Família Cardoso Lopes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Família Cardoso Lopes

#423382 | joanacavaco | 18 abr 2020 20:22

Boa noite,

Chamo-me Joana Filipa Leitão Cavaco e gostava de pedir a vossa ajuda para tentar verificar se existem laços entre a família paterna do meu pai, Mário José Catela Cavaco, e a materna de Mário Viegas.
Passo a explicar como é que me surgiu essa possibilidade.
Ontem, por mero acaso, estava a ver um programa em que entrava Mário Viegas e reparei que ele apresentava várias semelhanças físicas com o meu pai (e psicológicas comigo, que também adoro teatro e poesia :) ). Então, fui pesquisar sobre ele. Reparei que havia nascido em Santarém, e o meu pai, tal como o seu pai e a sua avó, em Alpiarça, vila que fica perto daquela cidade. Depois, fui pesquisar por fotos do ator, e parecia que estava a olhar para o meu pai: desde o cabelo castanho claro e encaracolado, que apresenta um recuo do lado esquerdo da imagem, tal como o meu pai, os olhos grandes e um deles (o que aparece à esquerda da imagem) ligeiramente estrábico, tal como o do meu pai, o nariz, os lábios, a testa grande. Tudo igual.
Depois verifiquei que o ator continha Lopes no nome, vindo da parte materna. Ora, o meu avô paterno, Mário Salvador Lopes Cavaco, (do qual o meu pai veio a herdar as suas características físicas) também tem, provindo da sua mãe, Gabriela Lopes Leandro. Do que o meu avô se lembra, a sua avó materna, que deu o apelido Lopes à Gabriela, chamava-se Maria Lopes (devia ter mais algum nome, mas ele não se consegue lembrar).
A Gabriela deve ter nascido por volta de 1900, já que o meu avô Mário nasceu em 1934.
Ora, a geração da Gabriela deve ser a dos filhos de António Cardoso Lopes, avô materno de Mário Viegas. Mas neles não se inclui a Gabriela.
Então o que é que eu pensei? Que António Cardoso Lopes tivesse algum irmão, que casou com a Maria e lhe concedeu o apelido Lopes. Esse irmão seria, pois, o pai da Gabriela, e, por sua vez, o avô do meu avô, mas ele não se recorda.
Será que me podiam ajudar a saber se António Cardoso Lopes tinha irmãos e, se sim, com quem casaram, para eu poder estabelecer (ou não) laços?
Muito obrigada pela atenção.
Joana Cavaco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 jun 2024, 08:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen