Silvares, esclarecimento de registos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Silvares, esclarecimento de registos

#420769 | JAPR | 16 jan 2020 04:29

Caros Confrades e pesquisadores de Silvares

Gostaria de saber se alguem me podia explicar esta situacao muito estranha (pelo menos para mim) sobre Gabriel AFONSO e Alexandrina MENDES (meus distantes bisavos)

Gabriel AFONSO (N.Orbacem, Caminha Minho a 27ABR1677, filho de Francisco AFONSO e Barbora de BAROS (BARROS?) Isto e toda a informacao que tenho sobre ele.
Alexandrina MENDES (N.Beco, Ferreira do Zezere, Santarem a ??JUN1689, filha de Francisco Mendes GENTIL e Maria FERNANDES) Tambem isto e toda a informacao que tenho sobre ela.
Viviam em Silvares, Fundao e teriam casado antes de 1722, visto que o primeiro de pelo menos 7 filhos (que encontrei nos registos de Silvares, Fundao) nasceu a 01OUT1722. (Ja procurei o local e data do casamento nos registos de Casamento do Beco, Silvares e ate de Orbacem, mas sem sucesso).

Filhos de Gabriel AFONSO e Alexandrina MENDES sao:
1.Maria (N.Silvares01OUT1722)
2.Francisca (N.Silvares20NOV1725)
3.Antonio (N.Silvares24MAR1727)
4.Manoel (N.Silvares09OUT1728)
5.Maria (N.Silvares entre OUT1728 e FEV1729)
6.Bento (N.Silvares entre OUT1728 e FEV1729) [Meu distante bisavo]
7.Joam (N.Silvares26MAR1731)

Ora a minha primeira pergunta e confusao (talvez da minha parte, que estou a ler e enterpretar a informacao dos registos mal) e sobre a Maria e o Bento (N.5 e 6 acima). Serao eles Gemeos ??? (registos em sequencia mas as datas de nascimento nao fazem sentido (estao enseridas entre as datas de OUT 1728 (data do batismo de Manoel -N.4 acima) e de uma outra crianca (um Braz, filho de um Manoel Goncalves MACHIAL.....), nascido a 03FEV1729.

A minha outra grande confusao e porque e que o padre Manoel ANTUNES (Cura de Silvares) troca os nomes dos pais destas criancas e diz que sao filhos de Antonio LUIS e Maria THEREZA (existe uma explicacao no Livro de batismos de Silvares 1722-1733-TIF.108, a seguir ao registo de batismo de Joam), mas isso nao explica o porque da troca dos nomes (ou eu nao entendo essa explicacao).
Os nomes de Gabriel e Alexandrina estao escritos, talvez posteriormente na margem esquerda dos registos de batismo.

PT-ADLSB-PRQ-PFND25-001-B2_m0108.tif
Segue-se transcricao do Tif.108 do que consegui decifrar
“Maria esta asento dela a folhas primeira e Manoel a folhas secenta e nove filhos Legitimos de Gabriel AFFONSO e Alexandrina MENDES tudo e mais se acha nas folhas ditas Avos paternos e Maternos e naturalidade de seus? Costados? no mesmo assentos so ouve andarem amanciados muitos anos e tiveram estes filhos no mesmo tempo. e lhe impuseram o impedimento Crime e seriam? ignocentes por sentenca q? tirao? da Guarda esta a nao pondo pela muita atencao o tinha? e em verdade o fiz a sette de Abril de sette centos e trinta e hum e ????? os nomes que me disserao? E hum Antonio Luis e Maria THIREZA?”

E ja agora, sera que alguem tem conhecimento de que sera o crime cometido?

Muito Obrigado

Jose RODA

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420782 | j.lilaia | 17 jan 2020 16:01 | Em resposta a: #420769

Caro José Roda,

Mais logo ou amanhã, quando tiver algum tempo livre para "peneirar" todos estes registos que indica, vou tentar colocar aqui uma explicação mais pormenorizada que permita esclarecer as suas dúvidas e confusão, que têm toda a razão de existir pois não são uma situação muito habitual.

Entretanto, do que já consegui ler e perceber, adianto-lhe o seguinte:

A - Os registos que indica em 5 (Maria) e 6 (Bento) não são registos de baptismo mas sim registos de crisma/confirmação e poderão ou não ser filhos de Gabriel Afonso (a esclarecer). Terão nascido anos antes desta data.

B - Gabriel Afonso e Alexandrina Mendes não casaram antes de 1722 mas apenas em 03/07/1730.

Veja a imagem 130: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805935

Neste registo tem parte da explicação para a confusão: Gabriel Afonso era casado anteriormente com outra mulher (Luisa Lourenço) mas vivia "amancebado" com Alexandrina Mendes (que seria solteira) de quem teve filhos enquanto estava legitimamente casado com a primeira mulher.

Só após o falecimento da primeira mulher se pode casar com Alexandrina Mendes e por isso a menção ao "crime" em que vivia.

C - O João (7) terá sido o primeiro filho legitimo do casal. Todos os outros (a esclarecer quais) foram ilegitimos.

D - Os registos de baptismo que têm anotado à margem o "erro" no nome dos pais são de certeza de filhos deste casal. A anotação terá sido feita após o casamento destes. O "erro" inicial pode (parece) ter sido propositado para esconder o nome dos pais.

E - Os registos de baptismo de filhos de António Luis e Maria Tereza que não têm averbamento na margem parecem-me ser de um casal que teria efectivamente estes nomes e não do Gabriel Afonso.

Como disse anteriormente, tentarei ver melhor estes registos e depois tentarei colocar aqui uma explicação mais detalhada.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420793 | JAPR | 17 jan 2020 20:35 | Em resposta a: #420782

Muito obrigado por estas novas informacoes, que desconhecia!

Isto explica muitas das muitas perguntas que eu tinha.

Muito Obrigado!

Jose RODA
Ottawa, Canada

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420807 | j.lilaia | 18 jan 2020 00:00 | Em resposta a: #420793

Caro José Roda,

Como referi anteriormente, amanhã irei verificar estes registos que indicou mas entretanto, se puder, indique-me por favor qual o registo mais antigo, mas posterior a estes, que tem do seu "Avô" Bento (Casamento?/Baptismo de filhos?) e que pais lhe são indicados nesses registos.

Basta indicar o local e data ou então coloque aqui o link e número da imagem do livro.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420809 | JAPR | 18 jan 2020 03:40 | Em resposta a: #420807

Caro João Clímaco Lilaia

O que eu tenho sobre Bento AFFONCO (filho de Gabriel AFONSSO e Alexandrina MENDES) e o seguinte:

Nascimento (ou talvez crisma/confirmacao, que com a informacao acima ja nao estou tao certo se e de Batismo) :
PT-ADLSB-PRQ-PFND25-001-B2_m0079.tif
C.1728 (Neste registo diz que e filho de Antonio LUIS e Maria FERREIRA) Padrinho Joam FERNANDES, filho de Pedro FERNANDES, Todos de Silvares.

Casamento :
PT-ADLSB-PRQ-PFND25-004-M7_m0076.tif
PT-ADLSB-PRQ-PFND25-004-M7_m0077.tif
24JAN1759 na Igreja Paroquial de S.Ana (Silvares) com Maria GONCALVES (filha de Antonio GONCALVES e Marianna FRANCISCA) Nascida Casal de S. Martinho, Silvares c.1740? e veio a falecer em Silvares a 06JUL1780.

Obito:
PT-ADLSB-PRQ-PFND25-003-O2_m0150.tif
07SET1794 em Silvares (fez testamento, que ainda estou a tentar decifrar)

Enquanto a filhos de Bento AFFONCO e Maria GONCALVES conheco 3
1.Joao Bento BAPTISTA (Meu distante bisavo- 6ta. Geracao) N. C.177?
2.Izabel N. Silvares11JAN1766
3.Martinho N. Silvares22MAR1769
Cumprimentos
Jose RODA

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420837 | j.lilaia | 18 jan 2020 22:52 | Em resposta a: #420809

Caro José Roda,

As dúvidas que aqui colocou acabaram por mostrar um daqueles casos sempre bem interessantes das pesquisas genealógicas (e as suas últimas informações foram extremamente úteis para ter conseguido, espero, completar o puzzle).

Seguem as minhas interpretações da leitura dos dados que disponibilizou bem como de outros que pesquisei:

2º Casamento de Bento Afonso - com Maria Gonçalves

Imagem 76: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805936

24/01/1760 (e não 1759). O Padre escreveu "59" mas emendou para "60" o que se coaduna com a cronologia do livro.

Bento Afonso era viúvo de Ana Giraldes.

1º Casamento de Bento Afonso - com Ana Francisca Giraldes

25/05/1748

Imagem 31: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805936

Muito importante: Neste 1º casamento o noivo é dado como natural, não de Silvares, mas de "Torre de Vera, freguesia de Almalagés, Bispado de Coimbra". É Torre de Bera, freguesia de Almalagués, Concelho de Coimbra.

Baptismo em Almalagués em 27/08/1719 de Bento Afonso (como filho de "António Luis e Maria Teresa"):

Imagem 170: https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32733&FileID=7976

Este baptismo não tem qualquer averbamento nem menciona naturalidades de pais ou nomes de avós mas, pela cronologia, pelo nome do baptizado e nomes indicados pelos pais e pelo cruzamento com as informações dos outros registos, oferece-me poucas dúvidas de que não seja este o verdadeiro registo de Bento Afonso, na realidade filho de Gabriel Afonso e Alexandrina Mendes.

Baptismos em Silvares de filhos de Gabriel Afonso e Alexandrina Mendes

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805916

Folha 1 (Imagem 3) - Maria (a sua 1) - nascida a 01/10/1722 e baptizada a 07/10/1722

Folha 69 (Imagem 72) - Manuel (4) - nascido a 09/10/1728 e baptizado a 16/10/1728

Ambos os registos têm os nomes errados dos pais (mas os que terão sido indicados pelos mesmos) mas na margem estão averbados os nomes correctos e com a indicação para ver a folha 105.
Nesta folha 105 (imagem 108), logo após o registo de baptismo de João (o primeiro filho legitimo do casal), está a informação do erro nos nomes dos pais nos registos originais mas que todos os outros dados estão correctos (naturalidades dos pais e nomes e naturalidades dos Avós).
Também está novamente a informação de terem tido os filhos enquanto "andaram amancebados" bem como que "negaram os nomes que disseram um António Luis e Maria Teresa".
Nesta correcção não são indicados outros filhos.

Dos restantes filhos que o José indica, a Francisca (2) e o António (3) serão filhos do casal mas faleceram pouco depois do seu nascimento, e antes dos pais casarem, e não serão por isso mencionados na correcção nem a mesma foi averbada nos seus registos.

A Francisca faleceu em 30/11/1725 (Imagem 33) e António a 08/04/1727 (Imagem 38):

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805926

A Maria (5) (que será a mesma de 1) e o seu Bento (6) seriam os únicos com idade para serem crismados (cerca de 7 anos ou mais) e por isso são os únicos a aparecer no rol de crismados em 1729. Apesar de serem mencionados como filhos de António Luis e Maria Teresa (os nomes falsos que os pais terão usado até se casarem) não me oferecem grandes dúvidas de que serão filhos de Gabriel Afonso e Alexandrina Mendes pois parece não haver outro casal com os nomes de António Luis e Maria Teresa.


Óbito de Bento Afonso - 04/09/1794 (e não 07/09)

Imagem 150: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4805927

O Testamento menciona apenas missas por diversas intenções:

60 missas por sua alma
2 missas por alma de seu pai
2 missas por alma de sua mãe
2 missas por alma de sua primeira mulher
2 missas por alma de sua segunda mulher
1 missa ao Anjo de sua Guarda
2 missas pelas penitências mal cumpridas
2 missas pelas faltas dos ...(?) das Irmandades onde é Irmão
1 missa pela Senhora da Guia
1 missa a São Bento
1 missa pelas Almas do Purgatório


Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas mas se precisar de qualquer outra ajuda, por favor disponha.


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Silvares, esclarecimento de registos

#420844 | JAPR | 19 jan 2020 03:38 | Em resposta a: #420837

Caro João Clímaco Lilaia

Muito obrigado pelas informacoes disponibilizadas!

Agora parece que as informacoes de que eu disponho juntamente com estas novas, ja fazem mais sintido.

Mais uma vez obrigado

Jose RODA
Ottawa, Canada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen