Ajuda para ler registo de óbito

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda para ler registo de óbito

#423671 | SuSousa | 28 abr 2020 08:10

Bom dia!
Será que alguém consegue dar uma ajuda na leitura do registo de óbito de Josepha Alves (lado esquerdo da página)?
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/Controls/vault/?id=DISSEMINATION/8E4370944F8B706706B4298D9C624156&a=True&m=image/jpeg&fe=jpg
Obrigada e melhores cumprimentos,
Susana de Sousa

Resposta

Link directo:

Ajuda para ler registo de óbito

#423684 | hldrcst548 | 28 abr 2020 14:50 | Em resposta a: #423671

Cara Susana,
Segue a minha leitura:

Josefa Álvares de idade de setenta anos do lugar de (?) desta freguesia, viúva, faleceu aos vinte e sete dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e sessenta e dois com todos os Sacramentos da Penitência, Eucaristia e a Extrema-Unção; e fez testamento vocal em que deixou que se lhe fizessem três ofícios de dez padres cada um de esmola costumada; deixou mais pela sua alma cento e cinquenta missas; deixou mais vinte missas pela alma de seu pai e mais vinte missas pela alma da sua mãe de esmola de oitenta réis, essas quarenta, as cento e cinquenta de (?). Deixou a sua neta Maria dez mil réis; e deixou mais o Prazo de Ariz a minha [sua] filha Ana; deixo o terço dos meus bens a Maria, (?) e Engrácio; deixou mais a sua filha Ana uma cama de roupa perada [aparelhada] de (linho?). E foi sepultada dentro desta igreja em hábito de São Francisco no dia vinte e (?) de (Abril?) de mil setecentos e sessenta e dois. E para lembrança fiz este assento que assinei. O reitor Manuel André.
Na margem - Fez o 1º ofício de 24 padres. 2º ofício de 20 padres. 3º ofício de 20 padres. Pagou a (?) e satisfiz 50 missas. Tem satisfeito tudo.

A última frase e assinatura do pároco retirei, obviamente, dos outros assentos, visto o assento em causa estar muito deteriorado no final
Cumprimentos,
Helder Costa

Resposta

Link directo:

Ajuda para ler registo de óbito

#423707 | tmacedo | 28 abr 2020 21:28 | Em resposta a: #423671

Tenho uma pequena discordância em relação à leitura efectuada, nomeadamente, à margem está escrito que o 1.º ofício teve 14 padres, o 2.º e o 3.º tiveram 10 padres

A Josefa Álvares era do lugar do Serro (Cerro).

Resposta

Link directo:

Ajuda para ler registo de óbito

#423708 | tmacedo | 28 abr 2020 21:30 | Em resposta a: #423707

Para além disso, apesar da rasura na idade, parece estar escrito que tinha 60 anos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen