Salvador e Mariana - denunciantes do Duque de Aveiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Títulos

Salvador e Mariana - denunciantes do Duque de Aveiro

#421297 | Neida | 03 fev 2020 04:06

Já faz muitos anos que no percurso de pesquisar a minha arvore de familia me deparei com os meus antecedentes diretos de Salvador José Joaquim Durão ( nascido em Noia, Galicia) e D. Mariana Teresa Xispes de Queirós. Já encontrei muitos coisas atraves de documentos originais que negam o que escreveram.

O meu Salvador é "famoso" por ser a primeira testemunha no processo dos Távoras. Assim como a namorada, D. Mariana Teresa, que foi presa também.

O mais engracado é que em 1776 eles abalaram de Lisboa e foram para Aveiro onde a filha mais velha por ali casou e assim eu nasci. Sou descendente direta do Salvador e Mariana e acho engracado que a minha familia e eu somos naturais de Aveiro.

Eu estou a rascunhar o livro da familia deles. desde Noia, Montemor-o-Novo, Setubal, Lisboa, Aveiro, Barcelos, Cabeco de Vide, etc...

Se alguém tem mais informaçoes por favor digam :)

Resposta

Link directo:

Salvador e Mariana - denunciantes do Duque de Aveiro

#421298 | Neida | 03 fev 2020 04:21 | Em resposta a: #421297

Esqueçi de dizer que estou á procura da vida do filho Salvador Plácido. Sei que foi Escrivão e tambem Enfermeiro na s Termas da Sulfuria e em 1824 fez requiremimento onde diz a sogra ser uma D. Antónia Joaquina Cardosa.

Estou á procura do primeiro casamento com Esperanca Maria (que só pod ter acontecido entre 1796 e 1800 en Barcelos - procurado e não encontrado) e do segundo casamento com Catarina Luisa

Resposta

Link directo:

Salvador e Mariana - denunciantes do Duque de Aveiro

#421299 | MSS | 03 fev 2020 11:12 | Em resposta a: #421298

Cara confreira,

Parece tratar-se do casal cujo casamento se celebrou na Ajuda, Lisboa a 27.6.1759, que se encontra em https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4812404 nº 0486.TIF, e também na Câmara Eclesiástica de Lisboa, 1759, Maço 989.

Confirma?

Cumprimentos,

MSS

Resposta

Link directo:

Salvador e Mariana - denunciantes do Duque de Aveiro

#421308 | Neida | 03 fev 2020 14:43 | Em resposta a: #421299

Olá MSS,

É mesmo este casal. Tenho o casamento em Ajuda mas não o documento da Camara Eclesiastica. Obrigada por essa informação. Tenho quase tudo sobre as vidas do Salvador e Mariana, incluindo cartas que ele escreveu, os seus batismos e óbitos, e muitas outras informações. Agora gostaria de seguir os seus filhos. Tiveram pelo menos 10 filhos que eu saiba e procuro o fio á meada de alguns:

1. D. Maria José Cecília (1760-1800) - faleceu em Ílhavo - casou em primeiro com o Capitão António Migueis Corrales em Aveiro, um homem muito mais velho que ela. Depois de 3 meses ficou viúva e não teve filhos desse casamento. Casou segunda vez com Luís José Saraiva, Capitão-Mór de Ílhavo - é deste casal que eu descendo - ainda não consegui saber para onde o Luís foi. Pareçe ter saído de Ílhavo depois da morte da mulher. A ultima notícia que tenho é de 1803 quando vendeu as suas propriedades em Ílhavo - gostaria de saber o que lhe aconteceu e onde faleceu.

2. José (Ajuda 1761) - não encontrei mais nada - gostaria de saber mais

3. António (Ajuda 1762) - sei que estava vivo em 1784 quando foi padrinho do irmão Laurentino (segundo do nome - Aradas 1783) - gostaria de saber mais

4. Amândio Jose (Ajuda 1770 - Ílhavo 1796) - faleceu solteiro

5. Laurentino (Ajuda 1772 - ???) - deve ter falecido antes de 1783 quando o segundo Laurentino nasceu. Gostaria de saber mais.

6. D. Francisca Cecilia (Ajuda 1774 - Conceicao Nova 1853) - Acompanhou a familia real quando se refugiarão no Brasil e voltou - faleceu solteira

7. Salvador Plácido (Ajuda 1776 - Cabeço de Vide 1825) - Sei que casou antes de 1800 porque tenho um óbito de um menino seu filho em fev 1800 em Barcelos e o batismo de uma filha também em Barcelos em dec 1800. Não encontrei o casamento. Sei que casou segunda vez. Faleceu em Cabeço de Vide mas não encontro o segundo casamento lá. Sei que a segunda mulher se chamava Catarina Luisa e sobreviveu o marido. A mãe dela era uma Antónia Joaquina Cardosa (está como sogra dele no requerimento de enfermeiro das termas da Sulfuria em 1824) - gostaria de saber mais dos descendentes dele

8. Francisco de Assis (Aveiro 1777 - ???) - Sei que era vivo em 1796 (Cadete em Monção com o irmão Salvador Plácido) - gostaria de saber mais

9. D. Vitória Rita (Aveiro 1778 - Barcelos 1801) - faleceu jovem e solteira

10. Laurentino (Aveiro 1783 - ???) - gostaria de saber mais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen