Grafia de nomes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Grafia de nomes

#426312 | favieira | 10 ago 2020 16:12

Boa tarde,

O assunto que gostaria de ver esclarecido é o seguinte:
Qual a grafia correcta a utilizar?

O nome constante do assento de baptismo/nascimento ou a grafia actual dos nomes antigos?
p.ex.: Antonio ou António, Arthur ou Artur, Francysco ou Francisco, Jacintho ou Jacinto, Joaõ, Joam ou João, Manoel ou Manuel?
p.ex.: Anna ou Ana, Asunpçaõ ou Assunção, Conseição ou Conceição, Jezus ou Jesus, Thereza ou Teresa?
E por aí adiante...

Quanto a mim, escreveria com o "nome correcto" dos registos paroquiais, mas até aí, surgem párocos, na mesma época, com várias grafias...

Mas, a maior preocupação tem a ver com a pesquisa.
Se utilizar a grafia moderna, provavelmente terei grandes problemas em encontrar registos antigos.

Qual a melhor forma de registar os nomes? Talvez respeitar os respectivos registos.

Antecipadamente grato pela ajuda.
Cumprimentos.
Francisco Vieira

Resposta

Link directo:

Grafia de nomes

#426314 | virgilio | 10 ago 2020 17:17 | Em resposta a: #426312

Bom dia,
Eu uso a grafia moderna para facilitar as procuras.
Cada padre tem as suas manias e com algumas confusões por vezes: GUOMES, GONSALVEZ, Morisio, Marquos, Thereza, Joseph, Philippa

Assim fica tudo claro.

Resposta

Link directo:

Grafia de nomes

#426338 | CAAM | 10 ago 2020 23:16 | Em resposta a: #426312

Boa noite,
Se for no geneall acho que dece usar a grafia contemporânea. No seus apontamentos pessoais pode usar a achar melhor. Como para mim a regra é anotar a mais completa informação possível, guardo a grafia usada pelo pároco.
Sobre assunto análogo, por favor ver:

https://geneall.net/pt/forum/171643/na-genealogia-deve-se-mencionar-a-freguesia-paroquia-actual-e-o-concelho-actual/#a380916

Cumprimentos,

CM

Resposta

Link directo:

Grafia de nomes

#426339 | CAAM | 10 ago 2020 23:18 | Em resposta a: #426338

Desculpe as gralhas da pressa

Resposta

Link directo:

Grafia de nomes

#426344 | Tiago R de Andrade | 11 ago 2020 10:37 | Em resposta a: #426312

Bom dia,

No Geneall ou no Nós, Portugueses encontrará a grafia actual, tal como em muitas obras. É a via pela qual me tenho guiado. Costumo escrever tudo com a grafia actual - sem aderir ao alegado acordo ortográfico - apenas usando a grafia da época em algumas transcrições de documentos. Sobretudo por causa de apelidos com dupla consoante, por ex.

Costumo também apontar as freguesias da época, embora costume fazer menção às actuais se for o caso, como por ex “Lisboa, Monte Pedral (Santa Engrácia)“.

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen