Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#420550 | anabcosta | 07 jan 2020 18:52

O Padre José Borges e Vasconcelos nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e baptizado a 07/03/1806. Foi Pároco na Igreja de St. Ildefonso/Porto e depois em Leça da Palmeira. É antepassado direto do meu marido através de um dos filhos desse Abade, de nome Júlio Emílio da Rocha Vasconcelos. O dito José Borges de Vasconcelos era filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos (esta filha de João Mendes Vasconcelos, de Tuías - Marco Canaveses).
Foi padrinho do Padre José Borges Vasconcelos, um Reverendo de nome Francisco José Mendes Vasconcelos, também de Tuías, que se habilitou às ordens sacerdotais em 1773, no Porto.
Sei que a Ana Maria Mendes de Vasconcelos nasceu em 3 de Setembro de 1781, no Lugar da Oliveira, S. Martinho de Soalhães. Era filha legítima do referido João Mendes de Vasconcelos e de sua mulher Ana Maria Soares (do Lugar da Oliveira/Soalhães); neta materna de João Teixeira Guimarães e de sua mulher Ana Mendes de Vasconcelos de S. Salvador de Tuías; neta paterna de João Soares e de sua mulher Maria de Oliveira do Lugar da Oliveira de S. Martinho de Soalhães.
Por seu lado a mencionada Ana Mendes de Vasconcelos - era filha de Manoel Mendes de Vasconcelos e de Maria Vieira (St. Marinha de Fornos), tendo casado em Fornos (Marco Canaveses) em 25 de Dezembro de 1723 com João Teixeira Guimarães (nascido em 12 de Outubro de 1699, na freguesia de Sobrado do Monte ?, Arcebispado de Braga)
___
Habilitação do Padre Francisco José Mendes de Vasconcelos : Filho legítimo de João Teixeira Guimarães, de Moure, Felgueiras e de Ana Mendes de Vasconcelos. Neto paterno de Manuel Gonçalves de Moure e de Ana Teixeira de Vila Cova da Lixa/Felgueiras. Neto materno de Manoel Mendes de Vasconcelos de Fornos (M.Canaveses) e de Maria Vieira do Freixo/Marco Canaveses.
Era, portanto, este Reverendo F. J., irmão do João Mendes de Vasconcelos.
Li, em sede de genea, que haveria uma irmã do Reverendo Francisco José e portanto do João de nome Teresa Mendes de Vasconcelos. Correto? Possuem mais elementos sobre ela?

Poderá alguém relacioná-los com outros parentes e/ou casa de família, nomeadamente com a CASA DE FONTELAS (Morgadio de Fontelas em Cepelos)?
Obrigada.
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#420559 | Geneall | 08 jan 2020 11:31 | Em resposta a: #420550

Cara confreira,

Onde diz "neta materna de João Teixeira Guimarães e de sua mulher Ana Mendes de Vasconcelos de S. Salvador de Tuías; neta paterna de João Soares e de sua mulher Maria de Oliveira do Lugar da Oliveira de S. Martinho de Soalhães", confirma esta informação, ou terá trocado o "paterna" pelo "materna"? É que os sobrenomes dos pais de Ana Maria Mendes de Vasconcelos (João Mendes de Vasconcelos e Ana Maria Soares), sugerem ser ao contrário.

Agradecemos a sua confirmação.

Cumprimentos,

Geneall

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#420564 | anabcosta | 08 jan 2020 14:41 | Em resposta a: #420559

Sim, troquei. Desculpe.
É mesmo, neta paterna de João Teixeira Guimarães e de sua mulher Ana Mendes de Vasconcelos, de S. Salvador de Tuías. Neta materna de João Soares e de sua mulher Maria de Oliveira, do Lugar da Oliveira, S. Martinho de Soalhães. (conforme assento batismo - site Torre Tombo)
Cump.
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#420670 | JAVSO | 13 jan 2020 16:05 | Em resposta a: #420564

Prezada Ana B. Costa

Talvez lhe interesse este assento de casamento
1797-11-30 – Manuel BORGES Soares, f.º de Manuel BORGES e de sua m.er Maria Soares, do lugar do Reguengo, n.p. de Manuel BORGES e de sua m.er Domingas Vieira, do mesmo lugar, n.m. de Manuel Nogueira e de sua m.er Maria Soares, de Quintã, cc Ana Maria Mendes de Vasconcelos, filha de João Mendes de Vasconcelos e de sua m.er Ana Maria de Oliveira, do lugar de Oliveira, n.p. de João Teixeira e de Ana Mendes de Vasconcelos, do lugar de Cotovio, freguesia de Tuías, n.m. de João Soares da Mota e Maria de Oliveira, do lugar de Oliveira – M-12, fls. 61vº e 62.
Vivo em Soalhães e sou descendente de Manuel Borges e sua m.er Domingas Vieira. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#420684 | anabcosta | 13 jan 2020 22:00 | Em resposta a: #420670

Boa noite!
Interessa com certeza! Já o fui buscar ao site da TTombo.
Muito obrigada.
O meu marido descende "deste casamento" e tenho andado a pesquisar os seus ancestrais.
Saberá informar-me se estes Mendes de Vasconcelos estão relacionado com os de "Fontelas"?
O que mais me poderá informar sobre este ramo dos "Borges"?
Grata,
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#422165 | anabcosta | 28 fev 2020 22:59 | Em resposta a: #420670

Boa noite!
Interessa com certeza! Já o fui buscar ao site da TTombo.
Muito obrigada.
O meu marido descende "deste casamento" e tenho andado a pesquisar os seus ancestrais.
Saberá informar-me se estes Mendes de Vasconcelos estão relacionado com os de "Fontelas"?
O que mais me poderá informar sobre este ramo dos "Borges"?
Grata,
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#422166 | anabcosta | 28 fev 2020 23:10 | Em resposta a: #420670

Boa Noite,
O meu marido descende do Padre José Borges e Vasconcelos (abade em St. Ildefonso/Porto e Leça da Palmeira) que teve 3 filhos (pelo menos foram os assentos que encontrei) com Emília Preciosa Rocha de Matos : José Emílio Artur da Rocha Vasconcelos ; Júlio Emílio da Rocha Vasconcelos e Emília Rocha Vasconcelos. O Júlio Emílio da Rocha Vasconcelos casou com Adelaide Vitória Mendonça Furtado de Meneses Pinto (antepassados do meu marido - trisavós); O José Emílio Artur da Rocha Vasconcelos casou com uma francesa de nome Berthe Conseil.
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434891 | Tegui | 05 jul 2021 21:53 | Em resposta a: #422166

José Emílio Artur da Rocha Vasconcelos era meu bisavô, pai de meu avô materno (pelo 2º matrimónio). Inicialmente era casado com Maria Clementina Taylor, natural do Rio de Janeiro, tendo também descendência deste casamento que não conheci.
Cumprimentos
Alberto Fernando de Vasconcelos Guimarães

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434893 | anabcosta | 05 jul 2021 21:57 | Em resposta a: #422166

Acrescento que os "Rocha Vasconcelos" não são 3, mas sim 4 : José Emílio Artur, Julio Emílio, Emília e António Emílio (comerciante no Brasil/Rio Janeiro?)

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434894 | anabcosta | 05 jul 2021 22:03 | Em resposta a: #434891

Sim, do primeiro casamento, foi pai de Alfredo Taylor de Vasconcelos (nascido no Brasil e que veio para Portugal jovem - 1886?, naturalizou-se português em 1892 - consulado Brasil no Porto),que casou em Leça da Palmeira com Emília Augusta Aroso Moreira.

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434895 | Tegui | 05 jul 2021 22:15 | Em resposta a: #422166

Consultando o livro de assentos de Baptismo da paróquia de Soalhães, referente aos anos 1802 a 1811, não encontrei o assento referente ao Pe. José Borges e Vasconcelos. Estará registado noutro local?
Cumprimentos.
Alberto Fernando de Vasconcelos Guimarães

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434896 | Tegui | 05 jul 2021 22:17 | Em resposta a: #434894

De cuja união nasceu uma filha de nome Alice, que contraíu matrimónio com Camilo Augusto de Quadros.
Cumprimentos.
Alberto Fernando de Vasconcelos Guimarães

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434899 | anabcosta | 05 jul 2021 22:41 | Em resposta a: #434895

"José Borges e Vasconcelos. Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e baptizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos". Foi padrinho de batismo o Dr. Reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos - tenho o assento batismo.
Informação obtida no Bispado do Porto: o Padre José Borges de Vasconcelos teve inquirição de genere no Bispado do Porto em 18.11.1824 e era da freguesia de Soalhães. Os seus pais e avós são estes: à data de registo 18.11.1824 - José Borges de Vasconcelos Filho legítimo de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos, paterno de Manuel Borges e de Maria Soares, do lugar das Cortes. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos e de Ana Maria Soares, do lugar de Oliveira.

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#434900 | anabcosta | 05 jul 2021 22:54 | Em resposta a: #434896

Alice foi filha do Alfredo Taylor de Vasconcelos e da Emília Augusta Aroso Moreira?

SFF ler o doc a partir da página 69 :
http://www.maproom44.com/psr/sample/1012.pdf

Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#436679 | anabcosta | 29 set 2021 22:18 | Em resposta a: #434896

Refere-se, por acaso, a este Quadros ?

http://www.maproom44.com/psr/sample/1012.pdf

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#438115 | Jorge O Grande | 17 dez 2021 19:04 | Em resposta a: #420550

Boa tarde.

Venho de um José Mendes de Vasconcelos, nascido em Santa Maria de Sobretâmega, Marco de Canaveses, e que foi para Penafiel. Era filho de Teresa Mendes de Vasconcelos, filha de António Mendes de Vasconcelos.
Teve como filhos, entre outros, Francisco Mendes de Vasconcelos e o Rev. José Mendes de Vasconcelos Azeredo Lobo.

Alguma ligação? Posso dar mais dados.

Estou a preparar-me para pedir a eliminação desta conta, que criei quando tinha 15 anos. Por isso não sei se nos vamos voltar a contactar, mas, se for a tempo, diga-me algo, por favor.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#438124 | Jorge O Grande | 18 dez 2021 20:43 | Em resposta a: #420550

Corrijo: tinha 14 anos. Nem sabia bem o que andava a fazer.

Mas esta Teresa Mendes de Vasconcelos, que tenho na minha árvore, não será a mesma de que fala?
A que tenho é filha de António Mendes de Vasconcelos e de Maria Duarte. Casou com Manuel Gomes.
Teve descendência, de entre a qual José Mendes de Vaconcelos (1769-1833), do qual descendo.

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#442610 | JAVSO | 14 ago 2022 06:16 | Em resposta a: #434895

Bom dia.
Certamente já localizou o as. de b. de José Borges de Vasconcelos ou José de Vasconcelos Borges. De qualquer maneira, para a hipótese de não o ter localizado, informo-o que se encontra na fl. 108, 2º as., do livro Misto-13, livro com início em 1802, no meio da secção dos assentos de casamento - ver, ainda, fl. 59vº da secção dos batismos. Só hoje me apercebi desta situação.
Cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#442618 | anabcosta | 14 ago 2022 20:03 | Em resposta a: #442610

Boa Tarde,
Grata pela informação.
Um esclarecimento: Freguesia de Fornos ou de Tuías?
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

Mendes de Vasconcelos - Fornos / Tuías - Marco Canaveses (Fontelas?)

#442619 | anabcosta | 14 ago 2022 20:07 | Em resposta a: #442610

"José Borges e Vasconcelos. Nasceu em Soalhães, Marco de Canaveses, a 05/03/1806, e baptizado a 07/03/1806. Filho de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos". Foi padrinho de batismo o Dr. Reverendo Francisco José Mendes de Vasconcelos - tenho o assento batismo.
Informação obtida no Bispado do Porto: o Padre José Borges de Vasconcelos teve inquirição de genere no Bispado do Porto em 18.11.1824 e era da freguesia de Soalhães. Os seus pais e avós são estes: à data de registo 18.11.1824 - José Borges de Vasconcelos Filho legítimo de Manuel Borges Soares e de Ana Maria Mendes de Vasconcelos, paterno de Manuel Borges e de Maria Soares, do lugar das Cortes. Neto materno de João Mendes de Vasconcelos e de Ana Maria Soares, do lugar de Oliveira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 03:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen