Lista Passageiros vapor Funchal - 1891

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Lista Passageiros vapor Funchal - 1891

#427096 | Ana Martins Lopes | 12 set 2020 09:58

Bom dia caros Confrades.
Venho mais uma vez pedir ajuda.

Já consegui localizar registos,mas estou em mais um impasse que não consigo decifrar.
Através dos confrades, consegui localizar o registo do passaporte de minha bisavó "Marciana Maria dos Santos", brasileira, que ficou viúva e retornou ao Brasil com os 4 filhos. Neste passaporte emitido nos Açores, informa que ela embarcou no dia 28 de agosto de 1891 no vapor Funchal. Esse vapor tinha como destino os Estados Unidos da América, com escala em Lisboa.
Como já relatei em outra postagem e que naquela altura obtive ajuda, minha bisavó e a filha mais velha, com 9 anos, foram infetadas com uma doença que ocorreu no navio. A filha até onde sabemos faleceu no navio (não tenho certeza disso) e a mãe desembarcou na Bahia, juntos com os outros 3 filhos, para ser hospitalizada e veio a falecer.
Não consigo encontrar nada sobre o óbito no Brasil.
Gostava da ajuda encontrar a lista de passageiros, para verificar se existe algum relato sobre esse acontecimento e ver se consigo localizar o hospital para onde foi encaminhada e quem sabe encontrar o óbito.

OBS:
1) Como o vapor fez escala em Lisboa, existe a possibilidade de ter troca de navio para o Brasil?
2) Fiz busca no site do Arquivo Nacional do RJ e só encontrei referencias sobre o vapor Funchal nos período de 1973 a 1890.

Com os Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros VAPOR FUNCHAL - 1891

#427097 | Ana Martins Lopes | 12 set 2020 10:02 | Em resposta a: #427096

Corrigindo a busca no Arquivo Nacional do RJ. As referencias sobre o Vapor Funchal é no período de 1970 a 1980.

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros VAPOR FUNCHAL - 1891

#427099 | mila1000 | 12 set 2020 13:11 | Em resposta a: #427096

Quando possuir algum documento, informe data, link, nomes, só assim terá chance de obter ajuda.

Marciana e a filha primogenita faleceram na Bahia, Salvador. Só uma pergunta: as filhas menores ficaram com quem? Algum orfanato?

Passaporte numero 163 emitido em 28/8/1891 Horta
Imagem 40
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/PASSAPORTES-FAL-1889-1908/PASSAPORTES-FAL-1889-1908_item1/P40.html
Marcianna Maria dos Santos, viúva, 38 anos,
Filhos

Seria possivel dizer os nomes?
maria do carmo ?
Esperança 7


Solicitou aos Açores o processo desse passaporte?

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros VAPOR FUNCHAL - 1891

#427102 | Ana Martins Lopes | 12 set 2020 14:46 | Em resposta a: #427099

Mila, obrigada e me desculpe pelas informações incompletas. Pensei estar fazendo certo.

Eu possuo a certidão narrativa de registro de passaporte numero 163. Foi através desse documento que fiquei sabendo o nome do navio, pois pela imagem do link eu não conseguia ler o documento.
A filha mais velha de 9 anos que faleceu, eu só consegui achar o registo dela como "Maria".
Os filhos que sobreviveram foi: Esperança (7 anos), Francisco Xavier (3 anos) e Filomena (2 anos). As crianças sobreviventes ficaram aos cuidados de alguma entidade (que chegaram a dizer que foi o Consulado Português na Bahia,mas esse informação não foi confirmada) até achar algum parente, pois eles estavam retornando para o RJ, e como aconteceu o surto desembarcaram na Bahia.
Pelo que minha mãe lembra mais ou menos é que a Esperança sabia o nome de um tio que iria recebe-los no RJ, então as autoridades enviaram uma carta para esse tio perguntando se conhecia uma Sra. de nome Marciana. O tal tio, respondeu dizendo que tinha uma irmã com esse nome e que estava retornando ao Brasil. Avisaram à ele que era para ir pegar as criança ou iriam coloca-las para adoção.
Esse tal tio ninguém sabe ou lembra o nome, mas se eu conseguir localizar o óbito de Marciana, talvez consiga seguir com a pesquisa.

Marciana nasceu em Janeiro de 1853 e Batizada em 04/05 do mesmo ano em São Leopoldo/RS.

Espero ter explicado melhor.

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros VAPOR FUNCHAL - 1891

#427103 | Ana Martins Lopes | 12 set 2020 14:50 | Em resposta a: #427096

Esqueci um dado... Contam que a filha Maria de 9 anos faleceu em alto mar.

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros vapor Funchal - 1891

#427116 | mila1000 | 13 set 2020 15:55 | Em resposta a: #427096

O que sabe dos filhos de Marcianna? Nasceram onde? Quando? Se possui o processo do passaporte, deve ter vindo cópia dos batismos, casamento, e, óbito do marido. Por falar no marido, sequer informou o nome dele. Não adianta contar a estória, sem nomes, datas.

Casaram? Quando? Onde? Com quem ?

Sem datas, dados, não há como ajudar.



O tal navio Funchal, saiu quando dos Açores? A data que mencionou foi a da emissão do passaporte.

Se Marcianna faleceu em Salvador, deve ter ficado na Hospedaria Monserrate, sendo assim, o Arquivo publico da Bahia deve ter livros com registros dos imigrantes e seus familiares, data de chegada, navio.. Aproveite para perguntar se o navio Funchal aportou em Setembro/1891, se possuem listas de passageiros.

Resposta

Link directo:

Lista Passageiros vapor Funchal - 1891

#427125 | Ana Martins Lopes | 13 set 2020 18:50 | Em resposta a: #427116

Mila,
Eu possuo todas as outras informações, por isso que eu não mencionei. A única coisa que eu preciso de ajuda é sobre localizar a lista do navio.

Vou seguir a sua dica.

Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 10:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen