Certidões

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Certidões

#427659 | asrsm1973 | 02 out 2020 14:00

Boa tarde

Tenho uma dúvida.
Quando há o falecimento de alguém e se faz um registo de óbito, onde vão buscar as informações acerca do falecido (naturalidade, filiação, idade)?
É na sua certidão de nascimento ou é apenas informação fornecida por quem vai declarar o óbito?
Pergunto porque tenho uma cópia de um registo de óbito de um familiar mas não consigo por nada encontrar o registo do seu nascimento, com base nas informações fornecidas. Parece que simplesmente a pessoa não nasceu....nem batismos, nem registos de nascimento, nem reconhecimentos....

Grata desde já pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidões

#427663 | AntonioGonçalves | 02 out 2020 19:16 | Em resposta a: #427659

Prezada Andreia Matos

Vou dar a minha opinião pessoal:

1º - O assento de obito é formalizado no registo civil, com documento passado pelo Hospital, se for o caso, ou da agencia funerária, porém noutros tempos, poderia ser apenas por algum familiar ou vizinho.

2º - Quanto a não encontrar o assento de nascimento, tenha em conta que no nascimento/baptismo, era apenas registado com nome próprio, mais tarde, a maioria dos casos, no casamento, em que passam a adotar o nome que pretendem, não livre de ser acrescentado com alguma alcunha

3º - No entanto, se expuse-se neste forum todos os elementos que tem, talvez haja possibilidade de alguem a poder ajudar, pois depende da zona geografica do mesmo.

Melhores cumprimentos e bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Certidões

#427664 | asrsm1973 | 02 out 2020 19:48 | Em resposta a: #427663

Boa tarde

Eu já tinha questionado aqui sobre minha bisavó. Não consigo encontrar a sua certidão de baptismo....segundo a minha avó, sua mãe nasceu a 11 de Abril de 1907, o ano pelo menos coincide dada a idade na data do seu falecimento.

Aqui em baixo está a certidão de óbito.

De realçar ainda que nas certidões de nascimento de seus filhos todos eles têm nome de avô - Anastácio Cordeiro do Vale - mas minha bisavó na certidão de óbito é filha de pai incógnito....por isso questiono onde vão buscar as informações para colocar nas certidões, seja de batismo, nascimento, casamento e óbito


https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7158906 (m0090.tif, registo nº484 - Maria da Conceição Cordeiro do Vale)

Grata pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidões

#427670 | AntonioGonçalves | 02 out 2020 23:00 | Em resposta a: #427664

Prezada Andreia Matos

Perante os elementos que enviou e que analisei, é minha convicção de que a chave de tudo, esta na procura dos assentos de baptismo dos filhos de Gestrudes Urbana, pois neles poderá estar qualquer averbamento de legitimação dos filhos o que era comum, mas que os descendentes por vezes desconheciam.

Evidentemente que ela ao ser natural de Faro, desconhece-se qual a freguesia da sua naturalidade, mas dado ter o nome que tem, Gertrudes Urbana, não comum, será facil encontrar o seu nascimento e posteriormente a sua descendencia, que provavelmente deve ser em Lisboa, e aqui considero mais dificil, mas o facto de estar a ser publicitado poderá despertar a atenção de qualquer confrade que ande nestas lídes.

Bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Certidões

#427677 | StellaFlidais | 03 out 2020 12:31 | Em resposta a: #427659

Cara Andreia,

Na minha opinião parece ser certo que a sua bisavó nasceu na data indicada, o que não significa que tenha sido baptizada/registada nessa data. Aliás, os vários esforços, em vão, feitos por si e por vários confrades ao longo deste tempo demonstram isso mesmo. Ora, assim sendo, ela pode ter sido registada em qualquer altura desde a data do seu nascimento à data do seu óbito, inclusive, o que lhe deixa um vasto período de registos, muitos deles ainda nem sequer pesquisáveis, em que procurar.

Deixo-lhe duas sugestões de pesquisa que talvez lhe permitam chegar a algum lado:

- No registo de óbito da sua bisavó diz que ela deixou filhos menores sujeitos a Inventário orfanológico, que era obrigatório nesta situação. Este Inventário deve ter sido feito no tribunal da zona de residência, neste caso no Tribunal Judicial da Comarca de Sintra. É possível que exista alguma informação sobre ela neste inventário (se ele existir). O único problema é encontra-lo. Tanto quanto consegui apurar os Inventários da Comarca de Sintra devem ter sido alvo de uma incorporação de documentos na Torre do Tombo datada de Novembro de 2019 que ainda não foram tratados arquivisticamente logo, não estão consultáveis. Mas não perde nada em indagar junto da Torre do Tombo a existência do documento em questão;

- Se bem me lembro num tópico anterior mencionou que a sua avó se recorda de ter a sua trisavó Gertrudes falecido num sanatório em Lisboa. Se tiver sido no concelho, é possível que tenha sido no Sanatório do Lumiar, hoje Hospital Pulido Valente, cujos registos de óbito se encontram online na 3ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa (até 1962, passando depois para a 7ª). Se conseguir delimitar o período provável de óbito da sua trisavó, pode ser que consiga encontrar o óbito o que lhe daria, pelo menos, o nome dos pais da sua trisavó e, possivelmente, a freguesia de origem.

Espero que alguma destas sugestões traga alguma luz a esta situação,

Cumprimentos,

SF

Resposta

Link directo:

Certidões

#427690 | asrsm1973 | 03 out 2020 17:41 | Em resposta a: #427677

Boa tarde

Muito obrigada pelas dicas.
Vou tentar pesquisar....

Grata mais uma vez

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 20:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen