Família Albuquerque, e família Cunha...

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Família Albuquerque, e família Cunha...

#426912 | André Pessoa | 03 set 2020 15:23

Bom dia!
Gostaria de saber se existe alguma árvore genealógica, dessas famílias Albuquerque e família Cunha, que viveram apenas em Recife- Pernambuco.
Alguém sabe algo sobre a Família Albuquerque e Cunha, que viveu em Recife, Pernambuco, em meados de 1900 a 1920,30,40 e seus descendentes?

Descobri ancestrais em minha família, com o sobrenome Albuquerque e Cunha, ambos viveram no centro de Recife, em meados de 1900 a 1920.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque, e família Cunha...

#429865 | Vitoria_Araujo | 21 dez 2020 02:46 | Em resposta a: #426912

Quais os nomes dos parentes? tenho vários com Albuquerque e Cunha de Pernambuco.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque, e família Cunha...

#430866 | RenanGermano | 02 fev 2021 05:41 | Em resposta a: #426912

Caro André Pessoa,
Gostaria de ter-lhe respondido essa mensagem anteriormente, porém entrei ontem nesse fórum.

Quando a genealogia pernambucana, comento aqui como seu conterrâneo, existem várias fontes a procurar-se, cujo qual a primeira que eu indicaria seria o FamilySearch (sítio gratuito), na qual lá você pode encontrar os mais variados registros, desde baptismos, casamentos, atas eleitorais, et caetera. Mas acredito ter visto um comentário seu noutro tópico falando desse mesmo sítio, então, talvez o senhor já o conheça.

Outro site que pode-lhe ser útil é o http://www.araujo.eti.br/. Esse site, infelizmente, nunca foi útil na pesquisa de minha família, já que não tenho nenhum ancestral ou colateral que foi muito importante ou de uma genealogia nobre, no caso do senhor, da família Albuquerque muito encontrará e prolíficas serão as informações que estão retidas nesse sítio. A família Albuquerque chegou a Pernambuco atrás de Dona Brites de Albuquerque:
http://www.araujo.eti.br/familia.asp?numPessoa=43845&dir=genxdir/.

Dona Brites foi esposa do primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, o senhor Duarte Coelho Pereira, fundador da cidade de Olinda. Dizem que todos os Albuquerques de Pernambuco descendem desse consórcio. Muito provavelmente, o confrade vai encontrar algum parente no século 19 ou início do século 20 que será famoso e não precisará mais fazer sua árvore, pois ela já está feita. Inúmeros já fizeram a árvore genealógica da família Albuquerque de Pernambuco. Isso estuda-se até nas escolas que priorizam ensino local.

Quanto ao questionamento da família Cunha, desconheço e estou desprovido de informações que possa lhe ajudar, até porque imagino que havia várias famílias com o apelido de Cunha no Recife em 1920. Porém procure através das relações, tanto no FamilySearch, quando no sítio supracitado quanto no http://memoria.bn.br/, onde o confrade pode pesquisar entre vários arquivos digitalizados de jornais antigos. Aperte na secção "Pernambuco" e de lá, comece suas pesquisas.

Uma curiosidade que posso dizer é que em nosso estado de Pernambuco (então Província) houve uma Revolução Liberal em 1848, considerada parte da Primavera dos Povos (a única revolução da Primavera dos Povos no Novo Mundo). Uma de suas pautas foi justamente extirpar os Cavalcanti de Albuquerque do poder (cujos quais são descendentes de Duarte Coelho e Brites e governaram por séculos), pois segundo os liberais, eles eram a expressão máxima do nepotismo e monopólio político de Pernambuco. Se pesquisar, muitos tem inclusive páginas dedicadas a si na Wikipédia, como o Barão de Suassuna, o Visconde de Albuquerque, de Camaragibe e o Barão de Muribeca.

Os Albuquerque fundaram o Engenho Suassuna (daí o título supracitado) que depois tornou-se sobrenome da família dona do engenho e passou por morgadio aos seus descendentes. Ariano Suassuna, famoso dramaturgo, é descendente justamente os Cavalcanti de Albuquerque.

Muitos Albuquerques que não abastados hoje em dia deve-se ao fato de serem descendentes por linhagens não-primogênitas. Espero que eu tenha-lhe sido de algum proveito.

Pax Christi est nobis,
Renan Germano.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 02:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen