Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando "erro":Data de nascimento superior a 100 anos?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Formação

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando "erro": Data de nascimento superior a 100 anos?

#428424 | caiovsbraz | 28 out 2020 19:04

(Desculpa se este não for um tópico apropriado para este fórum, mas é que acredito que outras pessoas por aqui também passem por este problema.)

A Conservatória de Murtosa me respondeu que eu posso obter a certidão de nascimento do meu bisavô no portal do cidadão e me forneceu o Assento informatizado sob o nº 11 de 2016.

Como eu faço agora para conseguir??

Ao acessar a página https://eportugal.gov.pt/servicos/pedir-uma-certidao-de-nascimento, nela indica que não precisaria de autenticação e o pedido deve ser feito no link: https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

Porém neste link acima, aparece a mensagem:

Foi detectado um problema: *O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos

Quando eu insiro as informações:

Nome Completo do terceiro: Manoel Antônio da Silva Tavares
Nome do pai dele: Joaquim Maria da Silva Tavares
Nome da mãe dele: Maria José da Silva
Nascimento: 1910
Distrito: Aveiro
Concelho: Murtosa
Freguesia: Bunheiro
Informações adicionais: Assento informatizado sob o nº 11 de 2016, da Conservatória de Murtosa, conforme informado pela Cmc Alda Coelho

Não estou sabendo o que fazer agora...

Poderia me orientar de como eu devo proceder então?

Como eu posso requerer esta certidão?

Muito obrigado desde já,

Resposta

Link directo:

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando

#428431 | Jorge Resende | 28 out 2020 20:52 | Em resposta a: #428424

Se eles o enviaram para o Portal do Cidadão, por email peça esclarecimentos como proceder devido à data acusar erro.

Resposta

Link directo:

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando

#428433 | almacor | 28 out 2020 21:56 | Em resposta a: #428424

No Portal do Cidadão não é possível pedir certidões com mais de 100 anos (daí a mensagem de erro que recebeu).
No meu caso, tive que me deslocar a uma conservatória de registo civil perto de casa (Porto), e fazer o pedido, que depois foi remetido internamente à conservatória de Portimão, que enviou por email para a conservatória do Porto.

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando

#428435 | MCNN | 28 out 2020 22:05 | Em resposta a: #428424

Boa noite

Na data de nascimento coloque uma data com menos de 100 años.

Mas nas observações indique a verdadeira data de nascimento, indicando que só dessa forma conseguiu fazer o pedido.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando

#428445 | caiovsbraz | 29 out 2020 11:32 | Em resposta a: #428424

Oi, J Resende, almacor e MCNN!

Muito obrigado pelo retorno e pela imensa ajuda!

Como indicaram, eu perguntei para a Conservatória sobre como proceder e obtive a seguinte resposta agorinha:

"Informo que na data de nascimento poderá colocar por exemplo 28 de janeiro de 1925, e em observações mencione a data correta - 28 de janeiro de 1911. Indique o número do assento de nascimento 11 de 2016 da Murtosa"

Ou seja, basicamente a solução que o MCNN recomendou ali, de botar outra data com menos de 100 anos e daí nas observações colocar o correto.

Segui estes passos agora e fiz o pedido e o pagamento de 10 euros lá no portal!

Agora é esperar, né?! Muito tempo será?

Super obrigado por tudo!

Resposta

Link directo:

Como tirar certidão no portal do cidadão. Está dando

#428451 | caiovsbraz | 29 out 2020 13:39 | Em resposta a: #428424

Pessoal, consegui a certidão! Em menos de 1 hora eles já me enviaram!

Segui o que foi recomendado de colocar uma data inferior a 100 anos e daí nas observações colocar a data que a Conservatória me passou!

Super obrigado mesmo a todos!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 13:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen