Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

#425989 | JEFCG | 28 jul 2020 12:17

Prezados colegas,

recentemente localizei o assento de óbito de um antepassado que faleceu em alto-mar (assento datado de 26 Maio 1848). Esse assento de Junqueira (Vila do Conde) cita o nome da embarcação e o seu capitão.

Numa pesquisa dos periódicos brasileiros, localizei exatamente a data de partida do Rio de Janeiro para Lisboa (13 de Abril de 1848).

Pergunto-vos: Alguém sabe se exitem arquivados em Portugal os diários de bordo de tais embarcações? Neste caso, onde devo procurá-los?

Fiquei curioso em saber qual a causa da morte do meu ancestral, e se haveria alguma outra informação relevante em tal documento.

Obrigado!

José Eduardo

Resposta

Link directo:

Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

#426647 | JEFCG | 23 ago 2020 10:48 | Em resposta a: #425989

trazendo de volta ao topo, quem sabe desta vez alguém tem alguma idéia...

Obrigado,

JE

Resposta

Link directo:

Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

#426658 | Ana Martins Lopes | 23 ago 2020 19:06 | Em resposta a: #425989

Caro José Eduardo.

Tenho uma situação muito parecida com a que cita neste post.
Sabemos que o navio que minha bisavó, brasileira, que estava de retorno ao Brasil em 1890, junto com seus 4 filhos, foi acometido por surto de doença, se não me engano varíola.
Minha bisavó e uma das filhas se infectaram e chegaram a óbito, mas não tenho a certeza se faleceram em alto mar, ou se chegaram a desembarcar. Já fiz busca do óbito em Salvador/BA, pois o navio que iria para o Rio de Janeiro foi desviado para a Bahia devido ao surto.
Pode me informar como conseguiu localizar esse diário de bordo?
Eu consegui, através de ajuda dos confrades localizar o passaporte, mas não consigo ler o nome do navio.
Se puder me dar o "caminho" eu agradeço, pois quem sabe não encontro mais alguma informação?

Grata

Resposta

Link directo:

Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

#426673 | JEFCG | 24 ago 2020 10:45 | Em resposta a: #426658

Olá Ana,

Pois exatamente o que eu busco são os diários de bordo...

O que eu localizei até o momento foi apenas o assento de óbito no livro paroquial da localidade de onde veio meu antepassado (Junqueira, Vila do Conde).

Pelos periódicos brasileiros da época, também localizei (nas colunas de Movimentações do Porto) a data em que o navio partiu e detalhes como carga, passageiros e capitão.

No entanto, esperava encontrar o diário de bordo, que talvez pudesse me trazer mais informações sobre o que pode ter ocorrido com meu antepassado.

Se eu descobrir algo, lhe informo!

Att,

José Eduardo

Resposta

Link directo:

Morte em alto-mar: Diário de bordo de navio

#426674 | Ana Martins Lopes | 24 ago 2020 10:57 | Em resposta a: #425989

José Eduardo, me desculpe.
Não tive atenção a leitura, e pensei que tivesse localizado o diário de bordo.
Será que não consegue no Tombo?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 07:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen