Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#18823 | jhuet | 22 mar 2002 20:26

Boa tarde,

Procuro eventual ligação da família Silveira à família dos Marqueses de Távora, perseguida pelo Marquês de Pombal.

Segundo a tradição familiar passaram a usar o apelido Silveira, quando se refugiaram em Ovar aquando do processo
dos Távoras.

Julgo que terá sido Maria Joana Ponce de Leão, recolhida em Ílhavo, um dos membros da família fugidos aquela perseguição, e que teve uma filha natural Joana Angélica da Silveira de Leão, senhora do morgado e Quinta das Luzes, em Ovar.

Uma das filhas de Joana Angélica da Silveira de Leão e de seu marido Manuel José da Cunha, de nome Mariana, teve como padrinhos a Aires de Sá, secretário de Estado dos Negócios do Reino, e D.Mariana Rita de Norronha e Lira, da Casa de Ois do Bairro (esta sim uma Távora).

Qualquer ajuda será preciosa para tentar apurar a veracidade da referida tradição.

Melhores cumprimentos,
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#18828 | silvestre | 22 mar 2002 21:44 | Em resposta a: #18823

Caro José
Não vou responder à sua questão pois nada sei. Porém, encontrei entre os nomes que cita, um que me é familiar: Aires de Sá. Infelizmente e devido à má experiência com o Arquivo de Aveiro que nada encontrou sobre meu bisavô Salvador Rodrigues de Sá, nascido em 1890, em Maceda, Ovar e me cobrou as buscas... não prossegui o estudo para além dos nomes que vêm nos regº de nascimento de minha avó e de minha bisavó. Sei pela minha avó que um dos irmãos de Salvador era Aires R. de Sá, podendo ter herdado o nome de um avô. Poder-me-á ajudar?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#18875 | jhuet | 24 mar 2002 00:05 | Em resposta a: #18828

Cara Vera,
Infelizmente julgo que o Aires de Sá que referi nada tem a ver com os seus.
O nome completo dele era Aires de Sá e Melo, foi embaixador de Portugal em Madrid no reinado de D. José, e mais tarde secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros até ao seu falecimento, em 1786.
Foi pai do 1.º Conde da Anadia.
Tem que tentar obter mais elementos para se conseguir identificar os seus Rodrigues de Sá.
Melhores cumprimentos,
José Huet de Bacellar

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22790 | DBismarck | 12 jun 2002 11:45 | Em resposta a: #18823

Exm.º Senhor

Só agora tomei conhecimento desta sua mensagem, á qual poderei prestar algumas iformações:
Maria Joana Figueiredo de Leão, filha de Julião de Figueiredo de Leão e de sua mulher Júlia Josefa de Figueiredo, teve, pelo menos, uma filha natural de Dom Luís de S. Jerónimo da Silveira Mascarenhas, de nome Joana Angélica Ponce de Leão.
Esta Joana Angélica casou com Manuel José da Cunha, de quem teve, para além da Mariana, Damião José da Silveira de Leão (pai do Dr. João José da Silveira, o "João Semana" de Júlio Dinis, hoje com larga descendência.
Embora, inicialmente, também eu me inclinasse para a hipótese que levanta, logo descobri que Dom Luís de S. Jerónimo da Silveira era um eclesiástico Cónego Regrante de Santo Agostinho, filho de Vicente de Mascarenhas e de Maria de Lemos.
Sem mais. Com os melhores cumprimentos
DBISMARCK

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22807 | jpcmt | 12 jun 2002 16:22 | Em resposta a: #18828

Senhora D. Vera:
Será o Aires de Sá que menciona o autor da notável obra "Frei Gonçalo Velho", publicada em 1899? Confesso que nada sei sobre a sua ascendência, mas tenho curiosidade em saber algo mais sobre este autor. O livro nada diz sobre a sua personalidade. Poderia ser um ascendente ou irmão mais velho do seu antepassado Salvador.

Melhores cumprimentos,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

Ovar

#22813 | silvestre | 12 jun 2002 19:46 | Em resposta a: #22807

Caro sr.
Como já disse, não consegui prosseguir com este ramo familiar da minha avó materna Marília. O que eu tenho,fotografias e ramo, está na minha página que lhe enviei e que logo que o "Guarda Mor" permita passarei para aqui.
Estes meus avós são designados nos registos de nascimento como "artistas" pois dedicavam-se a várias actividades oficinais. Há porém um factor interessante: sabiam ler e escrever bem e a educação das mulheres não era esquecida, tendo mesmo a minha bisavó, (mulher e prima de Salvador)estudado num colégio, em Sta. Comba Dão. Talvez um dia possa prosseguir.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22815 | jhuet | 12 jun 2002 19:56 | Em resposta a: #22790

Meu caro DBismarck,

Julgo que nos conhecemos da UModerna do Porto, onde deu uma cadeira sobre Heráldica, no 1.º curso de Genealogia que lá se efectuou.
Eu normalmente estava com o Luis Cartario, o Fernando Allegro, o Zé Maria Côrte-Real, e o Manuel Bernardo.
Os seus elementos foram preciosos, finalmente consegui alguma coisa sobre os pais de Maria Joana, assim como a identificação do pai de Joana Angélica. Vou tentar agora obter mais informações sobre eles.
Eu descendo de um irmão do "João Semana" de nome António José da Silveira, cuja filha Maria José casou com João Huet de Bacellar (meus trisavós).
Mais uma vez, muito obrigado pela sua preciosa informação, com os melhores cumprimentos,
José Huet de Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22882 | DBismarck | 14 jun 2002 11:57 | Em resposta a: #22815

Amigo J Huet de Bacelar

Agora recordo-me perfeitamente quem é. Espero ter sido útil.
Posso acrescentar algumas informações às anteriores:

Julião de Figueiredo de Leão, nascido em Esgueira e casado em Mogofores com Júlia Josefa de Figueiredo, natural de Mogofores, filha de João de Figueiredo e de Catarina Loba, neta paterna de Sebastião de Figueiredo e de Maria Ribeiro, e neta materna de Doingos Dias Vilalobos e de Maria da Luz Saraiva.
Este casal teve, pelo menos, os seguintes filhos:
I - Fernando Luís Lopes de Leão, proprietário do ofício de Escrivão do Público e Judicial da vila de Arada, natural de Aradas, casou com D.Leonor de Noronha, natural de Aveiro.
II - D. Maria Joana Figueiredo de Leão, à qual já me referi no contacto anterior.
III - D. Angélica de Figueiredo de Leão, que casou com André Pacheco de Lima e foram moradores em Verdemilho.
Por hoje é tudo. Se necessitar de mais informações, disponha.
Um abraço amigo
D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22886 | LCM | 14 jun 2002 13:26 | Em resposta a: #22882

Caro Delfim,

Finalmente andas por estes sitios!! Mais uma forma de contacto com o "mundo" genealógico a partir de Albergaria e Estarreja.

Um abraço amigo do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#22948 | jhuet | 15 jun 2002 21:16 | Em resposta a: #22882

Meu caro Delfim,

Muito obrigado pelas suas informações, foram-me muito úteis.

Vou abusar novamente da sua paciência, mas gostaria de saber se sabe algo mais sobre a ascendência de Julião de Figueiredo de Leão.

O Prof. Dr. Egas Moniz dizia que o parentesco do João Semana com os Távoras era através da mulher de Damião José da Siveira, de nome Ana Rosa do Paraíso, cuja mãe se havia refugiado em Ovar, fugida à perseguição movida pelo Marquês de Pombal, deixando de usar os apelidos da família.

Nunca segui esta teoria pois pelo pouco que estudei dos Silveiras, sempre achei que seria através deles a ligação, tendo ficado cada vez mais convicto disso quando vi uma Noronha e Távora de Ois do Bairro a apadrinhar um filho de Joana Angelica da Silveira de Leão.
Pelos vistos, estava errado este palpite, vou tentar a informação do Prof. Egas Moniz, que julgo se baseou em informações dadas por uma das filhas do João Semana.

Um grande abraço, e mais uma vez muito obrigado,
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#23048 | DBismarck | 17 jun 2002 10:53 | Em resposta a: #22948

Caro José Huet

Julião de Figueiredo de Leão casou com sua prima D. Júlia Josefa de Figueiredo.
Julião era filho de Manuel Gomes Faia, baptizado em 21 de Outubro de 1614, morador em Esgueira, Governador da Armas das Companhias de Ordenanças, teve C.B.A. em Janeiro de 1651 (faias, Afonsos, Bastos e Feios)(ver. Sousa Machado,n.º 360, pag. 117), etc, e de sua mulher e prima co-irmã D. Isabel de Figueiredo de Leão, bap. em 17 de Maio de 1622, filha do Dr. Julião de Figueiredo de Leão e de sua mulher Isabel Pinto, neta paterna de fernão Lopes de Leão, de Pedrógão, e de Catarina de Figueiredo, e neta materna de Bartolomeu Afonso Picado, o Velho, e de Isabel Dias Saraiva.
Toda esta genealogia vem publicada no Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XI, 1945, num artigo da autoria de Francisco de Moura Coutinho.
Por hoje é tudo. Disponha.
Um abraço
Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#23459 | jhuet | 26 jun 2002 18:51 | Em resposta a: #23048

Caro Delfim

Muito obrigado pelas suas preciosas informações.
Já fui aqui à Biblioteca Municipal tentar consultar o Arquivo do Distrito de Aveiro, vol XI, que me indicou, infelizmente só possuem o de 1935. Por acaso sabe aonde posso consultá-lo?
Desde já lhe agradeço mais essa informação.
Não sei se sabe, penso que sim, que o Luciano da Silveira, casado com D. Arlete Ferreira Gonçalves ( referidos a pag. 327 do seu livro "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha"), era filho único de Isaac Júlio da Fonseca da Silveira, farmacêutico em Ovar, político, e de sua mulher D. Rita Gomes, e neto paterno de João José da Silveira, o "João Semana", e de sua mulher D. Maria Luísa Ludovina da Fonseca e Cunha.

Um abraço do
José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#23507 | DBismarck | 28 jun 2002 12:13 | Em resposta a: #23459

Caro José Huet

A colecção do Arquivo do Distrito de Aveiro encontra-se na Biblioteca daquela cidade.
Quanto ao Luciano da Silveira, citado no meu livro, desconhecia por completo a ascendência dele. Muito obrigado. Ele tem actualmente descendentes no Brasil.

Um abraço
DBismarck

Resposta

Link directo:

RE: Silveiras do morgado das Luzes, em Ovar

#23715 | ACTav | 01 jul 2002 17:50 | Em resposta a: #18823

Também só agora reparei neste tópico.
Não sei se vou dizer disparates, mas há uma ligação entre uma família Silveira e a família dos Marqueses de Távora.
Uma filha do 1º Marquês, D. Maria Josefa, casou com o 4º Conde dos Arcos, e uma filha destes, D. Inácia de Noronha casou com D. Rodrigo da Silveira.
Outra das filhas, D. Isabel de Noronha, casou com Miguel Carlos de Távora (S. Vicente),e este ramo passou a usar, mais ou menos ininterruptamente, o nome Silveira e Távora (Silveira e Lorena após a sentença).
Cumprimentos,
ACTav

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen