Fotografia antiga tirada no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Fotografia antiga tirada no Rio de Janeiro

#421683 | SuSousa | 13 fev 2020 19:36

Estou a tentar encontrar algum dado no Brasil referente à minha trisavó Filomena (ou Philomena) da Conceição (ou Filomena Rosa ou Filomena de Jesus), nascida a 04.03.1880 e natural de Penajóia, Lamego. Casou a 29.08.1897 com Manoel Correia Passarada Júnior e enviuvou deste a 02.04.1905. Emigrou para o Rio de Janeiro em data posterior a 23.03.1914 (data que consta do processo de passaporte). Era filha de Bernardo Coelho e Ana da Conceição (ou Anna da Conceição ou Anna de Jesus), também eles da freguesia da Penajoia, concelho de Lamego.
Sei que teve um filho, um rapaz, já no Rio de Janeiro. Não sei, por enquanto, o nome do filho, nem o nome do pai deste (nem se foi reconhecido pelo mesmo), nem se teve descendência (uma tia-avó diz que sim, mas não me sabe dizer mais do que isso e ninguém na família consegue ajudar).. Em relação a ambos tenho apenas uma foto tirada algures num fotógrafo no Rio de Janeiro e que não tem qualquer tipo de inscrição.
Tenho feito pesquisas na 8ª circunscrição para ver se consigo encontrar o registo de nascimento desse filho e até agora sem sucesso. Na 8ª circunscrição porque creio que há grande probabilidade de ter ido para Vila Isabel, para além das cartas de chamada que consegui reunir de outros familiares seus, o primo que a levou, em 1950 ainda se encontrava a residir nesse bairro.
Como as minhas pesquisas não têm dado qualquer fruto e porque me sinto extremamente frustrada, pensei que talvez a fotografia me pudesse ajudar. Acham que é possível conseguir descobrir que fotógrafos existiam no Rio de Janeiro entre 1914 e 1926? Haverá ainda registos desse tempo? É que se eu ao menos pudesse saber em que ano esse filho nasceu, teria a tarefa muito mais facilitada. Acredito que ele tenha nascido entre 1914 e 1926 (ano em que a minha trisavó teria feito 46 anos de idade).
Agradeço desde já a todos e aceito de bom grado qualquer ajuda ou sugestão.
Melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 09:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen