preciso ajuda

Este tópico está classificado nas salas:

preciso ajuda

#1877 | isa | 23 jan 2001 13:07

Bom dia,
em primeiro de tudo vao ter que me desculpar porque nao escrevo muito bem português, sou filha de pais portugueses mas nasci e morro em França, mas felizmente os meus pais ensinaram-me o português!
Preciso de ajuda para construir a arvore généalogica da minha familia que acho eu viveu sempre em Portugal, so que queria saber para aonde eu posso escrever para ter os certidoes de nascimento, morte e casamento dos meus antepasados e quanto é que isso custa mais o menos.Os meus pais nasceram no Minho, no conselho de Vila Nova de Cerveira.

Agradeço muito pela ajuda porque gostaria de descubrir muitas coisas sobre a minha familia.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: preciso ajuda

#1880 | JCC | 23 jan 2001 15:27 | Em resposta a: #1877

Isabel

Em Portugal, anteriormente a 1910, os registos que existiam eram os de baptismo, casamento e óbito, feitos nos livros das paróquias (ou freguesias). Depois de 1910 e até hoje os registos são feitos nas Conservatórias do Registo Civil.

Os livros são guardados nas Conservatórias (mesmo os paroquiais) durante cem anos (este número nem sempre é certo porque são enviados mais de um de cada vez e por isso pode haver livros com mais de cem anos nas Conservatórias) e depois enviados para os Arquivos Distritais. Grosso modo os livros até ao ano 1900 estarão nos Arquivos e anteriores a este ano nas Conservatórias.

Assim, para começar, e no caso de ainda não as ter, deverá pedir uma certidão de nascimento de cada um dos seus pais para a Conservatória do Registo Civil que serve a localidade em que eles nasceram. Para tal basta enviar uma carta, com um cheque ou vale postal que cubra os custos das certidões (mil escudos cada uma)e o do envio de volta para si, por correio, indicando o nome de cada um, a data e local de nascimento e os nomes dos pais (os seus avós).A vantagem de estar em França é que pode fazer as contas em Euros (1€ = 200,482 escudos)

Se não sabe qual (ou quais se os seus pais nasceram em terras diferentes) é a Conservatória a que se deve dirigir mande-me os nomes das localidades que eu tentarei ajudá-la.

É possível que este pedido possa também ser feito no Consulado mas não sei se é possível nem o tempo que demorará. Se tiver algum familiar na zona basta que ele vá à Conservatória e peça as certidões.

Nas certidões que vai receber estarão indicados os nomes dos seus avós e dos seus bisavós bem como o sítio onde nasceram. Bastará repetir o processo para cada um dos seus quatro avós e ficará com o nome dos trisavós.

A partir da data que referi acima os pedidos terão que passara ser dirigidos aos Arquivos Distritais.

Com este método pode recuar umas tantas gerações, quase sem sair da sua casa, com alguns telefonemas, cartas e a simpatia das pessoas dos Arquivo Distrital que, na sua grande maioria, têm prazer em ajudar-nos. Falo-lhe por experiência própria.

Fico ao seu dispor para qualquer ajuda

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: preciso ajuda

#1897 | isa | 24 jan 2001 08:28 | Em resposta a: #1880

Muito obrigado pelas suas informaçoes, ja posso começar as minhas investigaçoes !!

Isabel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen