Registro de Batismo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Registro de Batismo

#420097 | Nat7 | 18 dez 2019 13:23

Prezados,

Estou em busca do Registro de Batismo de meu bisavô nascido em Portugal. No entanto, não tenho a informação do local de nascimento. Os dados de que disponho são:

• Nome: Carlos Augusto dos Santos
• Pai: Thomaz de Aquino dos Santos
• Mãe: Ermelinda Augusta dos Santos
• Ano de Nascimento: 1869 ou 1870, Portugal.
• Data e Local de Falecimento: 13 de outubro de 1948, em Muriaé-MG.

Ficarei imensamente grata caso alguém possa me auxiliar nesta matéria.

Com meus sinceros cumprimentos,
Natalia

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420099 | FilipeFlard | 18 dez 2019 15:07 | Em resposta a: #420097

Com as igrejas de Portugal inteiro para investigar, não irá longe. Tem de obter as certidões de nascimento dos filhos dele para ver se consegue mais dados.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420101 | mila1000 | 18 dez 2019 16:10 | Em resposta a: #420097

Sem o nome da freguesia é impossivel pesquisar.

Procure saber onde, quando e com quem Carlos casou. Caso saiba a data , municipio, seria importante informar.

Quanto mais informar, maior a chance de localizar alguma coisa.

Mila

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420102 | Nat7 | 18 dez 2019 17:01 | Em resposta a: #420101

Prezados,

Agradeço muitíssimo a atenção.

Eu possuo a Certidão de Casamento de Carlos Augusto com minha bisavó, também portuguesa, chamada Jesuína dos Santos Arraes. O mesmo aconteceu no Brasil, em 05 de setembro de 1914, em Bom Jesus da Cachoeira-MG. No entanto, em tal Certidão não consta a freguesia de origem de ambos.

A freguesia de minha bisavó eu consegui descobrir por meio do site do Cepese, onde está registrado o passaporte de seu Pai. Dessa forma, eu localizei o assento junto ao arquivo de Coimbra. Entretanto, não obtive o mesmo êxito com o Carlos Augusto, pois não consegui localizá-lo junto ao site mencionado.

Dessa forma, mesmo ciente da dificuldade, resolvi tentar obter, junto aos presentes neste precioso Forum, alguma outra fonte de pesquisa que me possa ser útil em minhas buscas.

Permanecerei na expectativa de eventuais outras manifestações.

Com meus sinceros cumprimentos,
Natalia

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420104 | FilipeFlard | 18 dez 2019 18:59 | Em resposta a: #420102

Prezada Natália,

Em qual freguesia nasceu Jesuína? Considerou a possibilidade de Carlos Augusto ser da mesma freguesia ou concelho?
Os filhos deles nasceram em Bom Jesus da Cachoeira mesmo? Solicitou as certidões de nascimento dos filhos em formato inteiro teor?
Quanto ao Carlos Augusto, os pais dele vieram para o Brasil também ou faleceram em Portugal? Se vieram para cá, conseguiu as certidões de óbito brasileiras?
Carlos Augusto tinha irmãos? Os irmãos vieram para o Brasil e também casaram aqui? Procurou as certidões de casamento brasileiras deles?

Sei que é uma metralhadora de perguntas, mas nem sempre o que queremos saber aparece na certidão de casamento de uma pessoa. Tem de investigar os documentos brasileiros de todos os outros.

O www.familysearch.org ajuda na pesquisa, mas há muita documentação que só se consegue nos cartórios e nas igrejas.

Cordiais cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420105 | FilipeFlard | 18 dez 2019 19:06 | Em resposta a: #420097

Terei achado um irmão?

Consegui o assento de casamento de um João António dos Santos, filho de Tomás Aquino dos Santos e de Ermelinda Augusta dos Santos, que casou no Rio de Janeiro em 02 de outubro de 1902 com Rute Guilhermina da Silva e Sousa, filha de José Constantino da Silva e Sousa Júnior e de Guilhermina Rosa da Silva e Sousa. Consta que João António era natural de Portugal e tinha 25 anos de idade. Logo, deve ter nascido por volta de 1877.

Imagens 145/146 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-XX63-SMQ?i=144&cc=1582573

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420106 | Nat7 | 18 dez 2019 19:28 | Em resposta a: #420105

Prezado Filipe,

Muito obrigada por sua preciosa atenção.

Todas as questões que levantou são bastante pertinentes.

A Jesuína nasceu em Febres, Cantanhede-Coimbra.

Infelizmente todos os filhos do casal já faleceram e os netos não têm grandes informações sobre o avô, pois não chegaram a conhecê-lo.

Mas que maravilha essa sua descoberta, Filipe!! Provavelmente João Antônio seja irmão dele sim ou no mínimo é uma coincidência tremenda. Vou tentar apurar!

De todo modo, continuarei em busca das certidões que mencionou e espero obtê-las em breve para ampliar as possibilidades de êxito no desvendamento desta matéria.

Com gratidão e cordiais saudações,
Natalia

Resposta

Link directo:

Registro de Batismo

#420754 | Nat7 | 15 jan 2020 17:36 | Em resposta a: #420106

Prezados,

Em consideração à preciosa atenção que recebi neste distinto fórum, notadamente a todo o suporte ofertado pelo Sr. Filipe, tenho a alegria de comunicar que encontrei o assento de batismo de meu bisavô Carlos Augusto, junto ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo, tendo o mesmo nascido em Vila Nova de Cerveira.

Parabenizando uma vez mais a iniciativa deste espaço, oferto a todos meus sinceros cumprimentos e minhas cordiais saudações,

Natalia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 16:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen