Origem do apelido Milleu

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Heráldica

Origem do apelido Milleu

#423980 | joaomarcelomoreira | 06 mai 2020 19:48

Boa tarde a todos,

Gostaria de saber se algum de vós conhece o apelido Milleu e se sabe qual a sua origem.

Eu estou a investigar as minhas raízes alentejanas e descobri agora uma antepassada com este apelido.

Consigo perceber que este apelido aparecem em muitos registos desta freguesia (Veiros, Estremoz), o que me faz crer que seria uma família grande, no entanto, não encontro informação na net acerca do mesmo.

Agradeço qualquer ajuda ou informação que me possam dar.

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos,

João Moreira

Resposta

Link directo:

Origem do apelido Milleu

#423983 | mariafaia | 06 mai 2020 21:11 | Em resposta a: #423980

Muito provavelmente de alguém procedente da Póvoa de Mileu Guarda. Acontece que esses toponímicos eram "enxertados" no nome de um indivíduo que de lá saiu e que incorporou no nome a sua terra mãe. Existem imensos casos em especial na emigração para o Brasil ou durante o período de incorporação militar obrigatória. Se num pelotão de recrutas havia dez Josés , cinco Antónios ou quinze Joões a maneira mais fácil do sargento os diferençar no rancho ou nas formaturas era acrescentar o lugar de origem, passava a ser o António ou José do Mileu e assim ficou conhecido e o incorporou no nome, até por que o registo cívil só começou a funcionar por volta de 1911. Centenas ou milhares de apelidos começaram assim.

Resposta

Link directo:

Origem do apelido Milleu

#423984 | mariafaia | 06 mai 2020 21:17 | Em resposta a: #423983

Desculpe, devo esclarecer é Póvoa do Mileu lugar da cidade da Guarda e Estremoz era uma cidade com interesse militar e praça militar importante, é natural que lá hovessem recrutas de Mileu que por lá tivessem constituido família e transmitisse o patronímico.

Resposta

Link directo:

Origem do apelido Milleu

#423985 | joaomarcelomoreira | 06 mai 2020 21:32 | Em resposta a: #423983

Cara Maria Faia,

Muito obrigado por me elucidar.

É interessante ver e descobrir a evolução e a origem dos apelidos.

É curioso constatar que muitas vezes estes antepassados, vem, na verdade, de terras mais longínquas como Braga, Aveiro, etc.

Longínquas, claro, na minha perspectiva enquanto algarvio que sou.

Com os melhores cumprimentos,

João Moreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen