Local de nascimento de parente português

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Local de nascimento de parente português

#427593 | jmendes63 | 29 set 2020 19:20

Meu nome é |Jorge Mendes, estou precisando da certidão de batismo da minha avó Maria José Julio, que juntamente com os pais e irmãos imigraram para o Rio de Janeiro, Brasil nos anos 1900, o problemas e que não sei em que local de Portugal ela nasceu, minha mãe, certa vez, disse que minha avó era de Trás-os-Montes, sei de parentes que Moravam em Beira Alta, Caldas da Felgueira, Canas de Senhorim, na Rua Emilio Braga, um se chamava Antônio Julio dos Santos Pinto, que entrou em contato com meu pai no inicio dos anos 80, pois precisava de decumento de minha avó para poder legalizar documento de propriedade para poder vender, talvez inventário, não sei o certo, acho que ainda lá residem os descendentes, porém pesquisei no distrito de Viseu e nada encontrei, o ano de nascimento de minha avó tenho dúvida, pois em alguns eventos, ora é 1889, 1890 e 1891, mas pelo de nascimento de filho eu começo pelo ano de 1890.
Os pais dela se chamavam Antônio Marques Julio, ( nascido em 1860) e Maria José Cardoso Julio, tinha um irmão que se chamava Manoel Cardoso Fernandes Julio (nascido em 1901).
Me ajudem por favor a encontrar o local de nascimento de minha avó, para qsue eu possa obter a certidão de batismo dela, mesmo que tenha um custo, ficarei grato.

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427597 | mila1000 | 29 set 2020 20:28 | Em resposta a: #427593

Jorge,

Boa tarde.

O Manuel Cardoso Fernandes Julio casou em 14/12/1933 com Emilia Alves Gomes, não apenas no civil como no religioso. Basta ir até a curia, solicitar a Dispensa Matrimonial do casamento na Igreja Santo Antonio dos Pobres. Na dispensa vai constar o certificado do batismo. No documento o Manuel diz a freguesia e a igreja do batismo.
Creio que a irmã Maria José tenha nascido na mesma freguesia.

Não deixe de dar noticias.

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427598 | mila1000 | 29 set 2020 20:56 | Em resposta a: #427593

casamento do Manuel está no livro 15 folha 392 igreja Santo Antonio dos Pobres 14/12/1933

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427630 | tiba0761 | 30 set 2020 19:13 | Em resposta a: #427598

Boa tarde

Casamento do Manuel Cardoso Fernandes Julio com Emilia Alves Gomes em 14/12/1933 na 2a. Circunscrição.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6S4S-L68?i=4&wc=9GRC-GPP%3A113334201%2C120190503%2C121164601&cc=1582573

Boa sorte

Tibério

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427632 | jlrsousa | 30 set 2020 22:10 | Em resposta a: #427593

Olá Jorge,

buscando na base de dados do cepese pelo nome julio e naturalidade Canas de Senhorim aparece um Antonio Julio casado com Maria Jose, quase certamente seus bisavós. Usando o ano de nascimento que forneceu para Manuel Cardoso Fernandes Julio, foi possivel encontrar o seu assento de baptismo, averbado com os dados do seu casamento aí no Brasil. É a imagem 118 do livro de baptismos de Canas de Senhorim 1900-1901 (https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256528).

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427642 | jmendes63 | 01 out 2020 22:23 | Em resposta a: #427597

Mila,

Boa tarde,

Somente hoje é que tinha na Igreja de Santo dos Pobres uma pessoa para me atender, fiz o pedido e ele me disse para aguardar uns 30 dias, ele também me informou que documentos muito antigos vão para a Catedral daqui do Rio, dei um pulo lá e eles me deram um endereço de e-mail da Catedral para fazer a solicitação, mas nem foi preciso, pois o jrlsousa, daqui do forum, pesquisou na base de dados do cepese e encontrou a certidão de batismo do Manoel Cardoso Fernandes Julio, no arquivo digital de Viseu, ele foi batisado na Paroquia de canas de Senhorim, Conselho de Nellas, diosese de Viseu. Ele é da Freguesia de Canas de Senhorim.
Agora eu vejo uma luz no fim do tunel! Com essa informação vou tentar agora acha a certidão de batismo da minha avó, vai ser um pouco trabalhoso, pois no documento do meu pai o nome dela está como Julia Maria Jose e no do meu tio Maria Jose Julia, antigamente era uma bagunça! Mas meu tio, certa vez me disse que o nome dela é Maria Jose, eu me baseio pelo nome dos pais dela, outro problema é a idade certa, ela faleceu em 1955, aos 64 anos, talvez fosse completar naquele mesmo ano 65 anos, terei que pesquisar nos anos de 1889, 1890 e 1891, vou começar pelo ano de 1890, depois 1991 e caso seja necessário 1889.
Muito Obrigado! Você deu o pontapé inicial, eu ia ter que esperar os 30 dias, mas ia encontrar a certidão na Igreja ou na catedral, mas o amigo do forum jrlsousa conseguiu a informação, me livrou dessa angústia, agora já sei a naturalidade.
Mais uma vez muito obrigado pela sua ajuda e atenção, tô confiante, dou noticia quando eu encontrar a certidão de batismo da Maria jose Julio, filha de Antonio Marques Julio e Maria Jose cardoso Julio.
Valeu!
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427643 | jmendes63 | 01 out 2020 22:51 | Em resposta a: #427632

Boa Tarde Amigo!

Valeu demais ! Hoje fui na Igreja onde o Manoel casou aqui no Rio, e lá, a pessoa que me atendeu disse que a informação ia levar uns 30 dias, que angústia seria ter que esperar todo esse tempo, derrepente entro no Fórum e vejo tua mensagem, muito obrigado! Não tenho palavras para te agradecer.
Vou te pedir um outro favor, você pode me mandar o passo a passo para eu pesquisar no banco de dados do Cepese? Eu entrei no Cepese, fui em banco de dados, mas depois onde clicar para abrir o quadro para colocar o nome da Maria Jose Julio e o local que possivelmente ela nasceu, que é Canas de Senhorim. Só não tenho a certeza do ano certo de nascimento dela, devido a certidão de óbito e a de casamento, o ano de nascimento dela pode ser 1890 ou 1891 e se eu não encontrar vou pesquisar em 1889. Tô confiante.
Te agradeço.
Mais uma vez Valeu e muito obrigado pela ajuda.
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427647 | jmendes63 | 02 out 2020 01:34 | Em resposta a: #427630

Boa noite Tibério,

Muito obrigado pela ajuda e atenção, uma pessoa do Fórum, o jlrsousa, encontrou no Cepese a certidão de batismo do Manoel Cardoso Fernandes Julio, irmão de minha avó, ele nasceu em viseu, na freguesia de Sana de Senhorim, conselho de Nellas, provavelmente minha avó Maria José julio também nasceu lá, o ano de nascimento dela, não sei o certo, devido a umas contradições entre documento de óbito, casamento e certidões de nascimento de filhos, o mais provável é o ano de 1890, se eu não encontrar vou para 1891 e depois 1889, mas vou persistir.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e atenção.
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427648 | jmendes63 | 02 out 2020 01:36 | Em resposta a: #427647

corrigindo: Freguesia de Canas de Senhorim.

Valeu!
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427678 | jmendes63 | 03 out 2020 12:52 | Em resposta a: #427597

Bom dia Mila!

Achei a certidão de batismo de minha avó portuguesa, essa foi a parte mais difícil, agora tenho que ver como faço para corrigir o nome dela na certidão de nascimento do meu pai e na minha certidão de nascimento, pois na época que ela veio para o Brasil ela adotou o nome que deram a ela no lugar onde ela trabalhou e quando casou usou esse nome, esta errado na certidão de casamento e saiu dessa forma errada nas certidões do meu pai e na minha, não sei como fazer isso, se puder me dar uma dica, agradeço muito.
Mas muito obrigado pela sua ajuda.
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427680 | jmendes63 | 03 out 2020 13:04 | Em resposta a: #427632

Bom dia Amigo!

Achei a certidão de batismo da minha avó portuguesa! Entrei naquele endereço que você me enviou, onde estava a certidão do Manoel, voltei ao ano de 1890 e finalmente encontrei a minha avó Maria Jose.
Agora tenho que ver como resolver aquele problema que falei antes, ela adotou no Brasil outro nome e na certidão de casamento dela o usou, terei que corrigir o nome dela na certidão de casamento dela, na certidão de nascimento do meu pai e na minha certidão de nascimento, como faço isso? Te agradeço a informação.

A tua ajuda foi primordial para eu achar a certidão de batismo em Portugal! Valeu demais! Muito obrigado.
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427682 | mila1000 | 03 out 2020 15:14 | Em resposta a: #427593

Converse na circunscrição onde está o casamento. Pergunte se fazem retificação do nome dela no casamento,e, óbito. Se precisa fazer do seu pai no cartório onde ele está registrado, ou, se pode ser feito num cartório só.
Isso vai precisar de autorização do juiz. Digo isso pois já fiz para uma amiga no Catete. Tudo deve estar em conformidade com os nomes do batismo dela.
O cartório , quando faz, cobra pelo serviço.

Pode fazer pelo Ministerio Publico, de graça, mas, demora muito tempo. Minha prima aguardou 18 meses...


Sei que irão solicitar o registo de batismo apostilhado. Pergunte quais documentos irá precisar.

Estou lhe informando o que sei, pode ser que tenha mudado alguma coisa. Lá se foram 3 anos...

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427685 | jmendes63 | 03 out 2020 16:01 | Em resposta a: #427682

Bom dia Mila!

Valeu! Muito obrigado pelas informações, na segunda feira vou começar o processo, pedirei a certidão de batismo em Portugal e com ela em mãos, farei as retificações nas certidões da minha avó e do meu pai.

Mais uma vez, muito obrigado.
Jorge

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427686 | mila1000 | 03 out 2020 16:06 | Em resposta a: #427593

Não peça nada ainda em Portugal.


Primeiramente, converse na circunscrição. veja se fazem o que deseja. Pode fazer o mesmo no MP.

Só então, sabendo os documentos de que precisará, é que vai solicitar o batismo em Portugal.


Não seja apressado, Não coloque a carroça na frente dos bois....


Mila

Resposta

Link directo:

Local de nascimento de parente português

#427709 | jmendes63 | 03 out 2020 23:53 | Em resposta a: #427686

Boa Noite Mila!

Então tá, vou primeiro na circunscrição onde foi lavrada a certidão de casamento dos meus avós e dos meus pais para ver se há possibilidade de corrigir sem ter que ir a justiça, agora MP demora muito, vou ver dar uma pesquisada no custo de um advogado para ajeitar os documentos, pois não tenho paciência para esperar todo esse tempo.

valeu! e muito obrigado pela atenção.
Jorge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 15:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen