróquia de São Jorge das Doze Ribeiras
- Nome do noivo: José Machado Linhares
- Pais do noivo: Manoel Machado Linhares (já defunto) e Maria Joaquina
- Nome da noiva: Maria Joaquina
- Pais da noiva: Matheus Ferreira Alves (já defunto) e Maria Joaquina

Estou correto? A noiva, sua mãe e sua sogra chamavam-se Maria Joaquina? Alguém consegue ler as freguesias dos noivos e de seus pais? As idades dos noivos estão escritas neste registro?

Agradeço antecipadamente por vosso auxílio,
Antonio Leandro

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419627 | jlrsousa | 26 nov 2019 14:32 | Em resposta a: #419618

Lendo o assento em questão creio que a sua leitura está correcta. Não existe menção directa às freguesias de origem dos noivos e tão pouco às suas idades. Seríamos levados a crer que todos são naturais da mesma freguesia das Doze Ribeiras.

Cumprimentos,

João Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419631 | zefil | 26 nov 2019 15:29 | Em resposta a: #419618

Caro António Leandro

O registo de casamento que apresenta, faz menção que são "naturais, batizados e desobrigados dos preceitos das três quaresmas próxima passadas nesta mesma Paroquial de São Jorge".

Não menciona a idade dos nubentes, mas a sua pesquisa poderá ser feita a partir da data dos casamentos dos pais.

Casamento dos pais do noivo:
Manuel Machado Linhares com Maria Joaquina a 1 de Junho de 1789

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807_item1/P23.html

Casamento dos pais da noiva:
Mateus Ferreira Alves com Maria Joaquina a 30 de Julho de 1795

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807_item1/P44.html


Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419656 | AntonioLeandro | 27 nov 2019 00:50 | Em resposta a: #419627

João,

Muito obrigado.

Cumprimentos,
Antonio Leandro

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419657 | AntonioLeandro | 27 nov 2019 01:02 | Em resposta a: #419631

Caro Miguel,

Muito obrigado!

Como o senhor conseguiu localizar tão rapidamente os registros dos casamentos dos pais dos noivos? Utilizou algum site que reúna estes registros, como o tombo.pt, Nós Portugueses ou o Centro de Conhecimento dos Açores? Poderia me ensinar o método que utilizou?

Cumprimentos,
Antonio Leandro

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419669 | zefil | 27 nov 2019 10:26 | Em resposta a: #419618

Caro António Leandro

Não há segredo nenhum para descobrir estes registos.

Como o casamento a que se referia, aconteceu em 1816, retirei 20 anos e comecei a "folhear" no site do CCA o livro de casamentos da freguesia das Doze Ribeiras a partir de 1796 encontrando logo em 1795 o casamento de Mateus Ferreira Alves e e 1789 o casamento de Manuel Machado Linhares conforme os links que anteriormente disponibilizei.

Isto permite-lhe avançar mais uma geração.

Como no registo de casamento de Manuel Machado Linhares com Maria Joaquina não consta o nome dos Pais deste, referindo que ele é viúvo de Maria Clara, a forma de chegar aos pais, foi pesquisando o casamento com Maria Clara do qual segue o link:

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807/TER-AH-DOZERIBEIRAS-C-1783-1807_item1/P16.html

Cumprimentos

Miguel

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419670 | zefil | 27 nov 2019 10:44 | Em resposta a: #419618

António Leandro

Pode acrescentar como seus ancestrais os casais:

- Pascoal Machado Linhares e Antónia do Espirito Santo
- Francisco Coelho Cota e Maria de São Pedro
- Manuel Ferreira Alves e Ana Maria
- José Martins e Francisca da Conceição.

Miguel

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419682 | zefil | 27 nov 2019 19:27 | Em resposta a: #419618

Corrijo o nome de Pascoal Machado Linhares para José Machado Linhares

Resposta

Link directo:

Ajuda na Leitura: Registro de Casamento de José Machado Linhares e Maria Joaquina - Açores

#419685 | AntonioLeandro | 28 nov 2019 03:38 | Em resposta a: #419618

Miguel,

Mais uma vez, muito obrigado! Você é muito hábil na leitura destes registros.

Assim, acrescento à minha árvore genealógica.

Manoel Machado Linhares e Antónia do Espírito Santo - pais de Manoel Machado Linhares

Francisco Coelho Cota e Maria de São Pedro - pais de Maria Joaquina (esposa de Manoel Machado Linhares)

Manuel Ferreira Alves e Ana Maria - pais de Matheus Ferreira Alves

José Martins e Francisca da Conceição - pais de Maria Joaquina (esposa de Matheus Ferreira Alves)

Este é um tronco muito interessante de minha árvore genealógica, são as origens de minha mãe. Minha mãe nasceu no Brasil, mas todas as suas origens são portuguesas. Seu pai, José Martins de Carvalho, é filho de dois portugueses de Vila Real (Antonio Martins de Carvalho e Anna Alves de Carvalho) e sua mãe é filha de um português de Braga (Manoel José Ferreira) e uma brasileira (Alice Fernandes Guimarães). Alice, por sua vez, era filha de um português cuja origem ainda não consegui descobrir (Manoel José Fernandes Guimarães) e uma brasileira (Maria da Glória Freitas). Maria da Glória Freitas, era filha de Joaquim de Freitas Lourenço e de Emília Cândida de Freitas, açorianos, nascidos na Freguesia de Santa Bárbara, ele em 24/02/1846 e ela em 06/02/1854. Foi Emília que motivou-me a iniciar este tópico, pois ela é filha de Francisco Machado Linhares e Elisa Ignácia.

Um dado que me intriga é que no registro de nascimento de Joaquim de Freitas Lourenço está escrito que ele é filho de José de Freitas Lourenço e de sua mulher, que parece-me ser Luzia do Carmo., porém no registro de nascimento de seus filhos, o nome da mãe de Joaquim está descrito como Luzia do Coração de Jesus (ele mesmo foi o declarante). Você poderia confirmar se estou lendo corretamente o nome da mãe de Joaquim em seu registro de nascimento?

http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-SANTABARBARA-B-1836-1846/TER-AH-SANTABARBARA-B-1836-1846_item1/P200.html

Seria possível que D. Luzia tivesse mudado seu sobrenome devocional ou teria seu filho confundido o santo de devoção de sua mãe?

Antonio Leandro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen