Tabordas de Mangualde da Serra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Tabordas de Mangualde da Serra

#420945 | natrix | 24 jan 2020 00:25

Caros Senhores,

António Rodrigues Taborda e Ana Lopes das Neves (ou Ana Gomes Neves) eram naturais de Mangualde da Serra, onde casaram em 1672.

"Viviam de suas fazendas e trato de panos" e tiveram, pelo menos, como filhos: o capitão de ordenanças António Rodrigues Taborda, Manuel Rodrigues Taborda, João Lopes Taborda e uma filha Maria que suponho que ficou solteira.

António era filho de Manuel Lopes Taborda e de Maria Rodrigues (Taborda?), casados em 1654, e Ana filha de Manuel Lopes e Maria Gomes Neves, casados em 1637.

A minha dúvida sobre o apelido Taborda da Maria Rodrigues prende-se com o facto do marido apenas ser apelidado Taborda num dos batismos dos filhos e de existirem dois óbitos de duas Maria Rodrigues Taborda, um em 1668, outro em 1675 (os registos de óbito da freguesia, nesta altura, são muitíssimo lacónicos e, por regra, não dizem com quem a pessoa era casada).

Na freguesia, a referência mais antiga que vejo ao apelido Rodrigues Taborda é a do casamento de uma tal Maria Rodrigues Taborda - que casa em 1632 com um tal Lourenço Rodrigues, de Moimenta - filha de uma Inês Rodrigues Taborda (falecida a mãe precisamente nesse mesmo ano de 1632).

Alguém terá alguma informação adicional sobre esta família?

Antecipadamente grato,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Tabordas de Mangualde da Serra

#421124 | natrix | 28 jan 2020 22:43 | Em resposta a: #420945

Caros Senhores,

Renovo o pedido.

Antecipadamente grato,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Tabordas de Mangualde da Serra

#421773 | natrix | 16 fev 2020 22:19 | Em resposta a: #421124

Caros Senhores,

Renovo o pedido.

Antecipadamente grato,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Tabordas de Mangualde da Serra

#421836 | LuísCardosoMenezes | 18 fev 2020 15:56 | Em resposta a: #420945

Caro colega do fórum Pedro de Sousa
A minha resposta não tem a ver com o tópico em questão, mas sim com um antigo dedicado ao Padre Lourenço de Vilas Boas. Se já tem todos os dados sobre ele, por favor ignore esta mensagem.
Sei que ele é natural de São Lourenço de Golães (Fafe) e em 8 de Setembro de 1649 recebeu a Abadia de São Martinho de Medelo (Fafe), que era da apresentação do Hospital de São Marcos de Braga (ver o “link” abaixo), neste documento diz a freguesia de naturalidade. Parece que os seus pais viviam no lugar de Vila Boa em Golães (terá sido daqui que tomaram o nome “Vilas Boas”???).
Através do seu filho Inácio de Vilas Boas é o antepassado dos meus parentes (pelo lado Cardoso de Menezes, do Paço de Nespereira) Doutor Abílio José de Vilas Boas Ribeiro, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e actual Presidente da Assembleia Municipal de Valongo (que tem dedicado muitos anos ao estudo dos seus antepassados, mormente os Vilas Boas), e de seu primo direito o Doutor Pedro Clementino de Vilas Boas Tavares, Professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Só sabemos o nome do pai (que agora não me recordo) e da segunda esposa, já que o Padre Lourenço era filho da primeira esposa, e os registos de Golães começam depois do seu nascimento.
Sei que António de Villas Boas e Sampayo (*1629 - +1701) famoso poeta, genealogista e historiador, nasceu na freguesia de São Martinho de Fareja (Fafe), filho e herdeiro de Diogo Vilas Boas Caminha, senhor do solar de Vilas Boas, no termo de Barcelos, o qual casara com D. Ana de Carvalho Sampaio na freguesia de Fareja, em 14 de Novembro de 1627. Fareja é relativamente perto de Golães (ambas do mesmo concelho), podendo haver ligação familiar entre estes e o Padre Lourenço João de Vilas Boas.

Cumprimentos

Luís Cardoso

http://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1253960&ht=MEDELO

Resposta

Link directo:

Tabordas de Mangualde da Serra

#421849 | natrix | 18 fev 2020 22:43 | Em resposta a: #421836

Caro Luís Cardoso,

Grato pela sua informação e pela sua atenção.

De facto, já possuía dados sobre a origem do dito padre, que efetivamente era de Golães.

Logo que tenha algum tempo, vou verificar essa informação e se acrescentar algo àquilo que referiu terei todo o gosto em comunicar-lhe o que eventualmente souber a mais sobre o assunto.

Cumprimentos,

Pedro Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 14:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen