Enigma de sobrenomes no seculo XVII

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Títulos

Enigma de sobrenomes no seculo XVII

#427854 | ruipontecosta | 09 out 2020 09:42

Bom dia,

Venho pedir a vossa ajuda para resolver um pequeno misterio que ha na minha familia.
Jose Caetano Reimao de Meneses, recebeu os sobrenomes da sua bisavo os quais ja nao eram usados ha duas geraçoes. Sera que me conseguem explicar porque? Este mesmo JCRM criou o brasao dos Reimao de Meneses. Uma possibilidade é que tenha sido pela importancia dos nomes, outra por as terras e ou casa de que era senhor esta associada aos Reimao de Meneses.

Podem ver esta linha aqui:
https://geneall.net/pt/nome/2012332/francisco-jose-pinto-pereira/

Resposta

Link directo:

Enigma de sobrenomes no seculo XVII

#427856 | peninha | 09 out 2020 13:24 | Em resposta a: #427854

Se o que refere é factual, não me parece que haja enigma algum.

Cumprimentos,
António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Enigma de sobrenomes no seculo XVII

#427858 | joaocarreira | 09 out 2020 14:02 | Em resposta a: #427854

Boa tarde e votos de um excelente dia,

Na questão controvertida , até prova em contrário, não vejo mistério algum. Posso acrescentar dois exemplos, os apelidos Calheiros e Albuquerque no 1.º Conde da Covilhã ou o apelido Garrett no escritor Almeida Garrett.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Enigma de sobrenomes no seculo XVII

#427865 | DSS | 09 out 2020 17:16 | Em resposta a: #427854

Caro Rui,

A situação que relata é frequente e pode ter diversas explicações: maior afinidade com determinado ramo familiar; escolha de sobrenomes mais "sonantes"; sucessão em morgadios com obrigatoriedade de uso de certos sobrenomes; homenagem a ascendentes ou familiares; etc.

Em Portugal nunca houve normas nem critérios uniformes quanto ao uso de sobrenomes. Sempre houve uma relativa liberdade nesse campo.

Há um solar dessa família Reimão de Meneses em Lodões, no Vale da Vilariça, com a respectiva pedra-de-armas.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

Enigma de sobrenomes no seculo XVII

#427872 | Ana Abreu | 09 out 2020 21:06 | Em resposta a: #427854

Muito obrigada por esta questão e pelas respostas que foram dando. Aconteceu-me o mesmo ao fazer a árvore genealógica o ano passado; o meu bisavô tem um apelido que, após muita pesquisa, calculei que deveria ter origem na sua bisavó. Eu andei à procura de como "se construíam" os nomes nessa época, mas não encontrei nenhuma informação.
Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen