Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425645 | Glad | 15 jul 2020 00:36

Boa noite a todos,
Eu gostaria de saber se alguém consegue me ajudar com a situação descrita abaixo.

Em resumo, eu estou tentando encontrar a certidão de casamento dos meus trisavós. O casamento ocorreu na Igreja Presbiteriana de Campos dos Goytacazes por volta de 1882.


Em detalhe, eu liguei para Igreja Presbiteriana de Campos, que existe até hoje, e eles me disseram que, embora tenham documentos internos desde a fundação da Igreja em 1877, os registros de casamento mais antigos são de 1940. Eles foram muito prestativos e procuraram não só nos registros de casamento, mas também nos de batismo e de membros da Igreja, mas não encontraram nenhuma referência aos meus antepassados.

Pesquisando um pouco sobre a história do Registro Civil no Brasil, eu encontrei o artigo abaixo (pág 7), que diz que a partir de 1861, casamentos acatólicos ocorriam nas Igrejas protestantes, mas eram registrados em livros oficiais do Estado. Outras fontes diziam ou que essa lei não era seguida até a proclamação da República ou que os registros de casamento ficavam nas Igrejas Protestantes onde eles ocorriam.

http://www.seo.org.br/images/Ana_Gabriela_Santos.pdf

A estimativa para a data do casamento vem da certidão de óbito do noivo, que indica que o primeiro filho nasceu em 1883 (tinha 19 anos quando meu trisavô faleceu).

O local do casamento é conhecido porque é citado em todos os registros de nascimento dos filhos do casal nascidos a partir de 1889.

Na experiência de vocês, onde costumam ficar armazenados registros de casamentos religiosos acatólicos anteriores a 1890? Há algum outro lugar onde eu possa procurar antes de desistir da busca? Eu já procurei o registro civil por certidões de casamento tardias.


As informações detalhadas que eu tenho são as seguintes:
Nome do noivo: João Henrique Fernandes Poley (o nome original era Johann Heinrich Ferdinand Poley)
Nascimento: Hamburgo, 19 de Outubro de 1852
Religião: Luterana
Nome dos pais do noivo: Johann Heinrich Poley e Marie Elizabeth Duncker
Outras informações do noivo: saiu da Alemanha em 5 de Julho de 1872 chegando ao Brasil provavelmente no mesmo ano. Em 27 de Março de 1877, tirou um passaporte em Campos dos Goytacazes e foi ao Rio, onde se registrou no consulado em 3 de Abril.
Nome da noiva: Fredericke Louise Hermine Stern
Nascimento: por volta de 1860
Nome dos pais da noiva: Heinrich Julius Stern e Dorothea Luisa Elisabeth Mölhmann

Grato pela atenção,
Hugo

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425646 | mila1000 | 15 jul 2020 11:02 | Em resposta a: #425645

Hugo,
Não sei se ajuda,mas, já encontrei livro de casamento no arquivo municipal da minha cidade. Já tentou saber se a Prefeitura de Campos possui esse tipo de arquivo?
Verifique se o arquivo não está na igreja sede à qual a de Campos pertence.

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425647 | mila1000 | 15 jul 2020 11:14 | Em resposta a: #425645

Tente contactar a Igreja Presbiteriana do Brasil, pergunte á respeito dos arquivos.

https://www.ipb.org.br/

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425648 | mila1000 | 15 jul 2020 11:23 | Em resposta a: #425645

Arquivo Histórico Presbiteriano
Endereço: R. Demóstenes, 866 - Campo Belo, São Paulo - SP, 04614-014
Telefone: (11) 5561-4559

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425666 | Glad | 15 jul 2020 22:53 | Em resposta a: #425645

Muito obrigado, mila1000! Você me ajudou a descobrir que Campos tem um excelente arquivo municipal. Ele está fechado no momento por causa da crise, mas assim que a situação se normalizar eu vou tentar procurar essa certidão. Se eu encontrar, eu comento aqui.

Me falaram de um outro site que é uma ótima referência para protestantes, reunindo o acervo da Igreja Luterana de Nova Friburgo. Deixo aqui pra referência de quem tiver a mesma dificuldade que eu.

https://promemoriadigital.djoaovi.com/acervodigital/fundoluterana

Hugo

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#425667 | mila1000 | 15 jul 2020 23:03 | Em resposta a: #425645

Hugo,

Excelente notícia!

Sei o quanto é dificil pesquisar documentos antigos. Também estou à procura do avõ de minha prima, que no casamento dizia que o batismo foi em Cravinhos/SP, no documento que ela tem diz Ribeirão Preto.. A familia italiana chegou em 1891,esse filho brasileiro deve ter nascido entre 1894/1896. Não sabe data do nascimento, já paguei buscas nos cartórios ,e, nada... Só falta esse documento para ela dar entrada na cidadania italiana.

Agradeço pelo link luterano.

Não deixe de dar noticias.

Boa sorte.


Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de Casamento Protestante da Década de 1880

#450936 | LeilaTamega | 07 nov 2023 20:37 | Em resposta a: #425645

Boa tarde
Voce conseguiu sua certidão dos seus trisavós?
Também procuro a certidão de casamento dos meus bisavós entre anos de 1873 a 1878 em Campos dos Goytacazes.
Meu Bisavô nascer em São Gonçalo Amarante Porto Portugal em 11 de agosto de 1852. Calculo que ele tenha se casado por volta dos 20 a 25 anos.
Na certidão de nascimento consta nascido em 1852 porem na certidão de óbito eles colocaram que ele faleceu em 1906 aos 60 anos contradizendo o registro que tenho dele em Portugal.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen