Famílias do Concelho de Mação

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias do Concelho de Mação

#420478 | Sagi | 05 jan 2020 20:04

Boa Noite!
Tenho grande parte da minha ascendência no concelho de Mação, nas freguesias de Aboboreira, Amêndoa, Cardigos, Mação e Penhascoso. Os apelidos que mais se repetem são: Aboboreira: Gonçalves, Marques Horta
Amêndoa: Matos
Mação: Dias, Gueifão
Penhascoso: Gaspar e Susana
Alguém com ascendência nestas freguesias já se deparou com algum destes sobrenomes?

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420510 | JoãoGaspar | 06 jan 2020 21:13 | Em resposta a: #420478

Boa noite,

A minha ascendência paterna é de Mação, tenho algumas informações .
Disponha

Cumprimentos
João Gaspar

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420594 | pbribeiro | 09 jan 2020 23:36 | Em resposta a: #420510

Boa noite,

A minha ascedência materna e paterna são ambas do concelho de Mação, e ambas da freguesia de Cardigos com ramificações várias para a freguesia de Amêndoa, bem como freguesias limítrofes de outros concelhos, principalmente, São João do Peso, Proença-a-Nova, Sertã, Marmeleiro e Vila de Rei.

Em alguns ramos que procuro estudar sigo um pouco perdido, talvez me possa ajudar?

Cumprimentos,
Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420635 | isabeldias | 11 jan 2020 20:42 | Em resposta a: #420594

boa noite,

Os meus avós maternos e paternos são de aldeias da freguesia de Cardigos. Os ascendentes que já identifiquei são de várias aldeias de Cardigos , de Proença a Nova, Amêndoa, Vila de Rei, Sertã e outras freguesias de Mação.Tenho recorrido aos arquivos digitalizados da Torre do Tombo. Existem alguns anos em que não existe informação.Os registos mais antigos são de 1698.Os nascimentos a partir de 172...indicam não só os pais, mas também os avós.Pelo que de forma indirecta é possivel recuar um pouco mais no tempo.
Se puder ajudar em alguma coisa, disponha
Isabel Dias

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420762 | pbribeiro | 15 jan 2020 23:15 | Em resposta a: #420635

Boa Noite Isabel,

Obrigado pela disponibilidade.
Também eu tenho construído, ou antes, descoberto as minhas ascendências mais remotas através do tombo.pt
Há uns quantos casais que encontrei no tombo, que me despertam a curiosidade:

Manuel Martins Manço (Cardigos) x Maria Ribeiro (Cardigos) são os primeiros Ribeiro que encontro na freguesia de Cardigos. Penso que nasceram na segunda metade do séc XVII e Manoel deverá ter falecido durante a primeira década do séc.XVIII. Gostaria de averiguar se haverá relação, com Manuel Martins Manço de Cardigos, o qual teve um processo de Diligência de Habilitação em Abrantes no ano de 1672 (https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2339218), e casado com Maria Cordeiro.

Também o casal Manoel João (Roda, Cardigos) x Maria Manoel (Mesão Frio, Cardigos) me despertam a curiosidade, pois decobri serem meus octavós 9 vezes e meus nonavós 1 vez.


Obrigado mais uma vez.

Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420853 | isabeldias | 19 jan 2020 19:33 | Em resposta a: #420762

Boa noite Paulo,

O casal Manoel Martins Manço e Maria Ribeira também são meu ascendentes.O filho Pedro Ribeiro e o neto Francisco Ribeiro mantem o apelido Ribeiro , mas este desaparece na minha árvore com a bisneta Maria da Cruz.
Não tenho mais elementos sobre este casal.

O outro casal não faz parte da minha árvore.
Curiosamente o nome Manoel João nesta data ( por volta de 1700) aparece em muitas aldeias de Cardigos. Muitas vezes o filho mais velho chama-se também Manoel Joao, outro chama-se Jose Fernandes,...Depois como na mesma aldeia , passam a existir vários com o mesmo nome e já não chega ser designado como o novo, o velho...Aparentemente começam a adoptar outros apelidos.
Não sei qual a lógica de adopção de cada apelido, mas em alguns casos não são nomes da familia , parece me ser porque existe um padre ou alguém com prestigio com esse apelido ou existe alguma lógica que já não consigo identificar.
O Pedro Ribeiro tinha dois filhos padres: P.José Ribeiro e P.Manuel Ribeiro de S.Joaquim .Talvez através do processos destes padres seja possivel obter mais informação sobre os avós.

Obrigada pela partilha.Cumprimentos

Isabel Delgado Dias

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420854 | pbribeiro | 19 jan 2020 19:52 | Em resposta a: #420853

Viva Isabel,

Partilhamos então alguns ascendentes em comum.
Maria da Cruz Ribeiro (n.21.02.1758 - f.30.01.1825), é irmã de Pedro Ribeiro Manço, já nascido na Roda, para onde foram morar Francisco Dias Ribeiro (n.29.01.1725) diácono e Maria da Cruz Vicente (n.5.07.1724) do Freixoeiro, quando casaram. Pedro Ribeiro Manço é meu Pentavó, Joaquim Ribeiro Manço meu Tetra, Manoel Ribeiro Manço meu Tri e João Dias Ribeiro meu Bisavô, Moisés Ribeiro meu avo, todos nascidos e vividos na aldeia da Roda.
Maria da Cruz Ribeiro, penso que terá sido casada com Domingos Delgado Tavares (n.16.12.1749) dos Vales. Que tiveram uma filha Joachina (PT-TT-PRQ-PMAC03-001-00004_m0230.TIF), de quem Pedro Ribeiro Manço foi padrinho.

Paulo

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#420856 | isabeldias | 19 jan 2020 20:39 | Em resposta a: #420854

A Joaquina filha de Domingos Tavares e de Maria da Cruz casou na Pracana da Ribeira com António da Silva. Estes são os avós da minha bisavó da Pracana da Ribeira, que casou no Freixoeirinho com António Dias.O meu apelido Dias vem do Freixoeirinho de onde era o meu avó Francisco.Este casou em Arganil e aí viveu.A minha avó de Arganil tinha o apelido Carvalho.
O apelido Delgado vem da Chaveira.De onde também vem o apelido Marques.
Todos estes ligam se a outros , em várias aldeias,todas da zona.Alguns também da Roda.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421068 | pbribeiro | 27 jan 2020 23:04 | Em resposta a: #420856

Boa noite Isabel,

O casal que refere, Domingos Tavares e Maria da Cruz, poderão ser respectivamente: ele dos vales e nascido em 16.12.1749 e ela da Roda nascida em 21.02.1758?
Na minha àrvore, no ramo Bernardino encontro este casal que tiveram uma Joaquina em 04.02.1787 e (entre outros filhos) uma Ignácia Maria nascida a 10.01.1789. Esta Ignácia é minha Pentavó. Sendo os mesmo casal, teremos ascendesntes em comum.

Cumprimentos,
Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421587 | isabeldias | 10 fev 2020 23:09 | Em resposta a: #421068

boa noite Paulo,

O casal : Domingos Tavares e Maria da Cruz fazem parte da minha árvore no ramo do Freixoeirinho.

Possivelmente, temos mais ascendentes em comum. Tenho um Bernardino ( nome próprio ) das Casas da Ribeira. Tenho vários ascendentes da Roda ( por ex. tenho um casal Pedro João e Maria Dias).

Cumprimentos
Isabel Delgado Dias

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421681 | pbribeiro | 13 fev 2020 18:19 | Em resposta a: #420478

Olá novamente Isabel,

Domingos Delgado Tavares (Vales)
n.16.12.1749 - f.antes de 1.11.1817
Maria Joaquina da Cruz Ribeiro (Roda)
n.21.02.1758 - f.30.01.1825 66 anos

Moradores na Roda.
esta é a informação que tenho deste casal, tenho ainda os seus pais e avós.
São meus hexavós pelo costado do meu avô materno.


Pedro João (Roda)
1690?
Maria Dias (Outeirinho, Várzea dos Cavaleiros)
1690?

Também moradores na Roda, são meus heptavós pelo costado da minha avó paterna.

Se tiver interesse, poderei partilhar as minhas árvores de costados consigo. Talvez tenha ramos que sejam do seu interesse.


Cumprimentos,

Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421682 | isabeldias | 13 fev 2020 19:30 | Em resposta a: #421681

Boa tarde Paulo,

O Domingos Tavares era filho de Jozé Fernandes ( Roda) e de Maria Tavares ( Vales). O Jozé Fernandes era filho de Jozé Fernandes ( Arganil) e de Catarina Delgada ( Casalinho) , moradores na Roda. A Maria Tavares era filha de Isabel Mendes (Freixoeiro) e de Bernardo Dias Tavares (Vales).Bernardo Dias Tavares era filho de Manoel Dias Tavares e de Catarina Manoel ( Vales).
Maria da Cruz era filha de Domingos Vicente e de Maria Fernandes (Freixoeiro).Domingos Vicente era filho de outro Domingos Vicente (Freixoeiro) e de Margarida João (Sarnadas).A Maria Fernandes era filha de Domingos Fernandes e de Bernarda Martins (Freixoeiro).
O casal Domingos Tavares e Maria da Cruz são os pais de Joaquina Maria que casou na Pracana da Ribeira e era avó da minha bisavó do Freixoeirinho.
O casal Pedro João e Maria Dias ( natural do Outeirinho da Varzea dos Cavaleiros) , moradores na Roda são os pais de Bernardo Dias da Roda, que casou com Joana Lourença (2º casamento) e fazem parte do meu ramo do Freixoeirinho e do meu ramo da Chaveira (Marques).Não sei quando nasceram.

Tenho todo o interesse em obter mais informações , que possam eventualmente colmatar algumas lacunas ainda existentes na minha árvore.O meu mail é : isabel.delgado.dias@gmail.com

Cumprimentos

Isabel Dias

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421684 | pbribeiro | 13 fev 2020 20:12 | Em resposta a: #421682

Isabel,

Em relação ao Domingos Tavares toda a linhagem que descreve bate certo com o que apurei.
Quanto a Maria da Cruz aponto os seus pais como outros, distintos dos que refere.
Veja aqui:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7196678
TIF.170 refere um irmão da Joaquina Maria de nome José.

aqui o que penso ser a 'sua' Joaquina Maria:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7196678
TIF.230

e a 'minha' Ingácia Maria:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7196678
TIF.264

Não tinha ainda chegado aos pais de Bernardo Dias Tavares (Vales), o que já me ajudou!
Obrigado.
Vou enviar-lhe um email com os excel que fui construindo.

Cumps,
Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#421961 | isabeldias | 21 fev 2020 23:04 | Em resposta a: #421684

Boa noite Paulo, tem razao transcrevi mal a informação para o Geneall. A Maria da Cruz que casou com Domingos Tavares era filha de Francisco Ribeiro e Maria da Cruz.

Não tenho 100% de certeza sobre o facto de Bernardo Dias Tavares ser filho de Manuel Dias Tavares e Catarina Manuel, mas acho provavel.O livro do Padre Henrique da Silva Louro sobre Cardigos inclui na pag 314 um testamento de Catarina Manuel dos Vales , viúva de Manuel Dias Tavares que refere"...Deixou 240 missas , um oficio,...a sua nora Isabel Mendes, com obrigação de...."

Cumps

Resposta

Link directo:

Famílias do Concelho de Mação

#422177 | pbribeiro | 29 fev 2020 11:51 | Em resposta a: #421961

Viva Isabel,

Estive a ler essa passagem no livro do Padre Louro e a Isabel Mendes deverá mesmo ser a esposa (na altura viúva, por isso a herdeira?) de Bernardo Dias Tavares dos Vales.

Na página seguinte também há um passagem curiosa sobre a Maria Dias que aparece lá como sendo das Casas da Ribeira, mas que é certamente a Maria Dias do Vale da Cuba de Oleiros. Não sabia que o Padre Bernardo Dias (ver desc. na pág. 226) era seu filho com Manuel Fernandes do Cavaleiro.

Cumps,
Paulo Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen