Dificuldades em descobrir informações sobre o português

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#428723 | MauricioFFJ | 08 nov 2020 00:29

Olá.
Minha avó é viva e neta de português, mas estou com muitas dificuldades em descobrir o local exato de origem do avô dela.

Consegui as certidões de nascimento, casamento e óbito da filha do português, mãe da minha avó, mas trazem apenas "Portugal" como origem do pai, sem indicar um local exato. Também consegui a certidão de outra filha do português, mas também consta apenas "Portugal". Em todos os casos, entrei em contato com o cartório para que consultassem o livro de registros para confirmar, mas constam apenas "Portugal".

O nome do meu trisavô português era Manoel Martins Gomes, filho de José Martins Gomes e Maria Martins. A filha mais velha dele, minha bisavó, nasceu no ano de 1920, então é possível que ele tenha se casado entre 1919 e 1920 em Salvador, Bahia no Brasil. O nome da esposa era Maria Pinto Gomes.

De acordo com relatos da família, ele faleceu com os filhos ainda pequenos e tinha por volta de 30 anos, possivelmente por volta do ano de 1930.
Ele faleceu quando estava voltando do trabalho para a sua casa, no trem do subúrbio de Salvador. Na estação de Plataforma, a porta do trem abriu, ele caiu no mar e se afogou. Dias depois, foi encontrado sem vida na Praia da Boa Viagem em Salvador.

Não sei e nem encontrei a entrada dele no Brasil ou nenhuma outra informação em diversos sites de pesquisas.

Por ele ter falecido muito cedo, nenhum parente vivo tem muitas informações ou documentos dele.
É possível encontrar o batismo dele ou ao menos descobrir o local exato da sua origem?
Já não sei mais onde buscar.

Espero que possam me ajudar!

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#428724 | MauricioFFJ | 08 nov 2020 00:34 | Em resposta a: #428723

Já paguei buscas nos cartórios de Nazaré e Santana, onde existem casamentos antigos na cidade de Salvador, entre 1916 e 1921 mas não encontraram o casamento de Manoel Martins Gomes e Maria Pinto Gomes.

Manoel e Maria tiveram 5 filhos, todos nascidos em Salvador, Bahia no Brasil.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#428725 | mila1000 | 08 nov 2020 00:36 | Em resposta a: #428723

Porque não coloca os dados do que possui? Nomes, datas, cidades, etc...

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#428726 | MauricioFFJ | 08 nov 2020 00:53 | Em resposta a: #428725

Eu não tenho nada a mais sobre o português além do que passei aqui.
Sei apenas informações sobre os filhos.

A minha bisavó, filha do português, se chamava Laurinda Martins Pinto Gomes.
Nascida em Salvador, Bahia, Brasil no dia 7 de outubro de 1920.
Casou-se em Salvador, Bahia, Brasil com Armando Fernández no dia 30 de dezembro de 1940.
Faleceu em Salvador, Bahia, Brasil no dia 6 de abril de 1983.
- No registro de nascimento, o cartório relatou constar apenas "Portugal" no registro de nascimento.
- No registro de casamento, o cartório relatou constar apenas os nomes dos pais dos nubentes, sem o local exato.

Lélia Martins Pinto Gomes
Nascida em Salvador, Bahia, Brasil no dia 29 de dezembro de 1923.
Faleceu em Salvador, Bahia, Brasil no dia 12 de abril de 2019.
Não se casou.
- No registro de nascimento, o cartório relatou constar apenas "Portugal" no registro de nascimento.

Orlando Martins Pinto Gomes
Nascido em Salvador, Bahia, Brasil no dia 7 de julho de 1926
Faleceu em Salvador, Bahia, Brasil no dia 29 de novembro de 1999
Familiares relatam que ele não se casou, mas viveu com Amélia Pereira dos Santos.
- Não sei em que cartório se encontra o registro do nascimento.
- Sei onde se encontra o registrado o óbito, mas não tenho a certidão.

Lizia Martins Pinto Gomes
Nascida em Salvador, Bahia, Brasil no dia 17 de setembro de 1928.
Faleceu em Acajutiba, Bahia, Brasil no dia 24 de maio de 2011.
Foi casada, mudando o nome para Lizia Gomes de Souza. Não sei o nome do marido.
- Não sei em que cartório se encontra o registro do nascimento.
- Sei onde se encontra o registrado o óbito, mas não tenho a certidão.

Leonardo Martins Pinto Gomes
Nascido em Salvador, Bahia, Brasil.
- Sem mais informações.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430110 | MauricioFFJ | 02 jan 2021 20:43 | Em resposta a: #428725

Na certidão de óbito do meu trisavô Manoel Martins Gomes, consta que ele faleceu em 8 de setembro de 1931 aos 45 anos de idade, o que leva a crer que ele nasceu no ano de 1886. Infelizmente, não consta o local exato de origem dele, apenas "Portugal".
No óbito, consta que ele era filho de Manoel Martins Gomes e Ma. Martins Gomes (talvez seja Maria ou Marianna) e que foi casado com Maria Pinto Gomes.
Gostaria muito de encontrar o batismo dele, pois ainda não consegui localizar o seu casamento.
Espero que alguém consiga me auxiliar.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430111 | FilipeFlard | 02 jan 2021 22:36 | Em resposta a: #428723

Caro Maurício,

Obteve as certidões de nascimento de todos os filhos do seu trisavô em formato inteiro teor?
Pode ser que haja mais informações importantes em alguma delas. Naquela época, as certidões de nascimento dos filhos legítimos continham alguma indicação do local de casamento dos pais.

Com as informações que tem, recomendo que continue buscando o assento de casamento, pois pode ser que lá encontre dados que levem ao batismo.

Também seria bom perguntar aos familiares mais velhos se esse seu trisavô veio sozinho para o Brasil ou com os pais ou ainda se ele tinha algum irmão ou irmã. Muitas vezes as pistas aparecem onde menos se espera.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430158 | MauricioFFJ | 04 jan 2021 12:19 | Em resposta a: #430111

Olá Filipe.

Tive acesso apenas ao conteúdo constante no livro de registros de nascimentos sobre a minha bisavó (o que equivale a certidão em inteiro teor reprográfica), a filha mais velha do português. Ela era filha legítima mas infelizmente não constava o local exato de origem do nascimento do pai, apenas Portugal. E não constava também onde o casamento dos pais dela foi realizado (ou ao menos quantos anos eles tinham de casados).

Já conversei com os parentes mais velhos, mas como o meu trisavô Manoel faleceu com os filhos ainda pequenos, os netos dele não o conheceram, então eles não tem muitas informações sobre ele.
Sabem apenas que ele era de Portugal e que possivelmente veio ao Brasil sozinho, se casando aqui.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430181 | FilipeFlard | 05 jan 2021 01:41 | Em resposta a: #430158

Olá, Maurício.

O assento de nascimento da sua bisavó no livro incluía os nomes dos avós paternos e maternos?
É muito incomum não constar nenhuma referência ao casamento dos pais em um assento lavrado já no Século XX. Por vezes não se diz "casados", mas "recebidos", o que quer dizer a mesma coisa, ou há pelo menos o local de residência dos noivos, o que ajuda a ter uma ideia dos possíveis locais do casamento.

Seu trisavô Manuel faleceu muito cedo, mas e a sua trisavó Maria? Sugiro que tente investigar mais sobre ela porque, segundo o costume da época, provavelmente os dois se casaram perto de onde ela nasceu ou de onde morava com a família.

Enfim, tem de ir seguindo as pistas que tem e ver que outras pode encontrar a partir delas. Com tempo e paciência, chegará aonde quer chegar.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430257 | researcher2021 | 08 jan 2021 14:36 | Em resposta a: #428723

Nas bases do arquivo nacional tem duas entradas de Manuel Martins Gomes no Brasil (porto de RJ), uma em 27/09/1903 e outra em 03/09/1911. Faça o cadastro no sian para ter acesso e poder pesquisar na base. Muitas vezes os imigrantes chegavam em outros portos, diferente do local para onde iam residir. Pode ser homônimo, mas também pode ser seu trisavô.

Também no site do Cepese tem ocorrência de emigrantes com esse sobrenome "Martins Gomes". http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php
Procure também por Manuel. Era comum a escrita Manuel/Manoel.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430261 | MauricioFFJ | 08 jan 2021 16:37 | Em resposta a: #430181

Consta apenas o nome das avós materna e paterna. Os avôs materno e paterno não constam no registro de nascimento dela.
A avó paterna consta como Marianna Martins, de Portugal. A avó materna consta como Candida Rainha dos Anjos, da Bahia no Brasil.
Consta também o local em que residiam quando a minha bisavó nasceu, Rua do Cyrillo número 9 em Salvador-BA.
Lá diz que os pais eram casados e que ela era filha legítima, o que dá a entender que meus trisavós se casaram abaixo do ano de 1920.
Minha trisavó Maria faleceu acho que já idosa, pois os netos chegaram a conhece-la, mas não tenho informações do ano do nascimento e falecimento.

Resposta

Link directo:

Dificuldades em descobrir informações sobre o português

#430263 | MauricioFFJ | 08 jan 2021 16:59 | Em resposta a: #430257

Olá researcher2021

Tentarei dar uma olhada. Será que se um deles for o meu trisavô eu consigo descobrir maiores informações sobre ele?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen