Processos de passaportes da Junta da Emigração

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Processos de passaportes da Junta da Emigração

#420405 | VictorC | 02 jan 2020 14:17

Para todos os que se interessam por consultar passaportes de emigração, penso que existe uma limitação comum na informação que se pode encontrar disponível em linha nos arquivos municipais. De facto, a partir de 1947, ano em que foi criada a Junta da Emigração, os passaportes para esse tipo de mobilidade deixaram de ser emitidos nos Governos Civis para serem emitidos pela referida Junta.

No meu caso estou interessado nos informação relacionada com a emigração do distrito de Vila Real e em particular do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Considerando que grande parte do acervo do ADVRL está disponível em linha, é realmente uma frustração quando deparo com essa "parede" de 1947, ou seja não poder aceder a essa informação.

Em tempos questionei os serviços do Arquivo Distrital de Vila Real, do Porto e da Torre do Tombo. Ao que percebi das respostas, a informação deverá constar dos arquivos do Ministério do Interior na TT. Infelizmente parece não haver planos para que venha a ser disponibilizada em linha, algo que penaliza muito todos os interessados.

Alguns dos nosso confrades já consultou localmente esses arquivos da Junta da Emigração? É fácil fazer essa consulta?

Aproveito para desejar a todos os confrades um excelente ano de 2020

Muito obrigado
Victor João Carocha

Resposta

Link directo:

Processos de passaportes da Junta da Emigração

#433103 | AVal.26 | 24 abr 2021 23:12 | Em resposta a: #420405

Boa noite,

Obteve alguma resposta sobre o tópico que criou? Tenho eu também interesse em ver os processos e passaportes pedidos por familiares entre ,1950-1952, e expedidos pela Junta de Emigração e não consigo descobrir onde os aceder.

Grata por qualquer ajuda que me possa dar.

Resposta

Link directo:

Processos de passaportes da Junta da Emigração

#433834 | VictorC | 18 mai 2021 23:56 | Em resposta a: #433103

Boa noite,
infelizmente anda não tive qualquer resposta nem informação por outra via.

Há alguns trabalhos académicos que parecem denotar que os autores exploraram esse acervo.
Tentarei encontrar um contacto.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 20:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen