Ajuda registo de bisavós

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Ajuda registo de bisavós

#420882 | skinner87 | 21 jan 2020 11:21

Bom dia,

Há algum tempo que ando a tentar encontrar os registo de baptismo de dois bisavós, ou o registo de casamento deles, mas sem sucesso. Por isso, decidi pedir a vossa ajuda para conseguir alguma pista sobre os mesmos:

- Carlos Agostinho Marques (filho de António Marques e de Maria Joana), nascido por volta de 1892 em Olhalvo, Lisboa

- Maria Alves (filha de Francisco Batista Alves e de Joaquina Joana), nascida por volta de 1893 no Cartaxo, Santarém.

Não sei em que ano terão casado ou em que local. Tiveram vários filhos, entre eles o meu avô, Ladislau Carlos Alves Marques, nascido a 05/10/1937 na Charneca, Lisboa.

Qualquer ajuda será bem-vinda!

Cumprimentos,

Bruno

Resposta

Link directo:

Ajuda registo de bisavós

#420889 | j.lilaia | 21 jan 2020 14:43 | Em resposta a: #420882

Caro Bruno,

Se não consegue encontrar os registos nos locais e datas indicadas (ou posteriores), talvez seja por ter algum dado que possa não estar correcto.

De onde tirou esses dados? Informação oral familiar? De registos de óbito? Acontece muitas vezes esses dados (idade ou naturalidade de pais e/ou avós) não serem totalmente correctos. O melhor será pedir uma cópia do registo de nascimento do seu avô ou de um dos irmãos para ver o que consta. Deverão ter dados mais fiáveis relativamente à naturalidade dos pais e poderá constar a idade destes à data de nascimento dos filhos bem como o local onde casaram.

Pode pedir em qualquer conservatória e se pedir "cópia não certificada" custa apenas 1 ou 2 €.

Entretanto, numa pesquisa que fiz para o tentar ajudar, encontrei um pedido de Bilhete de Identidade do que será um irmão mais velho do seu Avô e que residia em Elvas em 1946. Como também tem os dados do nascimento, pode ser que ajude.

https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1105897


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

P.S. - Fiz uma busca na freguesia de Olhalvo e em duas freguesias limítrofes bem como nos registos civis da Administração de Alenquer (registo de não baptizados anterior a 1911) e também não encontrei nada no ano indicado e posteriores.

Resposta

Link directo:

Ajuda registo de bisavós

#420890 | skinner87 | 21 jan 2020 15:03 | Em resposta a: #420889

Caro João,

Antes de mais, agradeço a sua ajuda.

Toda a informação que coloquei foi da cópia de registo de nascimento do meu avô Ladislau, proveniente da Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Por isso, penso que esta informação esteja correta (embora já me tenha acontecido um caso em que não estava).

Agradeço também o registo que me enviou, acho que vou solicitar o registo de nascimento deste meu tio-avô para ver se no registo dele consta alguma informação adicional.

Já agora, para pedir uma "cópia não certificada" o pedido pode ser feito online ou tem de ser presencial?

Muito obrigado mais uma vez,

Cumprimentos,
Bruno

Resposta

Link directo:

Ajuda registo de bisavós

#420898 | Jorge Resende | 21 jan 2020 23:43 | Em resposta a: #420882

Não perdia nada se ligasse para a Conservatória do Cartaxo pedindo para verem se em 1920, 1921 ali casaram Carlos e Maria Alves, pois com tantas indefinições, torna-se difícil a ajuda...
Estive a ver se eles casaram na 3ª Conservatória de Lisboa, relativa a Charneca nos anos 1920 1921 1922 e nada consta desse casamento, por isso, como disse, nada perde se telefonar para o Cartaxo, já que na generalidade os casamentos davam-se nas freguesias das noivas, com exceções, claro.

Resposta

Link directo:

Ajuda registo de bisavós

#420910 | skinner87 | 22 jan 2020 15:42 | Em resposta a: #420898

Olá J.Resende,

Obrigado pela sugestão. Também andei a verificar os registos de casamento na Charneca mas nada encontrei.

Viu seguir a sua sugestão, obrigado!

Cumprimentos,
Bruno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 22:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen