Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Regiões

Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#187996 | FMarrafa | 12 mar 2008 16:16

Procuro pesquisador para fazer buscas no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro de listas de chegadas de passageiros no ano de 1911.

Retribuo com buscas em Portugal, zona de Aveiro e Porto.

Agradeço a colaboração.

Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188046 | M.Ribeiro | 12 mar 2008 23:00 | Em resposta a: #187996

Caro Fernando Marrafa

Há muito tempo eu também tenho interesse no ano de 1911, mas nas listas só de 1º de janeiro a 31 de agosto. Se você conseguir ser atendido por favor compartilhe-as comigo. É que moro em São Paulo. E se precisar de algo daqui é só pedir.

Agradeço antecipadamente.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188068 | zehelmer | 13 mar 2008 02:48 | Em resposta a: #188046

Olá, Marli

Em São Paulo tem esse serviço:

«« Emissão de Certificados e Certidões de Desembarque

Ao preencher e enviar este formulário, declaro estar ciente de que a pesquisa será possível e feita estritamente dentro dos dados abaixo questionados, e o CERTIFICADO e/ou CERTIDÃO DE DESEMBARQUE serão literalmente emitidos conforme os dados constantes no acervo documental do Memorial do Imigrante.

Observações:

Para os desembarques ocorridos após o ano de 1907 , é necessário que se informe a data exata do desembarque, ou o mês e ano do desembarque e o nome do navio corretos.
Quanto mais dados forem fornecidos, e mais exatos forem estes dados, mais rápido será a localização do registro nos documentos originais, que pode levar de 1 a 30 dias úteis.
Os campos que contém um asterisco (*), são de preenchimento obrigatório. Campos sem informações válidas, não serão aceitos !!!
Você receberá o número do protocolo de seu pedido por e-mail num prazo médio de 20 dias. Portanto, preencha corretamente o campo E-MAIL !!!

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/

http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/servicos/certdesemb/index.asp »»


Você já conhece e já usou / visitou??

José Silva / Ovar / Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188075 | zehelmer | 13 mar 2008 04:23 | Em resposta a: #188046

Aqui também deveria encontrar os dados que pretende:

http://br.geocities.com/igepar/navios/ig_proj_navios.html

Projeto 'Navios'

1a. Fase: Chegadas de Navios Internacionais e Nacionais (Cabotagem) de 1800 a 1950;
2a. Fase: Lista de Passageiros de Cada Navio;

Presidente: fledermaus@sul.com.br

Vice-Presidente: doubusse@bol.com.br

Por favor confirma.

José Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188128 | M.Ribeiro | 13 mar 2008 13:40 | Em resposta a: #188068

Caro José Silva

Pelo Memorial de São Paulo não consigo nada. Não tenho dados específicos sobre a chegada e isto faz com que a resposta venha negativa.

Então o meu interesse é também em listas de passageiros que chegaram em 1911, no Rio de Janeiro. Procuro por Manoel José Ribeiro e Delfina de Jesus, no período de 1 de janeiro a 31 de agosto de 1911, moradores de Campelo, Baião, Porto. Minha esperança é que a lista diga o destino deles, aqui no Brasil. Sei que terminaram seus dias em cidade do interior de São Paulo, mas não sei qual.

E procuro também por Álvaro Ribeiro, também de Campelo, desembarque em 1912 ou 1913 somente. Este, com certeza desembarcou no Rio de Janeiro e andou pelo bairro da Tijuca, onde tirou uma fotografia que me foi entregue recentemente, e que continha no verso o endereço parcial do fotógrafo. Como ele faleceu em 1918/19, da epidemia de gripe espanhola, pedi buscas no Cartório do Catete, responsável pelo Hospital da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro. Estou aguardando.


Obrigada assim mesmo.

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188153 | Thereza Martins | 13 mar 2008 15:47 | Em resposta a: #187996

Caros amigos,
Vou tentar a busca aqui no Arquivo Nacional.
Vamos aguardar
Saudações.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188186 | Nunes Coimbra | 13 mar 2008 18:10 | Em resposta a: #187996

As consultas ao Arquivo Nacional podem ser efetuadas através do e-mail:
consultas@arquivonacional.gov.br
Ou através do telefone: (21)21791257
Também pode ser requisitado através de formulário próprio no site: www.arquivonacional.gov.br
Saudações

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188229 | M.Ribeiro | 13 mar 2008 22:19 | Em resposta a: #188186

Caro Nunes Coimbra

Isto só é possível se forem fornecidos dados, como nome do navio e data da chegada. Não sendo informados estes dados eles têm até uma correpondência padrão para enviar como resposta. Como não deve ter reparado, os pedidos aqui são de pesquisas do nome de navios e suas listas de passageiros, informando apenas os anos. Estas pesquisas, abrangendo determinados períodos para se achar nomes, o Arquivo Nacional não faz nem por "email" e nem por "formulário próprio".

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188234 | M.Ribeiro | 13 mar 2008 22:46 | Em resposta a: #188075

Caro José Silva

Enviei um e-mail para o presidente e um para o vice-presidente para saber como está o projeto. O do presidente retornou. Cheguei à lista inicial dos navios, que termina por volta de 1820. O projeto é antigo, de 1999. Acredito que não foi em frente. Vou aguardar para ver se vem retorno do e-mail.

Obrigada.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188235 | M.Ribeiro | 13 mar 2008 22:52 | Em resposta a: #188153

Cara Thereza Martins

É claro que o Fernando Marrafa está na frente da fila ... Eu apenas peguei carona no tópico dele.

Agradecemos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188251 | zehelmer | 14 mar 2008 00:50 | Em resposta a: #188153

Thereza,

Essa atitude é maravilha!

Bem haja, pois vai deixar muita gente sonhando ;-)

Vamos aguardar... cheios de esper@nça e disponíveis para ajud@r do nosso l@do, no que for possível.

Saud@ções cordi@is

José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188264 | pachancho | 14 mar 2008 07:54 | Em resposta a: #188153

Cara Thereza,

quando for ao Arquivo Nacional será que me pode procurar um processo de legitimação/perfilhação de minha bisavó Honorina. Os dados que tenho são os seguintes:

Na Curia Metropolitana foi localizado o seguinte registo.
"Igreja de Sao Joao Baptista da Lagoa, Batismos de 1870 a 1880, Livro 8, fls. 183."
"Honorina, filha de Francisco Luis de Araujo."
"O Vigario Francisco Martins do Monte.
Aos nove de agosto de mil oitocentos e setenta e oito nesta Matriz de Sao Joao Baptista da Lagoa baptisei e pus os Santos Olhos a Honorina nascida aos vinte e sete de julho do anno proximo passado, filha natural de Francisco Luis de Araujo e de Carolina Luisa, foram padrinhos Antonio Jose Paes e Amenaide da Costa: de que fiz este assento:
Vigario Francisco Martins do Monte."

Esta Honorina é minha bisavó é filha de pai português e mãe natural de S.João Baptista da Lagoa, Rio Janeiro. Ela foi legitimada por seu pai em escritura publica lavrada no dia 9 / 10 / 1878. Poderá ter sido por casameno de seus pais. Sei que eles viveram e deixaram famila nessa zona. Ela teve mais duas irmas Orminda e Hercilia, nascidas no Rio.


Obrigado
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188351 | Thereza Martins | 14 mar 2008 20:36 | Em resposta a: #188128

Cara Marli,
Estive no Arquivo Nacional hoje e devo lhe informar que a pesquisa é longa, pois são vários vapores com uma infinidade de imigrantes de várias nacionalidades, e os microfilmes têm algumas lacunas (páginas em branco), ou seja é como 0procurar agulha no palheiro). Entretanto, localizei um Manoel Ribeiro que chegou em 26/6/1911 no vapor Araguary, 19 anos, jornaleiro ou jardineiro, e viajou para São Paulo em 5/7 de trem. Não localizei Delfina de Jesus.
Pode ser homônimo, portanto, sugiro que confirme cm alguém em São Paulo.
Quanto a Álvaro terminarei a pesquisa semana que vem.
Saudações.
Theeza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188353 | Thereza Martins | 14 mar 2008 20:50 | Em resposta a: #187996

Caro Fernando,
Posso ajudá-lo se você puder me informar as datas ou os vapores, pois como já disse, a pesquisa é muito extensa.
Saudações.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188355 | Thereza Martins | 14 mar 2008 20:54 | Em resposta a: #188264

Paula,
Já solicitei o microfilme, volto ao Arquivo na segunda-feira. Caso consiga, vai querer cópia deste documento?
Att,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188382 | pachancho | 14 mar 2008 23:20 | Em resposta a: #188355

Thereza,

muito obrigado pela sua disponibilidade, e se não for muito incómodo gostaria de ter uma cópia.
Fico à sua disposição se necessitar de algo do Arquivo de Braga.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188384 | M.Ribeiro | 14 mar 2008 23:45 | Em resposta a: #188351

Cara Thereza Martins

Infelizmente não é o "meu" Manuel José Ribeiro! Este teria em torno de 47 anos em 1911, e seu desembarque, acredito, teria que ser registrado com sua esposa, Delfina de Jesus, como era praxe na época.

O Álvaro Ribeiro, que veio em 1912/3, teria em torno de 25 anos, e era filho do Manuel José Ribeiro e de Delfina de Jesus.

Agradeço muitíssimo.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188386 | M.Ribeiro | 14 mar 2008 23:54 | Em resposta a: #187996

Caro Fernando Marrafa

Você não tem um nome específico para ser procurado nas chegadas de navios em 1911? Por que precisa de listas completas?

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188387 | restrela | 14 mar 2008 23:54 | Em resposta a: #188353

Prezada Thereza,
Sou brasileiro, mas moro no exterior e infelizmente não devo voltar ao Brasil nos próximos meses. Você continua a fazer pesquisas no Arquivo Nacional do Rio?
Posso fazer-te um pedido?
Você poderia ver se no catálogo da Junta Comercial ou em Processos Civeis há alguma ficha com os nomes Manoel Luiz de Sampaio e/ou Nicolau Luiz de Sampaio. São, respectivamente, meu tetravô e tio-trisavô. O que sei sobre eles (colhido no Laemmert) é que eram donos de estabelecimentos comerciais no Realengo, de meados ao fim do XIX.
Ficaria imensamente grato se pudesse ver para mim a indicação, para que eu possa pedir ao atendimento a distancia do AN as cópias.
Desde já agradeço,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188392 | Thereza Martins | 15 mar 2008 00:20 | Em resposta a: #188387

Caro Rodrigo,
Posso tentar ajudá-lo, mas preciso de datas, períodos, ok?
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188439 | restrela | 15 mar 2008 11:53 | Em resposta a: #188392

Prezada Thereza,
Obrigadíssimo.
As fichas no AN, referentes a Junta Comercial e Processos Cíveis, não precisam de data. Os arquivos ficam no andar inferior. São arquivos comuns, onosmáticos.
Independentemente das datas, se houver alguma coisa, estará lá. Os Almanaks Laemmert que consultei são da segunda metade do XIX.
Creio que na Junta Comercial pode haver algum registro que revele local de moradia anterior, ou nascimento...nos Processos Cíveis, que vão de confissão de dívida até questões de sucessão, as informações podem ser maiores ainda.
O bom do AN é que não se precisa de datas.
Abraço, e de novo obrigado,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188458 | Solla | 15 mar 2008 14:45 | Em resposta a: #188264

Cara Paula:
Estou com um problema há meses que ainda não consegui resolver, apesar de já ter solicitado várias vezes ajuda aqui no forum. È o seguinte:
Tenho um familiar "BARÃO JOSE JOAQUIM PERES DA SILVA", QUE FALECEU A 10-1-1911 NO rIO DE jANEIRO, e está sepultado no cemitério de são João, segundo informação de uma confrade que tambem será parente.
Caso lhe fosse possivel, necessitava de saber a sua filiação e naturalidade, para confirmar se é a mesma pessoa que procuro.
Muito grata lhe ficaria se me conseguir alguma coisa.
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188470 | M.Ribeiro | 15 mar 2008 16:48 | Em resposta a: #188458

Cara Maria Tereza

O Cemitério de São João Batista fica no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Como você tem a data do falecimento, pode pedir pesquisas nos cartórios que abragem a zona sul, via Internet. Comece pela 5ª Circunscrição e depois a 4ª. Ontem, na 4ª Circunscrição, Cartório do Catete, encontraram um registro que parece ser de um antepassado meu, falecido no Hospital da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, em 1918 (e eu não tinha a data completa), e que foi pedido pela Internet. Semana que vem irão confirmar se é ele ou um homônimo, porque o livro estava de difícil leitura.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro


1ª CIRCUNSCRIÇÃO=Centro(Candelária), Ilha de Paquetá.Centro(Sta Rita), Ilha do Governador.
2ª=Centro (Sacramento)Centro (São José)
3 = Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa.
4= Flamengo, Catete, Laranjeiras, Glória, Sta Teresa.
5= Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca.
6=Central, Sto Cristo, Saúde, Santana.
7=Estácio, Rio Comprido, Catumbi.
9=São Cristóvão, Caju, Benfica.
9=Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú.
10=Engenho Novo, Méier.
11=Bonsucesso, Cascadura, Pilares, Olaria.
12=Penha, Jacarepaguá, Barra, Madureira (antes de 1924).
13=Campo Grande, Sta Cruz, Guaratiba.
14=Bangu, Realengo, Madureira (após 1924).

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188539 | zehelmer | 16 mar 2008 04:18 | Em resposta a: #188386

Olá, Marli

O Fernando não viu ainda essas mensagens...

Ele procura Manuel Lopes Marrafa, desembarcado, creio, no Rio de Janeiro, a partir de Março de 1911.

Mtº Obgº

José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188540 | zehelmer | 16 mar 2008 04:22 | Em resposta a: #188353

Olá, Thereza

O Fernando não terá visto ainda essas mensagens...?

Ele procura Manuel Lopes Marrafa, desembarcado, creio, no Rio de Janeiro, a partir de Março de 1911.


Mtº Obgº

José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188634 | Thereza Martins | 16 mar 2008 22:56 | Em resposta a: #188439

Caros amigos,
Vou tentar ajudar a todos que me pediram, vamos torcer...
Amanhã à noite espero trazer alguma notícia.
Abraços,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188674 | Solla | 17 mar 2008 13:34 | Em resposta a: #188470

Cara Marli:
Agradeço a sua pronta resposta, mas resido em portugal e não é assim fácil aceder aos cartórios via net. Será que não me poderia dar uma ajuda?
Desculpe o abuso, mas sou ainda bastante inexperiente, e a procura de elementos sobre este barão tem sido muito dificil. Se puder, agradeço sinceramente
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188686 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 16:19 | Em resposta a: #188674

Cara Maria Teresa

É só digitar no Google "4ª Circunscrição do Rio de Janeiro" e "5ª Circunscrição do Rio de Janeiro". É assim que chego até eles.

A consulta à 4ª Circunscrição(http://www.cartoriocatete.com.br) tem que ser pedida por você, porque é solicitado nome e endereço para o envio do documento, com os devidos preços, caso encontrem. Talvez tenha que digitar o endereço eletrônico ao invés de entrar direto. No local "2ª via de Certidões, opção Óbito" coloque o nome e a data do falecimento e deixe o número do Livro e os outros dados em branco.

O que já pude fazer foi enviar e-mail para a 5ª Circunscrição, perguntando se lá também pode ser feita a pesquisa via e-mail para a 2ª via da Certidão de Óbito, e dei o nome de José Joaquim Peres da Silva, falecido em 10/01/1911. Estou aguardando a resposta.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188687 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 16:26 | Em resposta a: #188686

Em tempo: não adianta utilizar o sistema de "Consultas online" porque só está digitalizado a partir de 1998. Tem mesmo que pedir a 2ª via da Certidão de Óbito, para que façam a pesquisa nos Livros. Mas só haverá pedido de pagamento se for encontrado algo, claro. A minha certidão, de 1918, ficaria em 80 reais mais a despesa de envio.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188694 | antnoite | 17 mar 2008 17:40 | Em resposta a: #188539

O passageiro que eu procuro, meu pai, chama-se Manuel Lopes Marrafa, o qual obteve aqui em Portugal o passaporte em 17 de Fevereiro de 1911. Deve ter portanto embarcado para o Rio de Janeiro nos portos da cidade do Porto/Leixões ou Lisboa nos meses seguintes.
Não tenho mais dados para uma rapida pesquisa, no entanto julgo que para uma consulta é necessario ver as listas de bordo dos vapores que fizeram escala nos portos de mar Portugueses (Leixões ou Lisboa) ou então em alternativa nas listas de entrada de emigrantes na Hospedaria de Emigrantes no Rio de Janeiro.
Penso que todos os passageiros Portugueses devem estar inseridos nessas listas por grupo pelo que é desnecessário gastar tempo e consulta nas listas onde não tem nomes portugueses.

Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188714 | Solla | 17 mar 2008 19:50 | Em resposta a: #188686

Cara Marli.
Muito obrigada pela sua disponibilidade e rapidez.Já solicitei à 4º circunscrição e vou aguardar.
Espero que o seu pedido tenha sucesso. aguardo suas noticias
Cumprimentos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188730 | Thereza Martins | 17 mar 2008 21:37 | Em resposta a: #188128

Cara Marli,
Infelizmente tenho a informar que não localizei os nomes solicitados, entretanto hoje me informaram no Arquivo que os microfilmes que consultei foram de vapores que atracaram na Ilha das Flores e que os microfilmes de desembarque aqui no Rio ainda não estão liberados devido ao estado de conservação dos registros, que é precário ( Ilha das Flores fica do outro lado da baía).
Tentarei uma outra pesquisa por outros meios, vamos aguardar.
Obs: não há previsão de quando os microfilmes estarão liberados.
Abraços.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188731 | Thereza Martins | 17 mar 2008 21:43 | Em resposta a: #188264

Cara Paula,
Não localizei nenhum documento no AN, e o funcionário informou que este documento deve estar na própria Cúria. Preciso de maiores informações.
Abraços.
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188736 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 21:49 | Em resposta a: #188714

Cara Maria Teresa

Recebi resposta da 5ª Circunscrição dizendo que irão fazer as pesquisas, sim. Agora, se você quiser tomar as rédeas do assunto, passe também um e-mail para eles, em seu nome, dizendo estar em Portugal. Mas se chegar alguma resposta para mim eu aviso a você.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188740 | Thereza Martins | 17 mar 2008 21:59 | Em resposta a: #188439

Oi Rodrigo,
Tenho uma boa e uma má notícia.... a boa é que localizei 8 fichas em nome de Nicolau Luis Sampaio e numa delas consta endereço " Estrada de Santa Cruz nº 125 ", porém nenhum registro em nome de Manoel Luiz Sampaio.
A má notícia é que os processos só poderão ser vistos no final de abril pois estão retidos pela Vara Cível. Você quer que eu escaneie a xerox da ficha? não constam maiores informações, mas se quiser...
Abraços
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188747 | Thereza Martins | 17 mar 2008 22:24 | Em resposta a: #188694

Caro Fernando,
No AN as pesquisas são feitas através de microfilmes onde constam registrados por ordem de data, todos os navios que atracaram no Rio, entretanto, haviam dois portos ,um aqui deste lado da capital e outro do outro lado da baía de Guanabara. As fichas com a relaçao de passageiros por ordem de data aqui na capital ainda estão sendo restauradas no setor de microfilmagem. Os de entrada na Ilha das Flores, do outro lado da baía estão liberados. A relação de passageiros é muito extensa e claro, vem separados por vapores, existindo num vapor centenas de imigrantes de diferentes nacionalidades. Visualizei muitos originários de Leixões, Madeira, Lisboa, muitos antonios, joaquins, josés, enfim...
Pensei ser esta pesquisa mais fácil (como você imagina), mas não é. Para vc ter uma idéia , leva-se de 2 a 3 horas para ver 1 ano!!!!sem contar que a caligrafia por vezes é incompreensível!
Se você acha que pode estar nesta relação, terá que aguardar nova ida ao AN, ok?
Abraços
Thereza.
Em tempo: vou pesquisar sobre esta Hospedaria de Emigrantes .

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188748 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 22:30 | Em resposta a: #188740

Oi Rodrigo e Thereza

Coincidentemente, eu morei em Realengo, no Rio de Janeiro, quando era criança! A Estrada de Santa Cruz, muito extensa, passava realmente por Realengo e era onde a rua onde eu morava terminava! Não sei se hoje em dia mantém o mesmo nome. A "minha" rua se chamava Rua Marechal Soares Andréa.

Abraços

Marli Ribeiro
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188749 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 22:56 | Em resposta a: #188748

Rodrigo e Thereza

Em tempo: fazendo pesquisas na TeleListas.net aprendi que o nome da "minha" rua é Marechal Soares Andréia, com i.

E a Estrada de Santa Cruz agora tem o nome de Avenida de Santa Cruz.

O telefone da CET-Rio (Cia. de Engenharia e Tráfego), que fica no bairro Realengo, é (21) 2401-9699.

Abraços.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188752 | M.Ribeiro | 17 mar 2008 23:13 | Em resposta a: #188730

Cara Thereza

O que você puder fazer, e quando puder, estará bem.
Agradeço muitíssimo.

Abraços.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188778 | pachancho | 18 mar 2008 10:09 | Em resposta a: #188731

Cara Thereza,

muito obrigado pela ajuda que me está a dar, que tipo de informações precisa. Sobre os pais de Honorina (minha bisavó)Francisco Luis d'Araujo e Carolina Luisa, não sei nada. Sobre minha bisavó Honorina sei que ela em 4.7.1897 , data de seu casamento, já se encontrava em Portugal e seu pai também, pois ele deu autorização para ela se casar. Na certidão de casamento diz que ela é filha natural mas legitimada em escritura pública no dia 9.10.1878, e que o pai é português e a mãe de S.João Baptista da Lagoa.
Será que se consegue localizar o pedido de passaporte deles, quando vieram para Portugal?
Entretanto vou tentar saber algo sobre as irmãs dela.

muito obrigado por tudo
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188846 | M.Ribeiro | 18 mar 2008 22:55 | Em resposta a: #188736

Cara Maria Teresa

O Cartório da 5ª Circunscrição respondeu hoje que nada foi encontrado com nome e data fornecidos.

Espero que tenha sorte com o Cartório da 4ª Circunscrição, onde você mesma fez o pedido de buscas.

Cumprimentos

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188847 | M.Ribeiro | 18 mar 2008 23:04 | Em resposta a: #188714

Cara Maria Teresa

Enviei-lhe uma resposta na data de hoje, só que o aviso da mensagem no Genea veio para mim, porque enganei-me.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188905 | Solla | 19 mar 2008 14:31 | Em resposta a: #188847

Car Marli:
Recebi a sua mensagem e tambem da 4ª circunscrição que dizem nada ter com o nome pedido. Que mais hei-de fazer? Será que me pode dar alguma ajuda?. Cumprimentos amigos
Maria Teresa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188917 | M.Ribeiro | 19 mar 2008 16:13 | Em resposta a: #188905

Cara Maria Teresa

Eu moro em São Paulo, cidade muito distante. Minhas ligações com o Rio de Janeiro são apenas afetivas porque foi lá que nasci.

Mas já recorreu à Santa Casa de Misericórdia? Como você tem a data do falecimento fica mais fácil fazer a pesquisa, e pode ser que eles nem cobrem nada. Mas mande uma carta, de Portugal. Eles não costumam responder a pedidos via mensagens eletrônicas . Mas na carta informe o seu e-mail, para a continuação do assunto. Se eles forem cobrar, aí sim avisarão por e-mail


Eu paguei uma taxa, acho que de 65 reais, e estou aguardando o resultado de uma pesquisa pedida via correio, onde informei apenas o nome e o ano do falecimento da pessoa, no Rio de Janeiro.


Dr. Dahas Chade Zarur
Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro
Rua Santa Luzia, 206
20020-020
Rio de Janeiro - RJ
Brasil


Referente à pesquisa de falecimento, é o assunto. Informe os dados que você tem.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188945 | zehelmer | 19 mar 2008 21:05 | Em resposta a: #188747

Cara Thereza,

O Fernando está de viagem e me telefonou, pedindo para informar que o pai dele falava da chegada a Guanabara.

Ele também diz que esteve pesquisando sobre a partida de navios nesse ano e vai enviar uma relação com as partidas do Porto / Leixões, o que poderá facilitar a procura nas microfichas (por navio) logo que estejam disponíveis.

Sugere também que é possível que essa informação tenha sido microfilmada pelos Mormons. Terá facilidade em confirmar essa situação aí?

Os nossos sinceros agradecimentos e total disponibilidade para algo em que possamos ajudar do nosso lado ;-)

José Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188947 | restrela | 19 mar 2008 21:32 | Em resposta a: #188740

Prezada Tereza,
Muito obrigado!!
Este devia ser o endereço da padaria/hospedaria que pertencia ao meu tetravô, que depois passou para o meu tio-trisavô ;-)
Eu precisaria apenas dos numeros, das indicações, para eu ligar para o Atendimento a Distancia do AN e pedir as cópias em fins de abril. Espero achar alguma coisa, pode ser que sejam apenas questões comerciais, dívidas, etc., mas se eu tiver sorte, acho mais alguma pista...
Abraços,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188948 | M.Ribeiro | 19 mar 2008 21:47 | Em resposta a: #188945

Caro José Silva

Só um esclarecimento: esta "Guanabara" a que o pai do Fernando se referia era a baía de Guanabara (nada a ver com o estado da Bahia, com h) no Rio de Janeiro, onde ficavam os portos. O estado do Rio de Janeiro, por uns tempos, passou a se chamar Estado da Guanabara, mas foi em meados do século XX, muito depois de 1911. Depois voltou ao antigo nome de estado do Rio de Janeiro. Devido a isto, não resta dúvida que o desembarque do pai do Fernando foi mesmo no estado do Rio de Janeiro.

Cumprimentos.

Marli
São Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188959 | Thereza Martins | 19 mar 2008 23:01 | Em resposta a: #188947

Caro Rodrigo:
As informações que possuo são as seguintes:
1ª ficha - ano: 1910 - nº de ordem: 118 - J.A. cx 853
2ª ficha - ano 1905 - nº de ordem: 16503 - 04 - cx 2192
3ª ficha - ano: 1911 - nº de ordem 31917 - 18 cx 2204
4ª ficha - ano: 1907 - nº de ordem 657 - s/cx
5ª ficha - ano 1907 - nº de ordem 21694 - cx 2231 - galeria A
6ª ficha - ano: 1905 - nº de ordem 18820 - cx 2162 - galeria A
7ª ficha - ano: 1906 - nº de ordem 17655 - cx 2247 - galeria A
8ª ficha - ano: 1906 - nº de ordem 20731 - cx 2191 - galeria A

Entendo que são nº de processos e os respectivos arquivos e galerias, todos do "Juizo dos Feitos da Fazenda Municipal".
Fico feliz em tê-lo ajudado, se precisar estou por aqui.
Boa sorte.
Abraços,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#188965 | Thereza Martins | 19 mar 2008 23:29 | Em resposta a: #188945

Caro José,
Não acredito que exista mais uma relação de passageiros com os Mórmons, senão o AN teria informado. Pelo que fiquei sabendo, são duas uma está microfilmada e outra não. A que está microfilmada, consta "Desembarque em Ilha das Flores" e posso verificar novamente. Entretanto, como disse anteriormente, existem páginas em branco e existe também a possibilidade de não constar em nenhuma das duas listas, pois andei pesquisando e descobri que alguns passageiros fugiram , não queriam ficar hospedados na tal Hospedaria de Imigrantes.
Tenho boa vontade em fazer nova consulta, fico aguardando esta relação.
Com relação ao oferecimento de ajuda, gostaria sim se alguém souber da possibilidade de informar a respeito de uma mulher chamada Carolina do Prado Paula, de Santiago, Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real que em 1939 estaria casada com meu bisavô João Baptista Martins e teria 57 anos ( nascida em 1882). Esta foi a informação dada por ele aqui no Brasil, sendo que oficialmente minha bisavó chamava-se Maria da Guerra.
Bem, sei que é difícil mas de qualquer forma agradeço toda ajuda que puderem me dar.
Da minha parte estou às ordens.
Um grande abraço,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189070 | FMarrafa | 20 mar 2008 20:05 | Em resposta a: #188747

Cara Thereza,
Obrigado por todo seu empenho. Toda a colaboração tem sido importante para menter as minhas esperanças.
Como eu referi os Mormons fizeram microfilmagens de todos os registos mundiais. Assim cá em Lisboa há filmes de alguns livros de chegadas ao Rio de Janeiro, mas se eu pedir outros demora cerca de 3 mêses. O horário dos Mormons para o público pode ser só ao domingo.
Eu tenho feito referência às listas de bordo pois é mais fácil consultar, visto estarem juntos todos os passageiros embarcados em cada porto.
Também aconselho que nas futuras buscas você tenha apenas atenção ao sobrenome, pois Marrafa é sobrenome raro, assim é mais cansativo.
Vale a pena referir que nos países do norte não existiu esse nome. Nos barcos que vem do Mediterrâneo já pode encontrar Marraffa de Itália ou Mouarraf dos países Árabes.
Tenho uma lista dos navios com datas de partida daqui do Porto e Leixões tirados das notícias dos jornais 1911. Pode facilitar as buscas, pois assim só prestará atenção a esses navios. Segue a lista no final.
Sobre o seu pedido quero informar que é possível e rápido, mas são necessários dados elucidativos para quando eu for a Vila Real resolver tudo.
Nos primeiros contactos fiquei a saber que Santiago não é freguesis, mas há um lugar (povoação Santiago do Monte). Também fiquei a saber que o lugar aonde existem muitas familias de nome Guerra é em Soutelo. Eu preciso saber as freguesias e datas aonde seus antepassados faleceram, aonde casaram e os nomes que usavam: se tiver mais dados tirados de documentos por favor envie-me para facilitar. Fico à espera de mais dados dos seus antepassados, asim como de saber de tudo o que precisa do Arquivo de Vila Real.
Cumprimentos
Fernando Marrafa
Lista de Navios c/partidas do Porto e Leixões no ano de 1911:
23/04-Oriana: 03/05-Wurzburg: 06/05-Amazon: 07/05-Nile: 09/05-Orcoma: 15/05-Avon: 29/05-Erlangen: 06/06-Orissa: 12/06-Avon: 12/06-Boon: 12/06-Araguaya: 20/06-Ortega: 26/06-Halle: 29/06-Amazon: 04/07-Asuncion: 04/07-Oropesa: 05/07:Rossetti: 06/07-Highland: 10/07-Sieglinde: 10/07-Asturias: 16/07-Defland: 18/07-Titian: 18/07-Otita: 18/07-Macedonia: 23/07-Malte: 24/07-Wurzburg: ??/??-Hohenstaufen: 25/07-Aragon: ??/??-Crefeld: 01/08-Oravia: 01/08-Camoens: 04/08-Amestelland: 07/08-Araguaya: 15/08-Bahia: 15/08-Oronsa: 20/08-Ceylan: 22/08-Pernambuco: 23/08-Arion: 21/08-Erlangen: 21/08-Amazon: 23/08-Erlangen: 29/08-Santos: 29/08-Thespis: 31/08-Amiral Exelmans: 04/09-Bonn: 05/09-Zaanlland: 12/09-Oriana: 12/09-Danube: 21/09-Maasland: 12/11-Malte: 14/11-Erlangen: 15/11-Cap Vilano: 21/11-Tremonte: 21/11-Arabia: 21/11-Oravia: 21/11-Clyde: 23/11-Amiral Fourichon: 23/11-Elleric: 26/11-Troja: 27/11-Habsburg: 27/11-Bonn: 27/11-Avon: 03/12-Sant Catharina: 05/12-Oronsa: 06/12-Cap Arcona: ??/??-Magellan

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189092 | Thereza Martins | 20 mar 2008 22:02 | Em resposta a: #189070

Caro Fernando,
Voltarei ao AN na segunda feira com estas informações que vc me passou, se o nome dele estiver lá, com certeza vou achar.
Com relação aos dados que me pediu, vou relacionar abaixo:
- João Baptista de Souza veio pela 1ª vez ao Brasil em 1912 e depois em 1939 conforme consta em seu registro do Consulado Portugal no Rio de Janeiro e consta tb neste mesmo formulário que era casado com Carolina do Prado Paula Martins. De acordo com pesquisas, ele nasceu em 28/1/1891, filho de Cândido José ( de Toudela de Monforte) e Maria Lopes de Souza, neto paterno de Benedita de Jesus ( de Tinhela) e materno de José Lopes e Anna de Souza ( de Villarelho).
Ocorre que consta na certidão de meu avô (Abilio Guerra Martins)seus pais João Baptista Martins e Maria da Guerra (filha de Luiz da Silva Daira e Joanna da Guerra). Sei que se casaram em 2/02/1910 ( Maria nasceu em 28/01/1892, porém não sei a data de seu falecimento).
Obs.: descobri que naquela época era comum trocarem os nomes, daí ele mudou de Souza p/ Martins. Descobri tb que Joâo tinha um irmão chamado Antonio José Martins que tb veio para o Brasil.
Finalmente, se em 1939 João inf. que Carolina tinha 57 anos, ela deve ter nascido em 1882( se ele casou com ela deve constar no livro , certo?).
Acredito que agora só com os Mórmons, mas eu não consigo fazer esta pesquisa!!!!
Agradeço tudo que puder fazer e me orientar.
Abraços,
THereza
Em tempo: tenho cópia dos livros de nascimento e casamento.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189235 | isabelmarrafa | 22 mar 2008 14:41 | Em resposta a: #189092

Cara Thereza
Obrigado pela rápida resposta e disponibilidade para colaborar.
Novamente, lembro que é importante saber o nome da freguesia (paróquia) onde nasceram e casaram.
Cada paróquia tem seus livros e é aí que se faz as buscas.
V. diz que tem cópias dos registos de nascimento e casamento. Por favor verifique que aí, logo no início, a seguir à data, aparece o nome da igreja ou paróquia que, normalmente, começa com o nome do santo padroeiro. Também aparece o nome do pároco e de todos os intervenientes. Também diz onde moram e de onde são naturais (freguesia e concelho).
A troca do nome próprio (primeiro nome) não é fácil aqui: tudo indica que houve um segundo casamento. Assim os filhos mpais velhos são de uma mãe e os mais novos de outra. Normalmente, no registo de nascimento consta filhi legítimo do segundo matrimónio.
Os nomes das localidades que refere de onde são naturais os membros da sua família poderão ser de concelhos vizinhos. Assim só com o nome completo dessa localidade. Exemplo: Vilharelho da Raia.
Santiago Ribeira Alhariz é concelho de Valpaços. Assim os outros também podem ser de outros concelhos. Por favor diga todos registos que deseja que eu procure que eu terei todo o gosto em tratar.
Os mormons também não fazem buscas mas têm à nossa disposição milhões de microfilmes mas só nos EUA.
Cumprimentos
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189364 | Thereza Martins | 24 mar 2008 03:19 | Em resposta a: #189235

Caro Fernando:
Consta no livro: "... No primeiro dia do mes de fevereiro de mil oitocentos e noventa e um, nesta parochial igreja de S, Thiago de Villarelho da Raia, concelho de Chaves, Arcebispado de Braga, Primaz, baptizei ... um individuo do sexo masculino a quem dei o nome de João Baptista, que nasceu neste lugar de Villarelho às duas horas da manhã...filho legítimo ( e primeiro deste nome) de Candido José....natural de Toudella(???) de Monforte... e Maria Lopes de Souza, natural deste lugar e freguesia....Foram padrinhos: José Lopes Junior e, por procuração de João Baptista, soldado da Guarda Municipal do Porto e Maria Luiza....".Abbade Rodrigo de Campos Sanches. - Arquivo Distrital de Vila Real.
No livro do casamento: "...de Braga Primaz, tendo sido .... e com expressa licença .....no quarto grau de consaguinidade....compareceram os nubentes João Baptista de Souza e Maria da Guerra, ele de dezenove anos, filho legítimo de Candido José, ela de vinte e tres anos, filha legítima de Luiz da Silva Daira e Joanna da Guerra, ambos solteiros..." Padrinho: João Sanches, Nubentes: João Baptista de Souza, Legítimo Superior: Candido José - Pároco - Pe. Firmino de Barros.
De acordo com pesquisas, todos são de Vilarelho da Raia, porém esta Carolina do Prado Paula Martins, que deve ter sido sua segunda esposa só sei que é de S. Tiago. è possível que o sobrenome "Martins" ele tenha adquirido dela, certo? Outra coisa, Maria da Guerra não está enterrada junto com a mãe e irmã e não consegui saber a data do seu falecimento.
Na certidão de meu avô consta somente o nome de "ABILIO" sem sobrenomes. Será que recebeu o "MARTINS" de Carolina?
São estes os dados que constam nos documentos.
Um grande abraço,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189415 | valboa | 24 mar 2008 19:06 | Em resposta a: #189070

caros confrades

procuro ajuda no rio de janeiro para saber vida e obra de -AMÉRICO ALVES MOREIRA

que julgo ter sido presidente da Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro por volta

de 1968/1970.

Já falecido há pelo menos 20/25 anos.

Julgo que seria o presidente em exercicio quando o DRº MARCELLO CAETANO e o

ALMIRANTE AMÉRICO TOMÁS, foram inaugurar o novo hospital da beneficência.

agradeço a ajuda possivel.

J. albuquerque da quinta

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189450 | zehelmer | 25 mar 2008 01:45 | Em resposta a: #188965

Olá, Thereza

Será que

" ... Teresa Maria Guerra. Proprietário da empresa. Ed. Casa Blanca - Lj. 6 Chaves 5400-425 CHAVES Vila Real - telefone 276324290"

pode ser elemento de interesse nessa investigação?

Abr@ço

José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189454 | zehelmer | 25 mar 2008 02:35 | Em resposta a: #189450

Acho esse blog

http://chaves.blogs.sapo.pt/249468.html (Vilarelho da Raia)

muito interessante e creio que poderá ser também de alguma utilidade para obter informação detalhada a respeito de Chaves.

ze'helmer

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189456 | zehelmer | 25 mar 2008 03:41 | Em resposta a: #189070

Parabéns por essa lista de navios!

Foi um belo trabalho e poderá ser de grande utilidade a todos os interessados no tema.

Agora, quanto aos Mormons... vejam este tópico:

Ajuda na Igreja dos Mórmons 19-03-2007, 10:53
Autor: marciohbc

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=183968&fview=e

"Sei o quanto é frustrante essa dificuldade de contato com os CFHs aí no Brasil (pelo menos na área do Rio)"

"Comentei com a pessoa que no mundo inteiro todos os CFHs funcionam na base de voluntários e lamentei que apesar de publicarem os horários de atendimentos nenhnum deles estava sendo cumprido.
Uma verdadeira vergonha!"

"A igreja que fica no Andaraí, no Rio de Janeiro fica aberta aos sábados durante todo o dia(de 10 as 22 horas), o telefone vc pode pegar no site."

"Peco-lhe que continue a tentar. Todos os 'Centros da Historia da Familia' funcionam atraves de voluntarios. Continue a telefonar."

"Tente encontrar o numero de telefone da propria Igreja onde esta o CHF. Ha reunioes a noite, outras actividades aos Sabados e com certeza que os encontra nos Domingos de manha"

"Ao contrário de todos, faço regularmente pesquisas no CHF de São José dos Campos.
A funcionária Bete é uma pessoa extremamente atenciosa e zelosa.
Sempre organiza os horários para que todos possamos fazer nossas pesquisas e nos auxilia em todo momento.
Os microfilmes solicitados chegam sempre no prazo mínimo de 15 dias e no máximo de 30 dias.
Comecei minhas pesquisas em Setembro e desde então já tive acesso a 10 rolos de microfilmes.
Quem dera os CHF cariocas seguissem esse exemplo!!
Boa sorte a todos."

"Que privilégio o seu! Os meus microfilmes levam em média quase um ano para chegarem. Pelos de Alcains esperei um ano e meio. Já pedi os microfilmes da Póvoa de Rio de Moinhos há oito meses. Estes microfilmes da Póvoa me levariam a um grande avanço nas pesquisas pois é "a porta de entrada" em Portugal para mim que tenho avô lá nascido.

Porém, é assim que é, e não adianta reclamar. Mas não posso me lamentar. Afinal, eles acabam chegando. Por outro lado contei com muita ajuda dos colegas deste fórum, dos arquivos distritais, etc.

Boas pesquisas em 2008"

"Em Belo Horizonte MG temos a felicidade de contar com D.Antonieta, voluntária há vários anos, sempre dedicada e eficiente . Ela é responsável pela Estaca (igreja) do Aeroporto, fica a disposição dos pesquisadores na 2a. de 14 às 18 horas e de 3a. a 6a. de 14,30 às 21 horas. A sala do Centro Historico da Família (CHF) tem 3 projetores e computador com internet .
Saudações"

//..........//

ze'helmer

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189457 | zehelmer | 25 mar 2008 03:59 | Em resposta a: #189070

Capelas e Horários no Rio de Janeiro:

RIO DE JANEIRO
Água Branca

Estrada da Água Branca, 5321
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Angra do Reis

Av: das Caravelas, Lt. 7A
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Barra Mansa

Rua Luís Ponce, 213
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Botafogo

Rua Muniz Barreto, 581
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Boulevard

Rua Silva Teles, 99
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Campos dos Goitacazes

Ala Aurora- Estaca Campos
Rua Professor Manhães, 117 - Turf Club - 28 100-000
Domingo, 15:00h às 18:00h

Ala Turf - Estaca Campos
Rua Professor Manhães, 117 - Turf Club - 28 100-000
Domingo, de 9:00h às 12:00h

Campo Grande

Ala Cesário de Melo - Estaca Rio de Janeiro - Campo Grande
Rua Santo Eustaquio, 68 - 23080-000
Tl.: (21) 394-7442
Domingos 15:00h às 18:00h. Quintas-Feiras 19:00h às 21:30h.

Campo Lindo

Rua Raul Alves, 100
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Cascadura, Meier

Rua Joaquim Meier, 263
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Cascatinha

Rua Bernado Proença, 100/110
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Cataguases

Rua Dr. Sobral, 365
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Caxias

Rua Tenente José Dias, 393
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Correas

Estr. União e Indústria, 3180
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Democrata

Rua Rafael Zararias, 112
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Encantado, Água Santa

Rua Dr. Niemeyer, 311
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Engenho de Dentro

Rua Getúlio, 49
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Freguesia

Rua Félix Crame, 72
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Ilha do Governador

Ala Tauá - Estaca Rio de Janeiro Brasil Andaraí
Av. Paranapuan, 251 - 21910-020
Tel.: (21) 396-8622
Domingo, de 15:00h às 18:00h

Irajá

Ala Vila Kosmos - Estaca Rio de Janeiro
Estrada do Portinho, 53 - 21.235-400
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou 15:00h às 18:00h.

Itaguaí

Ala Itaguaí - Estaca Campo Grande
Rua, Reverendo Otávio Luiz Vieira, nº287 - Centro
Itaguaí - RJ - 23800000 - Brasil
Tel.: 21 688-5882
Domingo, de 9:00h às 12:00h

Itatiaia

Rua Ory Loyola, 71
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Jacarepaguá

Av. Geremário Dantes, 313
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Jardim Botânico

Rua Zara, 17
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Jardim Maravilha

Estada Campo Mourão, 567
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Leopoldina

Av. Getúlio Vargas, 685
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Madureira

Rua Curimatã, 112
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Meier

Ala Engenho de Dentro - Estaca Rio de Janeiro Brasil
Rua Getúlio, 49 - 20775-000
Domingo, de 8:30h às 11:30h

Nilópolis

Ramo Anchieta - Estaca Nova Iguaçu
Estrada Roberto Silveira, 406 - Olinda - 26545-770
Tel.: (21) 455-1565 / 339 4425
Domingo, de 9:30h às 12:30h

Nova Iguaçu

Rua Luiz de Matos, 41
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Petrópolis

Ala Alto da Serra - Petrópolis
Rua Teresa, 52 - Centro - Petrópolis - 25625-000
Tel.: (24) 242-5074
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou 15:00h às 18:00h

Queimados

Rua Araruma, 103
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Ramos

Rua Pofessor Lace, 529
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Realengo

Rua Oliveira Braga, 250
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Resende

Ala Centenário e Ala Manejo - Estaca Volta Redonda
Av: Marcílio Dias, 183 - Jardim Jalisco
27501-970
Tel.: (24) 354-3733
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Santa Cruz

Av: Engenheiro Gastão Rangel, 335
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Santa Margarida

Ala Santa Margarida - Estaca Rio de Janeiro Campo Grande
Rua Piraua, 660 -Campo Grande, Santa Margarida - 23060-000
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Saracaruna

Rua Visconde Itauna
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Seropédica

Ramo Campo Lindo - Estaca Campo Grande
Rua Raul Alves, 98 - Campo Lindo - 23845
Domingo, de 9:00h às 12:00h

Teresópolis

Rua Guapore, 114 e Rua Manoel Lebrão, 82
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Três Rios

Rua Barão Rio Branco, 612
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Usina

Rua Conde de Bonfim, 1281
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Vilar dos Teles

Av: Pres. Lincon, Qd. 19, Lt. 4-5
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Volta Redonda

Ala 7 de Setembro e Ala 9 de Abril - Estaca Volta Redonda
Rua Coroados, - Aterrado
27180-000
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou de 16:00h às 19:00h

Ala Usina - Estaca Volta Redonda
Rua Manoel Garani, 35 - Retiro - 27280-000
Tel.: 24-346-7056
Domingo, de 9:00h às 12:00h ou 15:00h às 18:00h

.......... //........

Entre em contato, via e-mail, colocando na linha do assunto, a sigla CHF, para que eu possa abrir logo a correspondência, dando prioridade à mesma, ou se quiser, por correio normal, para o end. abaixo.

Em nosso CHF, temos uma equipe de digitadores, e podemos digitar no PAF os seus dados, fazendo a submissão no programa e no Temple Ready, e ate mesmo enviando ao Templo a sua submissão, e copia para V. Cremos que assim, estaremos sintonizados com o Espírito de Elias, e o pondo em ação.

Entre em contato com:
Ari Salomão Thomaz
Rua São Sebastião do Cai, 541
Esteio - RS - 93260-040

Diretor do Centro de Historia da Família 089 - Estaca Canoas - RS
Consultor de Historia da família da Área Brasil Sul
Presidente do Instituto Genealógico do Rio G. do Sul- INGERS

www.mormons.com.br - mormons@mormons.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189487 | Thereza Martins | 25 mar 2008 14:52 | Em resposta a: #189450

Olá!
Sim, toda ajuda é bem vinda.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189490 | Thereza Martins | 25 mar 2008 14:56 | Em resposta a: #189454

Valeu!! este blog realmente é bastante interessante, já mandei uma mensagem, espero que respondam.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189497 | Thereza Martins | 25 mar 2008 15:17 | Em resposta a: #189070

Caro Fernando,
Estive no AN e aconteceu que rolos que consegui pesquisar,não encontrei nada, entretanto, alguns rolos no espaço de maio até outubro estão no laboratório e a consulta só estará liberada daqui a duas semanas, quando então voltarei lá.
Devo fazer uma retificação, os microfilmes que estou pesquisando são da hospedaria e a lista de desembarque do vapor é que não está liberada(informação errada do funcionário).
Se puder me dê mais alguma pista.
Abraços
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189580 | restrela | 26 mar 2008 02:03 | Em resposta a: #189497

Prezada Thereza,
Só tenho que te agradecer e agora aguardar mais um tempo e pedir as cópias ao AN.
Mais uma vez, obrigadíssimo,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189893 | Thereza Martins | 27 mar 2008 21:20 | Em resposta a: #188778

Cara Paula,
Pedi ajuda a Cúria e por telefone a funcionária Márcia achou a certidão de batismo mas não achou a legitimaçao ou casamento dos seus pais nesta data, entretanto, agendei visita para vistoria do livro para 4ª feira que vem. Farei busca nos meses anteriores e posteriores.
Fico aguardando maiores pistas suas.
Abraços.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189909 | pachancho | 27 mar 2008 22:42 | Em resposta a: #189893

Cara Thereza,

muito obrigado pelo seu demonstrado interesse em me ajudar nesta pesquisa. Com efeito, a certidão já tinha sido encontrada mas pouco refere diz sobre os pais. A razão pela qual eu acho que a legitimação foi feita no Brazil é porque foi quase logo a seguir ao nascimento e sei que minha bisavó teve mais irmãos.

transcevo certidão:

"Igreja de Sao Joao Baptista da Lagoa, Batismos de 1870 a 1880, Livro 8, fls. 183."
"Honorina, filha de Francisco Luis de Araujo."
"O Vigario Francisco Martins do Monte.
Aos nove de agosto de mil oitocentos e setenta e oito nesta Matriz de Sao Joao Baptista da Lagoa baptisei e pus os Santos Olhos a Honorina nascida aos vinte e sete de julho do anno proximo passado, filha natural de Francisco Luis de Araujo e de Carolina Luisa, foram padrinhos Antonio Jose Paes e Amenaide da Costa: de que fiz este assento:
Vigario Francisco Martins do Monte."


Certidão de Casamento de Honorina, em Portugal no dia 4.9.1897.
".........filha natural, mas legitimada por seu pai em escritura publica, lavrada em 9.10.1878, de Francisco Luis d'Araujo e Carolina Luisa, naturais ele da freguesia de Prozêlo, concelho dos Arcos de Valdevez, ela natural da dita freguesia de São joão Baptista da Lagoa, Estados Unidos do Brasil..."


A legitimação foi numa data muito próxima da do nascimento, o que me leva a crer que foi feita no Brasil. Em Braga não está. Lendo melhor a certidão de casamento, pecebi que os pais não deveriam ser casados, pois diz que é filha natural.
Aínda não consegui saber mais sobre os irmãos de Honorina, vou tentar saber algo até quarta-feira.

Mais uma vez agradeço e estou à disposição se precisar algo de Braga.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189915 | Thereza Martins | 27 mar 2008 23:26 | Em resposta a: #189450

Sim, obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#189925 | zehelmer | 28 mar 2008 02:36 | Em resposta a: #189915

Logo que possa darei notícias... ;-)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190019 | FMarrafa | 28 mar 2008 16:13 | Em resposta a: #189364

Cara Thereza Martins,

Acabadas as buscas nos livros de óbito de Vilarelho, anos 1911 a 1939, não foi encontrado o nome Maria da Guerra, pelo que é provável que o óbito não tenha acontecido em Vilarelho.
Continuando as pesquisas ficou na localidade uma pessoa da terra encarregada de descobrir as pessoas que tenham conhecimento dos passos deste casal. Assim logo que eu tenha conhecimento de outra terra aonde eles tenham vivido farei outras buscas.

Cumprimentos
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190039 | Thereza Martins | 28 mar 2008 17:19 | Em resposta a: #190019

Fernando,
Obrigada pela gentileza. Na 2ª feira irei novamente ao AN, caso alguém mais deste forum queira alguma coisa, favor se pronunciar.
Abraços.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190122 | M.Ribeiro | 28 mar 2008 22:50 | Em resposta a: #190039

Cara Thereza Martins

O meu caso está encerrado ou ainda posso ter esperanças?

Recapitulando:

Manoel José Ribeiro e Delfina de Jesus terão então chegado ao Rio de Janeiro no ano de 1910. Estava ele com 46 anos e ela com 42 anos. Não sei o navio.

Álvaro Ribeiro chegou em 1912( ou até setembro de 1913), em torno de 25 anos, filho do casal acima. Também não sei o navio.


Abraços.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190123 | Thereza Martins | 28 mar 2008 22:59 | Em resposta a: #190122

Marli,
Farei nova pesquisa ok? não desanime.
Abraços
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190146 | fccabral | 29 mar 2008 02:02 | Em resposta a: #188351

Prezada Thereza.

Perdoe-me por me intrometer na troca de mensagens entre você e a Marli. É que Marli, gentilmente, em tópico que postei a procura de dados sobre meu avô materno, disse-me que você iria, em breve, ao Arquivo Nacional, pesquisar a lista de passageiros de imigrantes portugueses chegados ao Brasil.

Embora residindo aqui no Rio de Janeiro, não tenho qualquer experiência - ao menos até agora - em realizar pesquisas sobre este tema no Arquivo, razão por que, se não lhe causar qualquer transtorno ou dificuldade, se puderes estender sua consulta para tentar localizar alguma informação sobre meu avô, lhe serei imensamente grato.

Estava me programando para ir ao Arquivo, mas confesso que não sei mesmo por onde começar.

Os dados que tenho de meu avô são os seguintes: seu nome era Manoel Bastos de Amorim, nascido em 21/12/1900, na Freguesia de Santo Ildefonso, no Porto (embora não consiga localizar sua certidão de baptismo no Arquivo Distrital de lá), sendo filho de Manoel dos Reis Ferreira de Amorim e de Angelina Rosa Moreira Pinto Bastos de Amorim, e teria chegado ao Brasil em 25 de março de 1914, vindo embarcado no Vapor Orissa.

Penso que, ainda que não conste seu nome da lista de passageiros ou que seus dados estejam incompletos, sem qualquer indicação de seu local de nascimento ou baptismo, se eu souber qual o porto de origem do Vapor que o trouxe (Porto, Aveiro, Viana do Casstelo, etc) possa esta informação servir-me como pista para a localização de seu verdadeiro local de nascimento.

Desde já agradeço-lhe a ajuda que me possas dar.

Abraços.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190158 | valboa | 29 mar 2008 08:26 | Em resposta a: #190123

Minha cara Thereza Martins

se como julgo está no RIO DE JANEIRO, peço-lhe ajuda se puder:
procuro no RIO DE JANEIRO saber o percurso ou possivel obra de AMÈRICO ALVES MOREIRA meu parente que deve ter ido para o Brasil por volta 1920 +-.

julgo ter sido presidente da Real Beneficência Portuguesa do Rio de Janeiro, tendo aí morrido por volta dos anos 70.

Julgo ter recebido uma Comenda e terá vivido em Rio de Janeiro ou Petrópolis.

Casou com uma Brasileira de nome ARIAMA ......, NÃO TENDO TIDO DESCENDÊNCIA.

Qualquer informação ou pistas por donde investigar serão bem vindas.

jorge albuquerque da quinta

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190195 | Thereza Martins | 29 mar 2008 13:39 | Em resposta a: #190146

Prezado Fernando,
Vou lhe dizer que faria sua pesquisa com muito prazer, mas vc está aqui no Rio, capital? pois se está é muito fácil , só requer paciência e boa vontade. O AN fica no Centro em frente ao Campo de Santana e a pesquisa é gratuita. Se tiver interesse, estarei lá na 2ª e posso lhe orientar.
Faço as pesquisas para as pessoas que estão longe, pois sei como é difícil pesquisar aqui no Brasil. e principalmente porque sempre fui muito bem atendida pelos portugueses.
Ao seu dispor para maiores informações,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190225 | zehelmer | 29 mar 2008 18:37 | Em resposta a: #189915

Thereza,

Desafortunadamente, esse nº de telefone já não está atribuído :o(

Talvez das pesquisas que o Fernando está desenvolvendo também no terreno (Junta de Freguesia /...) possam resultar algumas pistas adicionais...

Abr@ços

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190235 | fccabral | 29 mar 2008 19:32 | Em resposta a: #190195

Prezada Thereza.

Agradeço-lhe por sua atenção e pelas informações, inclusive quanto à localização do Arquivo e que eu, inclusive, desconhecia. Na segunda-feira, infelizmemte, não poderei estar lá, pois, tenho vários compromissos agendados para este dia. Creio, no entanto, que os servidores do Arquvio poderão me orientar como proceder na ocasião em que lá estiver. Se puderes, no entanto, dar-me algumas dicas sobre como localizar as listagens e pesquisá-las e os setores a que devo procurar lá no Arquivo, para consultar as listas dos imigrantes, valendo-se de sua experiência, para mím já seria de grande auxílio.

Mais uma vez obrigado.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190255 | Thereza Martins | 29 mar 2008 22:37 | Em resposta a: #190195

Fernando,
Verificarei na 2ª se o microfilme etá disponível e à noite te dou notícias, ok?
Abraços.
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190256 | Thereza Martins | 29 mar 2008 22:45 | Em resposta a: #190158

Caro Jorge,
Você só tem suposições? só poderei pesquisar na Beneficência... suas informações são muito inconsistentes...pode dar mais alguma pista?
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190284 | valboa | 30 mar 2008 06:49 | Em resposta a: #190256

OLÁ THEREZA

As minhas suposições são mais de meias certezas.

Tenho a certeza de que o nome é AMÉRICO ALVES MOREIRA e casou com uma ARIAMA. Só sei o nome da mãe: - ROSA ALVES MOREIRA .

Deve ter nascido em Santo Tirso ou Barcelos.

Quase de certeza que foi presidente da BENEFICÊNCIA NA DÉCADA DE SESSENTA/SETENTA.
Deve ter morrido em finais de SETENTA.

Foi muito bem sucedido financeiramente e recebeu por certo uma COMENDA.

Terá vivido primeiro no RIO e depois em Petrópolis.

Julgo já ser uma pista.

Na BENEFICência de certeza que haverá informações.

obrigado pela resposta e oferta de ajuda.

cumprimentos

jorge albuquerque da quinta

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190643 | Thereza Martins | 01 abr 2008 22:32 | Em resposta a: #188128

Cara Marli:
Procurei nos microfilmes no período de jan/ 1910 à dezembro de 1914 e não localizei os nomes solicitados. Acredito que agora só nos registros que estão sendo microfilmados e sem previsão para liberação. Acredito que talvez agora só nos arquivos dos Mórmons. O que vc acha?
Abraços.
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190644 | Thereza Martins | 01 abr 2008 22:39 | Em resposta a: #190235

Caro Fernando,
Também não localizei o nome solicitado em no período de janeiro à dezembro de 1914.
Caso queira pesquisar no AN é só chegar na recepção e informar que quer fazer pesquisa. Vc será encaminhado para fazer uma ficha com seus dados e receberá um nº de inscrição e então é só descer , pois o setor fica no subsolo e informar ao funcionário que vai pesquisar o microfilme da chegada dos imigrantes de 1914.
Boa sorte!
Abraços.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190647 | Thereza Martins | 01 abr 2008 22:50 | Em resposta a: #189070

Caro Fernando,
Sinto lhe informar que também que não localizei nenhuma pessoa com este sobrenome (Marrafa ) e que o período pesquisado foi de janeiro de 1910 à dezembro de 1914 e o mais estranho é que os vapores não estão na mesma ordem que vc informa. Informo também que fiz as pesquisas pela nacionalidade, ou seja, verifiquei TODOS de origem portuguesa e... nada!
Ao seu dispor,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190660 | M.Ribeiro | 02 abr 2008 00:32 | Em resposta a: #190643

Cara Thereza Martins

Tudo bem, obrigada. Não se incomode mais. Desisto então do Arquivo Nacional. Quando eu for ao Rio de Janeiro, não sei quando, pesquisarei os tais microfilmes. E pesquisarei os Mórmons aqui por São Paulo.

Ontem recebi mail da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro informando onde consigo a certidão de óbito do Álvaro Ribeiro. Está na 9ª Circunscrição, em São Cristóvão, e ele foi enterrado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju. Enviei carta para eles em outubro do ano passado e entrei na fila das pesquisas. Então, em 5 meses eles encontraram.

Ainda aguardo resposta do ADP sobre pesquisa dos passaportes dos três.

Por ora, estou com vontade de parar de perseguir os meus mortos! Fiquei emocionada com a descoberta do registro de óbito. O Álvaro Ribeiro faleceu na época da epidemia de gripe espanhola, com 31 anos de idade, sete anos após aqui ter chegado. É triste.

Agradeço o seu empenho.

Abraços.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190673 | mlucampo | 02 abr 2008 06:09 | Em resposta a: #190039

Cara Thereza

Só hoje me deparei com esse tema aqui no Fórum. Você tem feito um trabalho incrível. Parabéns pela sua disponibilidade e solidariedade. Como vejo que você tem ido ao AN com uma certa frequência vou deixar aqui três solicitações. Se em algum momento você puder dar uma olhadinha nelas ficarei muito grata. No momento estou em Santos, por isso não me é tão fácil ir ao AN.
Busco a chegada de:
1-Meu avô Manoel Tavares de Campos
Filho de José Tavares de Campos e Margarida (Maria?) Marques
O passaporte dele de no. 1567 foi cedido em Aveiro em 27 de dezembro de 1906. Chegou no Porto de Santos.
Creio que ele tenha chegado no ano de 1907, pois os passaportes valiam em geral por 60 dias. Está escrito num documento dele que ele chegou em janeiro de 1907 no navio Luccas. Solicitei essa informação ao AN, mas eles disseram que não encontraram.

2-Meu bisavô José de Paiva
Filho de Antonio de Paiva e Maria da Piedade.
O passaporte dele foi cedido em abril de 1903 e chegou no Porto de Santos. Vinha com ele, no mesmo navio, seu cunhado Francisco Santos, irmão da minha bisavó. Sei que viajaram logo para o Brasil. Meu bisavô José de Paiva desembarcou no Porto de Santos e seu cunhado Francisco dos Santos desembarcou no Rio de Janeiro.
Deve ter chegado em maio ou junho de 1903.

3-Minha bisavó Júlia de Jesus
Filha de José dos Santos e Bernarda Joaquina.
O passaporte dela foi cedido em novembro de 1904. Viajou com uma irmã, Maria de Jesus e com uma filhina de um ano, Maria.
Deve chegar até maio de 1905, pois nove meses depois nasceu minha avó em Santos.
Ela chegou em Santos também.

Thereza, lhe agradeço imensamente, desde já. Ficarei na expectativa de em algum momento encontar uma boa notícia sua para mim aqui no Fórum.
Pelo meu avô Manoel já procurei e ainda não encontrei. Dos meus bisavós não pude pedir a busca, pois não tenho datas precisas e nem nome de navios.

Um grande abraço e até breve.

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190693 | Thereza Martins | 02 abr 2008 12:39 | Em resposta a: #190673

Cara Maria Lucia,
Tenho tentado ajudar a todos que me pedem pois sei muito bem como estas informações são preciosas para quem as solicita, e fique certa que sou ser os "olhos" de vcs quando faço estas pesquisas.
Digo a todos que me lêem que quando não encontro as pessoas procuradas, a tristeza é minha também.
Aguarde que vou fazer a pesquisa para vc também, ok?
Abraços.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190694 | Thereza Martins | 02 abr 2008 12:41 | Em resposta a: #190660

Cara Marli,
Ba sorte para vc! quando precisar...
Abraços .
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190809 | fccabral | 02 abr 2008 21:16 | Em resposta a: #190644

Prezada Thereza.

Agradeço-lhe muitíssimo a ajuda e as informações. Estarei à disposição naquilo que lhe puder ser útil.

Abraços.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190838 | mlucampo | 02 abr 2008 23:52 | Em resposta a: #190693

Cara Thereza

Você é muito gentil.

Mais uma vez, muito obrigada . Estarei aguardando.

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190843 | Thereza Martins | 03 abr 2008 00:38 | Em resposta a: #189909

Cara Paula,
Pesquisei todos os batismos de 1878 a 1880 e não encontrei nenhuma informação sobre a escritura.
Pesquisei todos os livros de casamento entre 1878 e 1880 e não encontrei os nomes de Francisco Luis de Araujo e Carolina Luisa ( provavelmente eles não se casaram ).
Com a ajuda dos funcionários, fui informada que PODE SER que realmente exista esta escritura e hoje ela estaria na 5ª circunscrição, e me foi fornecido o e-mail:5crcpnrj@matrix.com.br (sublinhado) onde vc pode solicitar a busca (por e-mail eles costumam responder).
Os funcionários ressaltaram que se consta o nome do pai no batismo, é certo que foi reconhecida e este documento já seria suficiente.
Dúvida: se na certidão de casamento foi informado que ela estava legitimada, como o pai comprovou aí em Portugal???
Aguardo notícias.
Abraços.
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190852 | mlucampo | 03 abr 2008 05:08 | Em resposta a: #190146

Caro Fernando

Como o tema "desembarque no Brasil" me interessa, sempre que posso paro para ler as solicitações e aprender com as informações aqui postadas. Desculpe me intrometer , você já solicitou ao Arquivo Distrital do Porto busca do passaporte de Manoel Bastos de Amorim? Se você diz que ele chegou em março de 1914, ele pode ter obtido o passaporte em janeiro, fevereiro, por exemplo. Dê a data do desembarque aqui e peça uma busca pelo menos julho de 1913 até março de 1914. Eu consegui encontrar os passaportes de um avó em Aveiros e dois bisavós em Coimbra.
Outro fato, em 2004 procurei a certidão de um avô meu que nasceu em 1899 no Arquivo Distrital da Guarda, mas apesar de passados 104 anos, a certidão ainda estava na Conservatória dos Registros Civis do Concelho onde ele nasceu.
No seu caso são passados 108 anos, será que o documento dele não está na Conservatória dos Registros Civis do Porto? Parece que a Freguesia de Santo Ildefonso, pertence ao Conselho do Porto, parece que é uma Freguesia urbana que constitui a cidade do Porto. Existem quatro Conservatórias lá:
1
Conservatória do Registo Civil
PORTO
1crc.porto@dgrn.mj.pt

2
Conservatória do Registo Civil
PORTO
2crc.porto@dgrn.mj.pt

3
Conservatória do Registo Civil
PORTO
3crc.porto@dgrn.mj.pt

4
Conservatória do Registo Civil
PORTO
4crc.porto@dgrn.mj.pt

Você deve escrever uma mensagem solicitando o assento de nascimento de seu avô e enviar para essas quatro conservatórias.
A propósito, como você conseguiu essa informação sobre o local de nascimento dele?

Seu avô veio para o Brasil e ficou morando aqui? Ele chegou a ter uma carteira modelo 19, a Carteira de Identidade de Estrangeiros? Se você tem o número pode pedir cópia do prontuário da Carteira Modelo 19 dele no arquivo Nacional e poderá obter muitas informações. Se você não tem o número pode solicitar uma busca desse número no Arquivo Nacional também.
Desculpe, posso estar falando aqui uma série de caminhos que você já trilhou, mas tudo isso é só a vontade de ajudar.

Um abraço e boa sorte.
Se eu puder dar mais alguma informação, por favor me diga.

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190976 | fccabral | 04 abr 2008 00:07 | Em resposta a: #190852

Prezada Maria Lúcia.

Suas informações são muito úteis, sem dúvida, razão por que agradeço-lhe o interesse e as achegas. Alguns desses caminhos já percorri, de fato, outros ainda pretendo fazê-lo, agora, com os seus esclarecimentos.

Já solicitei a pesquisa quanto a existência de registro de passaporte em nome de meu avô ao ADP, nos anos de 1913 e 1914, a resposta foi negativa.

Estou ainda tentando fazer a mesma pesquisa junto ao Governo Civil de Braga, pois, a informação que tenho dá conta de que neste local (não sei se a referência diz respeito ao Distrito, Concelho ou a Freguesia) foi a última morada dele em Portugal, mas não obtive resposta até hoje, apesar de ter solicitado informações há longo tempo (recentemente me veio informação de que os arquivos seriam repassados à Universidade do Minho - Arquivo Distrital de Braga, mas de lá também não recebi qualquer esclarecimento).

Meu avô tinha a Carteira de Identidade para estrangeiros - eu tenho o documento original comigo - e já consegui no Arquivo Nacional a cópia de seu prontuário, mas, infelizmente, nele não constavam informações úteis, nem mesmo referência`ao Distrito, Concelho ou Freguesia de seu nascimento, apenas ser ele de nacionalidade portuguêsa e ser natural de Portugal.

Ele se casou aqui no Brasil e registrou seus três filhos. Em todos os documentos consta sua nacionalidade e naturalidade portuguêsa, mas não há referência específica ao local de seu nascimento. Pena que os documentos necessários aos registros e que ficam arquivados já foram, pelo tempo, descartados, pois, certamente, devem ter sido apresentados senão não seria possível casar-se ou constar dos assentos a referência à sua nacionalidade portuguêsa.

Penso que talvez seja aconselhável, como sugeres, que eu pesquise nos Arquivos Distritais dos Distritos próximos ao de seu nascimento, em espeical onde estavam localizados os portos de embarque dos navios e vapores.

As informações sobre o local de nascimento dele e sobre o dia de seu desembarque e o Vapor que o trouxe, obtive de seu Certificado de Inscrição Consular, inscrição feita em 1947, no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Não sei dizer, contudo, se foram extraídas de documentos que ele tenha apresentado no momento de sua inscrição, ou se foram inseridas em sua ficha por simples declaração do próprio. O fato é que não localizei no Consulado, mesmo junto à sua ficha de inscrição, qualquer documento ou cópia desses.

Meu avô desembarcou no Brasil e aqui morou até a sua morte, tendo retornado a Portugal apenas uma vez, para visitar sua mãe, no ano de 1957, permanecendo em sua Terra Natal apenas três meses, voltando ao Brasil após isto.

Vou aproveitar a ida de uma amiga a Portugal, em junho próximo, exatamente para o Porto, para verificar nas Conservatórias se localiza os livros paroquiais ou qualquer registro daquela época onde possa constar os batismos ou nascimentos na Freguesia de Santo Ildefonso, que fica, realmente, bem no Centro da cidade do Porto, aproveitando sua dica.

Ela já havia prometido procurar evetuais registros que possam existir na própria Paróquia de Santo Ildefonso. Falaram-me que algumas vezes as paróquias, mesmo tendo remetido os livros respectivos às Conservatórias, mantinham anotações a respeito dos atos realizados.

Vou seguir o seu conselho e vou escrever, desde já, às Conservatórias do Distrito do Porto, solicitando o registro de batismo dele, com os dados de que disponho e ver o que acontece.

Uma curiosidade é que indaguei no Consulado se lá não haveria registro do passaporte de meu avô, que deve ter sido expedido, no ano de 1957, quando ele viajou ao Portugal, para visitar minha bisavó, ou qualquer anotação sobre o mesmo, considerando que sem passaporte ele não poderia ter deixado o País, recebendo resposta negativa. Não me consta que ele pudesse ter obtido passaporte brasileiro, mesmo tendo seu registro de estrangeiro, razão por que somente com um novo passaporte, expedido pelas autoridades portuguêsas, ele poderia ter se ausentado do Brasil para ir a Portugal e ter sido admitido aqui de volta sem qualquer problema. Este é um mistério que pretendo desvendar por meio de melhores esclarecimentos junto ao Consulado.

Vou providenciar logo as correspondências às Conservatórias e torcer para que lá tenham ficado os livros de registro dos batismos daquela época; pesquisar na Paróquia se porventura lá ficaram registros dos atos praticados naquele período. Vou tentar, de outra banda, descobrir de que Porto zarpou o Vapor Orissa em 1914, para pesquisar sobre o passaporte de meu avô no Distrito correspondente; vou solicitar pesquisas dos registros de passaporte dele também nos Arquivos Distritais das localidades próximas da de seu nascimento e de sua última morada em Portugal; vou insistir na localização de cópia do passaporte ou de registros sobre a expedição do mesmo, junto ao Consulado aqui no Rio de Janeiro, em 1957, quando ele retornou a Portugal. Não sei se esses registros são mandados pelos Consulados à Conservatória Central em Lisboa, mas vou me informar sobre isto.

Obrigado pelas informações e sugestões e caso se lembre de alguma outra dica agradeço-lhe, desde já, se me transmití-las.

Obrigado e receba o meu abraço.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

Pedido ao contrário

#190982 | Cristina C | 04 abr 2008 01:04 | Em resposta a: #190852

Cara Maria Lúcia,
tenho acompanhado o caso que procura auxiliar e espero que a pessoa em causa consiga algo através da consulta pelos arquivos e conservatórias em redor da área mencionada como originária. Tenho um caso semelhante, mas invertido. Ou seja: sempre soube de onde a pessoa era originária, tenho os dados todos de nascimento. Esse documento foi o primeiro que consegui. Procurei saber o que aconteceu após a emigração de Portugal para o Brasil. Aí é que não se sabe nada.

Consegui o prontuário no Arquivo Nacional através da data de embarque que já possuia. Estou um pouco frustrada, de tanto meter o nariz em tudo e não descobrir nada. Tudo o que diz respeito ao "antes" apareceu no prontuário, mas isso eu já sabia. Tudo o que diz respeito ao "depois" é uma incógnita. Naturalmente, comecei a procurar o óbito, como vínculo para informações, mas este nunca foi comunicado a Portugal. O emigrante nunca regressou ao país daí nem uma data de re-entrada pode facultar outro tipo de informação. Se procurar mensagens antigas minhas verifica os detalhes das buscas. Estou sempre a conjecturar que alguém pode saber algo que sirva de ajuda e que esteja mesmo diante de meus olhos mas por desconhecimento não consigo perceber. Será que tem meios de me ajudar? Uma das minhas dúvidas dizia respeito à carteira mod. 19 e esta sua mensagem já a esclareceu: era uma carteira para estrangeiros, e não uma carteira de identidade brasileira. Me interrogo se a pessoa se naturalizou (e se isso acontecia nesses tempos dos anos 30-60) e olhava para a fotocópia com o nº da carteira para tentar entender se isso era uma pista para me levar a algum lugar. Este parente não deve ter casado, mas teve filhos que pode ter registado. Não sei é onde em concreto. O prontuário só dá uma pista: rua Itapiru sem número. E nada mais. Falo do RJ, mas também o destino eu já conhecia antes de iniciar a procura. Pergunto-lhe, após este tanto de explicação, se poderá existir nas fotocópias do prontuário alguma pista que possa estar a negligênciar. De momento concentro especial atenção aos carimbos e seu possível significado. Se tiver curiosidade pode espreitar na mensagem SOS: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190433. Não recebi muitos palpites.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#190995 | mlucampo | 04 abr 2008 04:16 | Em resposta a: #190976

Caro Fernando

Como moro fora da cidade do Rio de Janeiro posso fazer solicitações ao Arquivo Nacional por e-mail. Tomei a liberdade de solicitar a lista de passageiros do navio que você mencionou. Se o navio chegou mesmo nessa data eles devem fornecer a listagem.
Gostaria de mencionar alguns fatos:
1- Pelas datas que você menciona, o seu avô teria vindo com uns 14 anos. Muito provavelmente não viajou sozinho, foi trazido por alguém e talvez por isso não encontram o seu passaporte, ele pode estar arrolado no passaporte de quem o trouxe.
2-Na listagem do navio que veio meu avô, só apareceu o nome do pai e depois dizia: um filho de oito anos, uma filha de 5 anos,...... Mas, quando uma tia de 15 anos veio com a avó, o seu nome já aparecia na listagem. Será uma questão de sorte.
3-Outra grande tristeza, muitos deles davam informações completamente erradas.
Esse meu avô afirmou em todos os documentos que pude ler que nasceu na aldeis do pai na Guarda, fiquei um ano procurando por ele lá. Quando descobri um documento da mãe dele, minha bisavó, suspeitei que ele como primeiro filho poderia ter nascido na aldeia da mãe. Não deu outra, lá estava ele. Você sabe alguma coisa sobre sua bisavó? Local de nascimento, idade? Você pode tentar pedir a certidão de nascimento dela , a certidão de casamento. O Arquivo Distrital do Porto já tem pesquisa on line de várias freguesias. Parece que você tem que ter um programa "Flash" instalado. Vale a pena olhar esses arquivos, você pode fazê-lo de casa. Ontem encontrei no Fórum a seguinte informação:
"COMO PESQUISAR NO ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO

Caros confrades,

No seguimento das minhas notícias anteriores, volto aqui para dizer que finalmente começaram a estar disponíveis registos paroquiais on-line !!!

Sempre se confirmou que o Porto (ADP) tomou a dianteira, mas há mais a sair brevemente (Açores ?).

Como o acesso é um pouco complicado aqui fica um exemplo no ADP:

1- Entrar no site do ADL (www.adporto.org) (Tem de ter o Flash instalado)

2- Seleccionar "pesquisar no arquivo" a meio da página, ler o que lá diz (se quiser) e seleccionar novamente "pesquisar no arquivo"

3- Seleccionar "pesquisa avançada", depois marcar o quadrado "Pesquisar apenas documentos com imagens" e finalmente escrever, p.ex., baptismos no campo "título" e dar OK.

4- Como ainda há poucos registos pode divertir-se a ver como funciona e depois tentar pesquisas mais elaboradas.

É apenas um começo mas já dá uma ideia do que o futuro nos reserva."


4-Descobri fatos importantes desse meu avô que casou no Brasil, porque pedi para ver no Cartório onde ele nasceu, o processo de casamento dele. Lá estava uma declaração dele e dos pais que foram preciosas. Ele casou em 1922 e o processo continua arquivado.
5-Minha bisavó quando voltou à portugal para passear fez sim um passaporte no Consulado Português. Um outro parente nosso também. Recebi uma cópia desses passaportes quando pedi o processo da Carteira Modelo 19 deles. O consulado deve ter algum documento arquivado, vale a pena insistir.
6-Faça mesmo a pesquisa nosoutros arquivos Arquivos Distritais

Bem, acho que já falei demais, espero que alguma informação lhe seja útil.
Assim que eu tiver alguma notícia do Arquivo Nacional, avisarei.

Boa noite e boa sorte.

Um abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191146 | fccabral | 04 abr 2008 23:52 | Em resposta a: #190995

Minha prezada Maria Lúcia.

Agradeço-lhe imenso sua atenção e empenho, e também as informações complementares que me traz. Todas serão muito úteis. Já estou aprendendo que nesta seara um dos requisitos é a persistência. Por isto vou retornar aos Cartórios de registro de casamento de meu avô, do nascimento de seus filhos, de casamento de seus filhos, de óbito dele, para ver se consigo localizar algum dos respectivos processos, embora me tenham dito nas serventias que todos os documentos que instruíram os procedimentos já teriam sido descartados. Não custa insistir, pode ser que tenham sido esquecidos nos arquivos. Vou retornar ao Consulado e tentar obter cópia do passaporte com o qual viajou meu avô em 1957, ou saber onde localizo os registros de sua expedição.

Mais uma vez muito obrigado e fico no aguardo de eventuais informações que venhas a receber do Arquivo Nacional sobre a lista de imigrantes daquele período.

Um abraço.

Fernando Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao contrário

#191303 | mlucampo | 06 abr 2008 06:36 | Em resposta a: #190982

Cara Cristina

Gostaria de lhe passar algumas informações. Não sei se por ora vai ajudar muito. Hoje já está muito tarde e não pude ler todas as suas notícias com a atenção necessária.
1-Com relação à Carteira Modelo 19, a partir de agosto de 1938, com o Decreto nº 3010, todos os estrangeiros com até 60 anos foram obrigados a se cadastrar no Serviço de Registro de Estrangeiros da cidade onde viviam no Brasil. Pelo prontuário que tenho dos meus avós, os estrangeiros tinham que xomparecer ao setor de imigração todos os anos para dizer onde estavam morando e ter testemunhas dessas afirmações. Por isso que essas informações no prontuário são preciosas. No caso dos meus avós, eles têm esses documentos até 1944. Não sei porque até esse ano. Eles se apresentavam na Delegacia Regional de Polícia de Santos - Serviço de estrangeiros. As pessoas que aparecem assinando em geral são pessoas que iam testemunhar que conheciam o estrangeiro.

Se você puder me dizer o endereço das pessoas que aparecem assinando nesse prontuário e até que ano , talvez possamos saber por quais lugares o seu parente circulava e descobrir onde ele pode ter falecido.
Será que a padaria não aparece aí porque o proprietário dela testemunhou que conhecia o seu parente? No prontuário da minha avó, o dono de uma casa de Secos e Molhados seve de testemunha. No do meu avô aparece todos os locais onde ele trabalhou.

2- Os cartórios que podem ter registrado o óbito do seu familiar, se ele permaneceu na região da Rua Itapiru são:

7ª CIRCUNSCRIÇÃO RCPN
Ano de instalação- 1888
endereço- Rua Joaquim Palhares, 267 loja B - 20260-080
tel- 2502-3913
fax- 2502-3913
email- setimacirc@veloxmail.com.br
abrangência- Estácio, Rio Comprido, Catumbi e Cidade Nova

8ª CIRCUNSCRIÇÃO RCPN
Ano de instalação- 1889
endereço - Rua Dr. Pereira Santos, 25 - 20520-170
tel- 2298-1982 e 2298-2022
fax- 2298-1982 e 2298-2024
email- rcpn@urbi.com.br
abrangência- Engenho Velho, Tijuca, Maracanã, Vila Isabel, Praça da Bandeira, Grajaú, Alto da Boa Vista

Esses cartórios fazem buscas. Existem também microfilmes na Igreja dos Mórmons.
É um pouco demorado, mas é uma forma de busca.
Você encontra filmes de óbitos da 7a. e da 8a. Circunscrição.

Os filmes da 7a. Circunscrição são:
Óbitos, L. 163-170 1944 (fev.)-1947 (abr.) VAULT INTL Film 1848063
Óbitos, L. 170-177 1947 (abr.)-1951 (jul.) VAULT INTL Film 1848064
Óbitos, L. 178-185 1951 (jul.)-1955 (jun.) VAULT INTL Film 1848065
Óbitos, L. 185-192 1955 (jun.)-1959 (maio) (livro 186 fora de ordem) VAULT INTL Film 1848066
Óbitos, L. 193-200 1959 (mar.)-1962 (dez.) VAULT INTL Film 1848067
Óbitos, L. 200-207 1962 (dez.)-1965 (dez.) VAULT INTL Film 1848068
Óbitos, L. 208-215 1965 (dez.)-1969 (feb.) VAULT INTL Film 1848080
Óbitos, L. 215-222 1969 (fev. a dez.) VAULT INTL Film 1848081
Óbitos, L. 223-230 1969 (dez.)-1970 (out.) VAULT INTL Film 1848082
Óbitos, L. 230-237 1970 (out.)-1973 (jan.) VAULT INTL Film 1848083
Óbitos, L. 238-245 1973 (jan.)-1974 (nov.) VAULT INTL Film 1848084
Óbitos, L. 245-252 1974 (nov.)-1975 (jun) VAULT INTL Film 1848085
Óbitos, L. 252-260 1975 (jun.)-1976 (fev.) VAULT INTL Film 1848086
Óbitos, L. 260-267 1976 (fev. a nov.) VAULT INTL Film 1848087
Óbitos, L. 267-275 1976 (nov.)-1982 (maio) VAULT INTL Film 1848094
Óbitos, L. 275-282 1982 (maio)-1987 (abr.) VAULT INTL Film 1848095
Óbitos, L. 283-290 1987 (abr.)-1988 (mar.) VAULT INTL Film 1848096
Óbitos, L. 290-297 1988 (mar.)-1989 (jan.) FHL INTL Film 1848097
Óbitos, L. 298-305 1989 (jan. a out.) VAULT INTL Film 1848098
Óbitos, L. 305-312 1989 (out.)-1991 (nov.) VAULT INTL Film 1848099
Óbitos, L. 313-315 1991 (dez.)-1993 (fev.) VAULT INTL Film 1848134 Items 1-3

Filmes da 8a. Circunscrição:

Óbitos, L. 227-235 1948 (out.)-1951 (jan.) VAULT INTL Film 1901333
Óbitos, L. 235-243 1951 (jan.)-1952 (nov.) VAULT INTL Film 1901334
Óbitos, L. 243-251 1952 (nov.)-1954 (jun.) VAULT INTL Film 1901335
Óbitos, L. 251-259 1954 (jun.)-1956 (jan.) FHL INTL Film 1901336
Óbitos, L. 259-266 1956 (jan.)-1957 (jun.) VAULT INTL Film 1901337
Óbitos, L. 267-274 1957 (jun.)-1958 (out.) VAULT INTL Film 1901338
Óbitos, L. 274-282 1958 (out.)-1960 (jan.) VAULT INTL Film 1901339
Óbitos, L. 282-290 1960 (jan.)-1961 (abr.) VAULT INTL Film 1901340
Óbitos, L. 290-298 1961 (abr.)-1962 (jul.) VAULT INTL Film 1901341
Óbitos, L. 298-306 1962 (jul.)-1963 (ago.) VAULT INTL Film 1901342
Óbitos, L. 306-314 1963 (ago.)-1964 (out.) (o livro 312 fora de ordem; alguns livros em mal estado) VAULT INTL Film 1901350
Óbitos, L. 314-322 1964 (out.)-1966 (fev.) (alguns livros em mal estado) VAULT INTL Film 1901351
Óbitos, L. 322-330 1966 (fev.)-1967 (ago.) VAULT INTL Film 1901352
Óbitos, L. 330-338 1967 (ago.)-1968 (dez.) VAULT INTL Film 1935299
Óbitos, L. 338-346 1968 (dez.)-1970 (jun.) VAULT INTL Film 1935300
Óbitos, L. 346-354 1970 (jun.)-1971 (ago.) VAULT INTL Film 1935301
Óbitos, L. 354-362 1971 (ago.)-1972 (set.) FHL INTL Film 1935302
Óbitos, L. 362-369 1972 (set.)-1973 (dez.) VAULT INTL Film 1935303
Óbitos, L. 369-377 1973 (dez.)-1975 (mar.) VAULT INTL Film 1935304
Óbitos, L. 377-385 1975 (mar.)-1976 (maio) VAULT INTL Film 1935305
Óbitos, L. 385-392 1976 (maio)-1977 (mar.) VAULT INTL Film 1935306
Óbitos, L. 392-400 1977 (mar. a dez.) VAULT INTL Film 1935307
Óbitos, L. 400-407 1977 (dez.)-1978 (out.) (dois livros diferentes com o número 403) VAULT INTL Film 1935308
Óbitos, L. 408-415 1978 (out.)-1979 (ago.) VAULT INTL Film 1935321
Óbitos, L. 416-423 1979 (ago.)-1980 (maio) VAULT INTL Film 1935322
Óbitos, L. 423-430 1980 (maio)-1981 (jan.) VAULT INTL Film 1935323
Óbitos, L. 431-438 1981 (30 jan. a 5 nov.) (o livro 433 fora de ordem) VAULT INTL Film 1935324
Óbitos, L. 439-446 1981 (nov.)-1982 (ago.) VAULT INTL Film 1935351
Óbitos, L. 447-454 1982 (ago.)-1983 (jun.) VAULT INTL Film 1935352
Óbitos, L. 455-462 1983 (jun.)-1984 (mar.) VAULT INTL Film 1935353
Óbitos, L. 463-470 1984 (23 mar. a 19 nov.) VAULT INTL Film 1935354
Óbitos, L. 471-478 1984 (nov.)-1985 (jul.) VAULT INTL Film 1935355
Óbitos, L. 479-486 1985 (jul.)-1986 (fev.) VAULT INTL Film 1935356
Óbitos, L. 487-494 1986 (15 fev. a 28 jul.) VAULT INTL Film 1935357
Óbitos, L. 495-502 1986 (jul.)-1987 (fev.) FHL INTL Film 1935358
Óbitos, L. 503-510 1987 (19 fev. a 10 ago.) VAULT INTL Film 1935359
Óbitos, L. 511-518 1987 (ago.)-1988 (jan.) VAULT INTL Film 1935360
Óbitos, L. 521-528 1988 (16 mar. a 4 out.) (o livro 519 vai num rolo seguinte; o livro 520 não se encontrava) VAULT INTL Film 1935377

Me despeço, desejando tê-la ajudado um pouco.

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao contrário

#191326 | Cristina C | 06 abr 2008 13:44 | Em resposta a: #191303

Obrigada Maria Lúcia, deu-me novo alento nesta já longa busca.

Vou explicar-lhe as informações que surgem no prontuário. Sem querer alongar, as testemunhas/fima(m) seus nomes e endereços, ambos de zonas distantes no RJ - segundo um mapa que consultei à muito tempo. Bem acima e abaixo da dita Rua Itapiru (foto na msg SOS). Depois surgem os carimbos e datas.

A primeira é 1936- que vem na fotocópia da carteira de Identidade de Registo Geral que penso ser a mencionada mod.19, só obrigatória após 1938.
Depois 1941: data da 1ª via do serviço de Registro de Estrangeiros.
Depois existem carimbos de 31 Jan 1942 (da polícia civil do distrito federal) e de 28 de Jan também de 1942, que é o das testemunhas. Debaixo deste carimbo surge outro de um tabelião na rua do Rosário. Parece ter existido muita burocracia de empate entre uma "4ª e 6ª secção", pois de seguida os carimbos são do início de 42 e não existindo de 43 ou 44, só terminam em 1945. Data aliás, que surge na verso do prontuário, o tal assinado em 1941. E nada de mais nomes de testemunhas ao longo destes anos.

Provavelmente estou a tentar dissecar informações deste prontuário para além das que me pode facultar. Mas agradeço sempre a quem avança com possibilidades. A sua partilha de informações contidas no seu prontuário ajuda-me a compreender o meu. Das pessoas que emigraram com o meu parente, penso que todas regressaram a Portugal. Dele nunca se soube mais nada, apenas se revelou vivo em 67, sem outras informações.

Agradeço-lhe o seu auxílio.
Cristina Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao contrário

#191406 | mlucampo | 07 abr 2008 03:39 | Em resposta a: #191326

Cara Cristina

É muito difícil mesmo bancar o detetive estando tão distante e com tão poucas pistas. Você não consegue nenhuma informação com os familiares das pessoas que retornaram?
Se em 1967 ele estava vivo, estava com 68 anos, não é? Supondo que ele possa ter vivido até os 88 anos você teria que fazer busca nos cartórios num período de 20 anos. Busquei localizar os endereços que aparecem nos carimbos do prontuário e um deles fica num bairro chamado Quintino, bem longe do Rio Comprido e o outro é de São Cristóvão.
Uma idéia seria mandar uma mensagem de busca para vários Cartórios primeiro para um prazo de 10 anos e se não encontrar para mais 10 anos.
Se você entrar no site: http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/consulta.do, aparece o mapa do Brasil.
1-Clique em RJ
2-Coloque Rio de Janeiro em Município
3-Coloque Rio de Janeiro em Distrito
4-Coloque òbito em atribuição.
5-Clique em Consulta
Depois disso aparecem todos os Cartórios da cidade do Rio de janeiro com endereço de e-mail.
Acho que os mais adequados são:
2a. Circunscrição, 6a. Circunscrição, 7a. Circunscrição, 8a. Circunscrição, 9a. Circunscrição, 10a. Circunscrição, 11a. Circunscrição ( são 5 sucursais), 12a. Circunscrição (são 4 sucursais) e a 14a. Circunscrição.
vale a pena tentar. muitos portugueses se instalaram nos bairros que aparecem nesses Cartórios.
Inclusive o marido de uma prima veio e ficou 20 anos trabalhando em Deodoro, um bairro dessas Circunscrições, sem retornar a Portugal.
Não custa nada enviar o pedido por e-mail, várias delas responde bem.

Espero que você tenha sucesso

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191519 | valboa | 07 abr 2008 19:27 | Em resposta a: #190647

Minha Cara Thereza

Já teve algum tempo para procurar na Beneficência?

Desculpe o abuso do pedido e obrigado pela ajuda que puder dar investigando.

Cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Pedido ao contrário

#191524 | Cristina C | 07 abr 2008 19:57 | Em resposta a: #191406

Obrigada Maria Lúcia.
Mesmo à distância já ajudou, mais que não seja com um tanto de alento. Sei que um dia vou achar o que procuro. Talvez não esteja para breve. Um dia. Falei ontem com um familiar que me restava encontrar e este nada sabe. Dos "retornados" esses nem sei quem foram. Amigos, vizinhos, distantes, que se perderam no mundo e nas gerações a que pertenceram. Não vale a pena caçar gambuzinos porém uma pista sólida há de surgir. E se não, terei mesmo de consultar todos os cartórios do RJ em torno dos bairros mencionados. Antes porém, vou querer falar mais com parentes, repetir perguntas, pois sei por experiência que sempre algo é esquecido que depois vem à memória.

Cumprimentos e mais uma vez, os meus agradecimentos.
Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191530 | Thereza Martins | 07 abr 2008 20:10 | Em resposta a: #191519

Caro Jorge,
Ainda esta semana irei a Beneficência e ao AN. Pode aguardar.
Saudações.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191536 | M.Ribeiro | 07 abr 2008 20:37 | Em resposta a: #191530

Caros

Para algumas pessoas deste tópico deve interessar a mensagem postada pela professora Cida Franco - cidaw - em 7/4 às 16:08 e a minha resposta a seguir, no tópico Lista de Passageiros p/Brasil do Porto ou Viana, de Suomi.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191550 | M.Ribeiro | 07 abr 2008 21:11 | Em resposta a: #188917

Cara Maria Teresa

Não deixe de pedir pesquisas à Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
Eles me responderam finalmente que encontraram o óbito do meu avô, que faleceu novinho ainda. E eu forneci só dois possíveis anos. Fiquei sabendo a data do falecimento, a causa mortis, o hospital, o nome do médico declarante, o cemitério e o endereço que ele tinha quando faleceu, no Rio de Janeiro.
Entre pedido de pesquisa por carta, pagamento bancário e confirmação da pesquisa levou 5 meses. Mas valeu a pena esperar.
Não deixe de escrever, se ainda não o fez.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191597 | valboa | 08 abr 2008 07:33 | Em resposta a: #191530

Cara THEREZA

Obrigado pelo seu tempo e ajuda. fico a aguardar

cumprimentos

Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191658 | FMarrafa | 08 abr 2008 17:10 | Em resposta a: #191597

Cara Thereza,

Obrigado por toda a dedicação. Só agora respondo, pois estava à procura de boas notícias que ainda não chegaram, pois todas as pessoas contactadas em Vilarelho não conheceram nem ouviram falar em seus vizavós.
Também informei sobre a morada que ele declarou para o passaporte e só constava a naturalidade.
Peço para me fornecer mais dados que tenha sobre a morada de seu avô ou irmãos aqui em Portugal ou outros familiares, porque tudo poderá ajudar.
Também será útil saber se ele viajou só ou com a esposa, pois todos os documentos fornecem elementos de interesse.

Cumprimentos
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191684 | Thereza Martins | 08 abr 2008 21:00 | Em resposta a: #191597

Caros amigos,
Preciso saber o seguinte: se meu bisavô veio para o Brasil com seus dois filhos no início do século passado e deixou bens em Portugal com a espôsa da época (s/filhos), com quem estariam estes bens hoje? sendo que ,casou-se novamente aqui e morreu em 1954 o que aconteceriam com estes bens, supostamente deixados aí?
Agradeço a gentileza de uma pista para mais este mistério.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#191886 | Thereza Martins | 09 abr 2008 23:55 | Em resposta a: #191658

Caro Fernando,
As informações que possuo até agora são:
- Benedita de Jesus Teixeira teve um filho natural chamado...
- Cândido José que ficou viuvo e casou c/ Maria Lopes de Souza ( filha de Jose Lopes e Ana de Souza )
- Tiveram dois filhos: Antonio Jose ( nascido em 1904 ) e João Baptista de SOUZA ( nascido em 28/1/1892 )
- João casou com Maria da Guerra em 27/2/1910
- João Baptista chegou ao consulado do Brasil em 27/4/1912 pela 1ª vez vindo de S. Tiago - Chaves - Vila Real - profissão: empregado do comércio- vapor Évora. Neste documento do consulado datado de 18/1/1939 declarou ser casado com Carolina do Prado Paula MARTINS de 57 anos residente em S. Tiago
Acontece que neste mesmo registro consta João Baptista Martins ( C/ ASSINATURA).
Seu filho , meu avô , chamava-se Abílio Guerra Martins , filho de João Baptista Martins e Maria da Guerra.
João deve ter ficado viúvo e casado com Carolina e adotado o nome "Martins"????
Abílio nasceu em 30/12/1909 e chegou ao Brasil em 1924.
João deve ter vindo sozinho, pois retornou depois para buscar o filho.
Cândido Jose era natural de Concelho de Valpassos, Bragança os demais são todos de Vilarelho.
Só temos conhecimento de uma irmã de meu avô que morreu ainda criança .
Não sabemos se Carolina teve filhos com João.
Não sabemos nem local nem data da morte de Maria da Guerra.
Tinha algum recurso financeiro pois adquiriu bens aqui.
Bem, acho até que dá para ser roteirista de novela, pois fico especulando o que pode ter acontecido ...rs..
Mas, falando sério, estas são as informações que possuo.
Fernando, agradeço sua boa vontade em me ajudar e novamente me coloco a seu inteiro dispor no que precisar por aqui.
Aguardo notícias.
Thereza.
Obs: tenho cópia do livros de nascimento e casamento registrados o Arquivo de Vila Real.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192205 | restrela | 11 abr 2008 23:44 | Em resposta a: #188959

Prezada Thereza,
Pergunto se ainda continuas a frequentar o AN.
Abraço! E sempre muito grato!
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192207 | Thereza Martins | 11 abr 2008 23:59 | Em resposta a: #192205

Rodrigo,
Sim, porém esta semana tive vários assuntos particulares para resolver, mas na segunda estarei lá.
Abraços
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192230 | restrela | 12 abr 2008 08:50 | Em resposta a: #192207

Cara Thereza,
Vou te pedir uma coisinha ;-), se puderes, claro...
O acesso aos conteúdos continua interditado, mas a partir de maio poderei pedir, mesmo à distânicia.
Você poderia dar uma olhada para ver se há uma ficha pra mim?
Série Guerra - Guarda Nacional - Bahia - nome: Evaristo Jorge Estrella, ou E Jorge Estrella, ou mesmo, apenas Jorge Estrella. Disseram-me que as fés-de-ofício da GN, com muitas informações genealógicas -- principalmente as do XIX -- estão, ainda que incompletas, no AN.
Que eu me lembre, a Série Guerra - Guarda Nacional fica no fundo da sala, organizada por Províncias/Estados.
Se tiveres um tempinho, te agradeço imensamente.
Acho que poderíamos nos contatar por email: restrela arroba mre ponto gov ponto br
Abraços,
Rodrigo.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192246 | Thereza Martins | 12 abr 2008 14:15 | Em resposta a: #192230

Rodrigo,
Verificarei para vc na 2ª feira, pode aguardar.
Abraços,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192343 | pachancho | 13 abr 2008 11:11 | Em resposta a: #190843

Cara Thereza,

peço desculpa mas só agora reparei na mensagem que me enviou. Agradeço a ajuda que me tem dado e quanto à questão que me coloca, não sei responder. Vou tentar ir ao arquivo de Viana do Castelo, pois Francisc Luis é natural do daquela zona, talvez encontre algum documento que me ajude. Quanto a Luis e Carolina consegui saber que não tiveram mais filhos.

Beijos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192440 | Thereza Martins | 14 abr 2008 00:38 | Em resposta a: #192343

Oi Paula,
Ficarei aguardando notícias, se precisar estou por aqui.
Bjs.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192451 | mlucampo | 14 abr 2008 07:09 | Em resposta a: #190673

Cara Thereza

Boa noite! Você já teve a oportunidade de verificar no Arquivo Nacional a entrada em Santos desses meus familiares?

Aguardo notícias.

Mais uma vez muito obrigada e um grande abraço.
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192592 | mlucampo | 15 abr 2008 04:15 | Em resposta a: #190693

Cara Thereza

Como vai? Ontem tentei mandar uma mensagem para você , mas acho que mandei para mim mesma!
Será que você já tem alguma notícia para mim? Sei que tem sempre muitas solicitações e essas pesquisas demandam muito tempo, mas a ansiedade me fez voltar aqui.
Thereza, a pesquisa no AN é feita por nome ou deve-se checar a lista de passageiros de cada navio? Mais ou menos quantos navios chegavam por mes aos principais portos naquela época (1920-1920)? Chegava a ser um por dia?
Boa noite e um forte abraço.

Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192826 | Thereza Martins | 16 abr 2008 22:44 | Em resposta a: #192592

Cara M Lucia,
Estive no AN ontem porém não deu tempo de ver todos os filmes do seu caso, ou seja, ainda retornarei esta semana para concluir.
Com relação a sua segunda pergunta, as listagens são por ordem de data e no mês varia a quantidade de navios e de nacionalidades.
A chegada de vapores é quase que diariamente, sendo que as vezes chegam mais japoneses, as vezes mais alemães, varia muito Costumo verificar todos os vapores por nacionalidade, mas posso encontrar um português no meio de alemães, italianos, espanhóis, etc, . É comum registros encontrar varios homônimos como no caso de Francisco Santos o que garantirá ser o "seu"? o estado precário das fichas e as caligrafias tornam as pesquisas demoradas e desta vez encontrei também fichas fora da ordem cronológica.
Bem, diante do exposto, peço-lhe paciência amiga !
Abraços,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192828 | Thereza Martins | 16 abr 2008 22:55 | Em resposta a: #190284

Caro Jorge,
Continue aguardando.
Abraços,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192830 | valboa | 16 abr 2008 23:02 | Em resposta a: #192828

cara Thereza

Obrigado.Esperarei.

abraços

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#192833 | mlucampo | 16 abr 2008 23:17 | Em resposta a: #192826

Cara Thereza

Muito obrigada pela sua atenção. Sei o quanto é difícil e moroso ler essas listas. Já pesquisei alguns microfilmes dos Mórmons e as vezes fica impossível.
Creio que o Francisco Santos tenha vindo no mesmo navio que meu bisavô José Paiva, eles devem estar na mesma listagem.
Aguardarei com paciência a sua busca.

Um grande abraço
Maria Lúcia

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#193180 | candidadamas | 19 abr 2008 16:16 | Em resposta a: #191684

Prezada Senhora Thereza Martins,
Estou a procura dos documentos de entrada no Brasil do meu avó que era português.De dados, tenho apenas, nome e filiação ( segue abaixo ).
Cândido Francisco dos Santos
Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Felicidade Alves dos Santos.
nascido em Portugal no dia 03 / 10 / 1893.
Desde já agradeço a sua valiosa ajuda.
Cândida Damas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#193181 | candidadamas | 19 abr 2008 16:17 | Em resposta a: #193180

--------------------------------------------------------------------------------

Prezada Senhora Thereza Martins,
Estou a procura dos documentos de entrada no Brasil do meu avó que era português.De dados, tenho apenas, nome e filiação ( segue abaixo ).
Cândido Francisco dos Santos
Filiação: Manoel Francisco dos Santos e Felicidade Alves dos Santos.
nascido em Portugal no dia 03 / 10 / 1893.
Desde já agradeço a sua valiosa ajuda.
Cândida Damas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#193210 | candidadamas | 19 abr 2008 19:08 | Em resposta a: #188634

Prezada Senhora Thereza,
Estou a procura de dados do meu avô , que natural de Portugal. Tenho apenas filiação e data de nascimento.
Sei que ele veio para o Brasil com os pais e irmãos, não tendo voltado mais a Portugal.
Entre 1938 e 1942, todos imigrantes fizeram a Carteira de Registro de Imigrantes, modelo 19. Será que consta no AN os dados dele ?? Acho que sim...rsss até porque na época ele era comerciante na cidade de Campos.
Segue abaixo os dados do meu avô.

NOME: CÂNDIDO fRANCISCO DOS SANTOS

FILHO DE : MANOEL FRANCISCO DOS SANTOS E FELICIDADE ALVES DOS SANTOS.

DATA DE NASCIMENTO: 03 DE OUTUBRO DE 1893.

Desde já agradeço a atenção.
Cândida Damas

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#193755 | Thereza Martins | 22 abr 2008 15:24 | Em resposta a: #193210

Cara Cândida,
Somente agora vi esta sua mensagem, vou apurar e te comunico, ok?
Abraços,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#194176 | Thereza Martins | 24 abr 2008 23:43 | Em resposta a: #190284

Caro Jorge,
Estive na Beneficência hoje e dei de cara om o busto do diretor Américo Alves Moreira datado de 17/5/1972! tentei me informar com a funcionária Elena da Secretaria e a mesma informou que a pessoa responsável, sra. Olga Barros não estava, só na 2ª feira, entretanto esclareceu que a Beneficência só dará maiores informações a pessoa diretamente interessada, no caso você. Deixei meu telefone para que ela me ligue e você então tem a opção de me dizer quais são as informações que precisa ou então solicitar através de e-mail: realbeneficencia@gmail.com.
Abraços,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#194238 | valboa | 25 abr 2008 17:32 | Em resposta a: #194176

Minha cara Thereza

Muito obrigado por sua ajuda. Assim já sei como prosseguir o meu pedido de informações.

Vou ligar para a Beneficência por E-mail e se precisar de mais alguma ajuda sua tomarei a liberdade de a contactar.

Meu e-mail é albuquerque.quinta@sapo.pt. Se Você precisar de alguma coisa destes lados, terei muito gosto em ajudar.

abraço

jorge

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#195868 | FMarrafa | 09 mai 2008 16:44 | Em resposta a: #191886

Cara Thereza,
As esperadas notícias já chegaram: as centenas de quilómetros que separam Aveiro de Vila Real não ajudaram nada. Noutro dia vou continuar as buscas aos passaportes e escrituras de venda ou partilha de bens.
Como deve saber em 1938 no Brasil tornou-se obrigatório a inscrição de todos emigrantes nos Consulados, pelo que será fácil verificar se a Carolina residia no Rio de Janeiro, pois não se sabe o local de casamento.
Foi encontrado o registo de nascimento de Carolina aos 03/10/1883, filha de José António Paula e de Maria do Prado.
Maria da Guerra nasceu a 20/08/1886 e duas irmãs de nome Rita uma nasceu em 12/08/1888 e a outra em 26/09/1892, faleceram ainda crianças. O Padrinho de todas foi Manuel Lopes Teixeira. Peço que indique através do moderador do geneall a sua morada para eu remeter as cópias dos documentos.

Com os melhores cumprimentos
Fernando Pereira Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#195938 | Thereza Martins | 10 mai 2008 01:27 | Em resposta a: #195868

Caro Fernando,
As informações que vc me passa conferem , tenho as cópias das certidões de casamento de Cândido, nascimento de João, batisado e casamento de Maria. e nascimento de Abílio. Possuo o documento do consulado assinado por João Baptista Martins com informação de casamento com Carolina do Prado Paula Martins de 57 anos , residente em Santiago, Portugal. Consegui descobrir que casou-se aqui com Heniqueta Jesus Martins em 17/3/1954.
Mistério nº1 - desconheço data de falecimento de Maria e segundo me informaram ela não foi enterrada em Vilarelho com a família;
Mistério nº 2 - se o nome de João Baptista era João Baptista de Souza, como ele assumiu o " Martins "? foi casando com Carolina? mas vc está me informando que ela também não tinha "Martins"? afinal, por que EU tenho o sobrenome Martins?
Verificarei no consulado se é possível que Carolina tenha vindo para o Brasil baseado nas informações que tenho.
Estou montando as peças deste quebra- cabeças graças a vc e outras pessoas que têm me ajudado muito. Agradeço muitíssimo por tudo e espero que consiga continuar me ajudando, pois sei que deve existir uma luz no fundo deste túnel.
Agradeço se puder fazer a pesquisa sobre os passaportes e/ou partilha de bens.
Através do moderardor envio meu endereço.
Um grande abraço e a seu dispor para o que precisar.
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#196664 | FMarrafa | 16 mai 2008 18:16 | Em resposta a: #195938

Cara Thereza,

Peço para me informar se já encontrou os registos de seus antepassados no Consulado de Portugal, pois estou à espera de mais dados oara poder continuar as buscas.
Aproveito para lembrar que será de todo o interesse lançar um pedido de ajuda na sala regiões deste mesmo site, pois é de todo o interesse neste momento encontrar pesquisadores que possam fazer buscas no Notário e Registo Civil de Chaves, Portugal.
Será possível encontrar escrituras de partilhas ou de vendas de bens de Maria da Guerra ou de Carolina ou de joâo Baptista ?
Todas as escrituras das freguesias do concelho poderão encontar-se no Notário de Chaves.

Sem mais de momento, subscrevo-me
Arenciosamente
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#196732 | Thereza Martins | 16 mai 2008 23:50 | Em resposta a: #196664

Caro Fenando,
Só poderei ir ao consulado na 2ª feira, e te mando notícias.
Quanto às suas instruções vou pedir agora ajuda na sala de regiões.
É possível que estas pessoas tenham nascido em outro lugar porém tenham sido registradas em Vilarelho?
Um abraço
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#197133 | Thereza Martins | 19 mai 2008 22:39 | Em resposta a: #196732

Caro Fernando,
Estive no consulado hoje e me informaram que eu deveria em dirigir ao AN. Lá fui eu para o AN e dei entrada no pedido de informações sobre João e Carolina no setor
de Registro de Estrangeiros e só terei resposta no dia 3/6.
Estive pensando no seu caso, e talvez, quem sabe, seja interessante fazer a busca da pessoa que procura (Marrafa)da mesma forma, no Registro de Estrangeiros?
Aguardo contato.
Um abraço,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#197135 | Thereza Martins | 19 mai 2008 22:46 | Em resposta a: #196664

Caro Fernando,
Estive no consulado hoje e me informaram que eu deveria em dirigir ao AN. Lá fui eu para o AN e dei entrada no pedido de informações sobre João e Carolina no setor
de Registro de Estrangeiros e só terei resposta no dia 3/6.
Estive pensando no seu caso, e talvez, quem sabe, seja interessante fazer a busca da pessoa que procura (Marrafa)da mesma forma, no Registro de Estrangeiros?
Aguardo contato.
Um abraço,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#198960 | Thereza Martins | 02 jun 2008 16:23 | Em resposta a: #197133

Caro Fernando,
Coloquei a mensagem na sala "Regiões" solocitando ajuda, mas até agora nada. Amanhã terei a resposta do AN sobre Carolina. Aguardo instruções.
Saudações ,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#198961 | Thereza Martins | 02 jun 2008 16:24 | Em resposta a: #195868

Caro Fernando,
Coloquei a mensagem na sala "Regiões" solocitando ajuda, mas até agora nada. Amanhã terei a resposta do AN sobre Carolina. Aguardo instruções.
Saudações ,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#198967 | FGJ | 02 jun 2008 16:59 | Em resposta a: #198961

Cara THEREZA,
Desculpe-me pela intromissão na busca pela CAROLINA, mas penso q esse tópico em nada ajuda e q melhor fariam você e FERNANDO se abrissem um tópico novo com o nome completo da CAROLINA seguido de RIO DE JANEIRO.
Cordialmente,
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#198984 | Thereza Martins | 02 jun 2008 18:36 | Em resposta a: #198967

Obrigada pela ajuda Frederico !
Saudações,
Thereza/Rio/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#199130 | Thereza Martins | 03 jun 2008 22:25 | Em resposta a: #195868

Caro Francisco,
Como eu suspeitava, não consta entrada no Brasil de Carolina. Por favor me dê outra pista!
Att,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#199574 | Manfredogoes | 07 jun 2008 05:30 | Em resposta a: #199130

Cara Thereza Martins,

Também tenho sobrenome "Martins", só que, aqui do Norte(Alagoas e Sergipe). Permita-me pedir-lhe o favor de dizer-me como conseguir na Biblioteca Nacional cópia dos documentos abaixo:

Autoria: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira barao de, capitao
Título: Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando merce do habito da Ordem de Cristo e o foro de fidalgo cavaleiro.
Datas: [S.l.], 1820-1829
Dimensão e suporte: 21 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms. Impressos: "Diario - O Constitucional Bahiense" n° 118, 1827; "Diario - O Independente Constitucional" n° 119, vol.2, 1825. Fe de oficio.
Localização: C-0588,004 n°001
Autoria: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira barao de
Título: Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando comenda da Ordem da Rosa.
Datas: [S.l.], 1817-1830
Dimensão e suporte: 12 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Localização: C-0588,004 n°002
Autoria: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira barao de
Título: Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando Habito de Cristo.
Datas: [S.l.], 1821
Dimensão e suporte: 6 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Localização: C-0588,004 n°003
Autoria: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira barao de
Título: Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando que seja seu filho Joao de Aguiar Botto de Mello, admitido como aluno no Colegio Pedro II, apesar de ter completado os dezesseis anos.
Datas: [S.l.], 1840
Dimensão e suporte: 1 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Localização: C-0588,004 n°004
Autoria: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira barao de
Título: Requerimento encaminhado ao Ministério do Império, solicitando o titulo de barao.
Datas: [S.l.], [s.d.]
Dimensão e suporte: 1 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Localização: C-0588,004 n°005
Autoria:
Título: GUIA de pagamento passada pelo Ministério do Império a Bento de Melo Pereira, para retirar o diploma da Ordem da Rosa, e pagar a joia devida.
Datas: [S.l.], 1842
Dimensão e suporte: 1 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Assuntos: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira, barao de
Localização: C-0588,004 n°006
Autoria:
Título: GUIA de pagamento passada pelo Ministério do Império a Bento de Melo Pereira, para retirar a carta do titulo de barao de Contiguiba, e pagar os direitos devidos.
Datas: [S.l.], 1849
Dimensão e suporte: 1 doc.
Fundo/Coleção: Documentos biográficos.

Nota: Orig. Ms.
Assuntos: COTINGUIBA, Bento de Melo Pereira, barao de, coronel
Localização: C-0588,004 n°007
Autoria:

Já contactei com eles mas disseram-me que só podiam enviar-me através de microfilme e aqui em Aracaju onde resido, não tem ninguém do meu conhecimento, que tenha o equipamento. A Senhora teria condições de conseguir-me cópia ou translado? Caso positivo, peço-lhe dizer-me o custo.

Com meus agradecimentos,

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#199618 | Thereza Martins | 07 jun 2008 21:04 | Em resposta a: #199574

Caro Manfredo,
Esta pesquisa é na Biblioteca ou no Arquivo Nacional? ambos ficam no centro do Rio e só poderei ir na terça feira. Informe o local certo e verificarei para vc.
Att,
Thereza .

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#199651 | Manfredogoes | 08 jun 2008 09:25 | Em resposta a: #199618

Cara Thereza,

Conforme disse, a pesquisa é na Biblioteca Nacional.

Com meus cumprimentos,

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200009 | sirmanda | 10 jun 2008 22:55 | Em resposta a: #187996

CARO FERNANDO MARRAFA,
ATRAVÉS DO SITE : www.projeto
imigrantes.com.br informei o nome da minha familia para busca e me enviaram a listagem de todos os imigrantes da mesma ate´1922 . Consegui êxito .
Gostaria de poder contar com sua ajuda pois sou brasileira e minha avó materna portuguesa local de nascimento: Oliveira de Azeméis ano de nascimento: 1890 nome Carolina Maria Barbosa filha de Manoel Pedroza Agostinho e Rosa Maria Barbosa
Se vc tiver dificuldade em acessar este site peço me contactar.
Diante ao exposto, peço sua ajuda no que for ao seu alcance
Agradeço atenciosamente,
sirmanda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200011 | sirmanda | 10 jun 2008 22:57 | Em resposta a: #187996

CARO FERNANDO MARRAFA,
ATRAVÉS DO SITE : www.projeto
imigrantes.com.br informei o nome da minha familia para busca e me enviaram a listagem de todos os imigrantes da mesma ate´1922 . Consegui êxito .
Gostaria de poder contar com sua ajuda pois sou brasileira e minha avó materna portuguesa local de nascimento: Oliveira de Azeméis ano de nascimento: 1890 nome Carolina Maria Barbosa filha de Manoel Pedroza Agostinho e Rosa Maria Barbosa
Se vc tiver dificuldade em acessar este site peço me contactar.
Diante ao exposto, peço sua ajuda no que for ao seu alcance
Agradeço atenciosamente,
sirmanda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200044 | FMarrafa | 11 jun 2008 10:02 | Em resposta a: #200011

Carissima Sirmanda,

Poderei ajudála desde que me informe qual a freguesia aonde nasceu Crolina Maria Barbosa.

Sempres ao dispor
Fernando Maffafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200061 | sirmanda | 11 jun 2008 13:33 | Em resposta a: #200044

OLÁ !!! FERNANDO!!! BOM DIA
Minha avó nasceu em : OLIVEIRA DE AZEMÉIS NO ANO DE 1890 .nome completo: Carolina Maria Barbosa filha de : Rosa Maria Barbosa e Manoel Pedroza Agostinho
E desde já te agradeço muiltímo
Coloco-me ao seu dispor
SIRMANDA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200270 | FMarrafa | 13 jun 2008 16:48 | Em resposta a: #200061

Cara Sirmanda,

Recebi a sua informação, mas o que eu preciso saber para ter sucesso nas buscas é a paróquia onde nasceu sua avó: concelho já entendi; Oliveira de Azemeis. Será a Paróquia de S.Miguel de Oliveira de Azemeis ?, pois este concelho é composto de 19 freguesias, cujos nomes de paróquia normalmente começam com o nome do Santo Padroeiro: exemplos; S. João de Loureiro, Santa Maria de UL, S. Tiago de Riba UL.
Diga por favor quais as buscas que pretende, pois farei tudo numa só deslocação ao Arquivo Distrital.
Verifique no registo de nascimento de sua mãe: aí consta o local de nascimento dela, dos pais e dos avós
Se desejar conhecer um pouco desta terra por favor visite os sites:
http://www.cm-oaz.pt
http://www.marrafa.pt

Com os melhores cumprimentos
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200529 | marceloferreira77 | 16 jun 2008 13:11 | Em resposta a: #188351

Bom dia Pessoal,

será que podem me ajudar?
Estou a procura da lista dos portugueses que chegaram no brasil no ano de 1890 até 1940.
Procuro por Horario de Souza, filho de Bernardo Antonio de Souza e Maria do Rosario.
Espero que possam me ajudar.

Obrigado e um abraço!
Marcelo
email: ferreiracmarcelo@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200559 | FMarrafa | 16 jun 2008 15:52 | Em resposta a: #200009

Cara Trereza,

Feitas as buscasdos passaportes não considero terminadas, pois a caligrafia por vezes era difícil mas foi uma surpresa ao encontrar a atribuíção do
passaporte à maria Guerra em 17/04/1915, acompanhada do filho Abílio com 5 anos e a filha Conceição ??? com 3 anos.
Isto vem impor novo rumo às pesquisas, pois eu não encontrei em Vilarelho da Raia alguém que conhecesse esta família mas é natural que no Brasil encontre alguèm que tenha conhecido ou ouvido falar dela, pois seu visavô conviveu com pessoas que ainda estão vivas e acresce que segundo informação sua ele adquiriu bens imóveis, por tal razão há posssibilidades de consultar as escrituras de compra e venda e aí consta com quem era casado. Tudo terá que começar com buscas no terreno, pois não há informação dos locais onde vivem nem quantos matrimónios teve. Acresce a dúvida da utilização do apelido Martins que poderá vir da família que os acolheu aí ou com quem ele casou. Também será útil fazer buscas às listas de chegadas de passageiros nos mêses seguintes ao passaporte. Também será importante procurar informação na casa de Trás-os-Montes e outras Associações " Casa de Portugal, Desporto, folclore, música e beneficiência": ele até poderá ter feito parte da direcção de alguma associação " http://secomunidades.pt/links ", conforme a sua actividade profissional ou comercial. Em Portugal agora há pouco a pouco a pesquisar. Tenho cópias destes registtos que posso enviar logo que receba seu endereço.
Sobre a chegada de meu Pai peço-lhe para fazer o que seja possível. Ele regresou a Portugal em 1931, por isso não se inscreveu no Consulado. Nas buscas você procure também pelo nome de Manuel Lopes de 17 anos, natural de Loureiro, porque por vezes " Marrafa " não era nome bem conhecido. Na escrita manuscrita era ignorado. Também foi para o Rio de Janeiro anos depois outro irmão António Lopes Marrafa que deve ser enconrado; Este ficou no Rio de Janeiro pelo que foi inscrito no Consulado.
Fico muito grato pela ajuda que me possa dar e continuo à sua inteira disposição para tudo que precise.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200705 | Thereza Martins | 17 jun 2008 15:18 | Em resposta a: #200559

Caro Fernando,
Muita surpresa com esta nova informação!!! então Maria pode ter vindo ao Brasil, porém meu avô deve ter retornado com ela , voltando mais tarde com o pai...porque ele fugiu de Portugal na época em que deveria se alistar ( consta inclusive à margem do livro de nascimento a informação de "desertor"). Sei também que fugiu porque era comunista e passou por alguns países da Europa até chegar aqui e acho que recebeu ajuda do partido daí suas desavenças com o pai.
Quanto as buscas em Vilarelho, através de um blog, uma pessoa me informou que talvez eles tenham nascido em outra vila muito próxima e tenham registrado como Vilarelho da Raia, talvez Vila Meã?
Sim, já verifiquei o óbito de João e consta casado com uma terceira mulher de nome Henriqueta Jesus Martins nascida em 6/9/1909 filha de Olimpia de Jesus Belchior e Antonio Augusto de Vila Real - Portugal. Em 9/6/1980 esta Henriqueta foi ao consulado comunicar o falecimento de João ocorrido em 17/3/1954 (porque iria comunicar ao consulado tanto tempo depois?)
Quanto ao sobrenome Martins, só se ele adotou de Carolina (2ª esposa)
Farei as pesquisas como vc me orienta, nas associações.
Com relação a pesquisa de seu pai tentarei novamente no AN e não sei vc já sabe, os microfilmes do RJ estarão liberados em agosto, portanto nova esperança !!! estarei lá fazendo a pesquisa para vc.
Meu endereço é tcc_martins@yahoo.com.br
A seu dispor e aguardando novas notícias.
Um abraço,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200904 | Thereza Martins | 18 jun 2008 22:34 | Em resposta a: #193180

Cara Cândida,
Solicitei pesquisa no AN e a resposta será no dia 2/7. Vamos aguardar.
Saudações,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#200905 | Thereza Martins | 18 jun 2008 22:40 | Em resposta a: #200559

Caro Fernando,
Solicitei no AN pesquisa no Registro de Estrangeiros com as duas formas de "MARRAFA". Resposta em 2/7 , vamos aguardar.
Saudações,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#201105 | Thereza Martins | 21 jun 2008 00:32 | Em resposta a: #200559

Caro Fernando,
Através de pesquisa nas Telelistas, localizei 15 pessoas com sobrenome "MARRAFA" com telefone e endereço. Pode ter alguma idéia? diga e eu farei os contatos.
Saudações,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#201140 | FMarrafa | 21 jun 2008 14:42 | Em resposta a: #201105

Cara Trhereza,

Venho por este meio dar mais uma ajuda: julgo de seu interesse fazer buscas nas listas de passaporte do Consulado (no AN), pois para saída do País era necessário pedir o passaporte e aí consta qual os nomes dos familiares e acompanhantes. A partir daí também é possível confirmar a saída nas listas de saída de passageiros. Sobre seo Avô quero lembrar que ele estava sujeito ao serviço militar e na data da incorporação ele teria que se apresentar para se inscrever ou ter apresentado comprovativo que estava ausente e pedir adiamento, pois caso contrário seria declarado desertor, o que não impedia de ser obrigado a esse serviço até aos 35 anos, pelo que não lhe dariam passaporte para saír do País. Neste caso ele terá saído ilegalmente e procurado uma alma caridosa que lhe atribuisse esse passaporte o que não era fácil, pois teria que mostrar que tinha a obrigação militar em ordem.
Julgo que as pesquisas serão muito facilitadas se Você conseguir conhecer os passos de seu visavô, pois não foi possível encontrar os passaportes dele e da Carolina, tanto em Vila Real como no Porto.
Fico a aguardar notícias.
Boa Sortr
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#201144 | Thereza Martins | 21 jun 2008 15:25 | Em resposta a: #201140

Caro Francisco,
Providenciarei nova busca na lista de passaporte como me orientou. Quanto a informação de desertor, posso confirmar pois tenho a copia do livro onde consta o nascimento de Abílio (meu avô) e a anotação à margem informa que em 29 de setembro de 1932 foi considerado desertor pelo exército. Acredito que o partido comunista tenha ajudado, pois segundo recordações e relatos do meu avô ele teria fugido pela Europa e várias vezes mudava de emprego e residência aqui no Brasil. Há lembrança também de numa festa em que nós estávamos qundo criança, meu avô teria se escondido de uns indivíduos.Acho que todo mistério tem a ver com esta vida de comunista e acredito que as brigas que tinha com seu pai era por este motivo.
Com relação as pessoas o convívio de meu visavô a, acho muito remota a possibilidade de alguém dar alguma informação.
Existem mais alguns detalhes que não sei se pode te interessar, mas que vão alinhavando esta misteriosa história.
Caso queira, me passe seu endereço que te mando a cópia da certidão de meu avô com a informação de desertor.
Espero que tenha lido as mensagens que te mandei e fico aguardando sua resposta.
Saudações,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#201265 | Manfredogoes | 23 jun 2008 02:41 | Em resposta a: #199651

Cara Thereza,

Gostaria de saber se a Srª teve alguma noticia da Biblioteca Nacional sobre os documentos que lhe falei e de que forma poderei obter cópia.

Com meus cumprimentos,

Manfredo Goes Martins

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#201361 | Thereza Martins | 23 jun 2008 23:30 | Em resposta a: #201265

Caro Manfredo,
Ainda estou aguardando resposta, aguarde por favor mais um pouco.
Saudações,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202141 | Thereza Martins | 02 jul 2008 21:52 | Em resposta a: #201265

Caro Manfredo,
Sua solicitação já foi feita e a Biblioteca Nacional vai te mandar e-mail informando o valor do microfilme para que vc possa fazer depósito no Banco do Brasil .Este microfilme poderá ser digitalizado em outro lugar que a Biblioteca indica e que vou verificar o valor e depois te falo.
Att,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202176 | Manfredogoes | 03 jul 2008 08:54 | Em resposta a: #202141

Cara Thereza,

Muito obrigado pela ajuda e assim que receber o email lhe avisarei.
Atenciosamente,
Manfredo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202243 | Thereza Martins | 03 jul 2008 23:49 | Em resposta a: #193181

Cara Cãndida,
Localizei na Delegacia de Estrangeiros do RJ ( município de Campos), a documentação de seu avô. Preciso do seu e mail para que possa escaneá-lo ,e o endereço do seu domicílio para enviar o documento.
Abraços.
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202244 | Thereza Martins | 04 jul 2008 00:10 | Em resposta a: #201140

Caro Fernando,
Através da pesquisa na Delegacia de estrangeiros, foram encontrados 2 homônimos de Antonio Lopes Marrafa, porém não sabendo qual dos dois seria, o funcionário informou que devo retornar em agosto para verificar os registros nºs 1085927 e 1108538 . Preciso que me dê alguma informação, algum dado para que eu possa identificá-lo.
Não consegui nada com relação a João Baptista e Maria da Guerra.
Aguardo seu contato.
Saudações,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202245 | Thereza Martins | 04 jul 2008 00:11 | Em resposta a: #200559

Caro Fernando,
Através da pesquisa na Delegacia de estrangeiros, foram encontrados 2 homônimos de Antonio Lopes Marrafa, porém não sabendo qual dos dois seria, o funcionário informou que devo retornar em agosto para verificar os registros nºs 1085927 e 1108538 . Preciso que me dê alguma informação, algum dado para que eu possa identificá-lo.
Não consegui nada com relação a João Baptista e Maria da Guerra.
Aguardo seu contato.
Saudações,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#202584 | FMarrafa | 08 jul 2008 12:00 | Em resposta a: #202245

Cara Thereza,

Obrigado pela busca na Telelista.
Eu também já tive igual surpresa quando passei pelo Rio de Janeiro à 40 anos e consultei a lista à procura de meus familiares: depois fiz alguns contactos e telefonemas e fiquei a saber que eram pessoas que usavam o mesmo apelido mas não eram da minha família. Há pouco tempo fiquei a saber que há uma família Marrafa em João Pessoa, Paraíba, pois foi registada uma filha Rita Marrafa da Silva no ano de 1846.
Gostava de fazer buscas sobre esta família: se você me poder ajudar fico-lhe muito grato (arquivos locais, Diocesanos ou Civis).
Sobre as buscas no Serviço de Estrangeiros já era de esperar, pois é um serviço recente. António Lopes Marrafa era meu tio: o outro é o filho que ainda é vivo.
Fico-lhe grato pelo seu empenho.
Sobre os seus visavós procure descobrir as paróquias aonde eles viveram e morreram, pois as buscas aí poderão ter exito.
Espero que tenha recebido em ordem as cópias dos registos que lhe enviei.
Eu gostaria de continuar a ser informado dos progressos das suas pesquisas.
Cumprimentos
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

familia de Bento Lima Cunha

#203169 | Yarden | 14 jul 2008 17:47 | Em resposta a: #202584

procuro origem dos meus ancestrais

bento Lima Cunha

residente em Sumidouro do Cantagalo no interior do Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#203862 | sirmanda | 22 jul 2008 23:41 | Em resposta a: #187996

Caro Fernando,
Sirvo-me do presente, primeiramente para pedir desculpas por ainda nao ter atendido ao seu pedido, mas em breve lhe darei uma posição porque já estou em contato com pessoas na capital cidade do Rio de Janeiro ,que me ofereceram este tipo de serviço, estou precisando deste tipo de buscas e já estou aguardando uma resposta.
Quanto a troca de informaçoes em OLIVEIRA DE AZEMEIS fui mal informada por meus familiares mais antigos e consegui junto ao CEPESE o cerficado do passaporte de meus familiares que cuja naturalidade deles é Leiria.
Navegando pelo Forum acho que é vc que pede ajuda para busca em cantagalo? Peço que me diz se é vc??
Sem mais para o momento,
Despeço-me ,
com meus agradecimentos pela sua atençao
Atenciosamente
sirmanda(itaperuna) interior do estado do rio de janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#204314 | Rogério Zuchelli | 28 jul 2008 19:17 | Em resposta a: #188046

marli,
Boa tarde!

Obrigado pela ajuda na época. Mas consegui todo o material que estava precisando sobre o Padre José Riberio Gonçalves. Todo o Processo De genere.
Abraços fraternos
Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#204315 | Rogério Zuchelli | 28 jul 2008 19:24 | Em resposta a: #203169

yarden,
Boa tarde!

Não entendi direito. Vc procura descendentes de Bento Lima Cunha, residente em Sumidouro-RJ?
Vc reside aonde?
As veses posso te ajudar, me passa os dados.

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#204316 | Rogério Zuchelli | 28 jul 2008 19:26 | Em resposta a: #203169

yarden,
Boa tarde!

Não entendi direito. Vc procura descendentes de Bento Lima Cunha, residente em Sumidouro-RJ?
Vc reside aonde?
As veses posso te ajudar, me passa os dados.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#204318 | Rogério Zuchelli | 28 jul 2008 19:39 | Em resposta a: #190195

Thereza,

Procuro registros do meu avô Daniel Gonçalves Azevedo, veio de Portugal para a cidade de Carmo-RJ e de meus descendentes ZUCHELLI. Será que no AN encontro algo?
Abraços
Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#205193 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 00:19 | Em resposta a: #187996

PREZADO FERNANDO, MORO NO RIO DE JANEIRO, VI SEU TÓPICO E ESTOU DISPOSTO A AJUDAR NO QUE PRECISAR AQUI NO RIO DE JANEIRO,ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO MEU E-MAIL MICHELBIOLOGO@OI.COM.BR OU MSN : michelorquidofilo@hotmail.com


ABRAÇÃO

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#205194 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 00:21 | Em resposta a: #187996

PREZADO FERNANDO, MORO NO RIO DE JANEIRO, VI SEU TÓPICO E ESTOU DISPOSTO A AJUDAR NO QUE PRECISAR AQUI NO RIO DE JANEIRO,ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO MEU E-MAIL MICHELBIOLOGO@OI.COM.BR OU MSN : michelorquidofilo@hotmail.com


ABRAÇÃO

Resposta

Link directo:

BUSCA...

#205202 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 01:01 | Em resposta a: #200044

OLÁ FERNANDO,TUDO BEM ? SOU NOVO AQUI NO SITE E ESTOU PRECISANDO DE AJUDA PARA LOCALIZAR DOCUMENTOS DE BATISMO E NASCIMENTO DOS AVÓS E BISAVÓS DE MEU PAI,ELES SÃO DE FREGUESIA DE CUCUJÃES - OLIVEIRA DE AZEMÉIS - AVEIRO, QUE FIZ PESQUISA E VI SE TRATAR DE UM LUGAR APENAS TENHO CERTEZA QUE ELES SÃO DESSE LUGAR POIS TENHO DOCUMENTOS QUE TEM ESSA INFORMAÇÃO, MAS NÃO POSSUO ALGUNS DADOS COMO DATA DE NASCIMENTO,MAS SEI NOME COMPLETO E QUE FALECERAM AQUI NO BRASIL, E ESTÃO SEPULTADOS EM JAZIGO DE NOSSA FAMÍLIA AQUI NO RIO DE JANEIRO.

Resposta

Link directo:

RE: BUSCA...

#205205 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 01:56 | Em resposta a: #205202

OS DADOS SÃO :

AVÓS

MANOEL GOMES CORRÊA JÚNIOR E ANTÔNIA GOMES CORRÊA


BISAVÓS


MANOEL GOMES CORRÊA E JOVITA MARIA DO ESPÍRITO SANTO CORRÊA




DESDE JÁ AGRADEÇO PELA AJUDA

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#205252 | MICHELRIO32 | 12 ago 2008 23:45 | Em resposta a: #202243

SE PUDER, ME ENVIE TAMBÉM ESSE ENDEREÇO THEREZA,PARA MIM PODE SER IMPORTANTE, PODE SER QUE ACHE ALGO DE MEUS ANTEPASSADOS VINDOS DE PORTUGAL POR LÁ.OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#205680 | Yarden | 18 ago 2008 23:15 | Em resposta a: #204315

Sim ele foi funcionrio dos correios em Sumidouro/RJ
Eu moro em Cabo Frio

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#205711 | Rogério Zuchelli | 19 ago 2008 13:47 | Em resposta a: #202243

Cara Thereza Martins,

Li sua resposta para a Cândida, e a muito tempo procuro pelos documentos dos meus tataravós (Ezequiel Zuchelli e Emilia Zuchelli) que vieram da Itália. Vc poderia me repassar o endereço da delegacia de estrangeiros do RJ?
Abraços Fraternos

Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#205712 | Rogério Zuchelli | 19 ago 2008 13:50 | Em resposta a: #205680

Yarden,

Você poderia me repassar mais detalhes. Moro em Carmo-RJ e Sumidouro é muito próximo, conheço bastante moradores de SU. Quem sabe posso te ajudar!

Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#205724 | Yarden | 19 ago 2008 17:11 | Em resposta a: #205712

Claro, e agradeço a sua boa vontade.

O meu bisavô morava em uma enorme casa e recebia inúmeros estrangeirosw, principalmente franceses.
Ele era ourives, marceneiro e trabalhos nos correios ,isto tudo no período entre final do século 19 e inicio do 20.

Ele confeccionava bengalas para a elite, eram feitos com um cipó específicos que ele plantava .Como era ourives as bengalas eram cravejadas de ouro .
Confeccionava caixões e mortálias.

Como esta cidade era rota de fuga de exploradores de ouros vindo de minas gerais que fugiam dos fiscais da coroa portuguesa que tiravam quase tudo que era explorado com impostos enormes.

Desejos saber se existe alguma ancestralidade judaica em minha familia, pois tenho indícios atraves de costumes, mas nao de documentos para a comprovação.


Mas tenho ainda meu outro bisavô chamado Arthur Napoleão Jordão , que tambem procuro ancestralidade judaica atraves desta familia.

Agradeço se puder ajudar.

Shalom

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#205780 | Rogério Zuchelli | 20 ago 2008 13:13 | Em resposta a: #205724

Shalom

Este relato tudo isto aconteceu em Sumidouro? Seu bisavô faleceu em Sumidouro? Qual era o nome da esposa?
O Arthur Napoleão Morava tb em Sumidouro?
Já passei os dados do Bento Lima Cunha para Sumidouro Vamos ver se temos sucessos.
Abraços
Rogério Zuchelli

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#205854 | Thereza Martins | 20 ago 2008 22:00 | Em resposta a: #205711

Caro Rogério,
Foi através de pesquisa no Arquivo Nacional no Centro do RJ. Se vc sabe as datas de nascimento e os nomes completos pode solicitar ao AN a busca ( é grátis).
Boa sorte!
Ao seu dispor ,
Thereza

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#206066 | Miguel Seixas | 22 ago 2008 15:05 | Em resposta a: #189092

Cara Thereza Martins,

Desculpe o abuso, já que não me conhece. Poderia informar-me como posso obter ou consultar registos de nascimento no Rio de Janeiro, em 1801?

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Seixas

Resposta

Link directo:

RE: familia de Bento Lima Cunha

#206301 | Yarden | 25 ago 2008 20:39 | Em resposta a: #205780

Acho que ele morreu em Sumidouro mesmo e sua esposa chamava-se Minervina de Souza Cunha.

Arthur Napoleão Jordão era de Juiz de Fora

Shalom Rogério, e obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221420 | ANTONIO MARRAFA II | 17 fev 2009 02:16 | Em resposta a: #202584

Prezado Fernando:

Visitei seu site e fiquei muito admirado com o trabalho que você vem desenvolvendo e, por este motivo parabenizo-te. Sempre tive curiosidade em conhecer minhas raízes e você contribuiu muito para isso.
Estava eu passando pela internet e vi este fórum onde te encontrei.
Não sei se ainda é do seu interesse mas penso que encontraste o procuras, não só o tio e o primo, mas seus netos e bisnetos aqui no Brasil. Mas pelo que sei, não foi só um Antonio Lopes que veio para o Brasil, mas sim dois, que eram primos (ambos com registro no Consulado do Rio de Janeiro).
Para não tornar a resposta extensa, solicitei ao MODERADOR que informe a ti o meu e-mail pessoal para que possamos tratar do assunto em pormenores, quando responderei às suas indagações com o maior prazer, pois muito me agradaria contribuir com a construção da nossa "árvore".

Um abraço,

Antonio Carlos Marrafa.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221510 | jpro | 18 fev 2009 00:06 | Em resposta a: #202245

Prezada Thereza
Ao entrar neste fórum não pude deixar de ficar entusiasmado com os resultados obtidos e daí ter ganho coragem para pedir ajuda. Vivo em Lisboa e estou a tentar conhecer a minha ascendência brasileira em particular de minha bisavó materna, Luciana do Souto (ou Souto Leal ou Leal Souto?), natural do Rio de Janeiro, onde terá nascido no final da década de 60 principio da de 70 do século 19. Luciana tinha uma única irmã de que não sei o nome.
Luciana casou, no Rio de Janeiro, cerca de 1890, com o Comendador Joaquim Manuel de Campos Amaral, natural de S. Paio de Gramaços -Oliveira do Hospital/Portugal. Luciana faleceu em Lisboa em 1917 e Joaquim Manuel faleceu no Rio em 1918
As referências geográficas que disponho, são acerca da “Chácara na Tijuca” e de uma morada que poderá ser de residência ou de local de actividade comercial, na R. S.José nº78 no Rio de Janeiro.
Dos 7 filhos, três permaneceram no Brasil com descendência (Joaquim José, Manuel José e Amélia Clementina Souto Leal de Campos Amaral), 2 em Portugal com descendência (Fernanda Amélia e Susana Souto Leal de Campos Amaral), Maria Antonia Souto Leal de Campos Amaral (casou em Lisboa, a 12 de Fevereiro de 1916, com o embaixador Alberto da Veiga Simões (sem descendência); faleceu em Paris) e José Luso Souto Leal de Campos Amaral,(faleceu solteiro em Lisboa, sem descendência)
Minha avó materna, Fernanda Amélia Souto Leal de Campos Amaral, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de Outubro de 1901 (Paróquia de S. José?) e casou no Rio de Janeiro (em 1924, na Igreja da Candelária ?)
Se a Thereza ou outro amigo deste fórum me puder ajudar, ficaria agradecido.
Cumprimentos
José Paulo (Amaral Rocha de Oliveira)

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221601 | Thereza Martins | 19 fev 2009 01:44 | Em resposta a: #221510

Caro José Paulo,
Verei se consigo ajudá-lo. Tem mais alguma informação? aguardo resposta.
Att,
Thereza.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221612 | jpro | 19 fev 2009 09:05 | Em resposta a: #221601

Cara Thereza
Muito obrigado pela sua resposta, que me deixou de novo com expectativas.Infelizmente não disponho de mais informação factual, apenas "fait divers" de familia.
desde já agradecendo a sua amabilidade.
Cumprimento,
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221615 | abribas | 19 fev 2009 10:15 | Em resposta a: #221510

Caro José Paulo,
O Registo civil do Rio de Janeiro, a partir de 1889, está online no site dos Mormons em: http://pilot.familysearch.org/recordsearch/start.html#
Se seleccionar a América do Sul, e depois, no Brasil, o Rio de Janeiro, encontrará uma extensa base de dados com as imagens dos livros de registo civil do Rio de Janeiro, organizados por Circunscrições, que terá de "folhear".
Com as datas que possui, não será difícil encontrar alguma coisa!
Cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221633 | marilia burlamaqui | 19 fev 2009 15:57 | Em resposta a: #221615

Antonio,acompanho este forum, pois procuro dados de familiares de minha familia (Portugal) e de meu marido(pelo lado italiano). Já usei esse site pra conseguir a certidão de óbito de um tio pai de meu pai.Agora tento usar para tentar descobrir a certidão de óbito do tataravô de meu marido, pelo lado italiano, mas não consigo.Já instalei o programa Abobe flash player e mesmo assim não consigo entrar. Será que voce saberia me dizer o que posso fazer? Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221640 | abribas | 19 fev 2009 16:22 | Em resposta a: #221633

Marilia, instale o flash player a partir do site da Adobe http://www.adobe.com e o problema fica resolvido.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221656 | jpro | 19 fev 2009 19:11 | Em resposta a: #221615

Caro António
Muito obrigado pela dica, vou seguir seu conselho.
Cumprimentos,
José paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221657 | jpro | 19 fev 2009 19:11 | Em resposta a: #221615

Caro António
Muito obrigado pela dica, vou seguir seu conselho.
Cumprimentos,
José paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221658 | jpro | 19 fev 2009 19:11 | Em resposta a: #221615

Caro António
Muito obrigado pela dica, vou seguir seu conselho.
Cumprimentos,
José paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221706 | jpro | 20 fev 2009 11:06 | Em resposta a: #221615

Caro Antonio
Já consultei o site dos mormons, mas não consigo encontrar registos referentes á 4ª pretoria (Centro - S. josé) para o ano de 1901. Procurei nos registos da 1ª, 2ª 3ª e 4ª circunscrição sem sucesso.
Se tiver mais alguma dica para me orientar, agradecia.
Cumprimentos
josé Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221708 | abribas | 20 fev 2009 11:59 | Em resposta a: #221706

Procure na 6ª Circunscrição, porque alguns livros da 4ª pretoria lá estão por engano.
Cumps,
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221746 | jpro | 20 fev 2009 22:18 | Em resposta a: #221708

Caro António
Mais uma vez muito obrigado
Efectivamente na 6ª Circ encontrei
-registo de nascimento de minha avó, Fernanda, no dia 1/10/1901, na casa da R. de S.José nº70 no Rio, filha de Joaquim Manuel de Campos Amaral e de Luciana Ferreira Souto
-registo de casamento de Joaquim e Luciana a 26 de Novembro de 1892, na 4ª Pretória (Luciana tinha á data 25 anos, residia na R. de S.José nº77; teria nascido em 1867 no Rio, filha de José Ferreira da Costa Souto e de Maria da Encarnação Leal Souto
Se tiver mais alguma dica para me orientar, na pesquisa!
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#221748 | jpro | 20 fev 2009 22:53 | Em resposta a: #221601

Cara Thereza
Desde o último contacto, consegui obter mais informações através de uma dica que me foi dada neste forum.
Consultei os registos dos mormons e na 6ª Circunscrição encontrei:
-"Nascimentos 1901Jul-Out V42; folha 195, registo 1085" - registo de nascimento de minha avó, Fernanda, no dia 1/10/1901, na casa da R. de S.José nº70 no Rio, filha de Joaquim Manuel de Campos Amaral e de Luciana Ferreira Souto
-"Matrimónios 1892 Jun-1893Jul V2; folha 90 registo 310" -registo de casamento de Joaquim e Luciana a 26 de Novembro de 1892, na 4ª Pretória (Luciana tinha á data 25 anos, residia na R. de S.José nº77; teria nascido em 1867 no Rio, filha de José Ferreira da Costa Souto e de Maria da Encarnação Leal Souto
Se tiver mais alguma dica para me orientar, na pesquisa!
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#223051 | jpro | 07 mar 2009 02:06 | Em resposta a: #221748

Cara Thereza
As pesquisas que tenho feito têm dado alguns frutos
-Joaquim Manoel Campos Amaral, nascceu a 16 de Março de 1862 em S.Paio de Gramaços - Oliveira do Hospital/Portugal; Casou com Luciana Ferreira Souto , natural do Rio a 26/11/1892 e faleceu no Rio a 30 de Junho de 1918 (á data do falecimento residia na R. de S.José nº78 e era presidente da Associação de Empregados de Comércio do Rio de Janeiro.
- Luciana Ferreira Souto tinha á data do seu casamento 25 anos, residia na R. de S.José nº77; teria nascido em 1867 no Rio, filha de José da Costa Ferreira Souto e de Maria da Encarnação Leal Souto;
-José da Costa Ferreira Souto adquiriu de seu sócio o Armazém de Couros na R. da Quitanda nº 40 no Rio (é referido no Almanak Laemmert entre 1861(pag 554) e 1869 (pág 595), altura em que se presume tenha falecido. Sei pelas histórias de familia que minha trisavó Maria da Encarnação Leal Souto teria 13 anos quando casou e 25 qd enviuvou (o casamento teria pois ocorrido por volta de 1857/58, e o seu nascimento por volta de 1844/45 no Rio)
Agradecendo desde já qualquer informação adicional
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - RJ -consulta proc.judiciais

#224137 | jpro | 18 mar 2009 00:22 | Em resposta a: #221708

Caros confrades
Ao pesquisar no google o nome do meu bisavô, encontrei no site JusBrasil uma referencia a um processo em que as partes eram Alberto da Veiga Simões e esposa versus Joaquim Manoel de Campos Amaral e outros, sendo o advogado, o famoso jurídico José de Miranda Valverde (DJ 19-12-1966 PP-04444 EMENT Vol-00678-01 PP-00007)
Apesar da unica data que disponho ser a referida (19/12/1966) o processo terá sido iniciado após a morte de minha bisavó Luciana de Campos Amaral em 1917 e antes da morte de meu bisavô Joaquim em 1918 e terá tido origem em partilhas. Alberto da Veiga Simões (casado com minha tia avó Maria Antónia Campos Amaral desde 1916) veio mais tarde a ser embaixador de Portugal em Berlim até 1940.
Este episodio é importante para o entendimento da história da família e gostaria de saber como obter informações, nomeadamente qual a referencia do processo inicial e se há alguma forma de o consultar.
Desde já agradeço quaisquer informações que possam adiantar a minha pesquisa.
Os meu cumprimentos,
José Oliveira

Resposta

Link directo:

Pedido de ajuda para Thereza Martins

#227114 | jpro | 22 abr 2009 00:43 | Em resposta a: #221601

Cara Thereza
Venho renovar o pedido feito há algum tempo, caso tenha disponibilidade e paciência.
As pesquisas que tenho feito têm dado alguns frutos

-Joaquim Manoel Campos Amaral,meu bisavô, nasceu a 16 de Março de 1862 em S.Paio de Gramaços - Oliveira do Hospital/Portugal; Casou com Luciana Ferreira Souto , (natural do Rio) a 26/11/1892 e faleceu no Rio a 30 de Junho de 1918 (á data do falecimento residia na R. de S.José nº78 e era presidente da Associação de Empregados de Comércio do Rio de Janeiro.

- Luciana Ferreira Souto tinha á data do seu casamento 25 anos, residia na R. de S.José nº77; teria nascido em 1867 no Rio, filha de José da Costa Ferreira Souto e de Maria da Encarnação Leal Souto;

-José da Costa Ferreira Souto adquiriu de seu sócio o Armazém de Couros na R. da Quitanda nº 40 no Rio (é referido no Almanak Laemmert entre 1861(pag 554) e 1869 (pág 595), altura em que se presume tenha falecido. Sei pelas histórias de familia que minha trisavó Maria da Encarnação Leal Souto teria 13 anos quando casou e 25 qd enviuvou (o casamento teria pois ocorrido por volta de 1857/58, e o seu nascimento por volta de 1844/45 no Rio)
Agradecendo desde já qualquer informação adicional
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda - Rio de Janeiro

#228544 | FMarrafa | 06 mai 2009 10:46 | Em resposta a: #201140

Cara Thereza,

Sem notícias suas à largos meses, gostaria de saber do exicto das suas buscas.

Saudações
Fernando Marrafa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 21:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen