Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#422749 | joaolimabraganca | 27 mar 2020 19:50

Caros confrades,

Procuro informação acerca de uma casa, chamada de Fundevila, na freguesia de Jugueiros, concelho de Felgueiras, e que pertenceu à família de José Leite de Bragança Faria Correia de Melo, Barão de Fundevila.

Obrigado.

Cumprimentos,
João Pedro Bragança

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#422754 | Jorge Resende | 27 mar 2020 20:45 | Em resposta a: #422749

http://pagfam.geneall.net/2981/pessoas.php?id=1053878

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#422755 | joaolimabraganca | 27 mar 2020 20:57 | Em resposta a: #422753

Caro J. Resende,

Obrigado pelos links. De facto, não consigo chegar a nenhuma informação relevante sobre esta casa na internet. Não sei qual a sua localização exata, o seu estado de conservação, isto é, se não tiver sido destruída.

Cumprimentos,
João Pedro Bragança

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#423047 | Pascal M Pereira | 09 abr 2020 22:40 | Em resposta a: #422749

Caro senhor, sou Jugueirense como é essa casa que procura.
Julgo saber qual é essa casa, que fica perto da Capela (e Casa) da Via Cova em Jugueiros. do que me lembro (não é visível da estrada) é uma casa grande com paredes boas em granito, num estilo de lavradores abastados, não brasonada, actualmente desabitada.

Além disso, e nos tempos livres, estudo a genealogia das principais famílias desta minha freguesia, pelo que tenho alguns dados avulsos sobre as antigas famílias residentes nessa casa.

disponibilizo-me para ajudar no que puder,

cumprimentos

Pascal de Moura Pereira

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#430236 | joaolimabraganca | 07 jan 2021 11:20 | Em resposta a: #423047

Caro Senhor,

Agradeço-lhe muito a sua resposta e disponibilidade em contribuir com o seu conhecimento.
Lamento não ter podido responder mais cedo, pois tenho andado ausente deste Fórum.

Gostaria muito de poder trocar algumas impressões consigo. Seria muito produtivo para a investigação que levo a cabo.

Melhores cumprimentos,
João Pedro Bragança

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#431239 | JAVSO | 14 fev 2021 17:12 | Em resposta a: #430236

Caro João Pedro Bragança, tenho ascendência, além do mais, na freguesia de Jugueiros, nomeadamente na casa de Fundevila, mas já não do barão de Fundevila citado. Numa geração anterior uma irmã herdou Fundevila e a outra, minha antepassada, herdou Quintã, Parceiros ... Tenho essa ascendência tratada num livro que publiquei no ano passado (2020), que denominei Casa de Cabeça de Porca, para a qual casou aquela minha antepassada. Esta casa fica situada na freguesia de Sendim, pertenceu aos meus avós maternos e nela nasceu minha Mãe. Se pretender alguns dados, disponha, p.f.
Cumprimentos,
José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#431254 | Pascal M Pereira | 15 fev 2021 10:35 | Em resposta a: #431239

Caro José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira, gostaria de adquirir essa sua publicação. Como proceder?

Cumprimentos,
Pascal de Moura Pereira
Jugueiros

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#431257 | joaolimabraganca | 15 fev 2021 14:51 | Em resposta a: #431239

Caro José,

Agradeço-lhe muito a sua disponibilidade.
Interessante o que me conta acerca da história da Casa de Fundevila. As irmãs que mencionou são Inácia e Teresa Joana do Vale Peixoto, correcto?

Toda a informação acerca da Casa de Fundevila, sua origem e seus moradores é-me bastante útil.
De momento, também procuro descendência de Duarte Leite de Bragança (1822-1906) que terá vivido na freguesia de Sendim, casado com Joaquina de Jesus Martins. Sei que teve pelo menos um filho, mas até à data não encontrei nenhum registo.

Gostava de adquirir o seu livro.

Melhores cumprimentos,
João Pedro

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#431265 | JAVSO | 15 fev 2021 18:23 | Em resposta a: #431257

Caro João Pedro Bragança

Sou descendente de Inácia do Vale. Se me enviar o seu endereço para javso1946@gmail.com terei muito gosto em lhe enviar um exemplar desse meu livro. Quanto ao ramo Bragança, nada sei.
Na mensagem que lhe enviei escrevi que uma das irmãs casou para Cabeça de Porca, mas foi a filha de Inácia do Vale e de seu marido Bento de Melo Pereira de Sampaio, Teresa de Melo Pereira de Sampaio, que casou para Cabeça de Porca.
Aguardo que me envie o seu endereço.
Cumprimentos,
José Alfredo V. Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#435293 | HenriqueSousaAzevedo | 24 jul 2021 01:50 | Em resposta a: #430236

Caro Senhor,

Pelo seu nome, suponho que seja descendente de José Lino de Bragança de Faria Leite Correia.

Se for o caso, seremos parentes distantes, pois também sou descendente dos chamados Braganças do Minho. O meu ramo é o da casa e capela de Portuzelo (Azevedo Bragança).

Tenho muitos dados sobre estes avoengos. Se puder ser útil, disponha.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#443800 | joaolimabraganca | 20 out 2022 23:59 | Em resposta a: #435293

Caro Sr. Henrique Sousa de Azevedo,

Agradeço-lhe o contacto e a disponibilidade. Só agora tive oportunidade de ver a sua mensagem.
Supõe bem. Julgo partilhar consigo um grande interesse pela historia destes nossos antepassados.

Deixo-lhe o meu contacto, na esperança de poder partilhar consigo conhecimento acerca deste tema.

joaolimabraganca@gmail.com

Melhores cumprimentos,
JPB

Resposta

Link directo:

Casa de Fundevila, Jugueiros, Felgueiras

#449488 | Mjspn | 14 ago 2023 22:27 | Em resposta a: #431254

Desculpe a intromissão neste tema.
Eu descendo de Francisco da Cunha Coutinho, filho de Inês de Cunha Coutinho e Sebastião Durães, casado com Doroteia Lobo.
Tinham um emprazamento do Casal de Entre-as-vinhas, em Jugueiros, que na altura era domínio direto de uma ordem religiosa de Guimarães (e cujo documento está no arquivo municipal Alfredo Pimenta, em Guimarães).
Sabe, por ventura, se o edifício desse casal ainda existe?

Obrigado
Mario Nascimento

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 07:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen