Família Soares - Conceição de Faro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Soares - Conceição de Faro

#424727 | marcoval | 06 jun 2020 12:18

Olá a todos,
Nas minhas investigações familiares, descobri que sou descendente de uma família Soares da Conceição de Faro, mas encontrei um "muro" na minha investigação, pois não encontro o registo de um "Francisco José Soares", provavelmente nascido entre 1883-1885... Já procurei na freguesia da Conceição de Faro e na freguesia da Sé (Faro), mas não encontro. Tenho a certeza que nasceu na Conceição, pois no registo do filho diz que os pais são naturais de lá... Se alguém me puder ajudar, agradeço. Mando também o que sei sobre a pessoa:

Francisco José Soares - natural da Conceição de Faro, Faro.
Casou com Gertrudes de Jesus Evangelista, também natural da Conceição de Faro.
Filho de Bartolomeu José Soares e Maria da Conceição.

Muito obrigado,
marcoval

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#424732 | Jorge Resende | 06 jun 2020 20:19 | Em resposta a: #424727

https://portal.arquivos.pt/record?id=oai%3A%2F%3A1016110&s='64DL9'

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#424767 | Jpteixeira | 07 jun 2020 23:59 | Em resposta a: #424727

Caro Marcoval

Bartolomeu Soares (supostamente irmão do "seu" Francisco) casou com Ana de Jesus na data de 25 de janeiro de 1869,na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, concelho de Faro.
Dados do noivo: 43 anos de idade, solteiro, morador na freguesia, filho legítimo de BARTOLOMEU JOSÉ SOARES, natural de Estói e de MARIA da CONCEIÇÃO, natural da freguesia da Conceição.
Dados da noiva: 31 anos de idade, solteira, natural da freguesia de S. João de Almancil, concelho de Loulé, filha legítima de Custódio de Brito e de Joaquina Teresa, naturais da freguesia de S. João de Almancil
Testemunhas: Francisco Guerreiro Afonso, proprietário, casado, morador na freguesia de S. Pedro de Faro e Manuel Joaquim, proprietário, viúvo morador no sítio da Galvana, da freguesia da Conceição.
Assim, pelos dados que indicou, Francisco, que deverá ser irmão deste noivo, deveria ter nascido muito antes de 1883, dado que os seus pais casaram, pelo menos, antes de 1826.
Ou então deve-lhe faltar uma geração e assim a busca torna-se mais difícil, porque não sabemos qual a pessoa a procurar.
Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425037 | marcoval | 20 jun 2020 11:29 | Em resposta a: #424767

Olá,

Peço desculpa pela demora a responder. Em princípio, não saltei nenhuma geração. Se não se importar, vou lhe dar mais informação para compreender melhor:

Francisco José Soares1 (ainda não foi referido nestas mensagens) - N. 1903-F.1953. Ficheiro nº 29 - 1903 Conceição de Faro - https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=988017 .

Bartolomeu José Soares----------Maria da Conceição Bartolomeu José Soares-----Ana de Jesus
| |
2 Francisco José Soares------------------------------------------Gertrudes de Jesus Evangelista
|
1 Francisco José Soares
1903

Qualquer coisa está extremamente incoerente. O registo que me referiu poderá ser de alguma geração acima, mesmo que seja uma grande coincidência serem os pais com os mesmos nomes, das mesmas naturalidades, etc. Vou tentar procurar o registo do Francisco José Soares 2 em Estoi.

Cumprimentos,
marcoval

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425038 | marcoval | 20 jun 2020 11:31 | Em resposta a: #425037

Peço desculpa, o texto desformatou ao publicar:

Bartolomeu José Soares casou com Maria da Conceição. Tiveram um filho: Francisco José Soares que casou com Gertrudes de Jesus Evangelista. Tiveram um filho: Francisco José Soares. Pais de Gertrudes de Jesus Evangelista: Bartolomeu José Soares e Ana de Jesus.

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425043 | Jpteixeira | 20 jun 2020 16:53 | Em resposta a: #425038

Caro MarcoVal, boa tarde

Julgo ter chegado ao que pretende e não se afastou muito da minha primeira mensagem.
Na realidade, o “seu” Francisco José Soares é irmão do Bartolomeu José Soares, o que casou com Ana de Jesus em 25 de janeiro de 1869. Desse casamento de Bartolomeu e Ana, nasceu Gertrudes, em 2 de agosto de 1872, PT-ADFAR-PRQ-FAR01-001-00018_m0016.jpg, a qual vai casar com o seu tio Francisco José Soares em 9 de outubro de 1889. Nesta altura ela já tinha o seu nome completo: Gertrudes de Jesus Evangelista.
Este casamento está descrito no registo PT-ADFAR-PRQ-FAR01-002-00032_m0009.jpg da freguesia da Conceição. Os noivos tinham um grau de parentesco de 1.º e 2.º grau. Isto significa, sem dúvida, que são tio e sobrinha.
Ele da idade de 47 anos e ela da idade de 17 anos.
Pais do noivo: Bartolomeu José Soares e Maria da Conceição
Pais da noiva: Bartolomeu José Soares e Ana de Jesus
Naturalmente, como se depreende, estes 2 nomes Bartolomeu José Soares são pai e filho e não a mesma pessoa.
Já agora, também tenho o registo de casamento do casal Bartolomeu José Soares e Maria da Conceição. Este casamento foi realizado na freguesia de Estoi a 28 de fevereiro de 1821 PT-ADLSB-PRQ-PFAR02-002-C7_m0021_derivada.jpg
Ao dispor para algum esclarecimento que eventualmente pretenda.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425045 | marcoval | 20 jun 2020 19:04 | Em resposta a: #425043

Olá Jpteixeira,

Muito obrigado, pela informação, sem si nunca teria conseguido avançar. Realmente, para aquela época, era uma situação muito peculiar... Já vi casarem primos, mas nunca tio e sobrinha...
O seguinte já não é sobre este tópico, mas penso que também me poderá ajudar, pois vi que o senhor estava "envolvido" no tópico sobre a Família Martins Cavaco de Alte, da qual sou também descendente. O tópico está uma mixórdia e pensei, que como está "envolvido", talvez me pudesse dizer apenas a linhagem direta de José Martins Cavaco, filho de João Martins Cavaco e de Teresa Maria... Se me puder ajudar, agradeço-lhe imenso e peço-lhe que me responda por mensagem privada do Geneall, visto que não é sobre este tópico. Se não me quiser/puder ajudar, não faz mal, agradeço-lhe muito a ajuda que me deu com esta linhagem.

Cumprimentos,
marcoval

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425051 | marcoval | 21 jun 2020 11:17 | Em resposta a: #425045

Olá,
Afinal não é necessário, obrigado.

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425174 | marcoval | 27 jun 2020 00:52 | Em resposta a: #424727

Olá,
Afinal, preciso de ajuda outra vez. Eu encontrei o Bartolomeu José Soares que eu referi como pai de Bartolomeu José Soares e Francisco José Soares. Está no Ficheiro nº 132 do ano de 1797. O pai é João Soares Montes e a mãe é Maria Joaquina. Infelizmente, não encontrei o registo de João Soares Montes, tendo "passado a pente fino" todos os registos de 1767-1781 de Estoi. Não sei se alguém também tem alguém em comum com este familiar ou se poderiam ajudar-me.

Grato,
Marco Valentim

Resposta

Link directo:

Família Soares - Conceição de Faro

#425175 | marcoval | 27 jun 2020 00:54 | Em resposta a: #425174

Esqueci-me de dizer: os pais são Manuel das Neves e Margarida Montes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen