Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426567 | RafaelMF | 19 ago 2020 18:59

Caros confrades,

Solicito ajuda na leitura do assento de casamento de José Gonçalves Laranjo e Maria da Luz.

Matrimónio ocorrido na Igreja de Sant’Ana, Rio de Janeiro, a 27 de Outubro de 1877.

A minha dificuldade é a leitura do nome do pai do noivo.

“[...] José Gonçalves Laranja filho legítimo de [...........................................] e de Josefa Cândida Augusta, natural e baptizado na freguesia dos Biscoitos da Ilha Terceira [...]”

Acredito ler João .......... d’Araújo, porém a baixa qualidade da imagem dificulta a leitura.
Último assento da folha 85, com continuação no verso (onde está o nome dos pais do noivo).

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R89H-3C?i=86&wc=M6ZR-RZ3%3A131775101%2C131776902%2C135185601&cc=1719212

Imagens 87 e 88 do livro de matrimónios de 1875, Nov-1879, Jan.

Desde já agradeço a ajuda.

Cumprimentos,

RMF

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426568 | SVpetra | 19 ago 2020 19:11 | Em resposta a: #426567

Boa tarde,

Eu leio João Perfeito d'Araújo, no entanto sem quaisquer certezas.

Cumprimentos,

SVpetra

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426570 | Jorge Resende | 19 ago 2020 22:50 | Em resposta a: #426567

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYFL-JNN2 casamento de Virgínia, filha de José Laranja

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426608 | RafaelMF | 21 ago 2020 19:27 | Em resposta a: #426567

Caros SVpetra e J.Resende,

Agradeço a ajuda. Infelizmente não encontro nenhum casal que corresponda aos pais de José Gonçalves Laranjo, conforme consta no assento de casamento. Já procurei em praticamente todas as freguesias da Ilha Terceira.

Já cogitei também em ter sido batizado como filho natural, porém nada encontrei...

Além de Virgínia, o casal teve outra filha, Angelina, minha antepassada.

Cumprimentos,

RMF

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426617 | SVpetra | 22 ago 2020 00:15 | Em resposta a: #426608

Sendo na ilha Terceira temos que ter em conta que alguns nomes fora do habitual no continente, provenientes das famílias estrangeiras que migraram para as ilhas, eram comuns lá. Infelizmente o pouco conhecimento que tenho em relação às ilhas não me ajudaram a realizar outra leitura...
Tive um problema semelhante na minha pesquisa por um descendente de açorianos que vieram de duas ilhas distintas e acabaram por ter filhos noutras duas... Para melhorar o nome da mulher mudou quando mudou de ilha porque era uma de muitas Marias... A maneira como fiz o caminho, ainda que sem certezas absolutas, foi o seguinte:
procurei primeiro pela pessoa que queria,
procurei depois por irmãos da mesma,
procurei todos os irmãos, até ter o primeiro irmão dela
nesse primeiro registo o pároco teve a felicidade de escrever de onde tinham vindo os pais
Nessa freguesia encontrei o casamento de ambos, e a partir daí a restante família.

Talvez pesquisando o assento de casamento de irmãos?
Peço desculpa não poder ajudar mais.

Boa sorte

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426619 | SVpetra | 22 ago 2020 01:20 | Em resposta a: #426608

Outro pormenor de que me recordei: o apelido Laranjo aparece noutras ilhas açorianas por volta dessa data. Poderiam eles vir de outra ilha, e terem-se estabelecido depois na Terceira, como no caso que lhe referi?

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#426621 | SVpetra | 22 ago 2020 02:13 | Em resposta a: #426567

Poderia ser o nome João Peixoto d'Araujo? É interessante pois encontrei um nome semelhante num casamento na Piedade das Lajes do Pico em 1825.
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PIC-LJ-PIEDADE-C-1815-1860/PIC-LJ-PIEDADE-C-1815-1860_item1/P58.html

Resposta

Link directo:

Solicitação de ajuda. Leitura de assento de casamento.

#431830 | RafaelMF | 09 mar 2021 13:24 | Em resposta a: #426567

Caros confrades,

Coloco novamente em evidência este tópico, com objetivo de tentar decifrar o nome dos pais de José Gonçalves Laranjo.

Embora conste como filho legítimo e batizado na freguesia de Biscoitos, pesquisei em todas a Ilha Terceira, inclusive em livros de expostos, sem encontrar nenhum José com idade e mãe compatíveis.

Portanto, solicito novamente a ajuda na leitura dos nomes dos pais de José Gonçalves Laranjo.

Cumprimentos

RMF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 08:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen