Chegada ao Brasil

Este tópico está classificado nas salas:

Chegada ao Brasil

#428011 | bormanicus | 14 out 2020 22:35

Alguem sabe em que dia chegou ao Brasil uma Elvira Gomes da Costa, que nasceu em 13 de Setembro de 1884. Era sobrinha de uma Ana Gomes (da Costa?) que casou com Luís Pinto de Sousa e Castro. Teria cerca de 20 anos quando foi. 1904?

Resposta

Link directo:

Chegada ao Brasil

#428057 | betosong | 16 out 2020 16:55 | Em resposta a: #428011

Eu encontrei uma Elvira Gomes que chegou em Santos em 06/08/1905 no navio Cordillera.

Não sei se é a pessoa que você procura.

Resposta

Link directo:

Chegada ao Brasil

#428058 | betosong | 16 out 2020 16:59 | Em resposta a: #428011

Sabe o nome dos pais?
Onde ela viveu no Brasil?
Ela se casou?

Resposta

Link directo:

Chegada ao Brasil

#428059 | betosong | 16 out 2020 17:00 | Em resposta a: #428011

Onde nasceu Elvira?

Resposta

Link directo:

Chegada ao Brasil

#430017 | Antonio Moreira | 29 dez 2020 20:53 | Em resposta a: #428011

Boa tarde caros confrades deste forum.
Ainda terei muito que aprender, embora já tenha feito uma boa "árvore" da minha Familia Moreira, de origem em Mouquim (V.N.Famalicão) e posteriormente o meu "ramo" que seguiu em Requião, também V.N.F., isto depois de meu Trisavô ter chegado do Brasil e comprado uma Quinta nessa freguesia de Requião, onde seu único filho (nascido na Candelária / Rio de Janeiro) fez Familia (7 filhos) e aí viveram até por volta de 1910.
A minha questão, muito gostaria de saber como será possivel de saber data de partida e volta do Brasil desse antepassado, pois num registo de passaportes concedidos por Braga, só encontro data posterior à data provável mas quase certa da sua ida - falamos de 1830/1835.
Esperando que alguém com mais experiência me possa dar uma ajuda, deixo os nomes e datas que conheço dos ditos "emigrantes" para o Brasil / Rio de Janeiro:

- FRANCISCO JOSÉ D'ARAÚJO MOREIRA nascido em Mouquim / V.N.Famalicão a 29/12/1810
- casado com ANA ROSA DA FONSECA nascida em Avanca, Estarreja / Aveiro a 11/10/1812
- não consigo o assento paroquial do seu casamento, que é provável tenha sido antes da sua partida para o Brasil, sei sim que teve 1 único filho como disse, nascido já no Rio de Janeiro (Candelária) em 02 de Março de 1847.
- o filho do casal, meu Bisavô chamava-se ANTÓNIO DA FONSECA MOREIRA
- havendo tal diferença no "tempo" entre os seus 20/25 anose a data de nascimento de seu filho, pode ter acontecido que tenha ido "solteiro" para o Brasil, voltado a Portugal para casar, ou sua "noiva" ter ido ela depois para o Brasil. São hipóteses, que só os "registos" nos podem esclarecer.

Espero que me possam ajudar, no minimo dando-me uma pistas por onde devo "procurar" pois estas idas para o Brasil, sei que têm registos, ,as é preciso saber encontrá-los .... !!

Aguardo e agradeço a vossa ajuda,
cumprimentos,

Antonio Moreira
- O regresso do Brasil, há-de ter sido por volta de 1850/1855

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 08:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen